Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro das Infraestruturas e Habitação preside lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir ao lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia decorre esta terça-feira, dia 16 de junho, pelas 10h00, na infraestrutura portuária (Estaleiro da WestSea, do Porto de Viana do Castelo, Portaria do Campo da Agonia).

O projeto pretende melhorar as condições de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais, e vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade da infraestrutura portuária. A intervenção vai ainda promover a melhoria das condições de segurança e navegabilidade no Porto de Viana do Castelo.

A empreitada, contemplada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026, conta com um investimento da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na ordem dos 17, 4 milhões de euros e um investimento privado de 11 milhões de euros da West Sea.

A empreitada tem um prazo máximo de execução de oito meses e conta com uma área de intervenção de aproximadamente 190 mil metros quadrados.

Espera-se que este investimento contribua para o aumento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) em mais 90 milhões de euros; para a criação de 400 novos postos de trabalho; e para o reforço da atividade anual do estaleiro.

Recorde-se que o porto minhoto movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020, o que representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.