Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Exportações atingiram valor recorde em Maio

O mês de Maio confirmou a evolução positiva nas exportações nacionais, assim como a recuperação dos valores menos positivos registados no início do ano. No mês em questão, o valor das exportações portuguesas cresceu 5% face a período homólogo do ano passado, apesar de ter ficado aquém do crescimento no mês de abril (+16,8%).

SETEMBRO

Submarino português em missão da NATO no Mediterrâneo

Portugal vai participar com um submarino da Marinha na missão naval de segurança da NATO no Mar Mediterrâneo, entre 9 e 21 de Setembro, confirmou à agência Lusa fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos alavancam resultados de junho

Em Junho, o Porto de Lisboa registou um crescimento de 3,2 por cento no total de mercadorias movimentadas face a período homólogo de 2012, num resultado que se deve em grande parte ao forte contributo dos granéis sólidos, que registaram uma subida mensal homóloga de 16,4 por cento.

APSS requalifica zona ribeirinha do Cais 1

A APSS tem em curso um conjunto de obras de requalificação da zona ribeirinha do Cais 1 do Porto de Setúbal, que visam permitir novos usos, novas condições de acessibilidade e estacionamento, melhores condições de operacionalidade às atividades marítimo-turísticas e da restauração e, de um modo geral, proporcionar à população de Setúbal um melhor usufruto daquela área privilegiada de contacto com o rio Sado.

Governo garante que solução para ENVC está a ser trabalhada com Bruxelas

O Governo, pela mão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, veio a terreno garantir que está a ser trabalhada junto da Comissão Europeia uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), referindo ser "falso" que Portugal não tenha justificado as ajudas públicas.

Sines e Miami tornam-se portos irmãos

O Porto de Sines e o Porto de Miami tornaram-se portos irmãos através da celebração de um acordo celebrado dia 1 de julho. Para o efeito, uma delegação do Porto de Miami liderada por Bill Johnson, responsável da infraestrutura, acompanhada por elementos da embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e da AICEP, estiveram em Sines com o objetivo de celebrar o referido acordo entre as duas entidades.

APSS devolve à população mais uma parcela do Sado

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA abriu à população a passagem junto ao rio Sado, entre o Jardim Luís da Fonseca, mais conhecido pelo Jardim da Beira-Mar e a Doca de Recreio das Fontainhas, através do terrapleno do antigo Cais 3.

Um pescador desaparecido em naufrágio ao largo de Aveiro

Um barco de pesca naufragou e na região de Murtosa em Aveiro. Cinco pescadores da embarcação foram socorridos pelas autoridades. Um continua desaparecido.

PSA leva terminal de Sines ao terceiro lugar ibérico em 2020

A PSA Sines tem o objectivo estratégico de colocar o terminal de contentores do porto de Sines – Terminal XXI – como o terceiro mais relevante em termos de tonelagem movimentada até ao final desta década, em 2020.

Balanço da época balnear | Maio-Junho

Resumo dos acidentes mortais diretamente relacionados com a prática balnear verificados durante o período de 1 de maio a 30 de junho de 2013 nas áreas de Jurisdição Marítima (Praias ou Zonas não vigiadas de jurisdição marítima – 04 casos). Não se registaram acidentes mortais em Praias marítimas vigiadas de jurisdição marítima, no período em análise.

Porto de Setúbal reforça impulso exportador

O Porto de Setúbal exportou, em 2013, 1,7 milhões toneladas até final de Maio, um valor que significa cerca de 65% da tonelagem movimentada entre exportação e importação, que atingiu 2,6 milhões de toneladas. O movimento total do porto, incluindo maio, ascendeu a cerca de 2,8 milhões de toneladas. O Porto de Setúbal continua, deste modo, a impôr-se como um porto marcadamente exportador.

Pescanova garante necessidades de financiamento da fábrica de Mira

A Pescanova, que explora uma unidade de aquicultura em Mira, garante que a operação portuguesa decorre dentro da normalidade e que não há salários em atraso, avançou ao Diário Económico fonte ligada ao grupo espanhol.

PARA ÁFRICA

Cimpor exporta 45 000 Tons de cimento pelo Porto de Lisboa

O cimento proveniente da fábrica da CIMPOR, em Alhandra, será transportado por barcaça até junto do navio “Universal Barcelona”, que se encontra fundeado no Mar da Palha, estado as operações de carga da mercadoria, a cargo do operador de estiva ETE. As 45 000 Tons de “Clinquer” destinam-se a dois países do continente africano, 25 000 tons para a cidade de Tema (Gana) e 20 000 Tons para Freetown (Serra Leoa).

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Guindastes modernizados e dragagens em curso

O porto de Viana do Castelo está a ser alvo de investimentos, nomeadamente em dois campos: a modernização de guindastes e a execução de dragagens.

Porto de Lisboa com nova ligação à América do Norte (Costa do Pacífico) e Mediterrâneo

A escala inaugural da nova linha regular “‘Mediterranean Pacific Service (MPS)”, acontece dia 9 de Julho, com o n/m "Sofia Schulte” e vai ligar directamente o porto de Lisboa a portos localizados no Mediterrâneo, América Central, EUA e Canadá.

João Franco nomeado presidente do Porto de Sines

João Franco foi nomeado esta terça feira presidente da Administração do Porto de Sines (APS), em substituição de Lídia Sequeira, que esteve à frente do porto durante oito anos, desde Junho de 2005.

APAT associa-se ao protesto sobre a greve no Porto de Lisboa

A APAT – Associação dos Transitários de Portugal, à semelhança da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, veio condenar a greve que teve início terça feira, “ tendo em conta os sérios prejuízos que a mesma acarreta para os operadores económicos que utilizam o porto de Lisboa”.

POTENCIANDO O PORTO DE MAR

Norte-americanos investem 27 ME e criam 500 postos de trabalho em Viana do Castelo

Uma empresa norte-americana do ramo automóvel vai instalar uma fábrica em Viana do Castelo, num investimento de 27 milhões de euros que criará, até final do ano, 500 postos de trabalho, anunciou a autarquia.

ADIANTA O «DIÁRIO ECONÓMICO»

PSA recebe luz verde para novo investimento em Sines

A PSA – Port of Singapore Authority, empresa estatal de Singapura que é a concessionária do terminal de contentores de Sines, deverá receber esta semana autorização formal do Governo para avançar com o investimento para prolongamento do actual terminal.

APSS licencia área para aquicultura com 9 hectares e meio

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA atribuiu uma licença de utilização privativa de uma parcela de terreno para a cultura de bivalves, salicórnias e minhocas, constituída por uma área com 95 mil metros quadrados, em Domínio Público Marítimo, contígua à Herdade do Pinheiro. A licença foi concedida em cumprimento dos procedimentos legais exigidos.

Total: 3786