Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portugal e Espanha criam grupo de trabalho para o corredor Atlântico

A ministra do Fomento espanhol, Ana Pastor, anunciou esta terça-feira em Lisboa, no final de uma reunião com o secretário de Estado Sérgio Monteiro, que foi hoje formalmente constituído um grupo de trabalho dos dois países para os projectos comuns no âmbito do corredor Atlântico. Sérgio Monteiro explicou, no final do encontro, que o grupo de trabalho "tem em vista aproximar a colaboração técnica entre as entidades responsáveis por executar os investimentos".

Faleceu o criador do contrato de estiva do Terminal XXI de Sines

Faleceu José António Martinez, advogado da Telles de Abreu e Associados, e um dos principais pilares e artífices do Terminal XXI, Terminal de Contentores do Porto de Sines. José António Martinez concebeu e negociou o acordo de estiva vigente no Terminal, dotando-o do mais avançado e eficiente contrato de trabalho deste sector no País.

LEIXÕES BATE RECORDE MENSAL

4,45 milhões de toneladas movimentadas no trimestre

Durante o mês de março, o Porto de Leixões movimentou 1,73 milhões de toneladas de mercadorias, verificando-se um aumento de 4,2% face ao mês homólogo de 2014. Tratou-se do melhor mês de sempre ultrapassando o anterior máximo registado em abril de 2013. Considerando o acumulado dos três primeiros meses do ano, Leixões cresceu 5,1% totalizando 4,45 milhões de toneladas.

Porto de Setúbal cresce 15% no Ro-Ro

O Porto de Setúbal cresceu 15% em unidades Ro-Ro nos primeiros três meses de 2015, face ao mesmo período em 2014, com 40 mil viaturas movimentadas, sendo o porto líder nacional na movimentação de viaturas ligeiras novas, com mais de 90% do total. O peso da exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa continua a manifestar-se no cômputo da carga Ro-Ro no Porto de Setúbal com cerca de 20 mil viaturas exportadas, quer para a Europa, quer diretamente para a China.

Porto de Sines recebeu o navio Singapore Bridge

O Terminal de Contentores de Sines (TXXI) recebeu no dia 19 o navio Singapore Bridge, que fez no porto do litoral alentejano a primeira escala da nova rota da MSC, o Austrália Express que liga Sines aos principais portos australianos. O navio “Singapore Bridge” movimentou 933 contentores ao desembarque e 779 contentores ao embarque, num total de 2.643 TEU. Com este novo serviço, o Porto de Sines passa a disponibilizar serviços diretos para a Europa, América do Norte, América do Sul, Asia, África e, agora, Austrália.

Granéis sólidos no Porto de Lisboa crescem 5% em Fevereiro

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 5% na movimentação de granéis sólidos, no mês de fevereiro. Foram movimentadas mais 24 328 toneladas, comparativamente com igual período de 2014. Os terminais que contribuíram para este aumento foram, o Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, o Terminal de Granéis Alimentares do Beato e o Terminal de Granéis Alimentares de Palença, com 40%, 14%, 9%, respectivamente.

MSC bate duplo record em Sines

A MSC Portugal regista pela primeira vez um duplo recorde ao movimentar 5.873 TEU, correspondentes a 3.687 contentores, com o navio “MSC LISBON”, na escala realizada no dia 11 de Abril, no Terminal XXI, em Sines. Com estes números, foi batido o anterior recorde que pertencia ao navio “MSC BERYL”, registado no passado dia 21 de Janeiro e que movimentou 4.846 TEU.

Porto de Sines movimenta 9,9 milhões de toneladas de mercadorias no 1.º Trimestre

O Porto de Sines registou nos primeiros três meses de 2015 um movimento de 9,9 milhões de toneladas de mercadorias, o que corresponde a um aumento de 21,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

APSS acolhe reunião da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA acolheu, recentemente, no auditório do Edifício Sede, uma reunião da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal (PSCPS), da qual faz parte enquanto entidade da Administração Pública.

Porto de Aveiro com o melhor primeiro trimestre de sempre

O Porto de Aveiro chegou no final de março às 1.128.071,80 toneladas de mercadorias movimentadas, sendo este primeiro trimestre do ano o melhor de sempre, anuncia a administração portuária. Entre os três primeiros meses, março movimentou um total de 421.497,20 toneladas de mercadorias (segundo melhor mês de sempre), sendo as exportações o principal fluxo de mercadorias do porto.

Grupo de trabalho sobre dragagens reúne na Administração do Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa acolheu no dia 9 de abril uma reunião do grupo de trabalho dinamizado em Espanha, em 2014, pelo “Ministério de Agricultura, Alimentación y Médio Ambiente” e pela “Asociación Técnica de Puertos e Costas Española” com a finalidade de estudar e elaborar artigos subordinados ao tema “ Aspetos Positivos das Dragagens”.

Catamarãs para Tróia com campanha de descontos durante o mês de abril

A travessia fluvial Setúbal/Tróia em catamarã ficará mais económica em abril, aos sábados e domingos. De 11 a 26 de Abril os utentes pagarão uma tarifa única de 3,80 euros, que se traduz num desconto de quase 40% no preço do bilhete normal.

Portos nacionais crescem 3,4% e registam melhor acumulado Janeiro-Fevereiro de sempre

Depois de um mês de Janeiro menos positivo, Fevereiro tratou de colocar o sistema portuário nacional novamente na rota dos recordes. Assim, nos dois primeiros meses do ano, os sete principais portos do Continente movimentaram 13,3 milhões de toneladas, mais 3,7% que em igual período de 2014, no valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos.

PARA DUPLICAR CAPACIDADE E REDUZIR CUSTOS DO ACESSO FERROVIÁRIO

Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações presente na assinatura de protocolo entre a APSS e a REFER

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Rede Ferroviária Nacional REFER EPE assinaram, no dia 8 de abril, no auditório do Edifício Sede da APSS, um protocolo de parceria para o Estudo de Modernização da Ligação Ferroviária à Zona Central do Porto de Setúbal, numa cerimónia onde esteve presente o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Plataforma Logística de Leixões na Supply Chain Meeting 2015

A Plataforma Logística de Leixões marcou presença na Supply Chain Meeting 2015, que decorreu nos dias 7 e 8 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira. O evento foi organizado pela revista Logística Moderna e teve como tema central "A supply chain num mundo em acelerada mudança".

JOÃO PEDRO BRAGA DA CRUZ:

Porto de Aveiro tem potencial para ser mais competitivo

João Pedro Braga da Cruz, recentemente designado presidente da APA, S.A., releva as condições portuárias de Aveiro, nomeadamente "um comprimento de cais para acostar navios bastante elevado e uma riqueza única no panorama portuário nacional, que são os terraplenos para mercadorias".

AM do Barreiro unânime na defesa do novo terminal de contentores

A Assembleia Municipal (AM) do Barreiro aprovou, por unanimidade, uma moção em defesa do novo terminal de contentores de Lisboa no concelho, referindo que a infraestrutura pode ser um "importante polo de desenvolvimento". A Assembleia Municipal, órgão em que a CDU é força maioritária, realizou uma sessão extraordinária para debater o novo terminal de contentores no Barreiro, com várias forças políticas a apresentarem moções.

APSS renova iluminação pública em Setúbal

A APSS dá continuidade à remodelação da iluminação pública e rede de distribuição de energia na Rua Jaime Rebelo e Rua do Clube Naval, em Setúbal. A obra conta com um prazo de execução de 100 dias.

MSC tem nova rota directa entre Sines e a Austrália

A MSC – Mediterranean Shipping Company, no âmbito da sua política de desenvolvimento de negócio, vai dar início a um novo serviço de transporte marítimo entre o Porto de Sines e os principais portos da Austrália. Esta nova rota semanal vai servir alguns dos mais importantes portos mundiais, nomeadamente: Fos-Sur-Mer, La Spezia, Gioia Tauro, Suez, Port Louis, Pointe des Galets, Sydney, Melbourne, Adelaide e Fremantle.
 

MSC com novo serviço directo entre o porto de Sines e o porto do Pireu (Grécia)

A Mediterranean Shipping Company (MSC) vai dar início a um novo serviço de transporte marítimo entre o porto de Sines e o porto de Pireu, na Grécia, nova rota que terá uma periodicidade semanal e que vai percorrer os seguintes portos: Pireu (4 dias); Istambul (6 dias); Gemlik (7 dias) e Liaga (8 dias).

Total: 4206