Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:

Há portos em Portugal com «peso exagerado» para o retorno que geram

O Secretário de Estado do Mar disse esta quinta-feira que há portos em Portugal que têm um "peso exagerado" para o retorno financeiro que geram e defendeu que aquelas estruturas não devem ser um "fardo" para todos os portugueses.

Navio «Harbour Krystal» autorizado a entrar em águas portuguesas

O navio 'Harbour Krystal', onde na manhã desta quarta-feira ocorreu uma explosão seguida de incêndio, já foi autorizado a entrar em águas territoriais portuguesas. De acordo com o porta-voz da Marinha, Alexandre Santos Fernandes, o navio rumará a Sines para ser retirada a nafta. Depois, seguirá viagem até ao porto de Setúbal, onde será reparado.

MADEIRA

Ondas fortes destruíram protecção da marina do Lugar de Baixo

As fortes ondas de sudoeste que têm fustigado a costa sul da Madeira nos últimos dias destruíram parcialmente a muralha de protecção da marina do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol. Além da muralha, reforçado em fase posterior à inauguração da marina que desde então continua inoperacional por falta de segurança, o empreendimento público foi também atingido por um desprendimento de grande quantidade de pedregulhos da escarpa sobranceira que danificaram o parque de estacionamento e campo polivalente.

Petróleo no Alentejo é mais provável que em Peniche

A probabilidade de encontrar petróleo em Portugal é, neste momento, maior na bacia do Alentejo do que na bacia de Peniche. A garantia foi dada terça-feira por Manuel Ferreira de Oliveira, o presidente executivo da Galp Energia que está, há já cerca de dois anos, a estudar estas duas zonas à procura de reservas de crude.

Comissária elogia projecto de plataforma logística internacional na Terceira

A comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki, classificou esta segunda-feira como "um grande projeto" a ideia de construção de uma plataforma logística internacional na Terceira, embora frisando a necessidade de estudos prévios.

Russos estendem proposta pelos Estaleiros de Viana por mais 60 dias

Os russos da RSI Trading estenderam a validade da proposta vinculativa de compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por mais 60 dias, confirmou à Lusa o porta-voz do grupo em Portugal. "O nosso projecto é de médio-longo prazo. Não é um atraso de alguns meses que vai demover este interesse e por isso decidimos estender a validade da proposta", explicou Frederico Casal-Ribeiro.

INAUGURADA HÁ 3 ANOS, FERROVIA DO PORTO DE AVEIRO JÁ RETIROU 27 MIL CAMIÕES DA ESTRADA

Mercadorias trazidas pelo comboio representam 20% do movimento do porto

1.409 comboios circularam na ferrovia do Porto de Aveiro (APA, S.A.), nos três anos de exploração que se cumprem esta segunda-feira. Inaugurada a 4 de Março de 2010, representou 20% do movimento do porto em 2012, tendo ajudado à conquista de novos mercados, para além de ganhos ambientais dignos de registo.

DEVIDO AO MAU TEMPO

Cancelada ligação marítima entre Madeira e Porto Santo

A ligação marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, para esta segunda-feira, 4 de Março, foi cancelada, o que acontece pelo segundo dia consecutivo, devido às más condições atmosféricas que assolam o arquipélago, informa a Porto Santo Line (PSL).

Lotaçor garante que pagou integralmente descargas aos armadores e pescadores dos Açores

A Lotaçor, que gere as lotas dos Açores, garantiu ter pago "integralmente" aos armadores e pescadores açorianos todas as descargas de pescado, depois de nos últimos dias terem surgido denúncias de alegados atrasos.

ASSUNÇÃO CRISTAS:

Economia do mar já emprega mais de 100 mil pessoas

A economia do mar já dá trabalho a mais de 100 mil pessoas, o que corresponde a 2,3% da população ativa em Portugal. A riqueza produzida anualmente neste sector ultrapassa os 8000 milhões de euros, ou seja, 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Açores reclamam mais intervenção na estratégia para a Economia do Mar

O Governo Regional dos Açores defende que não pode ser menorizada a sua intervenção relativamente ao território marítimo que lhes compete gerir em parceria com a administração central do Estado, criticando as "omissões" sobre o papel da Região.

JANEIRO DE 2013

Porto de Aveiro com aumento de 22% nas mercadorias movimentadas

Em Janeiro de 2013, o Porto de Aveiro cresceu 22,31% nas mercadorias movimentadas face a igual período de 2012, com a carga geral a aumentar 100,70%, sendo que 79 navios escalaram o porto, mais 23 que em Janeiro de 2012.

Lisnave registou aumento nas vendas de reparação naval em 2012

O administrador da Lisnave, Frederico Spranger, revelou  ter a empresa registado um ligeiro aumento no volume de vendas de reparação naval em 2012, face aos 80 milhões de euros realizados no ano anterior.

Governo apresentou a Estratégia Nacional para o Mar

O plano é para aplicar desde já e até 2020. Um dos oito objetivos traçados é aumentar, até lá, a contribuição direta do setor do mar para o PIB nacional em 50 por cento.

EXCEPTUAM-SE OS GRANÉIS LÍQUIDOS

Porto de Leixões regista crescimento de movimentação em Janeiro

Durante o mês de Janeiro o Porto de Leixões movimentou 1,2 milhões de toneladas de mercadorias, tendo-se verificado um aumento generalizado dos vários tipos de carga, excetuando os granéis líquidos que registaram uma quebra significativa, devido às condições de mau tempo que afectaram a atracação de navios-petroleiro.

APSS com nova administração

O novo Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, constituído por Vítor Caldeirinha, no cargo de Presidente, e por Seixas da Fonseca, como Vogal, entrou em plenas funções no dia 25 de fevereiro.

APDL debateu potencial de crescimento das ligações com o Báltico

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) promoveu uma conferência internacional subordinada ao tema "Báltico: Oportunidades e Desafios de um Mercado Dinâmico", a 21 e 22 de fevereiro. Na cerimónia de abertura, o presidente da APDL, Brogueira Dias, justificou a iniciativa com a intenção de "estreitar as relações entre Portugal e os países da região do Báltico, cuja ligação é secular".

APSS adere ao Fórum Empresas para a Igualdade do Género

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA foi uma das vinte e uma empresas que aderiram ao Fórum IGEN (Fórum Empresas para a Igualdade do Género), promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE e por empresas do sector privado. Resulta de “uma vontade comum em assumir uma cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar do desenvolvimento e sustentabilidade no mundo empresarial”.

Viver e trabalhar num navio de contentores

Folheie o diário de bordo de quem vive e trabalha num dos gigantes dos mares. A vida num navio de contentores narrada ao pormenor por quem faz dele a sua casa e o seu local de trabalho.

Concluída Obra de Reabilitação de Passadiços no Porto de Peniche

Foi concluída a obra de Reabilitação dos escudetes de betão nos passadiços de estacionamento n.º 1 e n.º 2 e na reparação geral da superestrutura e escudetes de betão no passadiço de estacionamento n.º 3 do Porto de Peniche.

Total: 3660