Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DO FUNCHAL

Treze navios esta semana

Esta semana o Porto do Funchal regista um intenso movimento de navios de cruzeiro, estando previstos 13 navios até domingo que, no global, poderão trazer à Madeira até 30.317 passageiros.

Novo terminal de cruzeiros de Lisboa arranca em 2015

Consórcio vencedor do concurso criou uma empresa para gerir os cruzeiros em Lisboa e nomeou um director-geral: na sua primeira entrevista, Ricardo Ferreira explica os grandes desafios.

Paquete Funchal factura 8 milhões na estreia

O paquete Funchal, que tem uma história umbilical com a cidade que lhe dá nome, foi lançado há cerca de um ano e três meses e na sua primeira época completa, encerrada há poucos dias, facturou oito milhões de euros.
Depois da total reconstrução em 2013 e lançamento em cruzeiros em Agosto desse ano, a época 2013/2014 é fechada assim com cerca de 200 dias de operacionalidade e mais de 20 cruzeiros realizados, alguns dos quais com destino e paragem no Porto do Funchal.

Fim de semana com três navios de cruzeiros nos Açores

Este fim de semana, serão três os navios de cruzeiro que têm agendado visitas ao arquipélago açoriano. Hoje. o Emerald Princess visita Ponta Delgada e no domingo será a vez do Nieuw Amsterdam, também na cidade micaelense, e do Saga Sapphire, na Praia da Vitória, transmitirem o habitual colorido e dinamismo próprios destes dias. Estima-se que os três paquetes totalizem cerca de 5500 passageiros e 2000 tripulantes, número assinalável para esta época do ano, altura em que tem sido evidente um incremento de escalas na Região.

Portos da Madeira podem chegar este ano ao meio milhão de passageiros

Portos da Madeira podem chegar este ano aos 500 mil passageiros e quase 300 escalas. Declarações de Alexandra Mendonça, Presidente da APRAM, à Antena 1.

PORTO DE LEIXÕES

Setembro foi o melhor mês de sempre em cruzeiros

Durante o mês de setembro, vinte e um navios de cruzeiro fizeram escala no Porto de Leixões, este número, nunca antes alcançado, no porto de Leixões, representou um acréscimo de 13% em relação ao período homólogo. Já no que diz respeito ao número de passageiros, o crescimento foi de 36%, o que corresponde a um aumento de quase 6000 passageiros em relação a 2013.

CRUZEIROS

Porto do Funchal recebe mais de 8 mil passageiros este sábado

Ao longo desta semana, destaque claramente para sábado, dia em que estão previstas as chegadas de quatro navios com capacidade global para mais de 8.000 passageiros.

HISTORIC ISLANDS & CITIES OF PORTUGAL

«Balmoral» em cruzeiro

Com 1111 passageiros a bordo, maioria de nacionalidade britânica, o navio atracou esta terça-feira na Praia da Vitória, tendo previsto para hoje, quarta, escala em Ponta Delgada (07:30h-17:00h). Findo a périplo açoriano, o Balmoral segue para o Funchal, Lisboa e Leixões, terminando a viagem em Southampton.

Lisbon Cruise Club já conta com 46 membros associados

No dia 25 de setembro realizou-se a 5ª reunião ordinária do Lisbon Cruise Club, fazendo parte da agenda a apresentação de um balanço do Cruise Day Lisbon 2014, o desenvolvimento da plataforma online www.lisboncruiseclub.com, dos resultados dos inquéritos realizados aos passageiros de cruzeiro em 2013, a apresentação do novo responsável pela gestão da atividade de cruzeiros no porto de Lisboa e as perspetivas para as épocas de 2014 e 2015.

CRUZEIROS

Rota das ilhas atlânticas com mais de dois milhões de passageiros

A rota das ilhas atlânticas, que inclui os arquipélagos da Madeira e das Canárias registou, em 2013, 1327 escalas e mais de dois milhões e cem mil passageiros, tendo sido o Porto de Santa Cruz de Tenerife, o mais movimentado, logo seguido do Porto do Funchal.
No ano passado, passaram pelos portos destes dois arquipélagos atlânticos 2.103.001 passageiros, mesmo assim menos que em 2012, ano recorde no movimento de passageiros quando ascendeu aos 2.329.439 passageiros.

Lisboa candidata a melhor destino de cruzeiros do mundo

Depois de ter conquistado o prémio de melhor Porto de Cruzeiros da Europa, o Porto de Lisboa volta a estar nomeado para a mesma categoria, mas agora a nível mundial, nos World Travel Awards 2014. Também a cidade de Lisboa está nomeada para melhor destino de cruzeiros do mundo.

Cruzeiros em Leixões triplicam em cinco anos

Setembro é o mês record do ano, com 21 navios transportando 18 mil passageiros. O desempenho melhorará com a conclusão das obras no lado sul e a articulação com o aeroporto.

Porto de Lisboa integra direcção da MedCruise

Andreia Ventura, administradora da APL - Administração do Porto de Lisboa com o pelouro dos cruzeiros, foi eleita no passado dia 19 de Setembro para a direcção da MedCruise, a principal associação de cruzeiros da Europa.

Açores vão bater recorde de escalas de cruzeiros em 2015

Os portos dos Açores vão bater em 2015 o recorde de presenças de navios cruzeiro, ultrapassando as 140 escalas, o que representará entre 105 a 110 mil turistas, disse à Lusa o presidente do Azores Cruise Club.
“Pelos nossos números, devemos ultrapassar as 140 escalas nos portos dos Açores em 2015”, afirmou António Silva, que acentuou que “todos os meses haverá escalas de cruzeiros, o que “nunca aconteceu”.

NA SEMANA PASSADA

Passageiros dos navios que fizeram escala em Lisboa terão gasto mais de 1 milhão de euros

Os cerca de 15 mil passageiros dos sete navios que fizeram escala em Lisboa na semana passada terão gasto mais de um milhão de euros durante a sua visita à capital portuguesa, de acordo com dados hoje divulgados pela SIBS.
Segundo a gestora da rede Multibanco, o valor médio das transações (levantamentos e compras) com cartões estrangeiros no dia 12 de setembro correspondeu a 71 euros por visitante.

MADEIRA

Cruzeiros poderão procurar o Porto do Funchal durante eventos do Turismo

As companhias de cruzeiro poderão elaborar os seus itinerários, já em 2015, com base no calendário de eventos promovido pelo Turismo da Madeira. Esta é uma das conclusões da participação da APRAM na 10.ª Seatrade Med Cruise Convention que decorreu até quinta feira, em Barcelona.

Porto de Lisboa promove destino da capital junto de operadores mundiais de cruzeiros

A APL - Administração do Porto de Lisboa promoveu o destino da capital e as infra-estruturas portuárias junto de grandes operadores mundiais de navios de cruzeiro ao marcar presença na ‘Seatrade Med Cruise Convention', que decorreu em Barcelona.

PORTO DO FUNCHAL

Stefen Hawking chegou a bordo do «Oceana»

Stephen Hawking, um dos mais conceituados cientistas da atualidade na área da teoria física e da cosmologia, esteve quinta feira na Madeira, pela primeira vez, onde chegou a bordo do navio "Oceana", num cruzeiro que se iniciou em Southampton.

Cruzeiros trazem hoje 15 mil turistas a Lisboa

O Porto de Lisboa volta a registar hoje mais uma enchente de navios de cruzeiros e de turistas; está prevista a escala de sete navios de cruzeiro em simultâneo no porto da capital, que trazem à cidade de Lisboa cerca de 15 mil visitantes, entre 11 mil passageiros e quatro mil tripulantes.

FUNCHAL E DISCOVERY

Fim de semana com dois emblemáticos paquetes nos Açores

O regresso do Funchal aos Açores coincide com o início da segunda época de assinalável movimento de navios de cruzeiro previsto para este ano nos Açores. Das 39 escalas agendadas no arquipélago até ao final do ano, inevitável destaque para este emblemático navio, o último dos paquetes portugueses, intimamente ligado à vivência e história dos açorianos, principalmente na década de 60 e 70 do século passado.

Total: 1115