Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Não é só o barco que é do rio, também Jaime Costa é do Tejo

Hoje, já poucas velas enfunadas se vêem no Tejo, há-de lamentar, amiúde, o mestre Jaime Costa, 65 anos, que está à frente de um dos últimos estaleiros navais onde se reparam e constroem barcos tradicionais deste rio, em madeira. Num cantinho de Sarilhos Pequenos, na Moita, a arte ainda resiste, contra as correntes do tempo, que empurram a arte para a extinção.

Hoje, está tudo praticamente irreconhecível na margem sul. Dos 42 estaleiros que ali existiam, da Lisnave a Alcochete, resta um. Nos anos de 1950, o pai contava-lhe que havia perto de 800 barcos no tráfego fluvial. Mas a construção da ponte de Vila Franca de Xira e o 25 de Abril ditariam o quase abandono destas embarcações.

para ler na íntegra aqui