Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ministro da Economia visita Porto de Setúbal

O Ministro a Economia, Dr. António Pires de Lima, visitou esta quinta-feira o Porto de Setúbal, acompanhado de comitiva, que incluiu o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro, e o Secretário de Estado do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita Nunes. Os elementos da comitiva efetuaram uma vista aos terminais portuários, guiada pelo Presidente e Vogal da APSS, Dr. Vitor Caldeirinha e Eng.º Seixas da Fonseca, respetivamente. O Porto de Setúbal registou um movimento total record no primeiro semestre de 4,13 milhões de toneladas de mercadorias, representando um aumento de 21,4% face a 2013, em especial nas exportações de carga em contentores, papel, cimento e automóveis. As exportações representam 67% do movimento do porto.

MSC aplica mensagem edi Coreor

A MSC - Mediterranean Shipping Company, dando continuidade à sua estratégia de desenvolvimento tecnológico, foi o primeiro parceiro a juntar-se ao TCL na implementação da transmissão electrónica das autorizações de saída de contentores através da mensagem edi Coreor (Container Release Order).

Porto de Lisboa lança concessão inovadora para terminal multiusos

A Administração do Porto de Lisboa (APL) lançou ontem o concurso público para a concessão do terminal de contentores e de carga fraccionada nas imediações de Santa Apolónia, por seis anos, prorrogáveis por um máximo de mais quatro anos, renovados anualmente, num total máximo de dez anos. Designado TML , Terminal Multipurpose de Lisboa, este terminal é actualmente gerido pela Transinsular, do Grupo ETE , Empresa de Tráfego e Estiva e é especializado no tráfego entre o Continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Porto de Setúbal candidata ao PROMAR projecto de Aproveitamento da Área Líquida da Doca dos Pescadores

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA viu aprovada, pelo GAC (Grupo de Ação Costeira) Além Tejo e ADREPES (Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal), a candidatura do projeto de Aproveitamento da Área Líquida da Doca dos Pescadores ao programa Eixo 4 do PROMAR (Programa Operacional Pesca), que promove o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias das zonas de intervenção.

44 anos depois a última navegação da corveta João Coutinho

Após 44 anos ao serviço da Marinha, o NRP João Coutinho cumpre a sua última missão de vigilância das águas sob jurisdição nacional e participação no dispositivo do serviço de busca e salvamento marítimo, estando previsto o seu regresso à Base Naval de Lisboa esta quinta-feira, 14 de agosto.

FERROVIA JÁ REPRESENTA 20% DO MOVIMENTO

Primeiro semestre de 2014 | O melhor de sempre no Porto e Aveiro

O movimento de mercadorias verificado no Porto de Aveiro no primeiro semestre de 2014 alcançou 2.357.062,00 toneladas, número que constitui novo máximo para o período de janeiro a junho, suplantando pela primeira vez, nos seis meses iniciais do ano, a barreira dos 2.000.000 de toneladas de tráfego.
Em relação a igual período de 2013, verifica-se um crescimento de 19,05% (mais 377.164.20 toneladas) e 41,82% (mais 695.070,70 toneladas), no que diz respeito a 2012.

Porto de Setúbal com mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas

O Porto de Setúbal movimenta mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas, no universo dos portos nacionais. No primeiro semestre de 2014, foram movimentadas 78,5 mil viaturas, 60% das quais correspondem a viaturas exportadas. Este modo de acondicionamento teve um desempenho superior em 20,4%, face a igual período do ano de 2013.

Patrulha oceânico Viana do Castelo em missão de fiscalização no Canadá

Integrado no Plano de Ação Conjunta (JDP – Joint Deployment Plan), e coordenado pela Agência Europeia de Controlo de Pescas (EFCA), o NRP Viana do Castelo colabora, desde o dia 1 de agosto, em conjunto com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, numa missão de fiscalização no âmbito da União Europeia, a decorrer nos Grandes Bancos de Pesca da Terra Nova – Canadá.

Porto de Leixões movimenta 8,8 milhões de toneladas no 1º semestre

O Porto de Leixões atingiu um valor recorde de 8,8 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2014, um crescimento de 4,2% face ao período homólogo do ano anterior, alicerçado no aumento de 9% das exportações.

Porto de Sesimbra: Melhoramentos na área da Docapesca

O Porto de Sesimbra vai ser alvo de uma intervenção na área concessionada pela APSS-Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra à Docapesca, com o objetivo de serem melhoradas as condições de operacionalidade da infraestrutura, crucial para a importante atividade da pesca no porto. O início das obras está agendado para o mês de agosto.

PORTUGAL | COM VÍDEO

Um mar de oportunidades

O programa "Imagens de Marca" mergulha numa das maiores riquezas do país: o mar. É este o mote para uma emissão especial que aprofunda conhecimentos sobre a importância da economia do Mar.
O setor representa cerca de 2,5% do PIB português mas a estratégia nacional do Mar pretende duplicar este valor até 2020. O país mais atlântico de toda a Europa procura alargar as suas fronteiras marítimas para reforçar a sua aposta em áreas como o Turismo ou as Pescas mas também em novas áreas em crescimento como as Energias Renováveis, a Biotecnologia ou a exploração dos fundos oceânicos.

Portos dos Açores investe 18 milhões de euros no prolongamento do Molhe-Cais do Porto de Velas

A empresa de capitais públicos Portos dos Açores, S.A., responsável pela gestão das principais infraestruturas portuárias das nove ilhas do arquipélago, acaba de lançar o procedimento contratual com vista à execução da empreitada de “Construção do Prolongamento do Molhe-Cais do Porto das Velas, na Ilha de São Jorge”.

UE com 59 mil milhões para transportes e infra-estruturas; Portugal com mil milhões

A União Europeia apresentou as verbas do novo quadro comunitário, no qual os transportes e as infra-estruturas ficam com a maior fatia, com 18% do total, num valor de 59 mil milhões de euros. O novo quadro comunitário de apoio aos 28, que vigora de 2014 a 2020, contempla um total de 325.100 milhões de euros.
Em Portugal, os transportes e as infra-estruturas representam uma pequena fatia do financiamento europeu, com mil milhões de euros, apenas 5% do total.

Porto de Setúbal consolida movimento no 1º semestre

O Porto de Setúbal movimentou mais 4 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2014. Este ano tem sido marcado pela consolidação da movimentação de carga; os primeiros seis meses continuaram a revelar a manutenção da recuperação, face a igual período do ano transato, com mais 22 % de carga.

Porto de Setúbal parceiro da produção de filme promocional sobre a Península de Setúbal

No âmbito de um protocolo celebrado entre o Porto de Setúbal e a ADREPS – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, a APSS é parceira do projeto de produção de um filme promocional intitulado “Península de Setúbal – Histórias de Mar” sobre os recursos costeiros e ribeirinhos da Península de Setúbal, que será divulgado em media nacionais e internacionais.

Porto de Sines movimenta 17 Milhões de toneladas de mercadorias e 596.474 TEU no 1.º semestre

Nos primeiros seis meses do ano a movimentação de contentores cresceu 41% face a igual período do ano transato, com um total de 596.474 TEU. A tendência de crescimento deste segmento de carga intensificou-se na segunda metade do semestre, com Abril, Maio e Junho a ultrapassarem sempre os 100.000 TEU mensais.

Porto de Setúbal porta de saída de concelhos exportadores Top Ten nacionais

Os concelhos de Palmela e Setúbal estão entre os 10 maiores concelhos exportadores do país. São respetivamente, o 2º e o 4º a nível nacional. E são os dois primeiros do distrito de Setúbal, refere o Jornal de Negócios na investigação que realizou.

JOSÉ LUÍS CACHO:

Porto de Aveiro no «papel de facilitador em processos de exploração de novos serviços marítimos de porta-a-porta»

"Estamos convencidos que o desenvolvimento do Porto de Aveiro se encontra fortemente correlacionado com a sua integração no Corredor Atlântico, não só fruto da sua capacidade em oferecer serviços portuários e logísticos competitivos, mas sobretudo pela oferta de ligações rodo-ferroviárias rápidas e descongestionadas e que fazem parte do corredor" - afirmou o Presidente do Porto de Aveiro na cerimónia de assinatura do protocolo com parceiros portugueses e espanhóis tendente à promoção da ligação ferroviária à Europa.

ESTA QUARTA-FEIRA

Veículos autónomos marítimos em destaque na visita do Ministro da Defesa ao REP14-Atlântico

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assiste esta quarta-feira, dia 16 de Julho, a partir das 16:00, ao exercício Recognized Environmental Picture - Atlantic 2014 (REP14-Atlântico), em Setúbal, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso e demais convidados.

Açores criam regime para utilização do gasóleo agrícola e pescas

O parlamento dos Açores aprovou, por unanimidade, um regime para a utilização do gasóleo agrícola e pescas, que goza de benefícios fiscais, permitindo, por exemplo, que carrinhas de caixa aberta passem a poder ser abastecidas com este combustível. Assim, o “sistema de fiscalização e controlo do abastecimento de gasóleo à agricultura e à pesca na Região Autónoma dos Açores”, agora criado, deixa de limitar, no caso da agricultura, a utilização deste combustível às máquinas, equipamentos e tratores.

Total: 3973