Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Exportações aumentam 13,7% em agosto

As exportações nacionais aumentaram 13,7% em agosto face ao mês homólogo, suportadas pelo crescimento de 37,3% nas vendas para países fora da comunidade europeia, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). As importações aumentaram 5,5% face ao valor registado em agosto de 2011, sobretudo devido ao aumento das entradas de bens extracomunitários das categorias Combustíveis minerais e Veículos e outro material de transporte.

Crise nas empresas aborta missão de Leixões a Luanda

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e a sua comunidade portuária queriam voltar a um lugar onde já foram muito felizes e que se tornou, entretanto, no principal destino das suas exportações. Seis anos depois da primeira missão empresarial a Angola, que foi então considerada um êxito por todos os participantes, aAPDL vê-se agora obrigada a anular o regresso a este mercado.

IPTM recebeu nova reunião no âmbito da Janela Única Marítima

A sede do IPTM, em Lisboa, recebeu no dia 2 de outubro mais uma reunião de representantes de diferentes Estados Membros e países EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) tendo em vista a preparação de um consórcio que irá apresentar a proposta de um estudo denominado ANNA (acrónimo de Advanced National Networks for Administrations) que tem como objetivo o desenvolvimento de um Master Plan para a implementação da Diretiva 2010/65/UE de 20 de outubro relativa às formalidades de declaração exigidas aos navios à chegada e/ou à partida dos portos dos Estados-Membros.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Prazo para propostas de compra alargado até 25 de Outubro

O Governo decidiu alargar até 25 de outubro o prazo para apresentação de propostas vinculativas de compra do capital social dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) no âmbito do processo de reprivatização. Segundo um despacho dos ministros das Finanças e da Defesa Nacional, a que a agência Lusa teve acesso, "atendendo ao volume de informação a analisar pelos potenciais investidores de referência" e aos "pedidos pelos mesmos efetuados", foi estabelecido o "alargamento" da data limite para apresentação de propostas, que deveria terminar a 12 de outubro.

DIVULGAMOS O PROGRAMA

1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa e XIX Congresso Nacional

Divulgamos o programa do 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa e do XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros. O 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa conta com uma sessão paralela dedicada aos Portos.
Os congressos realizam-se a 18 de Outubro, no Centro Cultural de Belém.

AGEPOR critica os que «teimam em continuar em greve»

Em comunicado, a AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) critica "aqueles que teimam em continuar em greve, prejudicando com essa posição a economia nacional, mormente as exportações que, como todos sabem, são neste momento vitais para o País", lembrando que "esta é uma altura para trabalhar e não para parar".

PSA Sines e Sindicato XXI estabelecem acordo que põe fim à greve às horas extraordinárias

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), e o Sindicato XXI alcançaram um entendimento que permite um regresso à normal prestação de trabalho extraordinário sempre que o mesmo seja necessário, numa reunião que contou ainda com a participação do Conselho de Administração do Porto de Sines e que dita a suspensão da greve e o regresso à normalidade laboral.

Quebra de 3,7% nos embarques das viagens por mar entre as ilhas açorianas

O número de passageiros embarcados nos portos dos açores para viagens entre as ilhas sofreu uma quebra de 3,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.
Dados da Secretaria Regional da Economia a que a agência Lusa teve acesso indicam que entre Janeiro e Agosto tomaram o navio para deslocações entre as nove ilhas 353.600 passageiros, contra 367.176 nos primeiros oito meses de 2011.

SÉRGIO SILVA MONTEIRO:

Greves já passaram todos os limites

Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tem algumas das pastas mais pesadas e polémicas deste Governo. Na semana após a introdução de um desconto nas ex-SCUT, continua a renegociar as PPP, a trabalhar nas privatizações e a lidar com paralisações nos portos e nos transportes públicos.

PORTOS

Sector vale cerca de 5,5% do PIB

Estudos realizados pelos portos de Leixões, Lisboa e Sines, citados esta terça-feira num seminário, no Porto, permitem estimar que atividade portuária - dos cinco portos nacionais - representa atualmente «cerca de 5,5%» do Produto Interno Bruto português.
Numa intervenção sobre «Os portos e a competitividade da economia portuguesa», no âmbito do Seminário «O mercado do Mar em Portugal e França», o diretor da Espírito Santo Research, Francisco Mendes Palma, considerou que este dado é «bastante significativo», principalmente para «sabermos o peso e o valor das medidas que sejam feitas para a dinâmica desta atividade».

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

BERLENGA: Sentinela de luz na ilha das gaivotas

Na era do GPS e das comunicações móveis, os faróis ainda servem para alguma coisa? Tudo indica que sim, na mesma medida em que as calculadoras não devem substituir o conhecimento da tabuada. E há mais: o património, a história, a magia. Todos os faróis são sítios muito especiais. Mas o da Berlenga é um caso à parte.

Greve nos portos torna exportações mais caras

Leixões e Sines, portos menos perturbados pela greve que dura há semanas, estão a atenuaro impacto económico da paralisação. As empresas exportadoras queixam-se de atrasos nos carregamentos, da subida dos custos de transporte e de matérias-primas presas nos portos.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Trabalhadores consideram reprivatização «erro estratégico»

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros de Viana considera que a resolução do impasse com a Petróleos da Venezuela só mostra que a «reprivatização é um erro estratégico». O porta-voz da Comissão de Trabalhadores afirma que o facto da administração dos Estaleiros de Viana do Castelo e a empresa de petróleos da Venezuela terem chegado a acordo para retomar a construção de dois navios asfalteiros mostra que a reprivatização «é um erro estratégico».

SEGUNDO O PRESIDENTE DA ACL

Greve já causou prejuízos de 425 milhões de euros no Porto de Lisboa

As empresas exportadoras que utilizam o porto de Lisboa deverão sofrer um prejuízo de cerca de 425 milhões de euros durante o período de um mês em que os trabalhadores portuários decidiram fazer greve. As contas foram feitas por Bruno Bobone, presidente da Associação Comercial de Lisboa (ACL).

CIP

Governo deve accionar «instrumentos legais» para garantir funcionamento dos portos

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defende que o Governo "não deve excluir a hipótese de recurso aos instrumentos legais" para garantir o funcionamento normal dos portos, cujos trabalhadores estão em greve. Desde 17 de setembro, a maioria dos portos portugueses está paralisada devido à greve dos pilotos de barra, à paralisação dos estivadores e dos trabalhadores das administrações portuárias, que se foram sucedendo umas às outras, sem interrupções.

PORTOS

Sindicatos garantem que greves não ficarão por aqui

Os sindicatos de estivadores, pilotos e administrações portuárias prometem continuar a luta até que as suas reivindicações sejam negociadas com o Governo, o que se deverá traduzir em mais greves até 22 de outubro. Segundo os sindicatos, na sexta-feira os portos estiveram parados devido à greve simultânea dos estivadores e das administrações portuárias.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Grupo português confirma que vai apresentar proposta para compra da empresa

O único grupo português convidado pelo Governo para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai avançar com uma proposta de compra da empresa, admitiu à agência Lusa fonte da administração. "A nossa intenção é apresentar uma binding offer [oferta vinculativa]", adiantou fonte da administração da Atlantic Shipbuilding Portugal, um dos quatro convidados a apresentar propostas formais de compra dos ENVC até 12 de outubro.

REPORTAGEM SIC

Sindicato dos Mariscadores fala em alarme social devido à interdição da apanha na Ria Formosa

Vários mariscadores da Ria Formosa estão em grandes dificuldades. Mais de 5 mil ficaram sem rendimento porque foram proibidos de pescar durante um mês devido à presença de uma toxina. O sindicato fala em alarme social, pede ao Governo que os mariscadores fiquem isentos de pagar a Segurança Social e uma compensação pela paragem.

Transportadores rodoviários de contentores reafirmam preocupação com situação nos portos

Os transportadores rodoviários de contentores estiveram esta quinta-feira reunidos para analisar a situação que se vive atualmente nos portos nacionais e em especial no porto de Lisboa. Fruto desta reunião, a ANTRAM divulgou um comunicado com as principais conclusões relativamente às medidas tomadas.

Porto de Setúbal recebe visita do Secretário de Estado da Indústria e Portos da Bahia

O Porto de Setúbal recebeu, dia 20 de setembro, a visita do Dr. Carlos Costa, Secretário de Estado da Indústria Naval e Portos da Bahia, acompanhado por representantes da AIN – Associação das Indústrias Navais, com o objetivo de conhecer as potencialidades do Porto de Setúbal, nomeadamente, as concessões e o sistema JUP - Janela Única Portuária, com vista ao desenvolvimento de futuras ações de benchmarking.

Total: 3523