Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O «oitavo continente» pode vir a recolher e reciclar plástico dos oceanos

Um grande laboratório de investigação, flutuante e autossustentável, do tamanho de uma ilha, pode ser a próxima grande novidade no que toca a limpeza dos oceanos.

Este intitulado “oitavo continente” ganhou o Grande Prémio de 2020 de arquitetura e inovação do mar.

Este “continente flutuante” foi idealizado para que os seus operadores vivam, trabalhem, comam, durmam e estudem em tempo integral nele.

Com a aparência de um nenúfar, esta estação marinha estaria acorrentada ao fundo do mar, embora conseguisse flutuar nas correntes oceânicas.

Segundo a Euronews, o objetivo é que o “oitavo continente” leve a cabo uma série de atividades com a missão principal de limpar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

A Mancha é composta por 1.6 milhões de metros quadrados de lixo à tona do Oceano, cerca de 79 mil toneladas de restos de plástico.

Num estudo recente, Linsey Haram, ecologista e investigadora do National Institute of Food and Agriculture, sugere que há cada vez mais espécies costeiras a expandirem-se para o território formado por resíduos do consumo humano.

“Estava a pesquisar espécies marinhas, animais e também plantas. E estava a estudar como é que elas interagem com ambientes aquáticos, como é que podem recolher energia e como é que trabalham com nutrição”, disse Lenka Petráková, designer da Zaha Hadid Architects e vencedora do prémio de arquitetura.

Os três “tentáculos” da estrutura não só recolhem o plástico como convertem a energia das marés em eletricidade. Além de jardins hidropónicos e uma central de dessalinização, o “oitavo continente” tem ainda três centros de investigação e educação.

Petráková acredita que Elon Musk seria o patrono ideal para dar vida a este projeto que ainda está numa fase meramente embrionária.

“Acredito que Elon Musk seria um grande patrocinador para o projeto, dada a sua energia e entusiasmo para levar a tecnologia adiante e procurar novos territórios”, disse Petráková numa entrevista ao portal STIRworld.

fonte