Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

3 DE MAIO, NO OCEANÁRIO DE LISBOA

Apresentação do livro «As pescas em Portugal», de Álvaro Garrido

A apresentação do livro “As pescas em Portugal”, de Álvaro Garrido, decorre dia 3 de Maio (5ª feira), no Oceanário de Lisboa.
O evento contará com a intervenção do autor e com o debate entre Eurico Monteiro, ex-director-geral das Pescas, e Viriato Soromenho Marques, professor da FLUL, moderado por Tiago Pitta e Cunha, especialista em assuntos do mar e CEO da Fundação Oceano Azul.

Com 1610 quilómetros de costa, o país é palco frequente de polémicas no sector das pescas. Seja por causa das quotas ou do preço do peixe; dos salários ou da «invasão» de barcos e peixe estrangeiros – os problemas parecem não ter fim à vista. No entanto, o que julgamos ser uma questão actual, é, na verdade, um imbróglio que vem muito de trás.

O debate sobre as pescas está viciado por mitos e meias-verdades sobre o condicionamento da Comunidade Europeia, o Estado Novo ou o peso que perdeu na economia e na demografia.

Com contributos de pescadores, armadores, cientistas e decisores políticos, esta é uma história das pescas portuguesas e um retrato do actual estado do sector, num ensaio que lança as bases para um debate urgente e sério sobre as pescas em Portugal.

A organização desta iniciativa é mais um convite da FFMS para a discussão informada sobre os factos, em nome de uma sociedade mais confiante, próspera, coesa e livre.