Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Grupo Rangel admite que «greves nos portos tiveram impacto negativo»

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, Nuno Rangel, vice-presidente do grupo Rangel, admitiu que as greves em alguns portos nacionais, com especial incidência em Lisboa, tiveram "algum impacto" na atividade do grupo.

DADOS AVANÇADOS PELO IMT

2013 foi o melhor ano de sempre nos portos nacionais

Os sete principais portos do continente registaram, em 2013, “o maior valor anual de sempre” de mercadorias movimentadas, anunciou o IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes. No total, atingiu-se cerca de 79,3 milhões de toneladas movimentadas, a que corresponde um aumento de 16,7 por cento em relação a 2012. O crescimento mais significativo registou-se no porto de Sines, (+27,8%), seguindo-se o porto de Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal, com taxas de crescimento de 19,2 por cento, 18 por cento e 15,7 por cento, respetivamente.

ALB inicia ligação entre Mérida e portos de Lisboa e Sines

A ALB – Área Logística da Bobadela, empresa do Grupo Conteparque, deu início às operações de transporte ferroviário de contentores entre a cidade de Mérida, na Extremadura, e os portos de Lisboa e Sines. Este serviço, numa fase inicial terá uma frequência de dois comboios semanais, em cada sentido, prevendo-se uma frequência trissemanal ainda no decorrer do primeiro trimestre deste ano.

Governo dos Açores desiste de cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo

O Plano Integrado de Transportes do Governo Regional dos Açores não inclui a construção de um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, mas prevê o regresso das ligações marítimas de passageiros inter-ilhas ao porto da cidade.

Janeiro foi o melhor ano de sempre do TCL

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) bateu, em janeiro, o seu recorde de contentores e TEU´s movimentados. No total foram movimentados 49.400 TEU´s, mais 5,7 por cento que em igual período do ano passado e um total de 31.442 contentores (+5%).

Porto de Aveiro vai investir 2,1 milhões

A Administração do Porto de Aveiro vai investir 2,1 milhões de euros nos trabalhos de implementação da operacionalidade do terminal de graneis líquidos do porto, segundo a revista Construir.

Governo já apresentou plano de reforma dos portos

No relatório da Comissão Europeia (CE) referente à 10.ª avaliação da troika pode ler-se que o Governo português apresentou um plano de reforma, sendo que o documento mantém-se em segredo. Será apenas publicado "depois de colocado em consulta para avaliação pelas partes interessadas".

Ponte móvel que liga Matosinhos a Leça da Palmeira já reabriu

A ponte móvel que liga Matosinhos a Leça da Palmeira reabriu ao trânsito na tarde de sexta-feira, depois de ter estado encerrada desde terça. A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) tinha previsto que a ligação estaria interrompida durante uma semana, mas os trabalhos para a substituição de três rótulas da estrutura foram rápidos.

PSA Sines inicia obras de expansão do Terminal de Contentores (TXXI)

A PSA Sines iniciou em Janeiro as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (TXXI) que irá aumentar a capacidade do terminal de 1.100.000 TEU (twenty equivalent unit) para 1.700.000 TEU por ano. Com um investimento total de 89 milhões de euros (Fase 2), o cais irá aumentar de 730 para 940 metros de extensão, crescendo 210 metros.

Governo apresentou plano de reforma dos portos à troika

A Comissão Europeia diz que o Governo português apresentou um plano de reforma dos portos durante a décima avaliação da ajuda a Portugal mas que, para já, o documento mantém-se em segredo. Isto porque, segundo Bruxelas, será publicado "depois de colocado em consulta para avaliação pelas partes interessadas".
A Comissão Europeia diz que a divulgação deste relatório irá contribuir para "um elevado nível de transparência e mostra o empenhamento do Governo neste sector".

Estivadores de Lisboa aprovam acordo para reintegrar trabalhadores

Os estivadores de Lisboa aprovaram esta segunda-feira por unanimidade o acordo com as associações patronais que consagra a reintegração dos trabalhadores despedidos em 2013, disse o presidente do sindicato, António Mariano.

Governo garante que porto de águas profundas de Lisboa não terá dinheiro público

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, reiterou que não haverá dinheiro público num porto de águas profundas em Lisboa, projeto que só pode avançar com investimento privado.

TCL

2014 arranca com record de 49.400 TEU

Cumprindo o que é já uma tradição, o TCL começou o Ano Novo com um resultado recorde, em número de contentores e TEU movimentados.
Em janeiro, o Terminal de Contentores de Leixões movimentou 31.442 contentores, o que representou um crescimento homólogo de 5%.

Porto de Viana do Castelo registou ligeira quebra em 2013

No Porto de Viana do Castelo, o ano de 2013 fechou com resultados muito próximos dos do ano anterior, se bem que com uma ligeira quebra na movimentação (-1%). Ao todo, foram movimentadas pouco mais de 496 mil toneladas no ano passado, número que ficou aquém das quase 503 mil manuseadas em 2012.

PORTO DE LISBOA

Operadores portuários e sindicato de estivadores chegaram a acordo

Os operadores portuários e o sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa chegaram a acordo na sexta-feira para terminar com a greve dos trabalhadores, disse à Lusa o presidente do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM).

Ponte móvel de Leixões interdita ao trânsito automóvel e peões a partir desta terça-feira

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A. informa que a ponte móvel do Porto de Leixões vai estar interdita ao trânsito automóvel e de peões a partir das 08h00 do dia 18 de Fevereiro, terça-feira, e durante cerca de uma semana, salvo se as condições meteorológicas não o permitirem.

PORTO DE LISBOA

Terminal da Liscont com recorde de movimentação

No ano de 2013, o terminal de contentores do porto de Lisboa concessionado à Liscont, movimentou um total de 261 mil TEU, valor que representa um crescimento homólogo de 15,8% e um novo recorde anual. Os resultados têm maior destaque num ano em que o terminal foi afectado pr vários períodos de greve.

Associações de Operadores Portuários de Lisboa acusam sindicato de fingir desconvocar a greve

Em comunicado, as Associações A-ETPL (Associação – Empresa de Trabalho Portuá (ETP) Lisboa), AOP (Associação Marítima e Portuária) e AOPL (Associação de Operadores do Porto de Lisboa) acusam o Sindicato dos Estivadores de manter a greve às operações portuárias em Lisboa apesar de "ter emitido um comunicado em que dá conta de um suposto levantamento da greve para viabilizar uma reunião esta sexta feira, dia 14 de fevereiro, no Instituto da Mobilidade e Transportes".

HOJE, 14 DE FEVEREIRO

Instituto Hidrográfico comemora o Dia do Hidrógrafo

Hoje, pelas 10h30, no âmbito das comemorações do “Dia do Hidrógrafo”, será efetuada a apresentação de mais um produto da série "Qual é a tua Onda?", denominado “…na Navegação de Recreio”, no Auditório Duarte Pacheco Pereira, no edifício sede deste Instituto, em Lisboa.

Espanhóis passam a exportar pelo porto de Lisboa

Em plena convulsão resultante das greves dos estivadores, o porto de Lisboa começou, na última semana, a exportar produtos de empresas agro-industriais da Extremadura espanhola.

Total: 3902