Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AGUIAR BRANCO:

Reprivatização dos Estaleiros de Viana está «inquinada de forma dramática»

Lisboa, 20 fev (Lusa)- O ministro da Defesa disse esta quinta-feira que o processo anunciado pela Comissão Europeia a apoios públicos aos Estaleiros de Viana "inquina de forma dramática" a sua reprivatização e admitiu outros cenários para a empresa. Numa resposta ao deputado do PSD Eduardo Teixeira, José Pedro Aguiar-Branco disse que o processo está "complicado" e que a hipótese da reprivatização dos estaleiros se mantém, mas que poderá seguir-se "outra qualquer".

NAUFRÁGIO NA NAZARÉ

Tripulantes já regressaram a casa

Os sete tripulantes do barco que na madrugada de terça-feira naufragou na Nazaré deixaram a vila às 15:15 do mesmo dia, depois de o único ferido ter tido alta do hospital das Caldas da Rainha, onde foi assistido devido a ferimento ligeiros. A embarcação de pesca denominada “Cristiano Raquel” naufragou cerca das 05:30, 400 metros a sul da barra da Nazaré, próximo da Foz do rio Alcoa, num local de difícil acesso.

NOVO PORTAL EM TRÊS LÍNGUAS E COM MAIS DE UMA CENTENA DE MENUS

Porto da Figueira da Foz com presença renovada na web

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), apresenta publicamente esta quarta-feira, 20 de Fevereiro, o seu novo portal. A presença da administração portuária na web surge reforçada, através de um grafismo mais apelativo e da disponibilização de três sites independentes, um para cada uma das línguas disponíveis.

PORTO DE LEIXÕES

APDL promove boas práticas da relação no local de trabalho entre homens e mulheres

A APDL é uma das 21 empresas que assume o compromisso pela igualdade de género no local de trabalho.
No Porto de Leixões, trabalham perto de duzentos funcionários, na maioria homens, mas onde já há alguns anos para cá é politica de gestão da empresa a promoção da igualdade entre eles e elas.

ESTA QUARTA-FEIRA, NO PARLAMENTO

Aguiar Branco explica dossier dos Estaleiros de Viana

A suspensão da reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem estado nas últimas semanas debaixo de críticas. Os deputados querem agora ouvir as explicações do ministro da Defesa, Aguiar-Branco, sobre o ‘dossier' que está parado por ordem de Bruxelas.

Estaleiros da Lisnave recebem 100.° navio dos malaios da AET

A EMPRESA malaia AET, uma das líderes a nível mundial no transporte marítimo de petróleo, escalou, no sábado, o seu centésimo navio nos estaleiros navais da Lisnave, consolidando a sua preferência pela empresa de reparação naval setubalense, um das cinco maiores a operar em todo o mundo.

Eixo Atlântico pede ajudas para a indústria naval do Norte e da Galiza ao Conselho Europeu

José Maria Costa, presidente do Eixo Atlântico, alertou o Conselho Europeu para a "necessidade" de atribuir auxílios estatais à indústria naval do norte de Portugal e da Galiza, em Espanha. O pedido foi feito através de um documento sobre o setor da construção e reparação naval na eurorregião, entregue ao presidente da Comissão de Monitorização do Congresso do Poder Local e Regional do Conselho da Europa.

PORTO DE LEIXÕES

Movimentação de contentores no TCL cresceu 5% em Janeiro

O Terminal de Contentores de Leixões registou um crescimento de 5% no número de TEU movimentados no primeiro mês do ano, face aos números alcançados em período homólogo de 2012. Desta forma, o TCL alcançou o melhor janeiro de sempre, com um total de 29.945 contentores, o equivalente a 46.730 TEU.

Hasta pública de inertes rendeu 50 mil euros ao Porto de Aveiro

O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, lamentou esta segunda-feira a falta de interessados na aquisição dos inertes, provenientes das dragagens efectuadas nos canais portuários. A APA colocou esta segunda-feira à venda, em hasta pública, 100 mil toneladas de inertes, tendo surgido apenas um interessado.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ESTREIA 2013 COM RECORD

Janeiro foi o melhor mês de sempre

No primeiro mês de 2013, o porto cresceu 28% nas mercadorias movimentadas, a carga contentorizada subiu 82% e a carga geral 52%. 55 navios escalaram o porto, mais 15 que em Janeiro de 2012.

EXPRESSO

Governo dos Açores enaltece decisão judicial que prova «importância da fiscalização do mar»

O Governo dos Açores enalteceu este sábado a condenação do Ministério da Defesa Nacional sobre o dever de fiscalização das águas do arquipélago, uma decisão que prova a "importância da fiscalização do mar".
O Tribunal Central Administrativo Sul confirmou a condenação do Ministério da Defesa Nacional (MDN) por "omissão da fiscalização" da pesca por embarcações estrangeiras na zona económica e exclusiva adjacente àquele arquipélago, entre as 100 e as 200 milhas.

Director do Instituto Portuário do Sul reconhece falta de orçamento para intervir em Olhão

O director do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPMT) do Sul reconheceu que o organismo tem pouca margem orçamental para ajudar a resolver os casos de furto e vandalismo registados no porto de pesca de Olhão.

Viseu parado em Leixões

Desde meados de Agosto do ano passado que o navio de carga Viseu está parado, sob ordem de arresto judicial, no porto de Leixões.
Victor Abakumov, 60 anos, comandante russo do navio Viseu , retido em Leixões desde Agosto de 2012, já está para lá do cansaço: Sim, agora, mais do que cansado, estou desesperado , diz o comandante, que é um homem alto mas tem ar cabisbaixo e fala em inglês. Farto deste grande fiasco.

Autarca da Régua apela ao Governo para não desmembrar Instituto Portuário

O presidente da Câmara da Régua, o social-democrata Nuno Gonçalves, apelou ao Governo para não desmembrar ou retirar do Douro o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), gestor da navegabilidade no rio.

Investigadores de Peniche preparam hambúrguer de peixe

nvestigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, estão a estudar a preparação de um inovador hambúrguer de peixe, que será comercializado ainda este ano. O incentivo ao consumo de peixe é um dos objetivos do novo produto e o grupo de investigadores já testou a aplicação de diferentes espécies de peixe ao hambúrguer, desde pescada, tintureira e paloco, espécies às quais se pretende acrescentar maior valor comercial.

Porto de Sines inicia 2013 com melhor mês de sempre nos contentores

Em Janeiro de 2013 o Porto de Sines estabeleceu um novo máximo histórico mensal na movimentação de carga contentorizada, com um total de 66.359 TEU, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012. Comparativamente, a movimentação de contentores nas cargas cresceu 40% e nas descargas cresceu 35%, o que representa um aumento mais significativo nas exportações.

Visitas ao Porto de Lisboa podem ser marcadas no Facebook

A Administraçao do Porto de Lisboa convida a uma visita que lhe dará a conhecer o património histórico e cultural do Porto de Lisboa e a importância da sua actividade para o desenvolvimento sócio económico da cidade e do país. As visitas podem agora ser marcadas através do Facebook. AQUI

Países de fora da Europa valeram 87% do crescimento das exportações

As empresas a operar em Portugal exportaram mais 2,5 mil milhões de euros de mercadorias em 2012 face ao ano anterior, uma subida de 5,8% explicada pelas vendas para países fora da União Europeia (UE), mostram dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A estagnação dos mercados tradicionais europeus – ou contracção nos casos de Espanha e da Alemanha, os dois principais destinos – foi mais do que compensada pelos clientes extra-comunitários, que compraram mais 20% do que em 2011 e valeram 87,6% do ritmo de crescimento das exportações.

Abrandamento nas exportações cria apreensão para o futuro

Desilusão por causa das expectativas criadas no início do ano passado e apreensão em relação ao que irá acontecer no futuro: só assim é que, depois de um ano globalmente positivo para as exportações nacionais, podem ser recebidos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Principalmente tendo em conta que a economia portuguesa tem nas exportações a sua grande (senão única) esperança de retoma.

VIANA DO CASTELO

Estaleiros sem dinheiro somam processos em tribunal

Os prejuízos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo acumulam-se ao ritmo do número de processos que dão entrada em tribunal contra a empresa. Desta vez, quatro ex-colaboradores querem que um juiz anule o seu despedimento, que consideram discriminatório. Entre eles está o homem que assinava os cheques.

Total: 3523