Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
O Mar é fixe mas não é só peixe
Ao longo da história, o mar tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da humanidade. Grandes cidades e metrópoles desenvolveram-se em torno de portos naturais e estão ainda muito dependentes do mar, tanto ao nível económico como cultural.
Daí podermos dizer que O mar é fixe mas não é só peixe. É também ciência, economia, lazer e muito mais.
![]() |
MIRA
«Acuinova» abre portas às escolas
A Acuinova, em Mira, abriu esta semana as portas à comunidade estudantil do concelho para dar a conhecer como é que funciona a aquicultura e explicar as etapas de produção de pregado em cativeiro.
![]() |
COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 22 DE OUTUBRO
«O Mar - patrimónios, usos e representações», na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (FLUP/UM), organiza um encontro pluridisciplinar intitulado «O Mar - patrimónios, usos e representações» que decorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
![]() |
APDL JÁ FORMOU MAIS DE MIL ALUNOS
Peritos estrangeiros aprendem em Leixões
O Centro de Formação do Porto de Leixões vai atribuir o seu primeiro grau académico, com a pós-graduação em Gestão e Estratégia Portuária, em parceria com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique. Um terço dos alunos são de países africanos.
![]() |
SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:
Governo continua empenhado em contribuir para o combate à pirataria
À semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial do Mar, o IPTM, I.P. organizou/promoveu a 29 de Setembro as celebrações oficiais que integraram: Jornada Temática, subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas" e a sessão comemorativa.
A sessão comemorativa teve a intervenção do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
![]() |
DIA MUNDIAL DO MAR, EDIÇÃO DE 2011
Pedro Castro Caldas - Associação Portuguesa de Seguradores
À semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial do Mar, o IPTM, I.P. organizou/promoveu a 29 de Setembro as celebrações oficiais que integraram: Jornada Temática, subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas" e a sessão comemorativa.
A jornada temática contou, entre outras, com a intervenção de Pedro Castro Caldas, da Associação Portuguesa de Seguradores.
![]() |
CMDT. JOSÉ GOMES RAIMUNDO - ASSOCIAÇÃO DOS ARMADORES DA MARINHA DE COMÉRCIO / PORTLINE
A óptica do Armador e a experiência de dois casos reais
À semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial do Mar, o IPTM, I.P. organizou/promoveu a 29 de Setembro as celebrações oficiais que integraram: Jornada Temática, subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas" e a sessão comemorativa.
A jornada temática contou, entre outras, com a intervenção do Cmdt. José Gomes Raimundo, da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio / Portline.
![]() |
DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE SETÚBAL
APSS disponibiliza apresentações, vídeos e fotos
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou nas comemorações do Dia Mundial do Mar com a realização de uma palestra intitulada “Pirataria- Orquestrando a Resposta”, organização que se inseriu no âmbito do ciclo de conferências e eventos sob este tema realizados em 2011, promovidos pela OMI – Organização Marítima Internacional.
A administração portuária disponibiliza agora, no seu site, as apresentações, fotos e vídeos reportando as intervenções efectuadas.
![]() |
PÓVOA DO VARZIM
Jovens conhecem profissões ligadas ao mar que são bem remuneradas
A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa do Varzim, assinalou a passagem do Dia Mundial do Mar com uma palestra sobre “O Transporte Marítimo e as profissões marítimas” agendada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), para uma turma do 12.º ano.
![]() |
ARMANDO COTTIM
Terrorismo no Mar de um Mundo Globalizado
Tomando o sequestro de turistas em Sipadan, o assalto ao Achille Lauro e o ataque ao Limburg como ponto de partida, este artigo estuda brevemente a definição de pirataria, o princípio da jurisdição universal e a necessidade de apoio, por parte de países estrangeiros, aos Estados que não dispõem de recursos para lutar contra a pirataria, na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Avançando para a Convenção para a Supressão de Actos Ilícitos contra a Segurança da Navegação Marítima, e para o Protocolo de 2005 à mesma, o artigo discute formas de minimizar o perigo de acções terroristas no mar, bem como soluções para quando a prevenção não for suficiente para deter os terroristas.
![]() |
HOJE, 6 DE OUTUBRO, NO AUDITÓRIO DO IPIMAR, EM LISBOA
Sessão de Divulgação das actividades desenvolvidas pelo projecto BIOTECMAR
Realiza-se hoje, dia 6 de Outubro de 2011, no auditório do IPIMAR-Lisboa, uma Sessão de Divulgação das actividades desenvolvidas pelo projecto BIOTECMAR.
O projecto BIOTECMAR tem por objectivo apoiar o desenvolvimento de uma rede integrada para a valorização de rejeições e subprodutos resultantes da actividade da pesca, aquacultura e indústria de processamento do pescado. Esta valorização envolve a produção de ingredientes com aplicação na alimentação humana e animal, na cosmética ou em nutracêuticos dadas as suas propriedades funcionais (actividade antioxidante, anti-stress, anti-hipertensivas, etc.).
![]() |
DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE AVEIRO
Crianças visitam o Navio-Museu Sto. André
Depois da publicação do primeiro site (143 fotos) com parte da reportagem fotográfica do Dia Mundial do Mar no Porto de Aveiro - percurso Rossio (Aveiro) até ao Forte da Barra (Gafanha da Nazaré)-, surge agora o segundo site (166 fotos), reportando a chegada ao Forte da Barra, o piquenique no Jardim Oudinot e uma visita inesquecível ao Navio-Museu Santo André.
![]() |
APSS comemora Dia do Mar
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou nas comemorações do Dia Mundial do Mar com a realização, no dia 27 de Setembro, de uma palestra intitulada “Pirataria- Orquestrando a Resposta”, organização que se inseriu no âmbito do ciclo de conferências e eventos sob este tema realizados em 2011, promovidos pela OMI – Organização Marítima Internacional.
![]() |
DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE AVEIRO
Reportagem fotográfica já disponível na web
A Administração do Porto de Aveiro associou-se às Comemorações do Dia Mundial do Mar, promovendo, a exemplo do ano passado, baptismos de mar a crianças e jovens carenciadas do distrito.
Os baptismos de mar decorreram dia 29 de Setembro, entre as 10:00 e as 14:00, cumprindo o percurso Aveiro-Gafanha da Nazaré (Forte da Barra).
A iniciativa envolveu 40 crianças do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis), e Centro Infantil de Eixo, instituições seleccionadas pela União das IPSS de Aveiro (UDIPS-Aveiro).
![]() |
APRAM lança concurso «Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?»
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Mar, a Administração dos Portos da Madeira lançou ontem, sexta-feira, um concurso denominado "Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?", dirigido aos alunos das escolas do ensino básico da Região, com idades entre os oito e os 16 anos.
Em conferência de imprensa, o Presidente da Administração de Portos da Madeira referiu ser esta uma das três iniciativas alusivas ao Dia Mundial do Mar programadas pela APRAM.
![]() |
Dia Mundial do Mar no Porto de Peniche
Tendo como pano de fundo o Dia Mundial do Mar 2011, um grupo de 50 alunos da Colónia Balnear de Peniche visitaram o Porto de Peniche (Núcleo de Pesca e Estaleiros Navais), e visionaram o filme “Mar finito” produzido, em boa hora, pela DGPA.
O objectivo principal foi divulgar o mar, aumentar a consciência cívica dos mais pequeninos sobre a importância do Mar para Portugal e despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar.
![]() |
POR LUÍS SOUSA
A Plataforma Continental
Dadas as suas características geomorfológicas, a plataforma continental constitui a mais importante área do relevo submarino, uma vez que aí se encontram grande parte dos recursos marinhos vivos ou não vivos e hidrocarbonetos naturais.
A importância dada pelos Estados Costeiros à extensão até ao limite máximo possível das suas Plataformas Continentais legais, deve-se em grande parte à possibilidade de garantir soberania sobre estes recursos.
![]() |
GARANTIA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:
«Competências contidas no IPTM vão continuar a existir»
Para assinalar o Dia Mundial do Mar, que se celebrou ontem, o IPTM promoveu uma Jornada Temática subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas", sugerido pela OMI-IMO (Organização Marítima Internacional).
O discurso mais aguardado acabou por ser o de Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, que encerrou a Jornada. Sobre a pirataria marítima, Pinto de Abreu destacou o "esforço que Portugal está a fazer nas acções internacionais de combate à pirataria". Já em relação à extinção do IPTM, Pinto de Abreu garantiu: "As competências contidas no IPTM vão continuar a existir. As organizações podem ser extintas ou mudar de nome mas as competências têm que se manter, procurando melhorá-las para melhor servir Portugal".
![]() |
DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE LISBOA
Visitas à Torre VTS repetem-se hoje, para a população em geral
A APL associou-se às comemorações oficiais do Dia Mundial do Mar, promovendo visitas à Torre VTS. Aconteceram dia 27 e repetem-se hoje.
A manhã de dia 27 de Setembro foi muito animada na Torre VTS, com a visita do 7º e 8º Ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que pela primeira vez puderam in-loco tomar conhecimento da actividade portuária no Porto de Lisboa.
Para hoje, dia 30, a APL convida a população em geral a visitar a Torre VTS. As visitas terão início às 09h:30m e às 14h:00, podendo obter mais informações no portal do Porto de Lisboa.
![]() |
Dia Mundial do Mar em Sines
Em Sines, a edição deste ano do Dia Mundial do Mar foi assinalada no dia 29 de Setembro, com uma acção de sensibilização em que participaram alunos da Escola E. B. 2, 3 Vasco da Gama, de Sines. Anualmente a OMI (IMO) – Organização Marítima Internacional, celebra o Dia Mundial do Mar durante o mês de Setembro, criando espaço de reflexão para os grandes temas relacionados com o transporte marítimo, tendo este ano sido escolhido o tema “Pirataria: orquestrando a resposta”.