Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navio de cruzeiros Clipper Odyssey esta semana nos Açores

Esta semana, seis das nove ilhas dos Açores recebem a visita do navio de cruzeiros Clipper Odyssey.
A viagem de 17 dias, que se iniciou em Granada, na Espanha, tem como destino final Ponta Delgada. Neste périplo, o navio aportou em Málaga, Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote, Tenerife, La Gomera e Funchal. Nos Açores fez escala em Santa Maria no dia 15; segue-se Angra, hoje, Graciosa a 17, São Roque do Pico e Faial a 18, sendo esperado em Ponta Delgada a 19 de Maio, onde termina o cruzeiro.

HOJE, NOS AÇORES

Celebrity Constellation vista Ponta Delgada no domingo do Senhor Santo Cristo

Este domingo, coincidindo com as festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entre as 06.30 e as 14.00 horas, o navio de cruzeiros Celebrity Constellation realiza escala no terminal de cruzeiros das Portas do Mar. O navio da Celebrity Cruises, uma das subsidiárias do grupo Royal Caribbean International, encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Amesterdão.

ATÉ 31 DE OUTUBRO

Cruzeiros no Tejo

A Transtejo deu início à época de cruzeiros no Tejo. Diariamente, até 31 de Outubro, é possível ver Lisboa a partir do rio num agradável passeio entre o Parque das Nações e a zona histórica de Belém. Os cruzeiros no rio Tejo disponibilizam 2 circuitos turísticos diários, o “Lisboa vista do Rio” e o "Circuito dos Descobrimentos".

Indemnização de dois milhões de euros para franceses que viajavam no Costa Concordia

A empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio Costa Concordia que naufragou a 13 de Janeiro junto à ilha italiana de Giglio, vai atribuir 9000 euros de indemnização a 235 dos 456 franceses que seguiam a bordo no dia do acidente em que morreram 32 pessoas.
O acordo agora alcançado abrange um vasto grupo de passageiros franceses. Cerca de 180 famílias que seguiam a bordo do Costa Concordia já tinham aceite a indemnização de 11 mil euros proposta pela empresa italiana para abandonarem qualquer acusação judicial.

FUNCHAL

Emissão filatélica homenageia três paquetes portugueses

A Gare Marítima da Madeira foi o local escolhido pelos CTT-Madeira para apresentar a emissão filatélica Europa, com o tema "Visite", representando três dos paquetes portugueses mais notáveis, o Principe Perfeito, o Santa Maria e o Funchal que, nas décadas de 50, 60 e 70 ligaram Portugal a África e à América, em carreirras regulares que transportaram então milhares de passageiros por ano.

ESTA QUINTA-FEIRA

«Jewel of the Seas» em Ponta Delgada

Esta quinta-feira, 10 de Maio, é aguardado nas Portas do Mar (06.00-15.00 horas) o Jewel of the Seas, quarto e último navio da classe Radiance, pertença da Royal Caribbean Cruises International. Com 1976 passageiros a bordo, a maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, encontra-se em viagem transatlântica de 13 dias entre Ft. Lauderdale e Harwich, incluindo no seu itinerário visitas a Ponta Delgada, Brest e Cherbourg.

Costa Fascinosa chega à frota da Costa Cruzeiros e estreia-se em Veneza

O Costa Fascinosa foi entregue em Veneza pela construtora naval Fincantieri e já faz parte da frota da Costa Cruzeiros. O novo navio de 114.500 toneladas, com capacidade para 3.800 passageiros, gémeo do Cosa Favolosa, teve um investimento que rondou os 510 milhões de euros.

ESTA QUARTA-FEIRA

Navio de cruzeiros Noordam em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 9 de Maio, está prevista a escala do navio de cruzeiros Noordam, da operadora Holland America Line. Com perto de 1900 passageiros a bordo, a maioria dos quais norte-americanos, o paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Civitavecchia, na Itália. Além da cidade açoriana, o roteiro inclui visitas a Lisboa, Cádiz, Málaga, Cartagena e Barcelona.
 

Navio de cruzeiros Expedition em cruzeiro temático nos Açores

Já se encontra nas Portas do Mar o navio Expedition, que assim regressa aos Açores para efectuar um cruzeiro na Região. Proveniente de Las Palmas, chegou esta segunda-feira, pelas 08:00 horas, permanecendo até 4ª feira, altura que inicia um périplo por algumas das ilhas açorianas. Importante realçar que se trata de mais um cruzeiro temático, com início e fim no arquipélago, o que representa uma mais-valia para a dinâmica de cruzeiros que se pretende gerar nos vários portos açorianos.

Navio de cruzeiros Prinsendam este fim de semana nos Açores

Procedente de Lisboa e com destino a Ft. Lauderdale, o mais antigo navio da prestigiada companhia holandesa Holland America Line, Prinsendam, está este fim de semana no arquipélago dos Açores. Depois de ter estado em Ponta Delgada este sábado, chega hoje à Horta, onde tem prevista permanência entre as 07.00 e as 19:00 horas. Neste itinerário de 17 dias, o Prinsendam liga Barcelona a Ft. Laudardele, com paragens em Málaga e Tânger.

CRUZEIROS

Porto de Lisboa recebe 55 escalas em Maio

O Porto de Lisboa tem previstas 55 escalas durante este mês. Os dados publicados pela Administração do Porto de Lisboa para o mês de Maio indicam que entre as escalas estão seis navios em estreia, destacando-se o novíssimo MSC Divina e o renovado Costa neoRomantica, que estarão na capital nos dias 21 e 25 respectivamente.

«Empress» no Porto de Leixões

O navio de cruzeiros "Empress" esteve esta quinta-feira no Porto de Leixões. José Modesto, sempre de máquina fotográfica em punho, captou alguns momentos da presença do paquete em águas do norte.

HOJE EM PONTA DELGADA

Emerald Princess estabelece novo recorde de autocarros para excursões

Hoje, dia 2 de Maio, regressa a Ponta Delgada o sexto navio da Grand Class, o Emerald Princess, da Princess Cruises, operadora do grupo Carnival Corporation. O navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Cork, Falmouth, Le Havre, Dover, Roterdão e Oslo, perfazendo um total de 16 dias. Com 2996 passageiros a bordo, a maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, é aguardado pelas 11 horas e prevê-se que permaneça até às 18 horas.

PONTA DELGADA

«Club Med 2» hoje nas Portas do Mar

É aguardado hoje nas Portas do Mar (08:00-17:00h) o moderno e luxuoso veleiro de cruzeiros francês, Club Med 2. Este navio encontra-se a efectuar um itinerário de 15 dias designado Transatlantique du Printemps, itinerário este que teve início em Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, e vai terminar, no dia 3 de Maio, em Lisboa. Antes de visitar Ponta Delgada, o navio esteve atracado no porto da Horta.

Ligação marítima semanal vai unir Portimão e Sevilha

No seguimento do trabalho conjunto que está a ser realizado pelos portos de Portimão e de Sevilha para atrair navios de cruzeiros para o Algarve e Andaluzia, decorrem a bom ritmo negociações com uma companhia de cruzeiros fluvio-marítimos, visando a concretização de itinerários semanais entre ambos os destinos.
O itinerário atualmente em avaliação técnica prevê escalas nos portos de Sevilha, Vila Real de Santo António, Olhão e Faro.

Cruzeiro Costa Concordia poderá levar um ano a ser retirado

A retirada do cruzeiro Costa Concordia, que encalhou em Janeiro ao largo da ilha toscana de Giglio, na costa italiana, arranca em Maio e deverá levar um ano até estar concluída. A operação vai ser conduzida pela empresa norte-americana Titan Salvage e pela italiana Micoperi, anunciou a Costa Cruzeiros, proprietária do cruzeiro e filial da gigante norte-americana Carnival.

5 navios de cruzeiro com 5500 passageiros e 3000 tripulantes animam este fim de semana em Ponta Delgada

Para o último fim de semana de Abril está previsto um assinalável movimento de navios de cruzeiros em Ponta Delgada. Com um total de 5543 passageiros e 3032 tripulantes, os 3 navios no sábado e os 2 de domingo, vão certamente trazer à cidade micaelense e à ilha o dinamismo tão característico destes dias.

Madeira acolhe 68% do movimento de passageiros de cruzeiros do país

O porto do Funchal confirmou o seu estatuto de capital dos cruzeiros no primeiro trimestre, assumindo-se como aquele com maior número de escalas e de passageiros de navios de cruzeiros, ao representar 68 por cento do total dos passageiros.

HOJE, 27 DE ABRIL

Star Flyer nas Portas do Mar

Esta sexta-feira, dia 27 de Abril, é aguardado nas Portas do Mar (12:00-20:00h) o veleiro de cruzeiros Star Flyer. Procedente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, aqui efectua a única paragem num cruzeiro de 21 noites, que tem como destino final Southampton.

Porto de Lisboa em destaque na RTP

Divulgamos vídeo reproduzindo a entrevista de Andreia Ventura, da Administração do Porto de Lisboa, à RTP Informação (programa 10/12), emitida a 20 de Abril de 2012.
Em foco o turismo de cruzeiros. O Porto de Lisboa registou, no primeiro trimestre de 2012, um crescimento de 52% neste segmento específico.

Total: 1115