Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LOTAÇOR

A Pesca nos Açores

A Pesca que nos Açores remonta à colonização das ilhas, explora cerca de 80 das mais de 500 espécies marinhas que compõem o ecossistema. Maioritariamente artesanal, os aparelhos de linha e anzol dominam as diversas pescarias.

Aliás, nas águas em torno dos Açores a potencialidade pesqueira é condicionada pela profundidade, fortes correntes e pela natureza e irregularidade do fundo, que dificultam a utilização de artes de pesca. Assim, a pesca praticada pela frota regional é realizada na proximidade das ilhas, nos bancos de pesca e nos montes submarinos que apresentam profundidades menores do que os 1.000 metros.

A riqueza das águas em torno dos Açores, longe de ser proporcional à sua dimensão, é condicionada por fatores relacionados com a profundidade que reduzem em muito a sua potencialidade, sobretudo se tomarmos como termo de comparação zonas privilegiadas como são as plataformas continentais.

A zona marítima dentro das 200 milhas marítimas em torno dos Açores tem 954.496 km², sendo que nestas águas apenas 8.618 km² (0,9%) possuem profundidades inferiores a 600 metros. Estas áreas menos profundas, de maior produtividade, estão situadas ao redor das ilhas e, de forma dispersa, em bancos de pesca e montes submarinos.

A área das 100 milhas marítimas em torno dos Açores é de 376.840 km², com apenas 7.870 km² (2%) de fundos até aos 600 metros. A zona entre as 100 e as 200 milhas tem de área 577.600 km², mas apenas 748 km² de fundos inferiores aos 600 metros (0,1%).

fonte