Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Lisboa cresce 6,5% nos granéis sólidos em fevereiro

O porto de Lisboa registou um crescimento de cerca de 6,5% na movimentação de granéis sólidos, no mês de fevereiro. Foram movimentadas mais 28 179 toneladas, comparativamente com igual período de 2013.

APS organiza Serões no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines vai organizar ao longo deste ano, encontros que têm como objetivo aproximar a cidade e a comunidade portuária. A iniciativa começa já este mês, dia 28 de Março, e contará com a presença de João Duque, presidente do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão e de Jorge Magalhães Correia, presidente da Companhia de Seguros Fidelidade, que abrirão estes encontros com uma «conversa improvável» conduzida pelos presidentes do Porto de Sines e da Câmara Municipal de Sines, João Franco e Nuno Mascarenhas.

Portos de Lisboa, Setúbal e Sines na Extremadura espanhola

Uma comitiva de portos portugueses, composta pelos portos de Lisboa, Setúbal e de Sines, visitou, no dia 7 de março, diversas infraestruturas logísticas na Extremadura espanhola e reuniu com a Plataforma Logística del Suroeste Europeo, em Badajoz. Tratou-se de uma iniciativa inédita de cooperação entre estes três portos portugueses para alargar o hinterland na Extremadura.

AÇORES

Novo regime do trabalho portuário aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou, por proposta do Governo dos Açores, o diploma que adapta à Região o regime jurídico do trabalho portuário e estabelece normativos sobre formalidades respeitantes ao efectivo dos portos do Arquipélago.

Porto de Leixões com crescimento de 11% em janeiro

No mês de janeiro, o porto de Leixões movimentou cerca de 1,35 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento de 11% face aos 1,21 milhões registados em período homólogo do ano passado.

Gruas de 630 toneladas carregadas no Porto de Aveiro

Está de saída do Porto de Aveiro a primeira de duas gruas de grandes dimensões, que têm como destino o porto francês de Sète. Cada um destes dois guindastes portuários pesa 630 toneladas e levaram cerca de nove meses a serem montados. O seu transporte é feito individualmente num navio de 165 metros de comprimento e 32 metros de largura - que depois de transportar a primeira destas gruas regressa a Aveiro para repetir a viagem até ao porto de Sète.

Comissões de renegociação de concessões portuárias criadas ainda este mês

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, informou que as comissões de renegociação para reduzir os preços das concessões portuárias serão criadas este mês.

Operadores portuários querem uma clarificação do direito à greve

Os operadores portuários pediram aos deputados uma clarificação do exercício do direito à greve, argumentando que querem evitar, no futuro, a repetição daquilo que consideraram ser greves “ilegítimas” dos estivadores.

A 17 E 18 DE MARÇO

Atlantic Workshop – Funchal

Realiza-se nos próximos dias 17-18 de março, no Funchal, o “Workshop do Atlântico” promovido pela DG Mare, em estreita articulação com o Governo Regional da Madeira e a Direção Geral de Política do Mar, no quadro da preparação da implementação do Plano de Ação da Estratégia Marítima da União Europeia para a Área do Atlântico, onde serão debatidas as oportunidades para a cooperação territorial no espaço Europeu, com especial destaque para as Regiões Ultraperiféricas.

Embaixador da Tailândia volta ao Porto de Sines com comitiva de empresários

No passado dia 26 de Fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita do Embaixador da Tailândia em Portugal, Chakorn Suchiva, acompanhado pelo Primeiro Secretário da embaixada, Kasemsan Thongsiri, e de um grupo de empresários tailandeses.

Porto de Setúbal visitado por deputados do PCP

Um grupo de cinco deputados do Partido Comunista Português (PCP), do círculo eleitoral de Setúbal, visitou o Porto de Setúbal, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP, tendo sido recebidos pelo Conselho de Administração da APSS.

Grupo Rangel admite que «greves nos portos tiveram impacto negativo»

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, Nuno Rangel, vice-presidente do grupo Rangel, admitiu que as greves em alguns portos nacionais, com especial incidência em Lisboa, tiveram "algum impacto" na atividade do grupo.

DADOS AVANÇADOS PELO IMT

2013 foi o melhor ano de sempre nos portos nacionais

Os sete principais portos do continente registaram, em 2013, “o maior valor anual de sempre” de mercadorias movimentadas, anunciou o IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes. No total, atingiu-se cerca de 79,3 milhões de toneladas movimentadas, a que corresponde um aumento de 16,7 por cento em relação a 2012. O crescimento mais significativo registou-se no porto de Sines, (+27,8%), seguindo-se o porto de Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal, com taxas de crescimento de 19,2 por cento, 18 por cento e 15,7 por cento, respetivamente.

ALB inicia ligação entre Mérida e portos de Lisboa e Sines

A ALB – Área Logística da Bobadela, empresa do Grupo Conteparque, deu início às operações de transporte ferroviário de contentores entre a cidade de Mérida, na Extremadura, e os portos de Lisboa e Sines. Este serviço, numa fase inicial terá uma frequência de dois comboios semanais, em cada sentido, prevendo-se uma frequência trissemanal ainda no decorrer do primeiro trimestre deste ano.

Governo dos Açores desiste de cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo

O Plano Integrado de Transportes do Governo Regional dos Açores não inclui a construção de um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, mas prevê o regresso das ligações marítimas de passageiros inter-ilhas ao porto da cidade.

Janeiro foi o melhor ano de sempre do TCL

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) bateu, em janeiro, o seu recorde de contentores e TEU´s movimentados. No total foram movimentados 49.400 TEU´s, mais 5,7 por cento que em igual período do ano passado e um total de 31.442 contentores (+5%).

Porto de Aveiro vai investir 2,1 milhões

A Administração do Porto de Aveiro vai investir 2,1 milhões de euros nos trabalhos de implementação da operacionalidade do terminal de graneis líquidos do porto, segundo a revista Construir.

Governo já apresentou plano de reforma dos portos

No relatório da Comissão Europeia (CE) referente à 10.ª avaliação da troika pode ler-se que o Governo português apresentou um plano de reforma, sendo que o documento mantém-se em segredo. Será apenas publicado "depois de colocado em consulta para avaliação pelas partes interessadas".

Ponte móvel que liga Matosinhos a Leça da Palmeira já reabriu

A ponte móvel que liga Matosinhos a Leça da Palmeira reabriu ao trânsito na tarde de sexta-feira, depois de ter estado encerrada desde terça. A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) tinha previsto que a ligação estaria interrompida durante uma semana, mas os trabalhos para a substituição de três rótulas da estrutura foram rápidos.

PSA Sines inicia obras de expansão do Terminal de Contentores (TXXI)

A PSA Sines iniciou em Janeiro as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (TXXI) que irá aumentar a capacidade do terminal de 1.100.000 TEU (twenty equivalent unit) para 1.700.000 TEU por ano. Com um investimento total de 89 milhões de euros (Fase 2), o cais irá aumentar de 730 para 940 metros de extensão, crescendo 210 metros.

Total: 3973