Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SETÚBAL

TERSADO faz transhipment directo da China

A Tersado TMS1 fez uma operação inédita de descarga de 2 pás eólicas com 59 metros de comprimento, as maiores alguma vez movimentadas em portos portugueses. As pás chegaram, no dia 10 de dezembro, no convés do M/V Providana, de 213 m de comprimento e 32 m de boca, agenciado pela SeteShipping – Transportes Internacionais, SA a quem foram confiadas todas as operações logísticas.

Porto de Faro apresenta melhor valor do século em exportações

O Porto comercial de Faro vai fechar o ano de 2013 com 400 mil toneladas de carga exportada, valor que representa o registo "mais bem-sucedido deste século", disse hoje à Lusa um responsável daquela estrutura.
O cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé, é a principal carga exportada a partir do Porto de Faro, seguindo em navios para a Argélia, no Norte de África, e para Cabo Verde, mas há também cargas de pedra, ferro e telha a serem enviadas para o território britânico de Gibraltar.

MARCA HISTÓRICA ASSINALADA HOJE

Porto da Figueira da Foz ultrapassa os dois milhões de toneladas movimentadas num só ano

O Porto da Figueira da Foz assinala esta quarta-feira, dia 11 de Dezembro, a ultrapassagem de dois milhões de toneladas movimentadas num só ano. A administração da APFF decidiu celebrar esta marca histórica com a colocação de uma placa assinalando o facto.
A cerimónia, com início às 12:00, junto à portaria do Porto Comercial, tem sobretudo um carácter simbólico, como sublinha José Luís Cacho, que lidera o Porto da Figueira da Foz desde que esta infra-estrutura portuária foi transformada em empresa pública (APFF).

Porto de Setúbal recupera 13% até Novembro

O Porto de Setúbal cresceu cerca de 13% no movimento de mercadorias acumulado até novembro de 2013, com um total de mais de 6,3 milhões de toneladas, face ao valor de 5,6 milhões de toneladas movimentadas em igual período de 2012.
O movimento acumulado até novembro está em linha com os valores alcançados no mesmo período, em 2011, o segundo melhor ano do Porto de Setúbal.

Portos movimentaram mais 15,2% no mês de Outubro

O Ministério da Economia avançou esta terça-feira com os números da movimentação nos sete principais portos do continente (Sines, Setúbal, Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões e Viana do Castelo), que mostram um crescimento de 15,2% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.

Ponte móvel do Porto de Leixões reaberta

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A. informa que a ponte móvel do Porto de Leixões reabriu ao trânsito no domingo, dia 8 de Dezembro, retomando o seu normal funcionamento.
A avaria que ocorreu numa das rótulas da ponte móvel, a 23 de Outubro, foi reparada antes do prazo previsto, estando agora a decorrer uma análise rigorosa às restantes 3 rótulas da ponte, de forma a evitar outro contratempo.

14 DE DEZEMBRO

Porto de Sines homenageia António Martins, primeiro Presidente do Gabinete da Área de Sines

A Administração do Porto de Sines convida os jornalistas para uma homenagem a António Martins, primeiro Presidente do Gabinete da Área de Sines, que se realiza no âmbito do 36.º aniversário do Porto de Sines.
A cerimónia decorre no Molhe Oeste e contará com intervenções de João Franco, presidente da APS e de António Martins.

AÇORES

Atlânticoline transportou 130 mil passageiros este ano entre as ilhas

A Atlânticoline transportou cerca de 130 mil passageiros e 17 mil viaturas entre as ilhas dos Açores no verão deste ano, números considerados “positivos” pela administração da empresa pública, atendendo à crise financeira nacional.

PORTO DE LEIXÕES

Venda/Remoção de Plataformas Flutuantes Abandonadas

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, S. A., faz saber que, por deliberação tomada pelo Conselho de Administração, foi autorizada a venda/remoção das Plataformas flutuantes abandonadas Porto à Vista/ Maré Alta e Via Marginal/Zoo Lounge, no estado em que se encontram, fundeadas no cais do Ouro, Margem Direita do Rio Douro, área de jurisdição da APDL.

Câmara de Cascais insiste numa «liga de cidades e vilas do mar»

"É tempo de lançar a Liga de cidades e vilas de mar para uma nova vaga de Descobrimentos" no mar, onde "moram tantas oportunidades para a economia e cidadãos", afirma o autarca, defendendo ainda uma "vaga moral e cultural" para encontrar através do mar uma "identidade e um desígnio comum pelo bem" de Portugal.

Porto de Sines presente na Lisbon Atlantic Conference

O Porto de Sines esteve presente na Lisbon Atlantic Conferece 2013, que decorreu nos dias 4 e 5 de dezembro no Centro de Congressos de Lisboa. O evento, subordinado ao tema "Crescimento Azul do Atlântico", reunindo decisores políticos e stakeholders de diversos países atlânticos e da Comissão Europeia, relacionados com esta temática.

Lisbon Atlantic Conference recebeu líderes europeus

Realizou-se nos dias 4 e 5 de dezembro a 2ª edição da Conferência do Atlântico, dedicada ao Crescimento Azul do Atlântico, uma iniciativa organizada pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Fórum Empresarial da Economia do Mar e a Oceano XXI, e o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Porto de Setúbal recupera 13% até novembro

O Porto de Setúbal cresceu cerca de 13% no movimento de mercadorias acumulado até novembro de 2013, com um total de mais de 6,3 milhões de toneladas, face ao valor de 5,6 milhões de toneladas movimentadas em igual período de 2012.

Presidente do Porto de Lisboa contra redução das taxas

A presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa está “profundamente contra” a redução das taxas portuárias pretendida pelo Governo. Em entrevista à edição ‘online' da "Transportes em Revista", Marina Ferreira, presidente da APL, defende que, "para ganharmos competitividade, temos de ter investimento, nomeadamente em modernização e agilização de procedimentos".

ÍLHAVO

Algaplus no CIEMAR

Decorreu no dia 27, no CIEMar-Ílhavo, entre a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e a empresa Algaplus, a assinatura de um Contrato de Pré Incubação de Ideias de Negócio e de Incubação de Empresas, com vista à instalação desta empresa na Incubadora do Município de Ílhavo, localizada no CIEMar-Ílhavo.

COMEÇA HOJE EM LISBOA

Lisbon Atlantic Conference

Numa iniciativa do Governo Português, organização do Ministério do Mar e Câmara Municipal de Lisboa e parceria da EnergyIn, Fórum Empresarial das Economia do Mar e Associação Oceano XXI, decorre hoje e amanhã, 4 e 5 de Dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a Lisbon Atlantic Conference 2013.

IEFP, FOR-MAR e Porto de Setúbal qualificam na área do Mar

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, através do Departamento de Formação Profissional, em parceria com o FOR-MAR e o Porto de Setúbal, realizou, no dia 28 de novembro, o Seminário Técnico de Formação na área do Mar “A cultura de Segurança no Trabalho Marítimo e Portuário”, com o objetivo de promover a divulgação e discussão das Normas de Certificação nestas atividades.

Presidente da Martifer garante que construção naval vai «reviver» em Viana

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.
O presidente do conselho de administração da Martifer manifestou esta terça-feira a convicção de que a subconcessão que o grupo vai assumir dos atuais estaleiros de Viana permitirá fazer "reviver" aquela atividade no concelho.

Maior navio de sempre no Porto de Aveiro

Entrou no dia 22 do corrente mês, no Porto de Aveiro, o navio SPIEGELGRACHT com 168,14 m. É maior navio de sempre a entrar no Porto de Aveiro. Com um calado de 8 metros e uma tonelagem de arqueação bruta de 16.641 ton., descarregou 10.300 toneladas de granéis sólidos.

MANUEL PINTO DE ABREU | DN MAR

Revigorar os portos

O secretário de Estado do Mar garantiu ao DN que os "portos de pesca estão a terminar uma fase de reestruturação ao nível administrativo", o que, segundo Manuel Pinto de Abreu, "trará uma nova forma de funcionamento".

Total: 3660