Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DO FUNCHAL

Novas mangas a funcionar já em Março

As novas mangas de embarque e desembarque dos passageiros dos navios de cruzeiro que atracam no Porto do Funchal deverão estar a funcionar em pleno no próximo mês de Março, decorrendo neste momento uma acção de formação para 15 funcionários da APRAM.

Os funcionários envolvidos são manobradores, agentes de cais e pessoal do serviço de manutenção que estão a ter formação teórica e prática com a equipa de técnicos da empresa espanhola Ingenierias Tecnicas Portuarias, ITP. Esta empresa foi a responsável pelo fabrico das mangas na sequência do concurso público internacional para fornecimento e instalação de dois sistemas de embarque e desembarque de passageiros na Gare Marítima da Madeira, promovido pela Administração dos Portos da Madeira e ao qual concorreram duas empresas.

As mangas encontram-se na Região desde Outubro último e têm sido objecto de diversos testes e afinações, no local. Esta fase de preparação para a entrada em funcionamento deste sistema está também a ser acompanhada pela empresa de Higiene e Segurança no Trabalho que presta serviço à APRAM, de modo a serem feitas as adaptações necessárias neste âmbito, seguindo os princípios da Ergonomia.
As mangas foram projectadas e construídas tendo em conta a amplitude máxima e mínima das marés do Porto do Funchal, o que garantirá a sua utilização em todas as situações.

Com a entrada em funcionamento deste sistema no Porto do Funchal, toda a Gare Marítima da Madeira vai ser utilizada em pleno, uma vez que as mangas ligam directamente ao passadiço superior, o que fará com que os passageiros tenham de utilizar o primeiro piso desta gare, onde se situam os diferentes espaços comerciais que se encontram actualmente, a concurso público.