Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CORREIO DA MANHÃ

Guerra no Cais

As sucessivas greves nos portos, vistas pelo "Correio da Manhã". AQUI.

Corrida ao petróleo do Alasca ficou congelada

A Shell vai atrasar por um ano a campanha de exploração petrolífera no Ártico. Confrontados com problemas de segurança e de custos, várias petrolíferas renunciaram também a projetos de perfuração.

LÍDIA SEQUEIRA E A JANELA ÚNICA LOGÍSTICA

«Pensamos estar na Bobadela e no Entroncamento em Janeiro»

O Auditório da Carris em Miraflores acolheu quarta-feira o Seminário “Transportes: uma história efémera ou um futuro em mudança?”, evento promovido pela Fernave que serviu também para assinalar o 20.º aniversário desta sociedade.

RESPONSÁVEIS LOCAIS E EMPRESÁRIOS, REUNIDOS NO PEQUENO-ALMOÇO DEBATE ORGANIZADO PELA VIDA ECONÓMICA:

Porto de Aveiro é essencial ao desenvolvimento económico da região

O porto de Aveiro é uma plataforma estratégica para o tecido produtivo das regiões Centro e Norte de Portugal. Encerrando agora um ciclo de investimento realizado ao longo da última década, esta infraestrutura portuária assume-se como fator primordial de competitividade nas exportações da indústria nacional, enfrentando, "com alguma tranquilidade o futuro" próximo.

Navio-escola Sagres comemora 75 anos do lançamento à água e abre a visitas em Lisboa

Dia 30 de outubro, o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas atividades de natureza social e cultural no período de 30 de outubro a 01 de novembro, com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde estará aberto a visitas.

GREVE NOS PORTOS

Serviços mínimos foram alargados

Os concessionários dos portos e os sindicatos dos estivadores chegaram a acordo para o alargamento dos serviços mínimos. Da reunião entre as partes, na Direcção-Geral do Emprego, o Diário Económico adianta que o ponto crítico da negociação. que foi resolvido, diz respeito aos navios destinados à exportação. A greve dos estivadores já dura desde Agosto e vai prolongar-se para Novembro. Os portos de Lisboa. Setúbal e Figueira da Foz são os mais afectados pela paralisação.

Belmar da Costa reconduzido na presidência da ECASBA

António Belmar da Costa, secretário-geral da AGEPOR, foi reconduzido pela terceira vez na presidência da ECASBA (The European Community Association of Ship Brokers and Agents), associação criada em 1990 que representa agentes e 'brokers' europeus junto das instâncias da União Europeia.

Câmara de Comércio Americana enaltece condições operacionais do Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 24 de Outubro, um grupo de associados da Câmara de Comércio Americana. A comitiva foi recebida pelo Administrador do Porto de Sines, Duarte Lynce de Faria, que apresentou as principais características e vantagens competitivas do Porto de Sines, face ao seu posicionamento em relação ao importante mercado Norte- Americano.

ESTA SEXTA, 26 DE OUTUBRO

Última hipótese de acordo entre operadores dos portos e estivadores

Os operadores portuários e o sindicato dos estivadores deverão ter esta sexta-feira a última oportunidade para chegar a um entendimento sobre o que consideram ser os serviços mínimos durante os períodos de greve já convocados até 7 de Novembro. Depois das propostas apresentadas ontem pelas administrações das diversas empresas de estiva, o Sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa e Centro de Portugal ficou encarregue de apresentar hoje uma contraproposta, que será debatida durante nova reunião entre as duas partes, a decorrer dia 26.

VIANA DO CASTELO

José Manuel Fernandes escolhido para chefiar fiscalização da reprivatização dos Estaleiros

Francisco van Zeller vai ser substituído pelo presidente do grupo Frezite, José Manuel Fernandes, na presidência da comissão que fiscaliza a reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo. O prazo de entrega de propostas para a venda da empresa foi prolongado até 5 de Novembro.

EU E O MAR - Fernando Ribeiro e Castro, secretário-geral do FEEM

Agilizar processos

Fernando Ribeiro e Castro sabe que o mar tem imenso potencial, mas lamenta que para se realizarem projetos nas zonas marítimas seja necessário esperar muito tempo.
"É um autêntico inferno obter-se autorização para o que quer que seja no mar". Diz ser importante agilizar os processos de obtenção de licenças, e convém "aumentar o prazo das concessões, que são investimentos grandes e os prazos têm que ser de 20 ou 25 anos no mínimo, para que os investidores possam obter todo o seu investimento".

Porque é que é melhor comer sardinha do que salmão?

Que o peixe faz bem, sobretudo os mais ricos em ómega 3, é uma mensagem que já interiorizámos. Mas há um outro lado, menos falado: os riscos. E estes prendem-se essencialmente com os contaminantes (como, por exemplo, o metilmercúrio). O que temos de fazer de cada vez que comemos peixe é, dizem os especialistas, encontrar o equilíbrio entre estes riscos e os benefícios.

APS e Autoridade do Canal de Panamá assinam protocolo de colaboração

A Autoridade do Canal de Panamá e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo com o objetivo de estabelecerem uma relação de parceria e cooperação para desenvolver o comércio internacional e incrementar as suas atividades de negócio, promovendo a rota marítima entre a Europa e a Costa Oeste da América do Sul através do Canal do Panamá.

Portucel prevê impacto negativo da greve dos portos

A Portucel prevê que a greve nos portos – em vigor desde Setembro e que entra agora numa nova fase tenha impacto, no curto prazo, no seu negócio de venda de pasta e papel. A empresa - que no dia 22 apresentou lucros até Setembro de 160 milhões de euros, mais 11,2% que no mesmo período do ano anterior - refere, em comunicado, que "a actividade poderá, a curto prazo, ser afectada pelas perturbações laborais que se têm registado no sector portuário português, que têm tido consequências muito negativas nas empresas nacionais, limitando as suas exportações ou obrigando a soluções logísticas mais onerosas".

GREVES

Governo chama patrões e trabalhadores dos portos para definir serviços mínimos

Representantes das administrações portuárias, dos trabalhadores e estivadores vão reunir-se esta quarta-feira, 24 de Outubro, com a Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). De acordo com fonte governamental, o encontro destina-se a definir novos serviços mínimos nos portos.

SEGUNDO O IPTM:

Greves nos portos são «uma irresponsabilidade»

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) considera «uma irresponsabilidade» as greves nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, sublinhando que assentam «em falsos argumentos» e comprometem as exportações portuguesas.
«Os portos nacionais têm ultimamente registado uma série inaudita de greves que muito têm afetado a economia nacional e, especialmente, o seu potencial de exportação num momento particularmente delicado para a economia nacional», lê-se no comunicado do IPTM citado pela Lusa.

EXPRESSO

200 estivadores paralisam exportações

A onda de greves nos portos nacionais, que já vai na terceira semana, está a prejudicar as exportações portuguesas e a obrigar algumas empresas a recorrerem a vários portos espanhóis. Vigo, Santander ou Valência vão certamente agradecer o aumento das mercadorias oriundas de Portugal.

Francisco Van Zeller demite-se da Comissão de Acompanhamento da Reprivatização dos ENVC

Francisco Van Zeller, presidente da Comissão de Acompanhamento da Reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo, pediu a demissão do cargo, tendo esta sido já aceite pelo governo.

Greve nos portos do continente afecta Boxlines

Apenas um dos três armadores que operam entre os portos dos Açores e do continente admite que a greve dos estivadores dos portos de Lisboa e Setúbal está a prejudicar a operação para as ilhas.

Rajoy e Hollande reafirmam intenção de criar Auto-estrada do Mar Vigo-Nantes

Paris acolheu no dia 10 a XXII Cimeira Hispano-Francesa, que juntou o primeiro-ministro francês, François Hollande, e o seu congénere espanhol, Mariano Rajoy, num encontro que proporcionou avanços em matéria de transporte entre ambos os países, nomeadamente no que toca ao estabelecimento de novas conexões ferroviárias e marítimas.

Total: 3537