Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Exportações caem pela primeira vez desde o início do ano

As exportações diminuíram 6,5% em setembro, a primeira quebra desde o início do ano, devido à paralisação dos portos nacionais, segundo o INE. Para a variação homóloga negativa registada em setembro contribuiu essencialmente a diminuição de 8,3% nas expedições para o espaço comunitário, sobretudo das componentes Automóveis de Passageiros, Partes e Acessórios e Máquinas e Aparelhos.

TVI

Movimento dos portos caiu 10% em Setembro com as greves

A carga movimentada nos portos portugueses teve uma queda de 10% em setembro sobre o homólogo de 2011, anunciou o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), confirmando-se assim que a paralisação provocada pela greve dos estivadores prejudicou as exportações, que caíram 6,5% nesse mês.

AICEP apela a uma decisão rápida sobre greve dos portos

O presidente da AICEP indicou que esta paralisação está a ter efeitos na perda de encomendas e está a obrigar algumas empresas a encaminharem os seus produtos para Espanha.

Doca flutuante zarpou de Peniche rumo a Angola

Zarpou esta sexta-feira do Porto de Peniche a doca flutuante C-986 Luanda. Encomendada aos E. N. de Peniche, foi mandada construir em Kiev - Ucrânia, chegando a Peniche a 26 de Junho para aprestamento nos Estaleiros Navais de Peniche, e que, concluída a viagem, prevista para durar quarenta dias, será entregue ao comprador, a empresa ENATIP-U.E.E. – Empresa Nacional de Abastecimento Técnico Material da Indústria Pesqueira.

Exercício de protecção no Porto de Setúbal

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou num exercício de proteção portuária promovido pelo Oficial de Proteção da Instalação Portuária, envolvendo o Centro Coordenador de Operações de Proteção do Porto (CCOPP), que teve lugar, dia 26 de outubro, no Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport.

MINISTRO DA ECONOMIA:

«É importante manter diálogo nos portos»

"O importante é mantermos as janelas de diálogo abertas para que tenhamos portos competitivos, mas também para superar esta situação, que está a prejudicar a economia nacional", defendeu esta quarta-feira Álvaro Santos Pereira, na discussão sobre as propostas do Orçamento de Estado para 213, que está a decorrer na Assembleia da República.

Estivadores prolongam greve nos portos até ao final do mês

A greve nos portos portugueses vai prolongar-se, pelo menos, até 28 de Novembro, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes do sector. O Sindicato dos Estivadores já entregou junto das entidades patronais dos portos nacionais pré-avisos de greve que se estendem até 28 de Novembro, prolongando assim por mais três semanas, no mínimo, a última data conhecida das paralisações, que estavam fixadas até hoje. E pela primeira vez, desde o início desta vaga de greves, os portos vão parar 24 horas durante cinco dias seguidos.

TSF

Responsáveis do sector criticam prolongamento da greve dos estivadores

Os trabalhadores dos portos decidiram prolongar a greve até ao final do mês numa atitude que está a ser lamentada pelo presidente do Instituto Portuário e Marítimo, assim como pelo presidente da Associação Comercial de Lisboa. João Carvalho, do instituto portuário, diz que não consegue perceber a atitude dos estivadores numa altura em que os patrões tentam o diálogo para resolver uma greve que já se arrasta há várias semanas.

Comerciantes condenam greve dos estivadores e pedem intervenção do Governo

A Associação Comercial de Lisboa insiste na necessidade de o Governo avançar para a requisição civil para minimizar os feitos da greve dos estivadores. O presidente da associação reage assim ao novo pré-aviso de greve nos portos nacionais. “Já passou o momento, há muito tempo, de o Governo tomar uma posição de autoridade que garanta que acaba com esta greve”, defende, Bruno Bobone.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Noruegueses garantem que proposta de compra foi enviada antes do prazo

O representante em Portugal do grupo norueguês interessado nos Estaleiros de Viana do Castelo garante que a proposta de compra da empresa, que previa manter 200 dos 630 trabalhadores, foi enviada 35 minutos antes do prazo limite.
"É uma situação muito desagradável colocar-se em causa um nome como o da Volstad Maritime, dizendo que se atrasou. A proposta saiu dos servidores da empresa responsável pela assessoria financeira do nosso projeto pelas 09:25 e, estranhamente, só deu entrada pelas 10:17", disse à agência Lusa Ricardo Caliço.

Portugal assumiu a presidência do North Atlantic Coast Guard Forum

Portugal, através do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, assumiu, pelo período de um ano, a presidência do North Atlantic Coast Guard Forum (NACGF) numa cerimónia que teve lugar em Southampton, no Reino Unido.

PORTOS

Governo prevê encaixe de 227 milhões com concessões em 2013

De acordo com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que presta assistência especializada ao Parlamento, o Governo prevê encaixar 227 milhões de euros com a concessão da exploração de portos em 2013. A UTAO alerta para várias diferenças entre os planos orçamentais inscritos no Orçamento do Estado e os acertados com a troika, as quais devem ser explicadas.

Sistema de Gestão da Qualidade da APSS recertificado com sucesso

A Auditoria de Recertificação ao Sistema de Gestão da Qualidade da APSS -Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA segundo o referencial NP EN ISO 9001:2008 foi realizada, de 22 a 25 de Outubro de 2012, tendo sido concluída com êxito.
Este marco representa o culminar de um ciclo de três anos dedicado à melhoria contínua da empresa. O sucesso agora alcançado resulta do empenho e colaboração de todos os que compõem a APSS, sendo uma vez mais reconhecido pela auditora o esforço contínuo de superação, com evidentes benefícios para os clientes.

COM PREJUÍZO DAS EXPORTAÇÕES NACIONAIS

APAT acusa Sindicatos dos Estivadores de pôr em causa a competitividade dos portos

Face às sucessivas greves nos Portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) declara inadmissível que os Sindicatos dos Estivadores afectos a estes portos continuem empenhados na realização de greves, conduzindo à progressiva aniquilação e condenação do seu futuro mais imediato e consequentemente no descrédito dos portos nacionais.

APSS reduz TUP Carga em 10%

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA procedeu à redução, em 10%, dos valores da TUP Carga a partir do dia 1 de novembro de 2012. O Regulamento de Tarifas da APSS cumpre assim as orientações de política setorial de preços que, tomando em consideração a difícil situação económica do país, pretende promover a competitividade dos portos nacionais com a descida de custos para os clientes.

Noruegueses excluídos da venda dos Estaleiros de Viana

A proposta de compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) apresentada pelo grupo Volstad Maritime foi excluída por ter entrado fora de prazo, anunciou à agência Lusa fonte da Empordef.
Segundo a fonte, esta proposta deu entrada depois das 10:00 desta segunda-feira, motivo que levou a Empordef e a comissão de fiscalização do processo de reprivatização dos estaleiros a decidirem a sua exclusão, validando apenas as que foram apresentadas por grupos do Brasil e Rússia.

15.º CONGRESSO DA APLOG

Resistir à falta de massa crítica

Foi a ideia central da mesa redonda sobre infraestruturas e meios na segunda manhã do Congresso da APLOG. A pequena dimensão do mercado português condiciona a ambição e talvez seja mais sensato Portugal aspirar à Ibéria do que sonhar em ser a porta de entrada da Europa.

15.º CONGRESSO DA APLOG

É no processo aduaneiro que Portugal apresenta pior desempenho em termos de performance logística

De acordo com o Banco Mundial, é no processo aduaneiro que Portugal apresenta pior desempenho em termos de performance logística. O tema foi debatido durante o primeiro dia do 15º Congresso da APLOG, onde a presença da subdiretora geral da Autoridade Tributária e Aduaneira foi aproveitada para esclarecimento de alguns dos problemas com que se deparam os exportadores nacionais.

Porto de Angeiras só avança a partir de 2014

O Portinho de Angeiras, em Matosinhos, obra cujo investimento previsto é de 3,8 milhões de euros e que há muitos anos é esperada pelos pescadores, só terá lugar no quadro comunitário de apoio 2014/2020. Estamos a atravessar momentos difíceis de investimento público e, portanto, esta obra só tem lugar num quadro comunitário de apoio que se prevê que seja 2014/2020 , avançou à agência Lusa o diretor delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) da delegação Norte e Douro, Joaquim Gonçalves.

Matosinhos aposta na dinamização da quadra marítima

A Câmara de Matosinhos quer revitalizar e fazer renascer o comércio na zona envolvente à Rua Brito Capelo, captando pequenos investidores e potenciando o empreendedorismo e o apoio a projectos ligados às indústrias criativas. O projecto passa também pelo apoio àqueles que pretendam renovar e remodelar os actuais estabelecimentos. Nesse sentido, foi assinado a 31 de Outubro um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), que dá início a um projecto de colaboração entre as duas entidades.

Total: 3523