Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Exportações no Porto da Figueira da Foz aumentaram 10% em 2014

O Porto da Figueira da Foz registou um aumento de cerca de 10% nas exportações em 2014 face a 2013, representando estas 60% do tráfego total. As exportações atingiram 1,3 milhões de toneladas, tendo registado um crescimento de 9,6% em comparação com 2013 e de 22,1% face a 2012.

A 29 DE JANEIRO

APSS realiza palestra «O crescimento sustentado do Porto de Setúbal»

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra vai realizar, no dia 29, uma palestra subordinada ao tema "O crescimento sustentado do porto de Setúbal", tendo como pano de fundo as oito milhões de toneladas alcançadas em 2014.

VÍTOR CALDEIRINHA, PRESIDENTE DA APP:

Portos não deviam pagar IRC nem dividendos

"Só com os investimentos do PETI é que se vão reduzir drasticamente os custos", diz Vítor Caldeirinha. Na opinião do presidente da Associação dos Portos de Portugal, são precisas medidas já aplicadas noutros portos europeus, como a criação de zonas de tráfego livre.
 

Porto de Sines regista em 2014 melhor ano de sempre

Com uma movimentação global de 1.227.694 TEU nos contentores e de 37,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas em 2014, o Porto de Sines registou o seu melhor ano de sempre.

Administração do Porto da Corunha visita o Porto de Leixões

Uma Delegação do Porto da Corunha, liderada pelo seu Presidente, Enrique Losada Rodriguez, e composta pelos responsáveis das principais áreas operacionais, visitou esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, o Porto de Leixões, com objectivo de avaliar áreas de interesse comum para o desenvolvimento de futuras acções de cooperação entre os dois portos.

Porto de Setúbal com nova linha Ro-Ro semanal

O Porto de Setúbal conta, a partir de janeiro de 2015, com uma nova linha de serviço regular em cargas Ro-Ro denominada “West Med Trade” a cargo do armador belga, EML – Euro Marine Logistics. A frequência é semanal, com escala regular todas as 2ªfeiras. A linha irá distribuir os veículos de exportação da VW, mas também irá exportar e importar outras marcas de automóveis.

PORTO DE LEIXÕES

TCL fechou o ano com recorde de 659 mil TEU's

Em 2014, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) voltou a alcançar marca anual recorde, chegando aos 659 mil TEU's, apesar de um mês de dezembro aquém das expetativas, com pouco mais de 49 mil TEU's numa quebra de 13,3%. Face a 2013, o resultado do ano que agora terminal representa um crescimento de 6,1%.

Porto de Setúbal lança concurso do Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, lançou o concurso público para a execução do “Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off para Jusante”, a decorrer até final de janeiro de 2015. É um investimento de 3,5 milhões de euros incluído na lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014.

LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO: 18 MILHÕES DE TONELADAS

Crescimento de 5,3% em 2014

O Porto de Leixões registou em 2014 um aumento de 5,3% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 18,1 milhões de toneladas. Este resultado só foi possível graças ao excelente desempenho e colaboração de toda a Comunidade Portuária de Leixões.

NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO «PAÍS REAL» ENQUANTO PRESIDENTE DA EP REFER

António Ramalho considera o Porto de Aveiro como «uma das plataformas multimodais mais evidentes que temos em Portugal»

O administrador da REFER e da Estradas de Portugal considera que a sua primeira viagem ao “país real” tem na passagem pelo Porto de Aveiro uma marca forte por se tratar de um espaço que articula transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. António Ramalho assumiu que se tratou de uma opção pensada.

Porto de Setúbal exporta 67% da carga

O Porto de Setúbal exportou 5,2 milhões de toneladas de mercadorias em 2014, que correspondem a 67% do total movimentado relativamente à carga internacional, que atingiu 7,7 milhões de toneladas, depois de excluído o movimento de e para os portos nacionais.

FIGUEIRA DA FOZ

Porto comercial mantém trajectória de crescimento no movimento de cargas

O Porto Comercial da Figueira da Foz terá fechado o ano de 2014 com um crescimento de 1,5 por cento, em relação ao ano anterior. Isto, segundo os dados preliminares avançados pela Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz. Até ao final do mês, a administração portuária anuncia os resultados definitivos.

Porto de Setúbal supera 100 mil TEU nos contentores

O movimento de contentores no Porto de Setúbal passou a barreira dos 100 mil TEU, em 2014. No total, foram movimentados mais de 103 mil TEU, um crescimento de perto de 47%, face a 2013. Registe-se que, nesta tipologia de carga, entre 2010 e 2014, foi possível duplicar o movimento em número de TEU.

Governo rejeita portos na fusão entre Refer e EP

O Governo descarta que esteja a ponderar incluir as administrações portuárias na empresa que irá resultar do processo de fusão entre as gestoras das redes ferroviária (Refer) e rodoviárias nacionais (Estradas de Portugal). Contactado o gabinete do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, fonte oficial rejeitou "liminarmente a informação de que a empresa resultante da fusão entre a Refer e a EP alguma tivesse previsto a integração de quaisquer administrações ou gestões portuárias no seu perímetro".

Almoço-debate conclui que terminal no Barreiro «é exequível»

Realizou-se quinta-feira, no Barreiro, um almoço-debate sobre o futuro terminal de contentores do Barreiro, que juntou personalidades como João Carvalho (IMT), José Laranjeira Anselmo (DG-MOVE), Carlos Humberto de Carvalho (presidente da CM Barreiro) e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo.

Nasce a APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A.

A partir do dia 1 de Janeiro de 2015, a empresa centenária APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA, passou a denominar-se APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., em resultado da fusão por incorporação da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A., que se extingue, na APDL, S.A.

Porto de Setúbal chegou aos oito milhões de toneladas em 2014

O porto de Setúbal atingiu, pela primeira vez num exercício anual, a marca dos 8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de um milhão por ano desde 2012: 6 milhões alcançados em 2012, 7 milhões em 2013 e agora 8 milhões em 2014.

2015

Ano decisivo para os terminais de contentores do Barreiro e de Sines

O projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa deverá ver confirmada em 2015 a sua localização no Barreiro. Se não ocorrer qualquer imprevisto, este será o ano que, conforme intenção expressa do actual Governo, marcará o arranque do concurso público internacional para atribuir a concessão a um dos diversos grupos internacionais alegadamente interessados em efectuar este investimento de várias centenas de milhões de euros.

FIGUEIRA DA FOZ

O futuro do porto comercial já não está ameaçado

“Não me parece que o relatório ponha em causa o desenvolvimento do porto”, disse Hermano Sousa, presidente da comunidade portuária, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que se fez representar na reunião pelo vice-presidente, Paulo Mariano. “Creio que, na sequência da reunião, o grupo de trabalho do litoral ficou a entender a importância do porto”, acrescentou.

ETE/ETF notifica Autoridade da Concorrência para aquisição do Terminal Multipurpose de Lisboa

O consórcio composto pelo Grupo ETE e pela ETF (do Grupo Sousa) venceu o concurso de concessão do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML) e notificou agora a Autoridade da Concorrência sobre o objetivo de adquirir o controlo do Terminal. Recorde-se que a concessão está prevista durar até fevereiro de 2021.

Total: 4123