Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines inicia 2013 com melhor mês de sempre nos contentores

Em Janeiro de 2013 o Porto de Sines, liderado por Lídia Sequeira (na foto), estabeleceu um novo máximo histórico mensal na movimentação de carga contentorizada, com um total de 66.359 TEU, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012. Comparativamente, a movimentação de contentores nas cargas cresceu 40% e nas descargas cresceu 35%, o que representa um aumento mais significativo nas exportações.


Relativamente ao total de mercadorias no porto foram movimentadas 2,7 milhões de toneladas nos cinco terminais especializados, o que representa também um crescimento face ao período homólogo, com destaque natural para o Terminal XXI que já opera com o sexto pórtico super post-panamax.

No que respeita aos Navios entrados no porto foi registado um crescimento de 16 % nos navios recepcionados (143) e um aumento de 19% no porte dos mesmos (4.539.084 GT), sendo, do ponto de vista destes dois parâmetros, também o melhor mês de Janeiro da história do Porto de Sines para ambos.

Desta forma, mantém-se a trajectória de crescimento de 2012, melhor ano de sempre do porto, constituindo este início de ano uma perspectiva muito optimista para o crescimento sustentado previsto para 2013 e para o reforço do seu posicionamento global de porto hub de águas profundas.