Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




QUARTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO

Que peixes comemos em Tavira?

Venha descobrir quais os peixes que se podem comprar no mercado de Tavira, donde vêm e como são capturados! Poderá igualmente ficar a saber qual a sustentabilidade das capturas das várias espécies de recursos marinhos que consumimos.

VISITA DA ENIDH A ESCOLAS DA NAZARÉ

A ENIDH realizou recentemente uma visita à Rede Educativa do Concelho da Nazaré. Esta visita, organizada em colaboração com o Gabinete de Educação da Câmara Municipal da Nazaré, visou a apresentação da oferta formativa da ENIDH e das suas saídas profissionais aos estudantes do 12º ano do Concelho da Nazaré.

PARA O MÊS DE JULHO

APAT lança novo pacote de formações online

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) lançou uma circular na qual elenca todas as novas iniciativas de formação que disponibilizará aos seus associados durante o mês de Julho. A primeira formação tem lugar já no dia 6 (Segunda-feira) e a última ocorrerá no dia 23.

«A mina vai à praia» no concelho de Sines

No âmbito do programa Bandeira Azul da Europa, o Município de Sines encontra-se a dinamizar um conjunto de atividades prático-experimentais de educação e sensibilização ambiental em cinco praias do concelho.

Denominadas “A mina vai à praia”, as atividades são orientadas pela equipa do Centro de Ciência Viva do Lousal, sempre no período das 10h00 às 18h00.

LOGÍSTICA

Ensino superior está a formar para um sector em expansão

Gerou emprego e criou oportunidades para a formação nos últimos anos. Universidades, politécnicos e escolas profissionais reforçam oferta para responder às necessidades que as empresas têm de recrutar profissionais qualificados.

Campanha «Açores Entre Mares» arranca nas plataformas digitais para promover literacia dos oceanos

A campanha de literacia dos oceanos ‘Açores Entre Mares’, promovida pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores, tem este ano um novo formato, com a passagem para as plataformas digitais, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19.

Até 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas, através das redes sociais, conversas em directo com investigadores e especialistas sobre as grandes questões do Mar dos Açores, nomeadamente na página do Facebook da Direcção Regional dos Assuntos do Mar e no Instagram desta campanha.

ENVIO DOS TRABALHOS ATÉ 8 DE JUNHO

Município de Sines lança concurso sobre lixo marinho

A Câmara Municipal de Sines promove a 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, sobre o problema do lixo marinho, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho.
O objetivo desta iniciativa é dar aos alunos uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos.

Tendo em conta o estado de pandemia em que vivemos, os vídeos, com um máximo de 2 minutos, devem ser realizados a partir de casa, cumprindo as regras de contingência e de afastamento social em vigor.

ENIDH e Escola Naval em cooperação para aulas através da plataforma CISCO Academy

Desde 2016 que a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) dinamiza a sua Academia CISCO – neste contexto, e, ao abrigo da parceria com a Escola Naval (EN), durante o 1º semestre do ano lectivo 2019/2020, decorreu mais uma iniciativa conjunta que proporcionou aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Naval-Ramo de Armas e Electrónica da EN a frequência dos cursos da CISCO Networking Academy.

ENIDH firma contrato de financiamento do Projecto «Marine Training for Seagoing Courses»

Foi firmado, entre a Direcção-Geral de Política do Mar, enquanto Operador de Programa e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), o Contrato do Projecto Pré-Definido ‘Marine Training for Seagoing Courses‘.

Escola Azul

Uma Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano, e articula as suas atividades e iniciativas com a comunidade local e com os diferentes atores do setor do mar.

Projecto MaRINET2 abre inscrições para o nono curso em renováveis oceânicas

Após o sucesso dos primeiros cursos oferecidos pelo consórcio do projeto MaRINET2, o projeto internacional continua a desenvolver o seu programa de formação no setor de energia renovável offshore.

Em colaboração com o MaRINET2, o European Marine Energy Centre (EMEC), WavEC Offshore Renewables e o Marine Engineering Institute – Italian National Research Council (CNR-INM), estão a organizar um curso intitulado “Methods and environmental data collection in Marine Renewable Energy Sites”. O curso de curta duração terá lugar em EMEC (Stromness, Orkney, Escócia), de 23 a 24 de junho.

EMSA VISITA ENIDH

Entidades reuniram para discutir assuntos de interesse comum

A delegação da EMSA que visitou a escola náutica era constituída pelo capitão Viliami Mafi, que integra o Tonga Maritime Polytechnical Institute (instituto que é o provedor certificado de educação e formação técnica e vocacional marítima em Tonga, no qual são leccionados programas de treino para dar resposta às necessidades de empregadores e marítimos nacionais e internacionais), e por Daniel Rodes Garcia, que integra o contingente de peritos nacionais destacados (Seconded National Expert – Standards for Seafarers – EMSA).

Porto de Setúbal recebe 70 alunos de Queluz-Belas

70 alunos da Escola Secundária Padre Alberto Neto, de Queluz-Belas, visitaram a 28 de fevereiro os principais terminais do Porto de Setúbal com o objetivo de conhecer o porto, o seu papel na economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência.

O Projeto Escolas do Porto de Setúbal teve aqui o primeiro momento deste ano depois de em 2019 ter recebido um total de 762 alunos de 11 escolas de todo o país.

DE 23 A 25 DE JUNHO, EM LISBOA

6.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica | 1.as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado, e o Instituto Hidrográfico de la Marina, da Armada Espanhola, vão realizar as 6.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica e das 1.as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia. Estas terão lugar em Lisboa, no Instituto Hidrográfico, nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2020, inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Hidrografia.

Formação Sénior no Porto de Leixões

O Centro de Formação, no âmbito do projeto de "Formação Sénior", tem vindo a realizar várias iniciativas de caráter formativo para formandos seniores, principalmente ex-trabalhadores do Porto de Leixões.

Este projeto promove a aquisição e troca de conhecimentos e o convívio entre os participantes, com vista a incentivar uma vida mais ativa.

Porto de Setúbal promove formação sobre combate à poluição

O Porto de Setúbal realizou acções de formação sobre combate à poluição por hidrocarbonetos e outras substâncias perigosas, destinadas aos seus trabalhadores da área marítima, mestres, motoristas marítimos e marinheiros, visando dotá-los de ferramentas que permitam continuar a dar uma resposta eficaz à vigilância e combate à poluição do mar.

20 DE FEVEREIRO

Ericeira acolhe 1º encontro «Economia do Mar - Por Rumos a Navegar»

Vai realizar-se no dia 20 de Fevereiro um encontro científico dedicado aos temas “Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras”.

Este evento, promovido pelo grupo de trabalho EcoMar XXI, terá lugar em dois locais: durante a manhã na Ericeira Business Factory – EBF (com entrada limitada aos membros das sessões paralelas), e durante a tarde no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, aberto ao público em geral.

ESCOLA AZUL

Alunos de escolas de Olhão realizam actividades relacionadas com a ecologia marinha

No dia 6 de fevereiro, a comunidade escolar da E.B. 2,3 Dr. João Lúcio, em Bias do Sul, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, assistiu ao hastear da bandeira “Escola Azul”.

A “Escola Azul” é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. A escola procedeu à referida candidatura no ano letivo de 2018 / 2019 e acabou, no mesmo ano, por ser integrada na rede “Escola Azul”.

Porto de Lisboa recebeu visita da comitiva da Universidade de TU Delft (Países Baixos)

O Porto de Lisboa recebeu uma visita da comitiva da Universidade de TU Delft – 27 alunos compuseram esta comitiva, com diversas nacionalidades, do Mestrado TIL (Transport Infrastructures and Logistics), que está englobado em três faculdades – Engenharia Civil, Mecânica e Gestão – da Universidade TU Delft (localizada nos Países Baixos).

Projecto Blue Generation

O projecto Blue Generation é financiado pelo EEA and Norway Grants e é desenvolvido por um conjunto de parceiros europeus.
Tem como objetivo principal promover a empregabilidade de jovens nos diferentes sectores da economia azul. Para isso, pretende-se aproximar empresas, entidades formadoras e jovens.

Total: 759