Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Contentores no Porto de Lisboa crescem 18,3% em Setembro

O Porto de Lisboa registou em setembro um crescimento de cerca de 18,3% no número de contentores movimentados, comparativamente com igual período de 2012. Para este resultado muito contribuiu a performance positiva dos terminais TCSA e TCA, no que diz respeito ao número de contentores movimentados.

Bruxelas quer aumentar transporte de mercadorias nos rios e canais da Europa

A Comissão Europeia propõe medidas com vista a melhorar o transporte fluvial na Europa, por considerar que é possível e aconselhável recorrer mais aos cerca de 37 mil quilómetros de vias navegáveis interiores para a circulação de mercadorias.

RITA OLIVEIRA, CEO DA SHIFT THINKERS NA REVISTA NAU XXI

Fez do oceano a sua causa e acredita que o mar é elemento diferenciador do país

Rita Oliveira surge em destaque na Revista NAU XXI. A CEO da Shift Thinkers fez do oceano a sua causa e acredita que o mar é elemento diferenciador do país.

CACIA 13

CDOS simula acidente ferroviário e sismo de grande intensidade

O Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro está a preparar um simulacro 'inspirado' num acidente ferroviário. O exercício está marcado para 26 de Outubro e intitula-se "Cacia 13". Vai simular uma colisão entre um comboio de mercadorias proveniente do Porto de Aveiro e uma composição que circula na linha do Norte.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Subconcessão decidida até final da próxima semana

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa Nacional, adiantou que o júri do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deverá decidir até ao final da próxima semana se aceita ou não a proposta da empresa Martifer.
"Até ao final da próxima semana o júri fará a validação ou não, acreditamos que possa fazê-lo, da proposta que foi apresentada pela Martifer", referiu o governante.

Porto de Setúbal cresce 8% até Setembro

O Porto de Setúbal movimentou, no mês de setembro, 675 mil toneladas de mercadorias, valor que contribuiu para consolidar em 8% o crescimento no acumulado da carga movimentada desde o início do ano de 2013 até ao final do terceiro trimestre, face a igual período no ano de 2012.

Açores mais perto de plataforma de abastecimento de gás natural

Os Açores assumem-se cada vez mais como localização preferida para a instalação de uma plataforma de abastecimento de gás natural, no âmbito do projecto COSTA.

Martifer ganha subconcessão dos Estaleiros de Viana

O grupo Martifer ganhou a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O júri do concurso excluiu a outra concorrente – a A.K. Portugal, do russo Andrey Kiselev, por ter apresentado uma garantia bancária que não cumpria os requisitos mínimos.

PORTO DE SINES

João Franco aponta para perto do milhão de TEU's já este ano

O presidente da Administração do Porto de Sines (APS), João Franco, foi um dos convidados da Conferência "Mar a Bom Porto", que decorreu na Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH). Na sua intervenção, João Franco destacou os excelentes resultados obtidos nos primeiros oito meses do ano, nos quais foram movimentados mais de 600 mil TEU's no Terminal XXI, ultrapassando o total de contentores movimentados em todo o ano de 2012.

VASCO CORDEIRO:

Projecto europeu «Autoestradas do Mar» reforça potencial do Mar dos Açores

O Presidente do Governo dos Açores, depois de salientar a importância que os transportes marítimos assumem para uma Região como os Açores, defendeu a necessidade de se proceder a um trabalho mais aprofundado quanto à forma como, do ponto de vista logístico, essa operação marítima pode evoluir para ser mais fácil, mais rápida e mais eficaz para a economia açoriana.

Porto de Setúbal recebe equipamento destinado à Embraer

O Porto de Setúbal recebeu, no Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, a escala do ro-ro “Toledo”, agenciado pela Barwil Knudsen, para a descarga de peças e ferramentas destinadas à fábrica da Embraer Portugal, SA, em Évora.

Porto de Sines recebe duas delegações de Moçambique em três dias

O Porto de Sines foi visitado por duas delegações de Moçambique no espaço de três dias. No dia 2 de outubro, uma comitiva do Conselho Municipal da Pemba, liderada por Tagir Assimo Carimo e Vasco Albino Pereira, respetivamente Presidente do Município e Presidente da Assembleia Municipal da cidade moçambicana, visitaram o Porto de Sines acompanhados pela Galp Energia e pela autarquia de Sines.

Acção de Busca e Salvamento localiza Veleiro furtado nas Bermudas

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e a Capitania do Porto de Angra do Heroísmo coordenaram a 2 de Outubro as operações de busca e salvamento do veleiro “HOKU KEA”, de bandeira finlandesa, que se encontrava a cerca de 20 milhas náuticas (aproximadamente 37 Km) a Nordeste da ilha da Graciosa.

Balanço da época balnear 2013

Resumo dos acidentes mortais diretamente relacionados com a prática balnear verificados durante toda a época balnear, período de 1 de maio a 30 de setembro de 2013 nas áreas de Jurisdição Marítima.

Ministro optimista quanto à salvaguarda de postos de trabalho nos estaleiros de Viana

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, afirmou esta terça-feira estar "optimista" quanto à manutenção da construção e reparação naval, bem como da salvaguarda do "maior número de postos de trabalho" nos estaleiros de Viana do Castelo.

Porto de Lisboa movimenta mais 11,5% em agosto

No mês de agosto, o porto de Lisboa registou um aumento de 11,5% na quantidade de mercadorias movimentadas quando comparado com o período homólogo de 2012. No acumulado anual, já foram alcançados os resultados homólogos do ano passado.

APSS avalia satisfação dos seus colaboradores

A APSS realizou um questionário confidencial aos/às seus/suas colaboradores/as para avaliação do grau de satisfação, com o objetivo de conhecer a opinião e as atividades que desenvolvem atualmente, tendo em vista a melhoria contínua.

Horizon View e Tarros Line constituem a Tarros Portugal

Foi constituída uma joint-venture entre a Horizon View e a Tarros, S.p.A. designada TARROS Portugal e que passa a representar a Tarros Line em território português, a partir, inclusive, da escala em Setúbal do M/V “Marguerite A”, voy 13 828, prevista para 09 de Outubro.

Contentores no Porto de Lisboa crescem em Agosto

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 4,7% no número de contentores movimentados ao longo do mês de agosto, comparativamente com o período homólogo em 2012.

Barco de pesca encalhou em Matosinhos

Uma embarcação de pesca costeira de Vila do Conde encalhou, na quarta-feira, na praia de Matosinhos. O barco seguia com quatro tripulantes, que não sofreram qualquer tipo de ferimentos, de acordo com a Polícia Marítima.

Total: 3768