Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO

Governo anuncia criação de 134 postos de trabalho em investimento de 18 milhões

“O ministério da Economia e do Emprego assinou um despacho na semana passada que possibilita a uma empresa um investimento de 18 milhões de euros na reactivação dos estaleiros navais do Mondego”, anunciou esta tarde o ministro Álvaro Santos Pereira, na conferência do DN sobre o mar.
Segundo o ministro da Economia, trata-se de “um projecto de interesse estratégico para o País e para a economia da região centro”, que irá permitir a contratação de 134 postos de trabalho directos e 230 postos de trabalho indirectos até ao final do ano.

VALOR MÁXIMO AO LARGO DA NAZARÉ

Registadas ondas de 19 metros durante o temporal do fim-de-semana

A passagem de uma depressão sobre Portugal, durante o fim-de-semana, originou uma intensificação da agitação marítima na costa de Portugal Continental tendo os equipamentos do Instituto Hidrográfico registado um valor máximo, de altura das ondas, de 19 metros na bóia oceânica ao largo da Nazaré.

PORTO DE AVEIRO

Ampliação do molhe norte estará terminada até final do ano

Rui Paiva, vogal da Administração do Porto de Aveiro (APA), confirmou ao Jornal de Notícias que a primeira fase de ampliação do molhe norte está concluída e que a obra, depois de interrompida no inverno, “será retomada em março ou abril para estar pronta no final deste ano”.

RITA OLIVEIRA

Não existe uma marca e uma imagética que represente o mar de hoje

A afirmação é de Rita Oliveira, especialista em criação de marcas e responsável pela iniciativa «Conversas Voxmar - O mar em escuta activa». Até Outubro, vão decorrer nove conversas, envolvendo 30 oradores e público, com o objectivo de encontrar uma nova imagem e identidade marítima, compreender a importância económica do mar e definir o posicionamento da marca «Mar Português».

ATÉ 5 DE FEVEREIRO

Marinha recruta Praças

Estão abertos concursos para ingresso na Marinha em regime de contrato nas seguintes categorias: Praças das Classes de Marinha (até 31 de janeiro de 2013); Praças Classe Fuzileiros (até 31 de janeiro de 2013); Praças Classe Mergulhadores (até 31 de janeiro de 2013); Oficiais Classe Fuzileiros (até 05 de fevereiro 2013).

PORTO DE SETÚBAL

Lisnave recebe peças em operação no Rio Sado

O fundeadouro do Porto de Setúbal foi palco, no dia 10 de janeiro, de uma operação portuária pouco comum: a descarga de cinco blocos de aço, de bordo do navio “Seago Felixstowe”, de grande calado, agenciado pela Orey Comércio e Navegação. Estes cinco blocos destinam-se à modificação de um bolbo (parte saliente da proa, abaixo da linha de flutuação, cuja função é reduzir a resistência ao deslocamento do navio na água), que será realizada no estaleiro da Lisnave (Mitrena, em Setúbal).

ERROS HUMANOS EM CRESCENDO

Seguradoras alertam para subida de prémios no transporte marítimo

Colisões, navios encalhados ou choques frontais entre navios, tanto de mercadorias como de passageiros, foram as principais causas dos 106 acidentes ocorridos em 2012 nas águas do mundo inteiro, mais 15 que em 2011.

AÇORES

Assegurado o transporte de mercadorias entre as Flores e o Corvo

O transporte de mercadorias entre as Flores e o Corvo vai ser assegurado pela empresa Barcos do Pico. O governo, que adjudicou o serviço, diz que a empresa dá garantias de sustentabilidade e de capacidade de carga.
A operação vai custar 1,4 milhões de euros ao orçamento regional. O contrato é de 3 anos com mais um e opção.

PORTO DE SETÚBAL

Grimaldi carrega máquinas para o Mediterrâneo Oriental

No Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal, concessionado à Tersado, foi carregada, dia 9 de janeiro, no Ro-Ro “Grande Europa” da agência Grimaldi Portugal e da linha Euromed Service, uma quantidade invulgar de maquinaria com destino ao Mediterrâneo Oriental.

Porto de Peniche recebeu a visita do Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa

A Vigararia de Caldas da Rainha - encontra-se a receber, desde 13 de Janeiro, a Visita Pastoral, que pretende promover a convivência e proximidade entre os bispos e as comunidades cristãs. Ao longo de cerca de um mês e meio, D. José Policarpo, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás vão conhecer as 25 paróquias desta vigararia.
Nesse âmbito, o Bispo D. Nuno Brás visitou o Porto de Peniche, onde contactou com a comunidade portuária local.

OVAR

GNR apreende 868 quilos de amêijoa e devolve os bivalves à Ria de Aveiro

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR anunciou hoje a apreensão de 868 quilos de bivalves (amêijoa macha) indocumentados, no Furadouro, Ovar, e a identificação de um homem de 56 anos. A amêijoa, apreendida durante uma operação de fiscalização rodoviária, foi detectada no interior de uma viatura "sem se fazer acompanhar de documentos que comprovassem a sua origem", refere uma nota da GNR.

Porto de Viana do Castelo ultrapassou o meio milhão de toneladas em 2012

O porto de Viana do Castelo ultrapassou, em 2012, as 500 mil toneladas movimentadas (502,9 mil toneladas), valor que representa um crescimento de 2,5% face a 2011. No ano que agora terminou, as cargas de exportação no porto vianense avançaram 21,6%, para as 330,4 mil toneladas, representando ja 75% do total movimentado neste porto, enquanto que as cargas de importação decresceram 21% (172,6 mil toneladas).

Nova lei laboral obriga portos a renegociar contratos colectivos

Com a entrada em vigor da nova lei laboral para o sector portuário, publicada dia 14 em Diário da República, fica concluída uma peça fundamental no reforço de competitividade dos portos nacionais e da economia. Falta agora elaborar e aprovar uma nova lei de concessões portuárias, definir novas tarifas por navio e fechar um processo de negociação entre operadores portuários e sindicatos, porto a porto, para adaptar a contratação colectiva à legislação que entrou em vigor.

PORTOS DO ALGARVE REFORÇAM CONTRIBUTO À ECONOMIA REGIONAL

Faro quadruplicou, em 2012, o movimento de carga face a 2011

O Porto de Faro quadruplicou, em 2012, o movimento de carga face a 2011, passando das 62 396 tons para as 278 610 tons, correspondendo a um crescimento de 347%. Em 2013, prevê-se um crescimento da tonelagem de carga movimentada e a diversificação dos destinos e natureza dos produtos, continuando-se a valorizar o transporte marítimo para escoamento da produção regional.

Estivadores não excluem regresso às greves

Os estivadores não excluem regressar à greve como forma de protesto contra as novas regras do trabalho portuário, que foram publicadas esta segunda-feira em "Diário da República". Ainda assim, e nesta fase, dizem que privilegiam outras formas de luta.

RIO CÁVADO, ESPOSENDE

GNR apreende redes de pesca e 4 quilos de meixão

O Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos da GNR apreendeu quinta-feira, no rio Cávado, em Esposende, sete redes utilizadas para pesca ilegal meixão e 4,2 quilos destas enguias bebés. As sete redes, com um valor estimado de 3.500 euros, tinham cada uma cerca de 40 metros de comprimento.

Famoso pirata somali anuncia abandono da «profissão»

Um dos pioneiros da pirataria na Somália, Mohamed Abdi Hassan, aliás "Afweyne" (desbocado, em somali), com um vários roubos espetaculares no currículo, anunciou a sua retirada após oito anos extremamente lucrativos. "Afweyne" não divulgou as razões porque decidiu abandonar a pirataria mas, segundo outros piratas, o ano de 2012 foi marcado pela falta de "presas" devido ao reforço de segurança nos mares efetuado por forças internacionais.

AÇORES

Manutenção do Expresso do Triângulo complica viagens de barco no Grupo Central

As viagens marítimas entre as denominadas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge), nos Açores, estão a demorar quase o dobro do tempo, devido à manutenção do barco rápido que habitualmente efetua a operação. Segundo uma fonte da Transmaçor, a empresa que assegura as ligações marítimas de passageiros entre as três ilhas, o catamaran "Expresso do Triângulo" vai estar parado durante dois a três meses para uma prolongada reparação.

Eurotunnel candidata-se à gestão dos portos de Calais e Boulogne

A Eurotunnel, companhia que opera o túnel ferroviário que atravessa o Canal da Mancha, demonstrou interesse em alargar o seu negócio logístico apresentando-se como candidato à gestão, por um período de 50 anos, de dois portos no norte de França: o de Calais e o de Boulogne. “A companhia tem um interesse natural visto que o seu negócio base é a gestão de infraestruturas", referiu um porta-voz da Eurotunnel à francesa 'Les Echos'.

Atum gigante arrematado por 1,38 milhões de euros no Japão

Valor recorde é três vezes superior ao anterior máximo, fixado em 2012. Montante pago por cadeia de sushi colocaria cada refeição nos 260 euros, mas o dono dos restaurantes promete preço mais baixo.

Total: 3786