Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DE SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA DO MAR NA FEUP; DE TARDE VISITARÁ O PORTO DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 24 de outubro, na cidade do Porto onde, ao final da manhã, vai intervir na abertura do seminário “Ciência dos Oceanos para uma Economia Azul Sustentável”, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
De tarde, a partir das 15h00, a Ministra do Mar fará uma visita oficial ao Porto de Leixões, com visitas aos serviços da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, visita aos terminais do Porto de Leixões e reunião de trabalho com entidades ligadas à atividade do Porto de Leixões.

Eduardo Paz Ferreira lidera renegociação da concessão do terminal de Sines

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, escolheu Eduardo Paz Ferreira, professor catedrático da Universidade de Lisboa, para presidir à comissão que vai renegociar a concessão do terminal de Sines, atribuída à empresa de Singapura PSA, um processo que tem como objectivo um investimento de cerca de cem milhões de euros para a expansão do terminal de contentores.

Nova administração da Portos dos Açores eleita dia 22

A Administração da Portos dos Açores, para o triénio 2018/2020 foi eleita esta segunda-feira, em Assembleia Geral, por proposta do acionista, refere nota publica no Gacs.

AÇORES

Parlamento aprova por unanimidade alteração do regime jurídico da operação portuária no arquipélago

Uma proposta do Governo dos Açores, apresentada no Parlamento Açoriano, que visa alterar o decreto legislativo que adapta a Região ao regime jurídico de operação portuária, e que prevê que a concessão da atividade de movimentação de carga possa ir até 75 anos, ao invés dos atuais 30, ”um prazo estabelecido em função do período de tempo necessário para a amortização e renumeração, em normais condições de rendibilidade da exploração e do capital investido”, foi aprovada com o voto favorável de todos os partidos.

Iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»

Portugal e China estão a ultimar memorando de entendimento

Portugal e a China estão a ultimar um memorando de entendimento no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", centrada no investimento de infraestruturas, anunciou em Macau o Ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Augusto Santos Silva não adiantou se este memorando pode vir a ser assinado durante a visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, anunciada para 04 e 05 de dezembro, sendo que mais de três dezenas de Estados já assinaram acordos de cooperação relevantes com a China no quadro deste projeto.
 

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 22 a 26 de Outubro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 24 navios de mercadorias para o período de 22 a 26 de Outubro. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Navio-Tanque: 3 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9%

Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 

PORTO DE LISBOA

«CAP SAN ANTONIO» abastece bancas ao largo

O Porto de Lisboa recebeu o navio porta-contentores CAP SAN ANTONIO, da Hamburg Sud, para abastecimento de combustível ao largo (bancas).
Este navio, agenciado pela Maersk Portugal, Lda., possui 118.938 t. de GT, capacidade para 9.669 TEU, 333.2 metros de comprimento, 48.32 metros de boca, 7.5 metros de calado, 24 tripulantes e bandeira dinamarquesa.

Novo Comandante da Zona Marítima dos Açores

O comodoro José Croca Favinha tomou posse como Comandante da Zona Marítima dos Açores, em cerimónia que se realizou em Santa Clara, nos Açores. A cerimónia contou com a presença do 2º Comandante Naval, contra-almirante João Dores Aresta, que deu posse ao novo Comandante de Zona dos Açores que rende no cargo o comodoro Valentim Pires Rodrigues.

MINISTRA DO MAR REUNIU COM SINDICATOS DO PORTO DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os membros do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, reuniram esta sexta-feira, no Ministério do Mar, com sindicatos representativos dos trabalhadores do Porto de Leixões.

A Cultura da Marinha tem novo director

O contra-almirante João Valente dos Santos tomou posse como Director da Comissão Cultural de Marinha, em cerimónia que se realizou na Casa da Balança, em Lisboa, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado. O contra-almirante Valente dos Santos rende no cargo o vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.

TEMPESTADE LESLIE

Ministra do Mar classifica de «muito grave» a situação no Porto da Figueira da Foz

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, classificou, esta quarta-feira, a situação no porto de pesca e comercial da Figueira da Foz de "muito grave", no seguimento da tempestade Leslie, e estima prejuízos de 5 milhões de euros.

"Há uma cenário de grande complexidade na Docapesca, no porto comercial, na indústria de pescado, bem como em toda a pesca", estimando um valor "ainda não muito concreto" de 5 milhões nos prejuízos da economia do mar, sem contabilizar ainda o facto de "não se poder laborar durante algum tempo".

ESTA SEXTA-FEIRA, EM LEIXÕES

Governo reúne-se com sindicatos para debater greve

A Ministra do Mar vai reunir-se esta sexta-feira, em Leixões, com os sindicatos, para debater a greve dos estivadores afectos ao SEAL, que tem "afetado a credibilidade" dos portos nacionais,.

"Já conversei com o presidente do SEAL [Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística] para perceber o que poderia ser feito. Pedi uma nova auditoria à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] e vou a Leixões, esta sexta-feira, para reunir com a comunidade, com o sindicato maioritário e com o SEAL", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

MAU TEMPO

Prejuízos superiores a cinco milhões de euros na área portuária da Figueira da Foz

A passagem da tempestade Leslie pela área portuária da Figueira da Foz provocou prejuízos superiores a cinco milhões de euros, de acordo com um levantamento preliminar dos danos concluído dia 16, revela Luís Leal, do Conselho de Administração do porto (APFF).

Em declarações à agência Lusa, Luís Leal estimou os prejuízos entre os cinco e os seis milhões de euros, quer em infraestruturas públicas adstritas à atividade portuária, quer em empresas e associações instaladas na área de domínio público marítimo.

Ministério do Mar com 127,9 milhões de euros em 2019

"A despesa total consolidada para 2019 do Programa Mar totaliza 127,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 79,8% (56,8 milhões de euros) face à estimativa de despesa total consolidada para 2018, com particular representatividade no orçamento de projetos do subsetor Estado e no subsetor dos Serviços e Fundos Autónomos", segundo o relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, entregue segunda-feira à noite no parlamento.

FUNDO AZUL APROVA 1,9 MILHÕES DE EUROS PARA NOVOS EMPREENDEDORES DO MAR

O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis. O pagamento dos financiamentos será atribuído até ao final do corrente ano.

Na totalidade, as cinco candidaturas aprovadas irão receber um valor de 1 891 149 €, correspondente a uma taxa de comparticipação média de 80,6% do investimento total. O Fundo Azul irá financiar os seguintes projetos para desenvolvimento da economia do mar:

WEST EUROPEAN FISH TECHNOLOGISTS ASSOCIATION

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DA 48.º CONFERÊNCIA DA WEFTA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta terça-feira, 16 de outubro, na Cerimónia de Abertura Oficial da 48.ª Conferência da WEFTA – West European Fish Technologists’ Association.
A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 09h10, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Reino Unido investe em navegação autónoma

O Governo britânico, em colaboração com o Centro de Inovação de Robótica Marinha do Centro Nacional de Oceanografia, também britânico, atribuiu um fundo de 1,1 milhões de euros para desenvolver novas tecnologias para a navegação marítima autónoma e inteligente no Reino Unido, referem vários meios de informação internacionais.

DGRM participou no 10.º aniversário da EFCA

A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), participou nas comemorações do 10.º aniversário da European Fisheries Control Agency (EFCA), em Vigo. Inicialmente localizada em Bruxelas, esta agência europeia foi mudada para a cidade de Vigo em 2008, tendo tido como seu primeiro presidente o português Marcelo Vasconcelos.

MSC liga Porto de Sines à Ásia…através da ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Total: 3523