Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Único patrulha operacional será atribuído em breve à Madeira

Dos três patrulhas da classe "Cacine" construídos há 40 anos e ainda ao serviço da Marinha portuguesa apenas um está operacional e será atribuído à Zona Marítima da Madeira, indicou à Lusa fonte da Armada.

Porto de Sines fecha semestre com crescimento de 22% nas mercadorias e 62% nos contentores

O Porto de Sines registou um crescimento de 22% no total de carga movimentada no primeiro semestre de 2013, em comparação com o período homólogo do ano anterior. Foram movimentadas 17,4 milhões de toneladas, o que significa ter sido o melhor semestre de sempre em mercadorias movimentadas no Porto de Sines.

Encalhe do Veleiro «Atria» nas armações de atum a 2 quilómetros a sw da Ilha da Barreta

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e a Capitania do Porto de Faro coordenaram, durante a manhã de 15 de Julho, o desencalhe do veleiro “ATRIA”, bandeira espanhola, com 6 pessoas a bordo, 4 indivíduos do sexo masculino e dois do sexo feminino, nacionalidade espanhola, idades compreendidas entre os 40 e os 57 anos de idade, encalhado nas redes da armação de atum, a 2 quilómetros a Sudoeste da Ilha da Barreta (FARO).

Consumo de atum, salmão ou sardinha pode reduzir risco de cancro da mama

O consumo de ácidos gordos ómega 3 provenientes de peixes gordos, como o salmão, o atum ou a sardinha, uma a duas vezes por semana, pode reduzir o risco de cancro da mama, indica um estudo agora divulgado.

PORTO DE LISBOA

Escala inaugural da nova linha regular «Mediterranean Pacific Service» (MPS)

A escala inaugural da nova linha regular “Mediterranean Pacific Service (MPS)” realizou-se no dia 10 de Julho, com o n/m "Sofia Schulte”. O novo serviço liga direCtamente o porto de Lisboa a portos localizados no Mediterrâneo, América Central, EUA e Canadá.

Álvares Cabral assegura entrega de sangue a fragata holandesa

Aproveitando a presença da Álvares Cabral no Djibuti, as unidades de sangue expedidas da Holanda foram entregues directamente ao navio da Marinha Portuguesa, permitindo assim que o HNMLS Van Speijk permanecesse em missão no Golfo de Áden.

Governo quer lançar concurso para bitola europeia no início do próximo ano

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, garantiu que o Governo está a trabalhar no sentido de lançar o concurso público para a construção da ligação ferroviária em bitola europeia no primeiro trimestre de 2014.

Porto de Leixões assina acordo com ZALDESA

O Porto de Leixões disponibilizou uma parcela de 4.500 metros quadrados com um armazém das mesmas dimensões à Zona de Atividades Logísticas de Salamanca (ZALDESA), refere o portal “El vigia”.

Greve no Porto de Lisboa pode levar à perda de linhas regulares

Na passada semana, a AOPL (Associação de Operadores do Porto de Lisboa), a A-ETPL (Associação - Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa) e a AOP (Associação Marítima e Portuária) organizaram uma conferência de imprensa onde manifestaram a insatisfação e indignação face ao novo período de greve no porto de Lisboa decretado pelo Sindicato dos Estivadores e que decorre desde 25 de junho.

Porto de Sines recebe representantes das Missões Diplomáticas dos Estados Membros da União Europeia

O Porto de Sines recebeu, no dia 10 de Julho, representantes das Missões Diplomáticas dos Estados Membros da União Europeia, num evento que contou com a presença de Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Exportações atingiram valor recorde em Maio

O mês de Maio confirmou a evolução positiva nas exportações nacionais, assim como a recuperação dos valores menos positivos registados no início do ano. No mês em questão, o valor das exportações portuguesas cresceu 5% face a período homólogo do ano passado, apesar de ter ficado aquém do crescimento no mês de abril (+16,8%).

SETEMBRO

Submarino português em missão da NATO no Mediterrâneo

Portugal vai participar com um submarino da Marinha na missão naval de segurança da NATO no Mar Mediterrâneo, entre 9 e 21 de Setembro, confirmou à agência Lusa fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos alavancam resultados de junho

Em Junho, o Porto de Lisboa registou um crescimento de 3,2 por cento no total de mercadorias movimentadas face a período homólogo de 2012, num resultado que se deve em grande parte ao forte contributo dos granéis sólidos, que registaram uma subida mensal homóloga de 16,4 por cento.

APSS requalifica zona ribeirinha do Cais 1

A APSS tem em curso um conjunto de obras de requalificação da zona ribeirinha do Cais 1 do Porto de Setúbal, que visam permitir novos usos, novas condições de acessibilidade e estacionamento, melhores condições de operacionalidade às atividades marítimo-turísticas e da restauração e, de um modo geral, proporcionar à população de Setúbal um melhor usufruto daquela área privilegiada de contacto com o rio Sado.

Governo garante que solução para ENVC está a ser trabalhada com Bruxelas

O Governo, pela mão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, veio a terreno garantir que está a ser trabalhada junto da Comissão Europeia uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), referindo ser "falso" que Portugal não tenha justificado as ajudas públicas.

Sines e Miami tornam-se portos irmãos

O Porto de Sines e o Porto de Miami tornaram-se portos irmãos através da celebração de um acordo celebrado dia 1 de julho. Para o efeito, uma delegação do Porto de Miami liderada por Bill Johnson, responsável da infraestrutura, acompanhada por elementos da embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e da AICEP, estiveram em Sines com o objetivo de celebrar o referido acordo entre as duas entidades.

APSS devolve à população mais uma parcela do Sado

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA abriu à população a passagem junto ao rio Sado, entre o Jardim Luís da Fonseca, mais conhecido pelo Jardim da Beira-Mar e a Doca de Recreio das Fontainhas, através do terrapleno do antigo Cais 3.

Um pescador desaparecido em naufrágio ao largo de Aveiro

Um barco de pesca naufragou e na região de Murtosa em Aveiro. Cinco pescadores da embarcação foram socorridos pelas autoridades. Um continua desaparecido.

PSA leva terminal de Sines ao terceiro lugar ibérico em 2020

A PSA Sines tem o objectivo estratégico de colocar o terminal de contentores do porto de Sines – Terminal XXI – como o terceiro mais relevante em termos de tonelagem movimentada até ao final desta década, em 2020.

Balanço da época balnear | Maio-Junho

Resumo dos acidentes mortais diretamente relacionados com a prática balnear verificados durante o período de 1 de maio a 30 de junho de 2013 nas áreas de Jurisdição Marítima (Praias ou Zonas não vigiadas de jurisdição marítima – 04 casos). Não se registaram acidentes mortais em Praias marítimas vigiadas de jurisdição marítima, no período em análise.

Total: 4083