Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

DGRM prossegue processo de modernização do SIFICAP

No âmbito do processo de construção do novo Sistema Integrado de vigilância, Fiscalização e Controlo das Atividades da Pesca (SIFICAP), a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou mais três ações de formação a entidades parceiras.

A primeira sessão realizou-se na Força Aérea Portuguesa (FAP) e abordou várias áreas de controlo da pesca e do sistema de informação SIFICAP, uma vez que a FAP é uma entidade participante neste sistema e para o qual contribui na componente aérea.

A segunda formação teve lugar na Unidade de Controlo Costeiro em Alcântara e foi dirigida a militares da Guarda Nacional Republicana, dando continuidade aos temas abordados nas sessões anteriores com esta autoridade.

A terceira ação de formação decorreu nos Açores e envolveu os inspetores e técnicos da Inspeção Regional das Pescas dos Açores (IRPA) bem como agentes locais da Policia Marítima.

Recorde-se que o SIFICAP tem como finalidade contribuir para uma melhor defesa e conservação dos recursos haliêuticos. Criado em Portugal, este sistema conta com o contributo de entidades como a DGRM, Marinha, FAP, GNR, Inspeção Regional das Pescas dos Açores e Direção Regional de Pesca da Madeira.

A DGRM tem atualmente em curso um projeto de modernização do SIFICAP (projeto Oceano), iniciado em 2017, com o objetivo de construir uma nova versão da plataforma informática e, desta forma, responder melhor aos novos desafios que se aplicam ao controlo e inspeção. Neste processo de modernização, destaca-se a implementação do ponto único de registo da atividade nacional de controlo e inspeção da pesca e das atividades conexas.