Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Operadores acusam estivadores de provocar quebras de 68% no porto de Lisboa

Os estivadores do Porto de Lisboa continuam em greve e segundo um comunicado da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) enviado quarta-feira, estas paralisações promovidas pelo sindicato dos estivadores constituem um impacto negativo para a actividade económica nacional.

PORTOS DOS AÇORES

Anúncio de venda do navio «Hacinin Ahmet»

A Portos dos Açores, S.A. (Autoridade Portuária da Região Autónoma dos Açores) está a proceder, por autorização do Tribunal Judicial de Ponta Delgada, à venda da embarcação “Hacinin Ahmet”.

REBONAVE recebe Prémio PME EXCELÊNCIA e adquire novo rebocador oceânico

A REBONAVE Reboques e Assistência Naval, SA, que opera no Porto de Setúbal, recebeu o ‘Estatuto PME Excelência 2013’. Uma atribuição que distingue a empresa pelo seu desempenho e indicadores de gestão no contexto da estrutura empresarial nacional. Ainda em 2013, a REBONAVE renovou, no âmbito do Programa FINCRESCE do IAPMEI, o Estatuto de ‘PME Líder 2013’ pelo quinto ano consecutivo, uma distinção atribuída a empresas nacionais com perfis de desempenho superiores.

Portos pedem consenso na definição do investimento

A Associação dos Portos de Portugal (APP) desejou hoje que a discussão pública do relatório do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor permita chegar a "consenso" e garantir "longevidade" nas prioridades de investimento público.

Ranking e investimento dos 30 projectos prioritários

Da lista eleita pelo grupo de trabalho, a maioria dos projectos está ligada ao sector portuário. O investimento total ronda os cinco mil milhões de euros.

PORTO DE SETÚBAL

Melhoria das acessibilidades é projecto prioritário

O Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e de Optimização dos Fundos do Porto de Setúbal foi considerado em 4º lugar, numa lista que elenca as infraestruturas estratégicas prioritárias no sector dos transportes, até 2020, elaborada pelo Grupo de Trabalho das Infraestruturas Estratégicas de Valor Acrescentado a nível nacional.

NRP Viana do Castelo aberto a visitas no Funchal

O NRP Viana do Castelo, navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, estará aberto a visitas nos dias 01 e 02 de fevereiro, das 14h00 às 18h00, no cais norte do Porto do Funchal.

PORTOS E FERROVIA SÃO PRIORIDADE

Portugal deve investir mais de 5 mil milhões em infraestruturas até 2020

Portugal deve investir mais em ferrovia, portos e em carga, e menos em rodovia, aeroportos e no transporte de passageiros. Estas são algumas das principais conclusões do relatório final do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado (GT IEVA), a que o Dinheiro Vivo teve acesso e que foi apresentado ao primeiro-ministro na segunda-feira. A discussão pública terá início quarta, dia 29 de Janeiro.

SINES E ALGARVE

Administração dos portos espera ter rebocador em março

O administrador dos portos de Sines e do Algarve estima que até março esteja disponível um rebocador na região algarvia, em permanência, data prevista para a primeira escala de um navio de cruzeiro em Portimão. Em declarações à Lusa, José Pedro Soares explicou que o rebocador - embarcação de apoio às manobras dos navios, mas que pode também ser usada em ações de salvamento ou controlo costeiro -, deverá ser alocado à região em regime de licenciamento, mas em permanência.

Agregação dos portos de Faro e Portimão e a APS aprovada em Conselho de Ministros

Foi aprovado, em Conselho de Ministros, o diploma que agrega os portos comerciais do Algarve (portos de Faro e Portimão) e a Administração do Porto de Sines (APS), "criando as condições para os investimentos que os Portos de Faro e Portimão carecem, desde há décadas, para o aumento da sua capacidade quer na vertente de cruzeiros quer na vertente da carga".

Ligação ferroviária entre Sines e a fronteira só para depois de 2015

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes, adiantou que a ligação ferroviária de alta prestação entre Sines e a fronteira espanhola só estará pronta depois de 2015, e dependerá da opinião dos empresários e do quadro de apoio comunitário. "Mais do que colocar datas é importante garantir que há coerências dos planos. Quer Portugal quer Espanha tiveram necessidades de rever planos dos governos anteriores, porque esses planos estavam desadequados da realidade económica", referiu.

NRP Viana do Castelo realiza missão na Madeira

A Região Autónoma da Madeira recebeu no dia 22 de janeiro o NRP Viana do Castelo para a sua primeira missão no arquipélago, rendendo o NRP Cuanza no dispositivo do Comando da Zona Marítima da Madeira.

Estivadores vão prolongar greve

A greve dos estivadores, que começa a 27 de Janeiro, foi prolongada até 10 de Fevereiro, anunciou o sindicato do sector. Os trabalhadores vão parar totalmente no primeiro turno das 8h00 às 17h00, entre 3 e 10 Fevereiro. No dia 4 Fevereiro, param também duas horas em Setúbal e duas horas na Figueira da Foz, no âmbito de um protesto europeu, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, António Mariano.

Porto de Sines cresce 28% em 2013 e movimenta 36,5 milhões de toneladas

Os agentes económicos, designadamente as concessionárias, com o apoio da Autoridade Portuária, movimentaram em 2013 nos vários terminais do Porto de Sines um total de 36,5 milhões de toneladas de mercadorias, o que significa um crescimento de 28% relativamente ao período homólogo. Destaca-se o importante contributo de dois segmentos de carga, nomeadamente, os granéis líquidos, com um crescimento homólogo de 21%, e a carga geral, segmento onde se incluem os contentores, que atingiu um crescimento de 77%.

PONTA DELGADA

Obra das oficinas gerais do porto retorna em Março

A ASC venceu o concurso para conclusão da empreitada, no valor de 1,4 milhões de euros, que estará concluída até ao final do ano.

Nazaré quer transformar Porto de Abrigo em âncora de desenvolvimento

A Câmara da Nazaré pediu obras à tutela para travar a degradação do Porto de Abrigo e tirar maior proveito económico da estrutura. À voz da autarquia junta-se a dos pescadores da região.

Governo elimina taxa de uso portuário e mantém valores das restantes taxas

O Governo eliminou a taxa de uso portuário, a TUP Carga, paga pelos exportadores, e congelou os valores das restantes taxas portuárias, anunciou o Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

Leixões atinge novo máximo: 17 milhões de toneladas

O Porto de Leixões registou em 2013 um aumento de 3,4% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 17,2 milhões de toneladas. Do balanço final do ano destaca-se o aumento nos Granéis Líquidos (+11%) e na carga Ro-Ro que viu o seu volume aumentar para mais do quádruplo do ano anterior.

ENTREVISTA A MARINA FERREIRA

O futuro do Porto de Lisboa não é singular, é colectivo

Em entrevista à Transportes em Revista, Marina Ferreira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa explica que existe uma nova ambição para o porto.

Movimento de mercadorias nos portos aumentou 24,6% no 3.º trimestre de 2013

O movimento de mercadorias nos portos cresceu 24,6% no terceiro trimestre de 2013, apontando aceleração face ao aumento de 14,1% verificado no trimestre abril-junho, indicam números do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta quinta-feira.

Total: 4077