Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Sistema de Gestão da Qualidade da APSS auditado com sucesso

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA viu concluída com êxito a auditoria de manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2008, que decorreu, nos dias 7, 10 e 11 de outubro de 2013. A certificação NP EN ISO 9001:2008 permite à APSS manter e otimizar a monitorização dos vários processos da empresa, de forma a atingir uma melhoria contínua, através da recolha, tratamento e medição da informação relevante, da qual se destaca a satisfação dos seus clientes.

Porto de Sines recebe encontro do Trade Facilitation & Port Community System Committee da IAPH

O Porto de Sines acolheu esta semana o encontro anual do Trade Facilitation & Port Community System Committee da IAPH - International Association of Ports and Harbors. A APS é membro desta associação internacional e participante permanente no referido comité, cujo principal objetivo é o aumento das relações e o diálogo entre os portos associados, promovendo o estudo de soluções de simplificação e agilização de processos em suporte eletrónico, nomeadamente através da utilização de PCS's - Port Community Systems, que na realidade portuária portuguesa são instanciados pela Janelas Únicas Portuárias.

PORTO DE LISBOA

GT dos navios recebidos até Setembro cresceu 7,8%

Entre o mês de janeiro e o de setembro, o porto de Lisboa recebeu a entrada de 2145 navios, número que correspondeu a um gross tonnage (GT) de 35,6 milhões, ou seja, mais 7,8% comparativamente com o período homólogo de 2012.

Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional recebida no Porto de Sines

A Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional e a congénere Espanhola Asociación de Diplomados en Altos Estudios de la Defensa Nacional foram recebidas pelo Presidente da APS, João Franco.

Porto de Leixões e Zaldesa apresentaram oferta conjunta a operadores logísticos

O Porto de Leixões e a Zaldesa realizaram uma apresentação conjunta dos seus serviços a importantes operadores logísticos internacionais, na cidade espanhola de Salamanca. Entre os operadores logísticos estavam, por exemplo, a Luís Simões, a Chrono Express e a Transitex.

Mergulhadores da Marinha em exercício internacional

O Destacamento n.º 3 de Mergulhadores Sapadores para a Guerra de Minas, da Marinha Portuguesa, participou em mais uma edição do exercício internacional de mergulho profundo DEEPDIVEX 2013, no período de 30 de Setembro a 11 de Outubro.

Esquadrilha de Submarinos condecorada com a Ordem Militar de Cristo

A Esquadrilha de Submarinos foi condecorada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, em representação do Presidente da República, com a Ordem Militar de Cristo – Membro Honorário.

HOJE, NA BASE NAVAL DE LISBOA

Presidente da República assiste a treino de apoio a acções de protecção civil

A Marinha recebe esta terça-feira, dia 29 de outubro, na Base Naval de Lisboa, Alfeite, a visita do Presidente da República. Na ocasião, o Comandante Supremo das Forças Armadas assiste a um exercício designado de DISTEX (Disaster Exercise). Nestes exercícios a Marinha treina as guarnições dos navios para prestar auxílio a populações vítimas de catástrofe.

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos crescem 5,7% até Setembro

Nos primeiros nove meses do ano, o porto de Lisboa registou um crescimento de 5,7% na movimentação de granéis sólidos, tendo sido movimentadas mais 190 mil toneladas, comparativamente com o período homólogo em 2012, totalizando agora 3,5 milhões de toneladas.

PORTO DE AVEIRO NA RÁDIO TERRA NOVA

Reforma do trabalho portuário parece estimular movimento de mercadorias

Numa altura em que alguns sindicatos de estivadores prepararam uma nova ofensiva de protesto contra a precariedade no sector, o Porto de Aveiro parece navegar contra a corrente. A entrada em vigor da reforma do trabalho portuário ajudou a trazer mais movimento de mercadorias e em consequência obriga a reforçar a mão-de-obra.

AÇORDIVEX13

Simulacro de busca e salvamento marítimo

Decorreu na manhã de 25 de Outubro, junto ao Ilhéu de Vila Franca do Campo, o simulacro “AÇORDIVEX13”, envolvendo meios da Marinha, da Autoridade Marítima, da Força Aérea e da Unidade de Medicina Hiperbárica e Subaquática do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (HDES-UMHS).

APDL assina contrato com a ABACUS - Sociedade Gestora da Plataforma Logística de Leixões

A APDL – Administração dos Porto do Douro e Leixões, SA assinou esta quinta-feira, dia 24 de Outubro, o contrato com a empresa que vai gerir a Plataforma Logística de Leixões, a Abacus Management – Consultoria e Gestão Imobiliária, Lda. Durante um período de cinco anos a Abacus terá a responsabilidade da gestão de infra-estruturas e funcionamento da Plataforma Logística de Leixões, bem como a gestão dos serviços comuns e os serviços específicos a prestar a todos os operadores que ocuparão aqueles espaços.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APP | DN MAR

Optimizar a participação privada

José Luís Cacho garante que "as políticas públicas que foram seguidas nos últimos 15 anos de transformar os portos em modelos empresariais estão a dar os seus frutos".

AÇORES

«Mestre Simão» chegou à Horta

Ai está o "Mestre Simão"! O primeiro dos dois ferrys de 40 metros encomendados pela Atlântico line aos estaleiros Armon Burela, em Espanha. Deu entrada no dia 23 às 8:45 no porto da Horta, sua futura casa, ou não fosse também seu porto de registo, comandado pelo Mestre José Fernando. A recebê-lo o rebocador adstrito ao porto , "Ilha de S. Luís", que de forma simbólica deu as boas-vindas ao novo inquilino.

Porto de Sines presente no Open Days 2013

O Porto de Sines participou no “Open Days – 11th European Week of Regions and Cities”, que teve lugar em Bruxelas de 7 a 10 de Outubro de 2013, com a presença de José Carlos Simão, director de sistemas, planeamento e comunicação da APS.

HASTA PÚBLICA, POR LICITAÇÃO VERBAL

Atribuição do direito de uso privativo de uma sala no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz

Esta quarta-feira, 23 de Outubro de 2013, às 10h30, na sede da APFF decorre uma hasta pública, por licitação verbal, para a arrematação do direito de atribuição da licença para a utilização de uma sala, destinada a loja ou serviços de apoio à náutica de lazer e de recreio, no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz.

Terminais públicos do Porto de Setúbal crescem 14% até setembro

Os Terminais de Serviço Público do Porto de Setúbal registaram, em valores acumulados até setembro de 2013, um crescimento de 14% na movimentação de carga, comparando com o mesmo período em 2012, com um total movimentado de cerca de 3 milhões de toneladas.

MAIS DE 13 MILHÕES DE TONELADAS MOVIMENTADAS

Leixões cresce 5,3% até Setembro

Até ao final do mês de setembro, o Porto de Leixões cresceu 5,3% no volume de mercadoria movimentada face ao período homólogo anterior totalizando cerca de 13,2 milhões de toneladas. O balanço positivo nestes 9 meses resulta do aumento da Carga Geral Fracionada (+16,9%), dos Granéis Líquidos (+10,1%), da Carga Contentorizada (+1,6%) e da Carga Ro-Ro (+115,5%).
 

Porto de Sines cresce 76,5% nos contentores

O Porto de Sines movimentou nos primeiros nove meses do ano 692.011 TEU através do Terminal XXI, correspondendo a um crescimento homólogo de 76,5%. Relativamente ao total de mercadorias foram movimentadas 27.4 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 29% relativamente a 2012. Os segmentos de carga que apresentaram uma melhor prestação foram os graneis líquidos e a carga geral.

Porto de Lisboa regista crescimento de 42,4% nas escalas de porta-contentores

No mês de Setembro, o porto de Lisboa registou um aumento de 42,4% no número de escalas de navios porta-contentores, os quais corresponderam a mais 33,8% do Gross Ronnage – GT, face ao período homólogo em 2012. Ao longo do mês, o porto da capital recebeu 121 escalas de navios porta-contentores, ou seja mais 36 que em Setembro de 2013.

Total: 3938