Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Lisbon Atlantic Conference recebeu líderes europeus

Realizou-se nos dias 4 e 5 de dezembro a 2ª edição da Conferência do Atlântico, dedicada ao Crescimento Azul do Atlântico, uma iniciativa organizada pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Fórum Empresarial da Economia do Mar e a Oceano XXI, e o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Porto de Setúbal recupera 13% até novembro

O Porto de Setúbal cresceu cerca de 13% no movimento de mercadorias acumulado até novembro de 2013, com um total de mais de 6,3 milhões de toneladas, face ao valor de 5,6 milhões de toneladas movimentadas em igual período de 2012.

Presidente do Porto de Lisboa contra redução das taxas

A presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa está “profundamente contra” a redução das taxas portuárias pretendida pelo Governo. Em entrevista à edição ‘online' da "Transportes em Revista", Marina Ferreira, presidente da APL, defende que, "para ganharmos competitividade, temos de ter investimento, nomeadamente em modernização e agilização de procedimentos".

ÍLHAVO

Algaplus no CIEMAR

Decorreu no dia 27, no CIEMar-Ílhavo, entre a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e a empresa Algaplus, a assinatura de um Contrato de Pré Incubação de Ideias de Negócio e de Incubação de Empresas, com vista à instalação desta empresa na Incubadora do Município de Ílhavo, localizada no CIEMar-Ílhavo.

COMEÇA HOJE EM LISBOA

Lisbon Atlantic Conference

Numa iniciativa do Governo Português, organização do Ministério do Mar e Câmara Municipal de Lisboa e parceria da EnergyIn, Fórum Empresarial das Economia do Mar e Associação Oceano XXI, decorre hoje e amanhã, 4 e 5 de Dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a Lisbon Atlantic Conference 2013.

IEFP, FOR-MAR e Porto de Setúbal qualificam na área do Mar

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, através do Departamento de Formação Profissional, em parceria com o FOR-MAR e o Porto de Setúbal, realizou, no dia 28 de novembro, o Seminário Técnico de Formação na área do Mar “A cultura de Segurança no Trabalho Marítimo e Portuário”, com o objetivo de promover a divulgação e discussão das Normas de Certificação nestas atividades.

Presidente da Martifer garante que construção naval vai «reviver» em Viana

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.
O presidente do conselho de administração da Martifer manifestou esta terça-feira a convicção de que a subconcessão que o grupo vai assumir dos atuais estaleiros de Viana permitirá fazer "reviver" aquela atividade no concelho.

Maior navio de sempre no Porto de Aveiro

Entrou no dia 22 do corrente mês, no Porto de Aveiro, o navio SPIEGELGRACHT com 168,14 m. É maior navio de sempre a entrar no Porto de Aveiro. Com um calado de 8 metros e uma tonelagem de arqueação bruta de 16.641 ton., descarregou 10.300 toneladas de granéis sólidos.

MANUEL PINTO DE ABREU | DN MAR

Revigorar os portos

O secretário de Estado do Mar garantiu ao DN que os "portos de pesca estão a terminar uma fase de reestruturação ao nível administrativo", o que, segundo Manuel Pinto de Abreu, "trará uma nova forma de funcionamento".

Luz verde para o investimento de 3,5 milhões na ampliação do terminal ro-ro de Setúbal

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, assegurou terça-feira que o Governo já aprovou a ampliação do terminal ro-ro do porto de Setúbal, num investimento que rondará os 3,5 milhões de euros.
"É um investimento feito exclusivamente com meios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), que tem estado a reter parte dos seus resultados para fazer este investimento", esclareceu.

MAIS 5% QUE EM 2012

Porto de Leixões movimentou 14,7 milhões de toneladas até Outubro

Entre janeiro e outubro deste ano, o porto de Leixões registou uma movimentação de 14,7 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento de 5% face a período homólogo do ano passado, quando nos primeiros dez meses do ano foram movimentadas menos 650 mil toneladas.

HOJE, 29 DE NOVEMBRO, NO FUNCHAL

Seminário «Os Portos Insulares Atlânticos: Passado, Presente e Futuro»

Realiza-se hoje, na Sala Lisboa do Hotel Pestana Casino Park, o seminário "Os Portos Insulares Atlânticos: Passado, Presente e Futuro". A organização pertence à RETE - Associação para a Colaboração Porto e Cidade.

SÉRGIO MONTEIRO:

«Se tivermos de não fazer aquele investimento [Trafaria] não há nenhum problema»

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, esteve terça-feira em Setúbal, onde encerrou os trabalhos da Conferência 'Porto de Setúbal - A solução ibérica disponível'. Na sua intervenção, garantiu que o Governo está a fazer uma reavaliação total da reorganização dos espaços portuários da região de Lisboa, entre os quais o terminal de contentores da Trafaria, em Almada.

Martifer garante apenas 400 postos de trabalho nos ENVC

Os 620 trabalhadores dos Estaleiros de Viana vão ser despedidos até janeiro de 2014, processo que vai custar ao Estado cerca de trinta milhões de euros em indemnizações. A Martifer garante a criação de 400 postos de trabalho, que podem ou não ser ocupados pelos ex-trabalhadores dos Estaleiros. Em nenhum dos casos será assegurado a plena continuidade de todos os trabalhadores.

REPORTAGEM SIC

O que é a MARTIFER?

A Martifer, a empresa que fica agora ao comando dos estaleiros de Viana do Castelo, começou em 1990 como um pequeno negócio familiar e transformou-se numa empresa internacional, hoje dedicada aos setores das estruturas metálicas e da energia solar. A empresa de Oliveira de Frades fundada por dois irmãos é responsável por obras como a Torre Vasco da Gama, alguns estádios do euro 2004 e do Mundial do próximo ano no Brasil.

Conferência da CPS

«Futuro do porto de Lisboa é o porto de Setúbal»

A frase que dá título a esta notícia foi proferida, em primeiro lugar, por Crespo de Carvalho mas logo teve seguimento nas palavras de Augusto Mateus. Esta foi a mensagem forte num evento que quis mostrar que Setúbal merece (e deve) estar no mapa portuário nacional.

Governo dos Açores anuncia construção de novos navios no âmbito da criação de um verdadeiro mercado interno

O Presidente do Governo dos Açores anunciou a construção de dois novos navios de transporte de passageiros e de viaturas, uma decisão que se enquadra na estratégia de criação de um verdadeiro mercado interno açoriano.
"É também ao serviço dessa visão estratégica, dessa ambição de progresso e de desenvolvimento, que estamos a concluir os trabalhos finais para o lançamento do processo de construção de mais dois navios ferry para o transporte de pessoas e de viaturas", afirmou Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do novo navio "Mestre Simão", que vai assegurar as ligações no Grupo Central a partir do início de 2014.

Porto de Lisboa recebe «Maritime Single Window Summit»

A Janela Única Portuária nacional assume-se como uma das mais avançadas da Europa apresentando Portugal como um caso de sucesso. Na sexta-feira reuniram-se, no Porto de Lisboa, mais de 150 representantes europeus ligados ao setor portuário internacional, na “Maritime Single Window Summit”. Uma iniciativa que apresentou os diversos projetos que estão a ser desenvolvidos ao nível europeu no sentido de colocar todos os portos da União Europeia em contacto eletrónico, através de uma plataforma comum.

Portos da Madeira crescem na carga movimentada no terceiro trimestre

A Direcção Regional de Estatística da Madeira divulgou nota de imprensa relativa à movimentação de mercadorias, durante o terceiro trimestre de 2013, nos portos da Região. Os números mostram que a variação do movimento de mercadorias no trimestre em referência foi globalmente positivo em comparação com o mesmo período do ano passado.

A 3 DE DEZEMBRO

Câmara dos Despachantes Oficiais promove conferência «150 anos ao Serviço do Comércio Internacional»

No dia 3 de dezembro, a Câmara dos Despachantes Oficiais dá início às comemorações dos 150 anos da profissão de Despachante promovendo uma Conferência subordinada ao tema “150 anos ao Serviço do Comércio Internacional”, que terá lugar no Salão Nobre da Associação Comercial de Lisboa.

Total: 3902