Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Autoeuropa estuda criação de centro logístico através de Sines

A Autoeuropa está a estudar um projeto marítimo que envolve a criação de um centro logístico intercontinental através do Porto de Sines. A intenção é reforçar o peso do transporte marítimo nas expedições de peças e de automóveis, que atualmente apenas representa 0,13% do transporte de componentes.

CIÊNCIAS DO MAR

Delegação da China visita Açores com intenção de criar centro de investigação

Dois elementos da embaixada da China em Portugal estão de visita aos Açores para contactos com vista à eventual criação de um centro de investigação luso-chinês ligado às Ciências do Mar, segundo um responsável da Universidade açoriana.

Porto de Lisboa com nova linha regular

O Porto de Lisboa tem desde a semana passada em funcionamento uma nova linha regular, denominada “, Atlantic Coastal Feeder” do armador português Transinsular e agenciado pela Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, SA.

Porto de Setúbal continua a ser aposta da exportação de veículos da Autoeuropa

O Porto de Setúbal continua a ser a plataforma preferencial para a exportação das viaturas produzidas pela Autoeuropa. O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal é a infraestrutura especializada dedicada a este segmento, única no universo do sistema portuário nacional, que em conjunto com o Terminal Multiusos Zona 1, permitem ao Porto de Setúbal uma quota de mercado de 95% do total dos veículos movimentados no país por via marítima.

Radares de controlo marítimo sem garantia de manutenção

Os radares e equipamentos do sistema de controlo do tráfego marítimo ( VTS, sigla em inglês) na costa portuguesa estão a funcionar sem contrato de manutenção desde o final de 2012, quando terminou o período de garantia.

Baleia azul, a maior criatura do mundo, rastreada pelo seu canto

Um grupo de cientistas liderado por australianos rastreou pela primeira vez baleias azuis na Antárctida, através do uso de tecnologia acústica para seguir o seu canto, informou esta quarta-feira o governo.

Instituições sociais do Algarve recebem toneladas de peixe produzido na Estação Piloto de Olhão

Douradas e corvinas enormes e fresquíssimas, acabadas de “pescar” nos tanques da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, vão reforçar nestes dias de Páscoa a ementa dos utentes apoiados pela Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, seja no lar de idosos, no apoio domiciliário ou na cantina social.

MANUEL PINTO DE ABREU

Mar «ainda não é um factor determinante» na economia

O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, defendeu terça-feira que o mar «ainda não é» um «factor determinante» na economia nacional e que há que «inverter esta situação».

Os Açores têm de apostar no mar, defende especialista

Os Açores são no futuro a base essencial de exploração do mar profundo do Atlântico Norte, afirma José Manuel Félix Ribeiro. O especialista em prospeção estratégica, orador convidados da conferência "Economia do Mar nos Açores" promovida pela Delegação Regional da Ordem dos Economistas, defendeu que a aposta nos oceanos tem de ser imediata embora se trate de um investimento a longo prazo.

Governo quer decisão sobre novo terminal de contentores de Leixões este ano

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes, afirmou que o Governo espera tomar uma decisão acerca do lançamento do concurso para construção do novo terminal de contentores do porto de Leixões ainda este ano, acrescentando que a probabilidade de haver um novo concurso é "elevada".

CAPITANIA E APDL INVESTIGAM

Bar flutuante afundou-se no rio Douro

Um barco ancorado na foz do rio Douro onde funcionava um bar flutuante afundou durante a madrugada desta terça-feira, por motivos ainda desconhecidos, disse à agência Lusa fonte da Capitania do Douro. Segundo a fonte, o incidente – que não provocou vítimas, já que o bar estava encerrado - está a ser acompanhado pela capitania e pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e “vai ser aberto um inquérito” para apurar as causas.

NA FIGUEIRA DA FOZ

Acabou o «aviso» da maré de camarão

Com o encerramento da fábrica da Cimpor, no Cabo Mondego, termina a exploração das pedreiras e os residentes na zona perdem o aviso das marés de camarão, reconhecidas pelo cheiro da cal hidráulica batido pelo vento. "O cheiro da cal nem era desagradável. Quando estava nortada, os pescadores diziam que era maré de camarão", disse à agência Lusa José Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, Figueira da Foz.

APDL prepara parceiros para introdução da JUP II

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) promoveu, dia 5 de março, uma reunião com agentes económicos e parceiros tendo em vista o planeamento para a atualização do seu sistema atualmente em vigor (PCOM) e que dá corpo ao conceito da JUP, Janela Única Portuária. Este conceito surge no âmbito do Projeto PIPe, modelo de referência nacional para a harmonização de procedimentos a nível dos Portos Nacionais.

Lisnave distribui bónus de um milhão entre funcionários

No mínimo cada trabalhador receberá o equivalente a 80% do seu ordenado mensal, sendo que no máximo algumas chefias podem receber até um salário e meio extra.

Milhões de camarões enchem areal de uma praia no sul do Chile

Milhões de pequenos camarões encalharam numa praia no sul do Chile esta semana, deixando o areal ao longo de três quilómetros como se fosse um tapete vermelho, segundo pescadores locais e a polícia.

METEOROLOGIA

Marmota Phil formalmente acusada por falhar previsão

Desde o século XIX que em Punxsutawney uma marmota prevê anualmente como vai estar o tempo ao longo do ano. Agora, um procurador de Ohio decidiu acusá-la por previsão incorreta e exige a pena de morte.

Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 debatida em Lisboa

O Auditório Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa, recebeu sexta-feira um debate promovido pela PwC sobre o tema “Economia Azul – Que Rumo? - Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020”, que contou com a presença de líderes de empresas dos mais variados setores de atividade, universidades, instituições nacionais, instituições regionais, instituições locais, Marinha, representações diplomáticas, clusters do mar , entre outras entidades.

Empresa holandesa vai tentar pôr a flutuar navio encalhado em praia da Murtosa

Uma empresa holandesa vai tentar pôr a flutuar o cargueiro "Merle", encalhado há mais de dois meses na praia do Muranzel, na Murtosa, disse à Lusa a Marinha. Segundo a mesma fonte, a operação de assistência marítima para a reflutuação do navio, foi adjudicada à empresa de salvamentos marinhos "Mammoet Salvage", da Holanda.

PORTO DE LEIXÕES

Mercadorias aumentam em Fevereiro

Durante o mês de fevereiro o Porto de Leixões movimentou 1,6 milhões de toneladas de mercadorias, tendo-se verificado um aumento de 21,5% face ao mês homólogo do ano anterior. Em termos acumulados desde o início do ano o movimento foi idêntico ao ano anterior totalizando 2,8 milhões de toneladas o que significa que Leixões já recuperou de um mês de Janeiro atípico afectado por condições climatéricas adversas.

Sines recebe primeiro navio do Pendulum Service para a África do Sul

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu dia 21 de março o primeiro navio do novo Pendulum Service para a África do Sul, operado pela MSC – Mediterranean Shipping Company. Tratou-se do “MSC Lisbon”, um porta-contentores com capacidade para transportar 9.178 TEU e que exige um calado máximo de 15 metros.

Total: 3911