Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Farol de Leça da Palmeira passa a integrar Rede de Museus de Matosinhos

A autarquia de Matosinhos inform que o Farol de Leça "passa a ser o 13.º núcleo museológico a integrar a MuMa", salientando tratar-se de "um monumento que há décadas faz parte da memória coletiva dos matosinhenses e que se constitui como uma mais-valia histórico-cultural e turística".

Citando-o como "um dos edifícios mais visitados no âmbito do Open House Porto (OHP)" e um dos "ícones do concelho de Matosinhos", a autarquia explicou que a sua inclusão na rede museológica mantém as visitas guiadas às quartas-feiras, acrescentando a "possibilidade de desenvolver projetos educativos, através de oficinas e "workshops'".

A nota de imprensa precisa ainda que a "colaboração por parte da câmara estender-se-á ainda ao nível promocional, formativo e técnico".

O Farol de Leça da Palmeira entrou em funcionamento a 15 de dezembro de 1926, ali funcionando a Escola de Faroleiros entre 1926 e 1962, refere o texto do protocolo hoje assinado pela presidente da câmara, Luísa Salgueiro, e pelo Diretor de Faróis, capitão-de-mar-e-guerra Fernando Artilheiro.

Entre outros marcos históricos, em 1979 passou a controlar o funcionamento dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) e o farolim de Felgueiras à entrada da barra do Douro, naquela que foi a primeira rede de telecontrolo a existir em Portugal.

Ainda segundo a autarquia, no âmbito do OHP, "o farol recebeu 1.204 visitantes em 2016 - já com o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos no programa -, tendo sido o terceiro edifício mais visitado.

Criada há mais de dez anos, a "rede MuMa constitui uma peça fundamental da política cultural e de desenvolvimento" da câmara "celebrando a riqueza, a diversidade e as qualidades dos nossos espaços museológicos", fazendo um "trabalho sistemático e coordenado com um conjunto de instituições responsáveis por núcleos museológicos de pequena e média dimensão", lê-se ainda no comunicado.

fonte