Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Atum gigante arrematado por 1,38 milhões de euros no Japão

Valor recorde é três vezes superior ao anterior máximo, fixado em 2012. Montante pago por cadeia de sushi colocaria cada refeição nos 260 euros, mas o dono dos restaurantes promete preço mais baixo.

Porto de Roterdão movimentou 443 milhões de toneladas em 2012

No ano de 2012 o total de mercadorias movimentadas no porto de Roterdão rondou os 443 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento de 1,7% face aos números registados em 2011. "Apesar do crescimento ser limitado, este é mais um recorde para Roterdão", lembrou Hans Smits, presidente da Port of Rotterdam Authority.

MADEIRA

Lobo Marinho fez últimas viagens antes de seguir para as Canárias

O navio “Lobo Marinho”, que assegura a única ligação marítima entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, vai parar pelo menos cinco semanas a partir de hoje para trabalhos de manutenção.
O administrador executivo da Porto Santo Line, empresa que explora a linha, disse que o navio fez ontem a última ligação Funchal-Porto Santo às 08:00 e regressa à capital da Madeira às 12:00, seguindo depois para Las Palmas, Espanha.

EU E O MAR

Galopim de Carvalho, geólogo - Recuperar a pesca

António Galopim de Carvalho vê a recuperação da pesca como uma grande forma de potenciar o país.

NAVEX

Brointermed Lines ligará Leixões à Argélia e à Líbia

O armador Brointermed Lines, agenciado em Portugal pela Navex (Grupo ETE), vai estabelecer uma ligação direta entre o porto de Leixões e a Argélia e a Líbia a partir de meados de janeiro. Este novo serviço ligará assim o porto de Leixões aos portos de Oran e Argel (Argélia) e aos portos de Tripoli, Misurata, Ras Lanuf, Marsa El Brega e Benghazi (Líbia), sendo que no início as escalas em Leixões serão de 20 em 20 dias mas o objetivo passa por criar um serviço com escalas quinzenais nos primeiros meses de 2013.

Estivadores encaram paragem de greves como «manifestação de boa vontade»

Os estivadores da Frente Comum decidiram parar as greves nos portos como “manifestação de boa vontade” e como forma de “construir espaço negocial” com os parceiros portuários, afirmou esta quinta-feira ao PÚBLICO o presidente do Sindicato de Estivadores da Aveiro, Eduardo Marques.

Decisão sobre estaleiros de Viana adiada

O Governo adiou a escolha do futuro dono dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), uma decisão que deverá ser tomada "nas próximas semanas", disse a secretária do Estado do Tesouro. Em conferência de imprensa, Maria Luís Albuquerque explicou que a decisão sobre a reprivatização dos ENVC não foi tomada no Conselho de Ministros, porque estão a decorrer negociações com as autoridades europeias. "Continuaremos as diligências para poder ter uma decisão nas próximas semanas", afirmou a governante.

Junta metropolitana teme que Leixões seja a próxima vítima do centralismo

Desapontados com a concessão dos aeroportos nacionais, críticos de um eventual desinvestimento na RTP-Porto, autarcas querem garantir que verbas previstas para Leixões não vão ser gastas noutro lado.

ISN dá prenda de Natal a golfinho

A prenda foi o regresso à vida. O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou um golfinho listado, juvenil, que se encontrava em dificuldades junto à rebentação do baixio do Bugio, à entrada do Porto de Lisboa.
Avistado por elementos do Curso de Operador de Mota de Salvamento Marítimo para militares da Autoridade Marítima e Agentes da PM, que ainda tentaram afastá-lo de terra, o golfinho ficou retido na praia da Cova do Vapor, tendo sido prontamente resgatado pelos formandos e formadores do referido curso.

AETP de Lisboa alerta que prolongar da greve levará a despedimentos

A Associação de Empresas de Trabalho Portuário de Lisboa (AETPL) confirmou quinta-feira, junto dos seus associados, que o prolongar da greve parcial dos estivadores no porto da capital levará "inevitavelmente" a medidas do lado da despesa, nomeadamente a despedimentos.

Sines recebe megacarrier em viagem inaugural

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, no dia 18 de dezembro, mais um porta-contentores de última geração em viagem inaugural. Tratou-se do MSC Katie que está inserido no Lion Service, o serviço direto que liga semanalmente o Extremo Oriente a Sines.

Indústrias Marítimas da Noruega

A Noruega é a nação marítima mais diversificada da Europa e inspira respeito a nível mundial pela sua perícia em transportes marítimos, equipamento e capacidade de exploração de novos nichos de mercado. A economia marítima total da Noruega – um campo em expansão de indústrias ligadas aos sectores do transporte marítimo e da aquicultura – abarca uma cada vez mais vasta variedade de produtos e serviços.

Debate sobre a importância do Porto de Setúbal para a economia da região

Decorreu já o segundo debate público organizado pelo movimento de cidadãos ”Pensar Setúbal”, o qual se destinou à população e às forças vivas do concelho, e onde estiveram presentes dezenas de pessoas. O tema foi “O Porto de Setúbal como vector de desenvolvimento económico da região”.
No debate referiu-se que a actividade portuária tem crescido a um ritmo bastante considerável e sustentável, e que o impacto do Porto de Setúbal é muito significativo na região, como promotor do desenvolvimento económico. A região de Setúbal precisa muito de competitividade, de exportações e, por conseguinte, de criar emprego.

Porto de Sines comemora 35 anos no dia em que atinge record de movimentação

A Administração do Porto de Sines (APS) comemorou, no dia 14 de dezembro, o seu 35º aniversário numa cerimónia evocativa que reuniu os trabalhadores da empresa, tanto no ativo como aposentados, e onde a Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, anunciou um novo record de movimentação anual de carga superando, nesse mesmo dia, os 27,2 milhões de toneladas movimentadas até à data.

SOVENA, SUMOL COMPAL, GALLO E SCC ENFRENTAM SUBIDA DE CUSTOS E ATRASOS NAS ENCOMENDAS

Empresas denunciam perda de vendas com greve nos portos

A greve dos estivadores, prestes a atingir os cinco meses, está a levar as empresas exportadoras do sector agro-alimentar "a atingir o ponto da exaustão". A denúncia é feita pelo presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Jorge Henriques, que revela ao Diário Económico que a greve está "a afectar as exportações da indústria agro-alimentar, com incidência no mês de Setembro onde se registou uma perda de quatro pontos percentuais". Contas feitas, as empresas do sector já perderam 50 milhões de euros, que não serão recuperáveis.

NOVO MÁXIMO NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTENTORES

Carga movimentada em Leixões atinge os 15 milhões de toneladas

O Porto de Leixões estabeleceu um novo recorde ao movimentar pela primeira vez na sua história 600 mil TEU’s (cerca de 390 mil contentores) num único ano de actividade, marco assinalado numa cerimónia que se realizou esta segunda-feira em Leixões.

PORTO DE SINES

Terminal XXI já instalou 6.º pórtico no cais

O Terminal XXI do Porto de Sines já tem no cais o 6º pórtico super-post panamax com capacidade para a carga e descarga de contentores dos maiores navios em operação no mundo, assim como os que ainda estão em construção (ULCS – Ultra Large Container Ship da classe Triple E, com capacidades de 18.000 TEU), atingindo as 23 fiadas de contentores a bordo.

João Carvalho é o novo presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, designou para presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) o economista João Carvalho, segundo um despacho publicad esta segunda-feira em Diário da República.
A designação fundamentou-se na experiência profissional e na “reconhecida aptidão para o desempenho da função inerente ao cargo”, lê-se no despacho.

Falta de sardinha faz disparar preços para valores recordes

A sardinha atingiu este ano valores recordes no mercado nacional, com o preço médio, por quilo, a disparar 72,9% até Novembro. No Verão, os cabazes (22,5 quilos) chegaram a ultrapassar os 300 euros. Este foi o resultado prático da falta de sardinha no mercado, já que as descargas das embarcações caíram 40,7% no mesmo período. A quota máxima de captura permitida é, este ano, de 36 mil toneladas. Um valor que fica quase a meio das capturas num ano dito normal. Mas a necessidade de proteger a espécie ditou a obrigatoriedade de estabelecer quotas máximas.

Fragata «Libertad» regressa à Argentina em Janeiro

O governo da Argentina anunciou que a fragata 'Libertad', retida no Gana há dois meses e meio, regressa ao porto de Buenos Aires, a capital do país, no dia 9 de Janeiro. O chanceler da Argentina, Héctor Timerman, disse que o acórdão unânime do Tribunal do Mar, que obrigou o Gana a liberar o navio, é "um incentivo ao povo e ao Governo argentinos".

Total: 3660