Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

500 anos da circum-navegação

Ministra do Mar garante que candidatura à UNESCO vai ser feita com Espanha

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, confirmou esta quinta-feira ao Observador que a candidatura da viagem de Fernão de Magalhães a património da humanidade da UNESCO será feita de forma conjunta, por Portugal e Espanha. “É uma viagem que foi liderada por um navegador português mas que foi concluída por um navegador espanhol, por isso faz todo o sentido que, em vez de estarmos a dividir esforços, nos possamos unir“, disse a governante ao Observador no final da apresentação do programa de comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação liderada pelo navegador português. “A [candidatura] à UNESCO é uma das situações em que temos mais força se o fizermos em conjunto”.

Antes, em declarações aos jornalistas, a ministra explicou que o programa, na sua vertente internacional, também é preparado em conjunto com Espanha. “Temos o nosso programa, que é um programa interdisciplinar, de todas as áreas governativas, e também a sociedade civil através dos centros de investigação, das universidades, mas também dos municípios, das freguesias”, salientou Ana Paula Vitorino, acrescentado que, “em termos internacionais, é uma comemoração de uma viagem, que é a de Magalhães-Elcano”. “Isso envolve todos os países e todas as cidades que foram tocadas por essa viagem, portanto é um projeto global, naturalmente em Portugal, com Espanha, mas também com todas as cidades magalhânicas que temos pelo mundo.”

mais detalhes