Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EURICO REIS

É altura de aproveitar todos os recursos do País

Para Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), a solução para a atual "situação desastrosa" do País passa pelo "máximo aproveitamento dos recursos", afirmando que "o mar é um recurso que não temos explorado".

FERROVIA E EXPORTAÇÕES EM DESTAQUE

Abril foi o melhor mês de sempre no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro ultrapassou pela primeira vez, em Abril, a barreira das 400.000,00 toneladas, movimentando 419.985,25 toneladas de mercadorias, passando este a ser o seu melhor mês de sempre.
“São números que nos deixam bastante satisfeitos, sinal de um crescimento sustentado, com um desempenho importante nas exportações. Importa frisar o excelente contributo que a ferrovia tem dado” – assinala José Luís Cacho.

NUNO VIEIRA E BRITO

Turismo ligado ao mar é um motor da economia

Para Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, o turismo e a gastronomia mantêm uma ligação direta.

Porto da Figueira da Foz pela primeira vez acima do meio milhão de toneladas num trimestre

Pela primeira vez na história, o porto da Figueira da Foz ultrapassou a fasquia das 500 mil toneladas movimentadas num trimestre, feito alcançado nos três primeiros meses deste ano, quando processou 521 mil toneladas.

Porto de Lisboa recebe comitiva do Ministerio de Transportes y Comunicaciones do Peru

O Porto de Lisboa recebeu uma comitiva composta por elementos da Dirección General de Concesiones en Transportes do Ministerio de Transportes y Comunicaciones do Peru e representantes de empresas privadas peruana.

VIANA DO CASTELO

Assembleia Municipal aprova pedido de investigação à gestão dos estaleiros

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma moção em defesa dos estaleiros navais do concelho, pedindo a instauração de um inquérito à forma como a empresa foi gerida nos últimos anos.

«PORTO SEGURO 2013»

Vídeo-fotos no Youtube

No Canal do Porto de Aveiro no Youtube encontra dois vídeo-fotos referentes ao Exercício/Simulacro "Porto de Aveiro 2013", que decorreu sábado, 27 de Abril.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores sobem no 1º trimestre

O movimento de contentores no Porto de Setúbal atingiu, no 1º trimestre de 2013, os 13,2 mil TEU, superando em 53% os movimentos verificados no último trimestre de 2012 e em 1,7% os movimentos do período homólogo de 2012, o que significa o regresso aos números anteriores às greves, com tendência para aumentar.

Grupo brasileiro Rio Nave interessado nos estaleiros de Viana do Castelo

O grupo brasileiro Rio Nave está interessado na subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O Presidente do grupo admitiu esta segunda-feira à agência Lusa essa intenção, apesar de reconhecer que a resposta final só será dada quando conhecer as condições do Governo português.

COM VÍDEO

Noruega quer construir o primeiro túnel do mundo para navios

O governo da Noruega anunciou que quer construir o primeiro túnel no mundo para navios, com o objetivo de ajudá-los a navegar por uma secção instável da costa sudoeste do país.
O plano em 10 anos do governo norueguês irá reservar mil milhões de coroas norueguesas (133 milhões de euros) para a construção do túnel marítimo de Stad, o nome da península da Noruega conhecida pelos seus ventos fortes e águas agitadas.

«PORTO SEGURO 2013»

Reportagem fotográfica disponível na web

O Porto de Aveiro disponibiliza dois sites com um total de 126 fotografias reportando o Exercício/Simulacro "Porto de Aveiro 2013", que decorreu sábado, 27 de Abril.

SEGUNDO ÁLVARO SANTOS PEREIRA

Logística é eixo prioritário para o crescimento da Economia

O desenvolvimento das infraestruturas logísticas como facilitadores da atividade económica e da competitividade é um dos eixos prioritários do plano estratégico para o crescimento, emprego e fomento industrial, anunciado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

1.º trimestre reafirma vertente exportadora do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal exportou 985 mil toneladas no primeiro trimestre de 2013, um valor de mercadorias saídas do porto que significam 62,5% do total movimentado, reafirmando-se, deste modo, como um porto marcadamente exportador.

OUTRA ATENÇÃO ÀS NOVAS POTENCIALIDADES NO SECTOR DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Empresários americanos aconselham etapa do Ironman ou regata nos Açores

Relatório norte-americano defende maior agressividade na promoção da região, mais ligações aéreas aos Estados Unidos e outra atenção às novas potencialidades no sector do transporte marítimo.

SIMULACRO NO PORTO DE AVEIRO ENVOLVEU 300 OPERACIONAIS

«Porto Seguro 2013» considerado muito positivo

A Divisão de Segurança da APA, S.A. realizou, este sábado, 27 Abril, em coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil das Câmaras Municipais de Ílhavo e de Aveiro, um exercício/simulacro denominado “Porto Seguro 2013”.
“Um exercício com saldo bastante positivo” – considera José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.

FRAGATA «ÁLVARES CABRAL»

O 25 de Abril no Golfo de Áden

A Fragata "Álvares Cabral", navio-almirante da Força Naval da União Europeia, prestou cuidados médicos a um tripulante de uma embarcação durante uma operação de patrulha no Golfo de Áden, na manhã de 25 de abril.

PORTO DE LISBOA

Onde a gestão do risco é feita com um joystick e peças de 40 toneladas

Filipe vai passar as próximas duas horas do turno de trabalho a mais de 60 metros de altura, com uma vista limpa sobre o rio e a margem sul do Tejo. Por baixo da cadeira em que se senta, inclinado a uns 60 graus, na cabine de uma grua, o chão é transparente. São 8h e este estivador vai transferir contentores de um navio chegado da Serra Leoa para o atrelado de um camião estacionado na plataforma, com a ajuda de dois simples joysticks. Repete os mesmos gestos uma vez, outra e mais outra vez. Visto de fora parece um jogo de Tetris, mas com peças de 40 toneladas, puxadas por cabos para fora do navio. Filipe tira as medidas ao camião e a carga volta a descer, encaixando canto com canto nas costas do tractor.

GROUPE CAT PORTUGAL:

Porto de Setúbal tem potencial para hub Ro-Ro

O Groupe CAT Portugal, operador logístico especializado no sector automóvel, empresa responsável pela gestão de vários parques logísticos no nosso país, acredita, segundo palavras do Country Manager do Grupo, Pedro Lemos, que o Porto de Setúbal tem potencial para vir a ser um hub ro-ro, isto é, uma plataforma logística e de distribuição de automóvel intercontinental.

ESTE SÁBADO, NO PORTO DE AVEIRO

Exercício-Simulacro «Porto Seguro 2013»

A Administração do Porto de Aveiro realiza este sábado, dia 27 de Abril de 2013, a partir das 14:30, um exercício de simulação de uma explosão seguida de incêndio numa instalação de armazenagem de combustiveis, no âmbito do seu Plano de Emergência Interno

Três embarcações embateram no rio Douro provocando apenas danos materiais

Três embarcações, uma de passageiros e duas de recreio, embateram quinta-feira no rio Douro, na zona de Entre-os-Rios, provocando apenas danos materiais, disse fonte da Polícia Marítima (PM). O incidente ocorreu por volta das 11h.

Total: 3523