Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Lisboa com nova ligação à América do Norte (Costa do Pacífico) e Mediterrâneo

A escala inaugural da nova linha regular “‘Mediterranean Pacific Service (MPS)”, acontece dia 9 de Julho, com o n/m "Sofia Schulte” e vai ligar directamente o porto de Lisboa a portos localizados no Mediterrâneo, América Central, EUA e Canadá.

João Franco nomeado presidente do Porto de Sines

João Franco foi nomeado esta terça feira presidente da Administração do Porto de Sines (APS), em substituição de Lídia Sequeira, que esteve à frente do porto durante oito anos, desde Junho de 2005.

APAT associa-se ao protesto sobre a greve no Porto de Lisboa

A APAT – Associação dos Transitários de Portugal, à semelhança da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, veio condenar a greve que teve início terça feira, “ tendo em conta os sérios prejuízos que a mesma acarreta para os operadores económicos que utilizam o porto de Lisboa”.

POTENCIANDO O PORTO DE MAR

Norte-americanos investem 27 ME e criam 500 postos de trabalho em Viana do Castelo

Uma empresa norte-americana do ramo automóvel vai instalar uma fábrica em Viana do Castelo, num investimento de 27 milhões de euros que criará, até final do ano, 500 postos de trabalho, anunciou a autarquia.

ADIANTA O «DIÁRIO ECONÓMICO»

PSA recebe luz verde para novo investimento em Sines

A PSA – Port of Singapore Authority, empresa estatal de Singapura que é a concessionária do terminal de contentores de Sines, deverá receber esta semana autorização formal do Governo para avançar com o investimento para prolongamento do actual terminal.

APSS licencia área para aquicultura com 9 hectares e meio

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA atribuiu uma licença de utilização privativa de uma parcela de terreno para a cultura de bivalves, salicórnias e minhocas, constituída por uma área com 95 mil metros quadrados, em Domínio Público Marítimo, contígua à Herdade do Pinheiro. A licença foi concedida em cumprimento dos procedimentos legais exigidos.

Porto da Figueira da Foz cresceu acima dos 15% nos cinco primeiros meses do ano

Nos cinco primeiros meses de 2013 movimentaram-se no Porto da Figueira da Foz um total de 869.503,67 toneladas de mercadorias, o que reflete um crescimento de 15,21% (mais 114.822,57 toneladas) relativamente ao período homólogo do ano anterior.
O aumento mais significativo, 22,75%, verificou-se na carga geral. Neste segmento foram movimentadas 527.613,98 toneladas, mais 97.773,58 toneladas do que no período de janeiro a maio de 2012.

ENVC

Autarquia de Viana procura ajuda junto da Comissão Europeia

José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, vai reunir-se em julho com o comissário europeu da concorrência para abordar a possibilidade de apoio a uma reestruturação da empresa. O encontro com Joaquín Almunia foi agendado para 2 de julho, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Porto de Leixões recebe visita de delegação dos Portos da Venezuela

O Porto de Leixões recebeu a 17 de Junho a visita de uma Delegação dos Portos da Venezuela.
Esta visita vem no seguimento do Convénio de Cooperação celebrado, no final de 2011, entre a APDL e a Bolipuertos, empresa gestora dos Portos da Venezuela.

Porto de Sines fecha Maio com novos máximos históricos

No mês de Maio o Porto de Sines registou um crescimento de 29% nas mercadorias e 72% nos contentores, o que lhe permitiu estabelecer novos recordes.

APSS licencia armazéns para atividades náuticas

A APSS atribuiu licenças de utilização privativa dos armazéns nº 1 e nº 2 e áreas descobertas adjacentes, localizados no Trem Naval do Porto de Setúbal, em Sta. Catarina, o que se enquadra nos objetivos de dinamização de atividades ligadas à economia do mar preconizadas pela Administração Portuária.

Ministro da Defesa visita missão da UE contra a pirataria no Índico

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, visita esta quarta-feira, 19 de junho a fragata "Álvares Cabral", que está a comandar a missão da União Europeia de combate à pirataria no Oceano Índico.

MURTOSA

Tertúlia debateu o papel das mulheres no sector da pesca

O Arquivo Municipal da Murtosa recebeu uma tertúlia acerca do papel das mulheres no setor das pescas, que reuniu mais de meia centena de participantes.

PORTO DE SETÚBAL

Carga fraccionada cresce 26%

O Porto de Setúbal destacou-se no movimento de mercadorias com um crescimento de 18% da carga geral, que chegou perto do milhão e meio de toneladas., nos valores acumulados até Maio, comparativamente ao período homólogo em 2012.

Porto de Aveiro movimentou mais 22,2% nos primeiros cinco meses

Nos primeiros cinco meses do ano, o porto de Aveiro movimentou um total de 1,65 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento homólogo de 22,2%, com mais 300 mil toneladas.

Vende-se peixe ilegal como se fosse bacalhau

De acordo com uma investigação levada a cabo pelo Diário de Notícias, análises laboratoriais mostram que o preparado de bacalhau com natas que podia comprar-se no Jumbo era, afinal, confeccionado com peixe-caracol, cuja venda não é autorizada no País, denuncia o mesmo jornal na edição deste domingo.

AICEP recebida no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 5 de Junho, a visita do Presidente da AICEP, Pedro Reis, com o objetivo de tomar contato com as potencialidades do porto. Foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, Vítor Caldeirinha, pelo Administrador, Seixas da Fonseca, e pelo Presidente da CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, Frederico Spranger.

ILHA DE SÃO JORGE

Nova lancha de pilotos efectua resgate de veleiro a sul da Terceira

A nova lancha de pilotos da ilha de São Jorge, em serviço no porto das Velas há pouco mais de um ano resgatou no final do dia 12 de Junho, um veleiro que se encontrava à deriva a cerca de 18 milhas náuticas a sueste da ponta do Topo e a 16 milhas a sul da freguesia de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

Porto de Setúbal recebe visita do IMT

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 5 de Junho, a visita de uma delegação do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP composta pelo Presidente do Conselho Diretivo, João Carvalho, e pelos Vogais Ana Vieira de Freitas e Eduardo Rodrigues, acompanhados pela Presidente do Conselho de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, SA, Marina Ferreira.

FUNCHAL

Bayliff de Jersey de visita à Gare Marítima

O Bayliff da ilha de Jersey, Michael Bird, está na Madeira em visita oficial até domingo para tratar de temas como o comércio, turismo e transportes, tendo visitado na manhã de quarta-feira a Gare Marítima da Madeira.
Nesta visita, o Bayliff é acompanhado pelo primeiro ministro de Jersey e outros elementos do governo daquela ilha,onde vivem e trabalham muitos madeirenses.

Total: 3938