Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Lisboa ultrapassou os 7 milhões de toneladas até Julho

Entre janeiro e julho deste ano, o porto de Lisboa movimentou 7,1 milhões de toneladas de mercadorias, o equivalente a uma média mensal superior a um milhão de toneladas.

PSA International é líder mundial de operadores de terminais de contentores

A consultora marítima Drewry apresentou um estudo anual sobre terminais de contentores, o qual coloca a PSA International, que gere o Terminal XXI do porto de Sines, como líder do top 10 mundial, movimentando 50,9 milhões de TEU no ano passado.

EM RANKING DA «Transporte XXI»

Leixões, um dos 125 maiores portos do mundo

O Porto de Leixões é um dos 125 principais portos do mundo com maior volume de movimentação de contentores em TEU’s (twenty foot equivalent united – Unidade de medida de um contentor). O único porto português a figurar neste ranking é ainda um dos 25 maiores portos europeus, segundo o ranking publicado pela revista especializada espanhola Transporte XXI.

SETÚBAL

APSS, REFER e SAPEC desenvolvem estudo para a ligação ferroviária à Termitrena

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A., a Rede Ferroviária Nacional, REFER E.P.E e a SAPEC, Parques Industriais, S.A. assinaram um protocolo que tem por objetivo a promoção e o desenvolvimento de um Estudo de Viabilidade Económico- Financeira, Técnica e Operacional para a ligação ferroviária entre a estação de Praias Sado e os terminais Teporset e Termitrena, na Península de Mitrena.

PORTO DE SETÚBAL

APSS requalifica Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA lançou uma empreitada, que se encontra em fase de análise de propostas, para a obra de recarga com betão betuminoso em pavimentos no arruamento do Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado. A intervenção insere-se no plano de requalificação do terminal.

APSS adquire nova lancha de pilotagem

Foi assinado o contrato para a aquisição de uma lancha de transporte de pilotos com a empresa Safehaven Marine, Limites, no dia 12 de agosto, após concurso público internacional lançado pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores crescem 8%

Nos resultados obtidos na movimentação de mercadorias no Porto de Setúbal, em valores acumulados a Julho de 2013, destaca-se o aumento de 8% no segmento dos contentores, no Terminal Multiusos 2, face ao período homólogo, com um valor de 34.173 TEU.

Porto de Lisboa regista crescimento no tráfego de mercadorias

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 1,5% das quantidades de mercadorias movimentadas em julho, comparativamente a igual período de 2012.

Porto de Setúbal: Carga fraccionada cresceu 20% até julho

Até ao mês de julho, a carga fracionada movimentada no porto de Setúbal registou um aumento de 20%, face ao período homólogo em 2012.
Este desempenho positivo deve-se, essencialmente, ao aumento dos produtos metalúrgicos, em 44%, e do cimento ensacado, em 12%.

Fragata Álvares Cabral regressa a Portugal após terminar missão de apoio humanitário e combate à pirataria no oceano Índico

Regressa a Lisboa, na manhã do dia 21 de agosto, a fragata Álvares Cabral que, após ter largado a 21 de março, exerceu as funções de navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR) da Operação Atalanta, no período de 06 de abril a 06 de agosto.

Monoboia permite aos petroleiros descarregar sem entrar no Porto de Leixões

A refinaria da Galp, em Matosinhos, tem um sistema que permite aos petroleiros descarregar sem entrar no Porto de Leixões. É uma monobóia com uma ligação de 3 quilómetros a terra. A SIC acompanhou a complexa operação de descarga de crude de um navio.

FUNCHAL

Parada Náutica assinala o centenário da JAOPF

A Parada Náutica na baía do Funchal, ao entardecer, foi um dos pontos altos e o mais espetacular das comemorações do Centenário da criação da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal.

Terminal de Contentores de Santa Apolónia cresce 12,3% em Julho

O Terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA) registou em julho um crescimento de cerca de 12,3% no número de contentores movimentados, e 8,4% na quantidade de TEU, comparativamente com o período homólogo de 2012.

Fragata Álvares Cabral no Mar Vermelho

Terminado o empenhamento na Operação Atalanta no passado dia 6 de agosto, a Fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa, encontra-se a navegar no Mar Vermelho, em direção ao Canal do Suez, em trânsito para o Mediterrânio, onde irá ser empenhada em apoio à operação Active Endeavour.

Porto de Sines recebeu Ministro das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe

O Porto de Sines recebeu a visita do Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente de São Tomé e Príncipe, Osvaldo Abreu, acompanhado pelo Embaixador daquele país em Portugal e pelo responsável das infraestruturas portuárias de São Tomé e Príncipe.

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos crescem 34,7% em julho

O porto de Lisboa registou um crescimento de 34,7 por cento na movimentação de granéis sólidos em julho, de acordo com números provisórios já apurados.

Polícia Marítima apreende amêijoa japónica no Tejo

A Polícia Marítima (PM) e a ASAE realizaram esta quinta-feira, na Praia do Samouco – Montijo, uma operação conjunta no combate à apanha ilegal de bivalves e aos receptadores de amêijoa. No âmbito desta operação foram apreendidas cerca de 2,5 toneladas de amêijoa japónica.

Porto de Leixões movimenta 8,5 milhões de mercadorias no primeiro semestre

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu no primeiro semestre de 2013 um valor recorde de 8,5 milhões de toneladas, um crescimento de 2% face ao período homólogo de 2012, alicerçado no aumento de 6% das exportações.

Governo anuncia investimento de 10 milhões no Porto de Portimão

O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou que vão ser investidos nos próximos quatro anos cerca de 10 milhões de euros no porto de Portimão. Segundo disse aos jornalistas, as intervenções previstas permitirão ao porto de Portimão receber navios de cruzeiro de grande porte, atualmente impedidos de aceder à infraestrutura por falta de desassoreamento dos canais de navegação e de um rebocador, embarcação usada no apoio às manobras dos navios.

NRP D. Carlos I em missão no Atlântico Noroeste

No âmbito das funções da Marinha, em matéria da fiscalização dos espaços marítimos e proteção de recursos, o NRP D. Carlos I colabora, desde o dia 1 de agosto, com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), numa missão de fiscalização da atividade piscatória em águas internacionais no Atlântico Noroeste.

Total: 3523