Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Duas «pérolas» de mil milhões no Funchal

Cerca de 6.500 turistas visitaram a Madeira a 24, dia marcado pela escala de dois gigantes mundiais do mercado de cruzeiros, 'Mein Schiff 1' e 'Costa Pacifica', dois paquetes de `gerações' distintas que têm no valor comercial um denominador comum. Em termos de investimento na indústria naval, representam, no conjunto mil milhões de euros (500 milhões cada), quase tanto quanto o Governo da Madeira investiu em seis anos.

Lisboa já foi e Porto está a caminho. Irão os paquetes Funchal e Azores acabar na Turquia?

Já foram símbolos do luxo em alto-mar, foram comprados e remodelados, mas agora parecem ter o caminho traçado. O paquete Porto (ex-Arion) partiu, no final de dia 21, para os sucateiros de Aliaga, na Turquia, onde vai ser desmantelado. Estava à venda por 3,5 milhões de dólares depois de, há cinco anos, ter sido comprado em conjunto com os paquetes Funchal, Lisboa e Azores, pela Portuscale Cruises.

Lisboa tem melhores nove meses de sempre em passageiros de cruzeiros

Dados da APL - Administração do Porto de Lisboa indicam que nos primeiros nove meses foi atingido o total de 377.713 passageiros de cruzeiros, ultrapassando-se pela primeira vez os 374.216 registados nos primeiros nove meses de 2013, com um número recorde de passageiros em trânsito, que foram 345.170, superando os 340.706 do período homólogo de 2013.

Funchal tem +8,4% de passageiros de cruzeiros até Setembro

O Porto do Funchal somou 312.126 passageiros de cruzeiros nos primeiros nove meses deste ano, com um aumento em 8,4% ou 24,1 mil em relação ao período homólogo de 2017, de acordo com dados da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

A informação mostra que o crescimento se deve ao aumento do número de passageiros em trânsito, cujo navio não ‘pernoitou’ na Madeira, que aumentaram 8,6% ou 24,5 mil até Setembro, atingindo o total de 310.670.

AÇORES

Publicada resolução que aprova construção de cais de cruzeiros na Terceira

A resolução da Assembleia Legislativa dos Açores que aprovou, a 19 de Setembro, a construção de um cais de cruzeiros na baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foi publicada dia 11 de Outubro em Diário da República.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 21 de Outubro

De 15 a 21 de outubro o Porto de Lisboa recebe 12 navios de cruzeiro – Azura, Ventura, Costa Favolosa, Silver Whisper, Magellan, Sapphire Princess, Celebrity Silhouette, Star Breeze, AIDAsol, Variety Voyager, Astor e Clio.

Cruzeiros trazem aos Açores este mês 20 mil passageiros e 9.300 tripulantes

Com a entrada do Outono, os Açores e, em especial, a cidade de Ponta Delgada, começam a receber algumas escalas de navios que normalmente passam o Verão sedeados na Europa e que nesta altura começam a regressar ao continente americano e em especial ás Caraíbas para a temporada de Inverno.

ENTREVISTA AO DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA

Ricardo Ferreira, Director do Lisbon Cruise Terminal

O Lisbon Cruise Terminal (LCT) é dirigido por Ricardo Ferreira, um dos oradores da XII Conferência Anual do Turismo, evento marcada para 12 de Outubro. Integrando o segundo painel abordará o tema ‘Infraestruturas e Transportes’, espaço moderado por André Barreto, antigo presidente da Delegação Regional da Ordem dos Economista e contará ainda com a presença de Ruan Ramsden (Binter Canárias) e de Martinho Fortunato (Marina de Lagos).

AÇORES, ESTA QUARTA-FEIRA

Norwegian Breakaway e Celebrity Silhouette com mais de 9 mil visitantes em Ponta Delgada

O Porto de Ponta Delgada tem agendada para esta quarta-feira, dia 10 de outubro, a receção a dois grandes navios de cruzeiro, num dia que se prevê de grande azáfama na cidade. Norwegian Breakaway e Celebrity Silhouette deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, perto de 9500 visitantes.

Cruzeiros mais verdes com tecnologia Siemens

A Siemens acaba de apresentar em Lisboa – no âmbito da Regata Portugal, um dos maiores circuitos de vela do mundo – o Siharbor, um sistema de fornecimento de energia a partir de terra para portos e terminais de cruzeiros, que fornece energia elétrica aos navios enquanto estão atracados.

Seatrade Cruise Med 2018 em Lisboa superou expetativas

A Seatrade Cruise Med 2018, organizada pelo Porto de Lisboa superou todas as expetativas. Os números falam por si, comparativamente à edição anterior: Mais 17,5 % de participantes, mais 25 % de países representados e mais 13 % de espaço de exposição. Estes são apenas alguns indicadores que dão conta do êxito que foi a edição de Lisboa da Seatrade Cruise Med, o maior evento para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo e um dos maiores do mundo, que se realizou pela primeira vez em Lisboa a 19 e 20 de setembro.

PORTO DO FUNCHAL

33 paquetes trazem 56 mil passageiros

O Porto do Funchal tem previsto receber durante o mês de Outubro 33 cruzeiros, o mesmo número de escalas em reserva na lista da APRAM que prevê uma operação portuária envolvendo uma entrada de 56 mil passageiros a bordo das três dezenas de paquetes que vão atracar na capital madeirense.

Entrevista a Airam Díaz Pastor

Lisboa pode vir a ser um dos principais portos da Europa

Durante uma conversa com o Publituris, à margem da Seatrade Cruise Med, o Presidente do MedCruise falou sobre as potencialidades de Lisboa, considerando que a capital portuguesa “está no caminho certo, está a aumentar os números”, motivo pelo qual diz acreditar que a cidade pode vir a “ser um dos principais portos da Europa, em termos de cruzeiros”. “Lisboa tem feito um bom trabalho.

Navio de cruzeiros Hebridean Sky no Porto da Figueira da Foz

O navio de cruzeiros Hebridean Sky atracou esta quarta-feira, por volta das 7h00, no Porto da Figueira da Foz, tendo deixado esta cidade cerca das 18h00. Construído em 1991, navega actualmente com bandeira das Bahamas.
 

UM MILHÃO E MEIO!

Portugal espera bater novo recorde de turistas de cruzeiros este ano

Se vive em Lisboa e costuma passar junto ao rio Tejo já deve ter notado que há um movimento constante de navios de cruzeiro, algo impensável há meia dúzia de anos. Na verdade, estamos em plena época alta dos cruzeiros em Portugal.
Durante o mês de setembro 56 navios terão feito escala em Lisboa e, em outubro, serão 60. Uma média de dois por dia. As médias são o que são e, o que se passa, é que, em certos dias, chegam as estar parados no novíssimo terminal de Santa Apolónia cinco navios de cruzeiro.

AÇORES

Navios de cruzeiro trazem a Ponta Delgada cinco mil visitantes

Na semana que agora se inicia, os navios de cruzeiro Saga Sapphire e Celebrity Silhouette protagonizam escalas de turismo em Ponta Delgada, situação que deverá movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de cinco mil visitantes.

O paquete da Saga Cruises está previsto já para esta terça-feira, dia 25 de setembro, na primeira escala de uma viagem de quase um mês, iniciada em Dover e com destino ao Canadá. O navio é aguardado ao final de manhã de terça-feira e ruma a Halifax pelas 18 horas.

«Mein Schiff 1», o mais novo navio da TUI Cruises, passa o fim d'ano no Funchal

A primeira escala do novíssimo “Mein Schiff 1” no Porto do Funchal ocorreu no dia 6 de setembro. Até março, o navio deverá vir pelo menos duas vezes à Madeira. Inclusive será um dos navios presentes na passagem do ano.

A estratégia de cada cruzeiro deve ser «única»

A sensibilidade para entender os clientes, a segurança dos portos, ou acordos com os mesmos, podem ser mais importantes do que o próprio destino na experiência dos passageiros de cruzeiros.

205 operadores de cruzeiros presentes na Seatrade Cruise Med/Lisboa

Mais de 200 dos executivos e gestores de cruzeiros mais influentes do mundo estão em Lisboa esta semana para participar na Seatrade Cruise Med 2018, o maior evento do sector de cruzeiros do mundo, focado no Mediterrâneo e nos seus mares adjacentes.

Acolhido pela Administração do Porto de Lisboa e apoiado pela MedCruise e pela Cruise Lines International Association (CLIA), o evento conta com uma exposição, conferência e um programa completo de networking. É uma iniciativa que integra a Portugal Shipping Week e é também o palco para a Assembleia Geral da MedCruise que tem lugar a 21 de setembro.

Porto do Funchal cresce 10% em escalas e 16% em passageiros

Nos primeiros oito meses deste ano o Porto do Funchal recebeu 286 402 passageiros. Também o movimento de mercadorias está em ciclo positivo. A carga contentorizada totalizou neste período as 435 401 toneladas.

Total: 1107