Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




6 DE NOVEMBRO

Dia do Porto da Figueira da Foz

O Porto da Figueira da Foz e a sua Comunidade Portuária encontram-se em festa durante um mês. As comemorações tiveram início dia 30, com uma sessão de cinema dedicada ao tema do mar.
Hoje, 6 de Novembro, celebra-se o Dia do Porto da Figueira da Foz com uma multiplicidade de iniciativas. Visitas de jovens estudantes ao porto, uma palestra e o soprar das 47 velas são os eventos previstos para este dia.

26 DE OUTUBRO DE 1896

Incandescência a petróleo chega ao Farol do Cabo da Roca

A primeira indicação da construção do Farol do cabo da Roca, remonta ao ano de 1772, quando o pesado encargo de dotar o litoral português de um serviço de farolagem se encontrava a cargo da Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação.

«MARSELHESA»

O barco que morreu duas vezes!

A próxima reportagem do "ALGARVE 123» é sobre um barco tradicional algarvio - o último sobrevivente que resta da pesca do atum no Arraial Ferreira Neto, em Tavira. Este navio, com o curioso nome «Marselhesa» foi registado a 5 de Maio de 1914. Depois de uma longa vida de trabalho foi abandonado nas Quatro Águas, até que o Parque Natural da Ria Formosa o adquiriu no início dos anos 1990 por 25 000$00.

«Santa Maria Manuela» volta a ser premiado lá fora

O veleiro “Santa Maria Manuela” (SMM), propriedade da empresa ilhavense Pascoal, encontra-se a participar na Mediterranean Tall Ships Regatta 2013 – prova internacional que conta com a participação de quase 30 grandes veleiros, oriundos de vários países – e, aquando da sua passagem por Barcelona, voltou a dar nas vistas.

Navio-Escola Sagres no Porto de Aveiro

Aproveitando a visita do NRP Sagres ao Município de Ílhavo e a convite do Comandante do NRP Sagres, Paulo Alcobia Portugal, os Presidentes da Administração do Porto de Aveiro (José Luís Cacho) e da Câmara Municipal de Ílhavo (Ribau Esteves), almoçaram abordo do NRP Sagres, com o objetivo de reforçar as profícuas relações institucionais entre a Marinha Portuguesa e o Município de Ílhavo e agradecer esta nova visita do NRP Sagres ao concelho.
 

REPORTAGEM RTP

Pescadores subiram o Rio Lima de Piroga

Três pescadores subiram o Rio Lima numa piroga igual às que se usavam há mais de dois mil anos. A embarcação foi escavada por um pescador, num só tronco e ao longo de duzentas e cinquenta horas. A viagem durou menos mas ainda foi de trinta quilómetros, entre Lanheses e Ponte da Barca.

EM ANO DE CENTENÁRIO

Porto do Funchal evoca os bomboteiros

"Gentes do Mar e do Porto" ou a evocação de gente que fez do Porto do Funchal o seu ganha-pão como os bomboteiros e os rapazes da mergulhança.
Este foi o tema da primeira conferência que teve lugar ao fim da tarde de quinta-feira, na Gare Marítima da Madeira, no âmbito das celebrações do centenário da criação da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal, uma parceria entre o Centro de Estudos de História do Atlântico, CEHA e a Administração dos Portos da Madeira, APRAM.

NASCEU A 18 DE SETEMBRO DE 1819

Jean Bernard Léon Foucault homenageado com um doodle

Jean Bernard Léon Foucault (Paris, 18 de Setembro de 1819 - Paris, 11 de fevereiro de 1868) foi um físico e astrónomo francês . É mais conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault, um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra.

CRIADA A 13 DE AGOSTO DE 1913

Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal faz hoje 100 anos

As comemorações têm início às 11 horas, com a inauguração de uma exposição, intitulada “Porto com História”, com a colaboração do Museu Vicente´s e DRAC.
Associando-se à efeméride, a webletter da APP é hoje integralmente dedicada a notícias referentes ao Porto do Funchal e à sua comunidade portuária.

Há 100 anos o porto do Funchal abriu a cidade ao mar

Até 1840, o Funchal foi uma cidade muralhada, voltada para dentro, que só se abriu ao mar com a construção do porto, um projeto que surgiu com grande atraso devido à "má vontade" do Estado.
Esta é a opinião do historiador Alberto Vieira, para quem a construção desta infraestrutura no Funchal foi sempre uma "reivindicação dos madeirenses", numa cidade por onde passou o comércio do açúcar, do vinho e depois foi 'descoberta' como polo turístico.

Barco do Amor

The Love Boat (traduzido em Portugal para: O Barco do Amor) foi uma série de televisão emitida e produzida pela ABC entre 1977 e 1986. A série passava-se num navio que realizava cruzeiros de luxo por diferentes lugares do mundo (num dos episódios aportou em Lisboa). Era basicamente uma comédia com toques românticos (havia sempre alguns casos amorosos entre vários passageiros do navio). Em Portugal, a série foi transmitida pela RTP 1, na década de 1980, e mais tarde (década de 2000) foi retransmitida pelos canais SIC Sempre Gold e SIC Comédia (canais por cabo).

UM VÍDEO EM DESTAQUE

Figueira da Foz, Centro de Diversiones y Turismo

Documentário de 1930, dedicado à Figueira da Foz e legendado em castelhano. Filme destinado a promover a panóplia de diversões oferecida pela cidade que, naquela época acolhia milhares de espanhóis.
Produção de “Films Sanmael”, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.

1956

Navio Andrea Doria é abalroado

A 25 de julho de 1956 o navio italiano Andrea Doria colidiu com o sueco Stockholm, devido a forte nevoeiro na costa de Nova York. A maioria dos passageiros foi salva, mas para 47 deles o resgate chegou tarde demais.

«MÁ CARA» PASSOU A «DENEB», AOS 100 ANOS

Barco mais velho de São Martinho do Porto foi restaurado e devolvido às águas da baía

Deneb é o nome do «novo» bote de vela latina que está na baía de São Martinho do Porto desde dia 5. Novo só de nome porque este barco, que já esteve registado com o nome de «Má Cara», tem 100 anos.

EU GOSTO É DO VERÃO...

1946 | O primeiro biquíni

Dois pequenos pedaços de pano revolucionaram as piscinas e praias no final da década de 40 do século passado. O costureiro francês Louis Réard deu-lhes o nome de biquíni, mas a invenção não tinha sido sua.
O maiô de duas peças já havia sido experimentado por algumas garotas anos antes. Uma delas foi a alemã Käthe Hemme: "A gente o chamava de traje de banho de duas peças. Era impressionante como os rapazes olhavam para a gente quando aparecíamos na piscina! Ao descobrirmos que ele chamava a atenção, fomos em frente..."

POR RÚBEN EIRAS

Das caravelas das especiarias aos navios para petróleo e gás

Uma das marcas mais relevantes dos Descobrimentos portugueses foi a invenção da caravela, uma embarcação para viagens marítimas de longo alcance, baseada numa integração de tecnologias navais islâmicas e europeias.

CTE. ARMANDO DIAS CORREIA

A Internet no mar

O mundo continua do mesmo tamanho, o mau tempo sente-se da mesma forma, um navio continua a ter de percorrer as mesmas milhas entre dois portos, mas com a Internet a bordo os marinheiros ganharam a liberdade da desmaterialização do seu avatar.
Artigo do Capitão de Fragata Armando Dias Correia, Comandante do NRP Bérrio.
 

15.05.1912 - DEPUTADO APRESENTA PROJECTO PARA INSTALAÇÃO DE T.S.F NOS NAVIOS PORTUGUESES

«Hoje ninguém se conforma com viagens mudas»

Na sequência do naufrágio do Titanic, Francisco Correia Herédia apresenta, um mês depois, na Câmara dos Deputados, projecto-lei para instalação de aparelhos T.S.F. a bordo de navios de passageiros.

"Não deixando as leis atrasadas em vigor escolha alguma aos que se destinam à nossa África, não é senão justo que, ao menos, os vapores portugueses estejam munidos de telegrafia sem fios, com um raio de acção grande bastante para garantir socorros a tempo. E de resto, hoje ninguém se conforma com viagens mudas. As comunicações com o alto mar tornaram-se tão indispensáveis como as mais elementares comunicações telegráficas em terra.
A bordo de todos os vapores de certa ordem há um jornal contendo notícias de tudo o que se passa no mundo. De bordo dos vapores encomendam-se quartos nos hotéis, enviam-se e recebem-se informações constantes de negócios de família, etc."

14 DE JULHO DE 1827

Morre Augustin Fresnel

No topo de muitos faróis portugueses é recorrente encontramos ópticos lenticulares de Fresnel. Do que se trata, então?
Uma Lente de Fresnel é um tipo de lente inventada pelo físico francês Augustin-Jean Fresnel, nascido a 10 de Maio de 1788. Criada originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, o seu desenho possibilita a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal sem o peso e volume do material que seriam necessários numa lente convencional. Comparadas com estas, as Fresnel são bem mais finas, permitindo a passagem de mais luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores.
Fresnel morreu a 14 de Julho de 1827.

DIA 17 DE MAIO, NO CENTRO NÁUTICO DE ALGÉS

Conferência «Da nau da Índia às corvetas da Marinha»

O IAP organiza, a convite da II Feira Náutica do Tejo, uma conferência à volta do tema "Da nau da Índia às corvetas da Marinha: o património cultural subaquático como vector de desenvolvimento e identidade nacional".

Total: 721