Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

N.º 74 da Revista da APS já disponível

Já se encontra disponível o n.º 74 da Revista da APS, edição de Abril de 2018. A escolha da APS para acolher a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), pela Ministra do Mar, é o tema de capa deste número.

PARA CONSULTAR/DESCARREGAR AQUI

Reproduzimos aqui o editorial:

A escolha da APS para acolher a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), atesta bem a importância dada pelo Ministério do Mar ao Porto de Sines.
Em entrevista ao programa da Comunidade Portuária de Sines, Ana Paula Vitorino detalhou a estratégia por si delineada, traduzida no aumento da eficiência e competitividade dos portos nacionais, “com Sines à cabeça dessa corrida”.

Nas ondas da Rádio Miróbriga, a Ministra do Mar lembrou o facto de já estarmos entre “os melhores 15 a nível europeu”, ao mesmo tempo que traçava um objectivo para a década, o de atingirmos o Top 5.
Sabedores da exigência de tal desiderato, pode, a tutela, contar com todo o nosso empenho e dedicação para que tal meta seja atingida nos próximos dez anos.

Na linha, aliás, da trajectória mais recente, com o Porto de Sines a crescer 1000% na última década. Nesta edição, damos destaque à análise de Theo Notteboom, conceituado especialista que revela dados muito lisonjeiros no que reporta ao desempenho do Porto de Sines nos últimos anos.
O lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, investimento de 509 milhões de euros, dará por certo um excelente contributo rumo aos objectivos traçados. Este é um dos temas em destaque nesta edição.

A par de outros assuntos de interesse, permitam-nos que sublinhemos a entrevista de José Carlos Simão. Sublinhado pela pertinência das suas respostas, orgulho pelo facto do actual Director-Geral da DGRM (Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), ser um quadro desta casa, uma “boa escola” como refere, com a humildade que o caracteriza, o ex-Director de Sistemas, Planeamento e Comunicação da APS.