Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Limite máximo de capturas de goraz por embarcação aumenta em 17 toneladas

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu aumentar o limite máximo de capturas de goraz permitidas por embarcação até ao final do ano, que passa de 2% para 3% da quota global anual atribuída aos Açores e que corresponde a cerca de 17 toneladas. Um pedido da Federação das Pescas dos Açores.

O secretário Regional do Mar frisou que esta alteração tem como objectivo “utilizar a totalidade da quota numa altura do ano em que esta espécie é mais valorizada na primeira venda”.

CONSERVEIRA DE LISBOA

Ter tempo para conversar. Com muita lata à mistura

O negócio funciona há 90 anos na Baixa da cidade. À sua frente está a família Ferreira, que se diz empenhada em chegar ao centenário sem abdicar de princípios simples: manter a qualidade dos produtos e receber bem quem os visita.

Docapesca investe 170 mil euros no Porto de Pesca da Póvoa do Varzim

A Docapesca lançou dois concursos, com um preço base global de 167.440 euros, para melhorar a operacionalidade e segurança do porto de pesca da Póvoa de Varzim, que abrangem a instalação de novo sistema de defensas no cais norte e de ‘fingers’ no cais flutuante.
Um procedimento concursal, com o preço base de 120 mil euros, visa a instalação de novo sistema de defensas na extremidade sudeste do cais norte do porto de pesca, com cerca de 33 metros de comprimento.

Docapesca abre concurso para construção de edifício de apoio à trasfega de pescado em Sines

A Docapesca abriu um concurso público para a construção de edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco no porto de pesca de Sines, com o preço base de 860 mil euros.

A nova construção, dedicada à escolha do pescado previamente à entrada em lota, vai desenvolver-se num único piso, respeitando os requisitos funcionais na sua relação com a doca e os edifícios já existentes da lota, da produção de gelo e das cargas e descargas de veículos pesados.

Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar recebeu Equipamentos de Protecção Individual

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, entregaram, na Póvoa de Varzim, Equipamentos de Proteção Individual à Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar, resultado de uma candidatura apresentada pela APMSHM, no âmbito das medidas de proteção e segurança à face à Covid-19.

Um investimento de 122 mil euros, com um apoio público de cerca 119 mil euros. No final da visita, o Ministro destacou a cooperação com as associações e organizações da pesca "em defesa do setor e da melhoria das condições de trabalho e segurança das mulheres e homens que dedicam a sua vida ao mar."

Madeira isenta pescadores de pagamento de taxas até ao final do ano

O Governo Regional da Madeira decidiu prolongar por mais três meses a isenção do pagamento pelo fornecimento de gelo e de taxas cobradas pelos serviços prestados aos pescadores e armadores nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região. A Secretaria Regional de Mar e Pescas já isentou pescadores e armadores do pagamento de 480 mil euros de taxas nas lotas.

Docapesca reabilita Lota de Esposende

A Docapesca iniciou os trabalhos de reabilitação do posto de venda de pescado do porto de pesca de Esposende, os quais, numa primeira fase, compreendem a repavimentação de 140 metros quadrados, colocação de revestimento e pintura das paredes interiores.

«A Pesca por um Mar sem Lixo» arranca em LAGOS

“A Pesca por um Mar sem Lixo” deu mais um passo para cumprir o objetivo de reduzir o lixo marinho na costa portuguesa com o alargamento do projeto ao porto de pesca de Lagos, onde conta no arranque com a adesão de 31 embarcações 67 pescadores.

Lagos é o 17º porto de pesca a aderir a esta iniciativa, numa parceria que envolve a Docapesca, Câmara Municipal de Lagos, Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento (Barlapesca), Associação Portuguesa de Lixo Marinho e Algar.

Pescadores da Torreira passam a heróis nas redes sociais

Correram mundo as imagens dos pescadores das duas companhas de pesca da praia da Torreira, na Murtosa, a salvar um grupo de jovens golfinhos e uma tartaruga gigante, capturados inadvertidamente pelas redes da Arte Xávega.
Mais tarde coube aos homens da companha do Murta, que opera a embarcação “Olá São Paio”, trazerem uma tartaruga-de-couro na rede.

DOCAPESCA PROSSEGUE A REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DA AZURARA

A Docapesca prossegue os trabalhos de reabilitação dos equipamentos dos Estaleiros Navais da Azurara, em Vila do Conde, com o lançamento de um concurso para a requalificação do equipamento de alagem, visando a melhoria da operacionalidade desta estrutura.

Nova Lota do Funchal fica pronta até ao final de Setembro

A empresa responsável pela construção da nova Lota do Funchal deverá entregar ainda este mês a obra ao Governo Regional da Madeira. Os trabalhos estão em fase de conclusão e os arruamentos de acesso também caminham para o fim, garante o Executivo madeirense.

O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, visitou a obra para se inteirar do curso final dos trabalhos e certificar-se de que algumas das alterações introduzidas já com a obra em andamento, nomeadamente a instalação do centro de embalamento, segue conforme foi projectado.

NO PORTO DE PESCA DE QUARTEIRA

Docapesca abre concurso para sinalização do estado da barra e avisos de temporal

A Docapesca abriu um concurso para a sinalização visual do estado da barra e avisos de temporal no porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 31 mil euros, no âmbito do apoio às operações da estação salva vidas da Autoridade Marítima Nacional que foi inaugurada oficialmente a 8 de setembro.

Docapesca lança concurso para iluminação Led do Porto de Pesca de Olhão

A Docapesca lançou um concurso para melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Olhão, com o preço base de 39.500 euros, que contempla a substituição das 24 colunas e luminárias das três pontes cais.
As novas colunas metálicas têm uma altura de cinco metros e as luminárias passam a ser LED, estando ainda prevista a montagem em todas as luminárias de elemento de proteção contra aves composto por espigões em aço inox.

DOCAPESCA INVESTE 40 MIL EUROS EM EMPILHADORES PARA AS LOTAS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ

A Docapesca adquiriu dois empilhadores elétricos de 1.300 kg, por um valor próximo dos 40 mil euros, para a melhoria da eficiência das operações de movimentação de pescado nas lotas de Aveiro e da Figueira da Foz.
Os empilhadores são de garfo, para carregamento frontal, e destinam-se a movimentar paletes com pilhas de caixas de pescado ou outras cargas diversas.
 

DOCAPESCA ADJUDICA EMPREITADA DO PARQUE DE APOIO AOS ARMADORES DO PORTO DE PESCA DE LAGOS

A Docapesca adjudicou a empreitada do parque de apoio aos armadores do porto de pesca de Lagos, por cerca de 215 mil euros, para responder às necessidades inerentes às operações de recolha, reparação e acondicionamento de redes e apetrechos de pesca dos armadores e acondicionamento e armazenamento de “isco”.

O parque será implantado num terreno no interior do porto de pesca de Lagos, com 2.753 metros quadrados, delimitado a sul pela água (porto), a oeste pelo acesso ao edifício da lota, a norte e a este por estrada de acesso aos ancoradouros.

Porto de Pesca de Vila Real de Santo António

DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ESCADAS E DEFENSAS

A Docapesca lançou um concurso para empreitada de substituição das escadas e defensas do cais de descarga de pescado do porto de pesca de Vila Real de Santo António com o preço base de 28.535 euros.
As novas escadas são em aço inox, que tem maior durabilidade, e o seu comprimento é aumentado, garantindo que os degraus se encontrem, no mínimo, um metro abaixo do nível da baixa-mar.

DOCAPESCA REABILITA RAMPA VARADOURO DO PORTO DE PESCA DE QUARTEIRA

A Docapesca acaba de lançar concurso para uma empreitada de reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 51.200 euros e um prazo de execução de 50 dias.
A empreitada visa reparar as juntas das lajetas e das lajes da rampa varadouro, que é utilizada para as operações de alagem a bota-abaixo das embarcações, e será realizada por setores para permitir a continuidade das operações pelos seus utilizadores.

NOVA FÁBRICA DE GELO NA AZENHA DO MAR

A Docapesca abriu um procedimento concursal para a instalação de uma nova fábrica de gelo, com capacidade de produção de 450 quilogramas por dia, no posto de venda de pescado da Azenha do Mar, vila piscatória no concelho de Odemira, Beja.
A nova instalação será constituída por gerador de gelo de escama, condensador, compressor e respetiva tubagem e acessórios essenciais ao seu funcionamento.

Semana da Ostra 2020 arranca esta sexta-feira em Setúbal

A ostra vai estar em destaque nas ementas de perto de trinta restaurantes, entre os dias 4 e 13 de Setembro, num evento inserido na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal.

Durante dez dias, os restaurantes do concelho que participam na Semana da Ostra dão a provar receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, produzidas com ostras do Sado.

DOCAPESCA INVESTE 252 MIL EUROS NA REABILITAÇÃO DA LOTA DA NAZARÉ

A Docapesca iniciou a primeira fase da reabilitação da lota da Nazaré, no valor de 180 mil euros, e concluiu recentemente a renovação das instalações sanitárias e balneários desta lota, no montante de 72 mil euros, intervenções que, em conjunto, representam um investimento de 252 mil euros.
Estas obras são fundamentais para a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar da lota segundo o referencial ISO 22000, que será concretizada até ao final do ano.
 

Total: 538