Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014

O melhor de sempre no Porto de Aveiro

Pela primeira na história do Porto de Aveiro o milhão de toneladas de mercadorias movimentadas foi ultrapassado no primeiro trimestre do ano. Os três meses deste período passam a constituir, respetivamente os melhores janeiro, fevereiro e março de sempre no Porto de Aveiro, com este ultimo a ser o segundo melhor de sempre, ultrapassando as 400.000 toneladas pela segunda vez no historial do Porto.

MSC Portugal com novo recorde de movimentação de TEU’s por hora

A MSC Portugal estabeleceu um novo recorde nacional de movimentação de TEUs ao atingir 118 movimentos por hora. A marca foi alcançada no dia 1 de abril, no Terminal XXI, em Sines, com o navio "BUXCLIFF", que opera no serviço Mediterrâneo/EUA-Golfo.

Governo investe 6.067 milhões de euros em infra-estruturas prioritárias

O Governo aprovou um conjunto de 59 investimentos prioritários a concretizar nos próximos oito anos, que envolvem um investimento global de 6.067 milhões de euros, a maioria dos quais nos sectores marítimo-portuário e ferroviário.

Porto de Lisboa registou um crescimento de 6% nos granéis líquidos até ao final de Fevereiro

O porto de Lisboa, relativamente aos valores acumulados desde o início do ano até final de Fevereiro, movimentou no segmento dos granéis líquidos, um crescimento de 6%, comparativamente com igual período do ano anterior.

Porto de Leixões marca presença na Intermodal em São Paulo

No âmbito da parceria entre a APDL e os concessionários TCL – Terminal de Contentores de Leixões e TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, o Porto de Leixões participou num dos maiores eventos de transporte e logística que se organiza a nível mundial, a Intermodal South America, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, Brasil, de 1 a 3 de abril.

Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal abastece veículos elétricos

O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal passou a disponibilizar aos seus clientes um serviço de abastecimento de energia para os veículos elétricos movimentados por aquela infraestrutura portuária.Durante o ano 2014 é esperado forte incremento na movimentação de veículos eléctricos, pelo que sendo Setúbal o porto líder neste segmento, preparou com antecedência a resposta a estas novas necessidades.

Porto Seco de Azuqueca de Henares interessado na plataforma portuária de Sines

Maria do Céu Pereira, Directora Comercial do Puerto Seco de Azuqueca de Henares, visitou o Porto de Sines no passado 21 de Março, tendo sido recebida pelo Administrador da APS,SA, José Pedro Soares.

Minério de Moncorvo pode chegar a Leixões por via fluvial

A MTI - Ferro de Moncorvo, SA, concessionária das minas de ferro de Torre de Moncorvo, defendeu a via fluvial como a melhor solução de transporte do minério para o porto de Leixões.

Porto de Sines recebe delegação de empresários da Rússia

O Porto de Sines recebeu, no dia 25 de março, a visita de uma delegação de empresários da Federação Russa, com o objetivo de conhecerem esta infraestrutura portuária e os principais investimentos em curso.

INVESTIMENTO RONDA OS DOIS MILHÕES DE EUROS

REFER abre concurso para electrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro

A REFER lançou a concurso a empreitada de electrificação do ramal ferroviário de ligação ao Porto de Aveiro. Trata-se de um investimento que rondará os 2 milhões de euros e que beneficiará também algumas linhas da plataforma de Cacia para além da zona de Triagem no Porto de Aveiro e trabalhos de rebaixamento da via sob passagens superiores.

Porto de Setúbal duplica movimento de contentores

O movimento de contentores no Porto de Setúbal duplicou nos dois primeiros meses de 2014, com 15,8 mil TEU (unidade de medida de um contentor de 20 pés), contra os 7,2 mil movimentados no período homólogo de 2013, o que é muito significativo e é em especial mais um passo positivo para a rentabilização e utilização da vasta capacidade disponível no terminal de contentores do porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, onde ocorreu a maioria deste movimento. Este resultado é fruto do trabalho comercial do operador, da APSS e da Comunidade Portuária de Setúbal, na divulgação das capacidades disponíveis no porto de Setúbal para acolher as cargas contentorizadas da Região.

ESTA SEXTA-FEIRA

APS organiza 1º Serão no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines convida os jornalistas para o 1º Serão no Porto que vai decorrer esta sexta-feira, dia 28 de Março, às 21h, com a presença de João Duque, presidente do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão e de Jorge Magalhães Correia, presidente da Companhia de Seguros Fidelidade.

Administração do Porto de Lisboa presente nas III Jornadas de Engenharia Civil do IST

A Administração do Porto de Lisboa esteve presente na exposição do e-Civil – III Jornadas de Engenharia Civil, do Instituto Superior Técnico de Lisboa.
O evento organizado pelos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil permitiu promover o porto num contexto empresarial, com foco no empreendedorismo, salientando a sua importância como motor económico da região e do país.

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos crescem 22,2% até ao final de Fevereiro

Os valores acumulados no final de Fevereiro de 2014, relativos aos granéis sólidos verificaram um aumento na movimentação na ordem dos 22,2%, em comparação com o ano transacto.

Porto de Setúbal com mais 24% de carga

O Porto de Setúbal movimentou, até ao final de fevereiro de 2014, cerca de 1,2 milhões de toneladas de mercadorias, o que significa um crescimento de 24% relativamente ao mesmo período, em 2013. Destacam-se o desempenho do Terminal Multiusos Zona 1, com 667 mil toneladas, com um aumento de 41%, face ao mesmo período, em 2013, e o Terminal Multiusos Zona 2, com 268 mil toneladas, mais 35% em relação a 2013.

Renfe Mercancías visita o Porto de Sines

Responsáveis da área de transporte ferroviário de contentores da Renfe Mercancías estiveram no Porto de Sines com o objetivo de visitar os terminais portuários e as respetivas interfaces ferroviárias. A visita foi organizada pela CPCarga e teve um especial enfoque no movimento de contentores no Terminal XXI, cujo tráfego de inland utiliza em mais de 90% o transporte ferroviário.

Porto de Lisboa: Granéis líquidos crescem 2,7%

No mês de fevereiro, o porto de Lisboa registou um aumento de 2,7% no movimento de granéis líquidos, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, o que se traduziu em mais 3 087 toneladas.

Plataforma A25 satisfeita com receptividade de Pires de Lima à ferrovia Aveiro/Salamanca

A Plataforma A25, constituída pelos presidentes dos municípios de Aveiro, Guarda e Viseu, sublinhou a recetividade do ministro da Economia, Pires de Lima, ao desenvolvimento ferroviário do corredor Aveiro/Salamanca para o transporte de mercadorias.

APP LAMENTA A PERDA DE UM AMIGO

Morreu Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar

Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, faleceu quinta-feira, vítima de doença prolongada.
Engenheiro naval de formação, Fernando Ribeiro e Castro partilhava o seu amor pelo mar com a defesa do incremento da natalidade em Portugal. Fundador da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tinha 13 filhos 26 netos.
Era membro da Confraria Marítima de Portugal.

Fernave promoveu debate sobre gestão e regulação do setor portuário

O auditório da Fernave em Lisboa recebeu esta terça-feira o Seminário “Sector Portuário: Que estratégia? Que modelo? Que investimento?”. A recente publicação de uma agenda para a implementação de um novo sistema de gestão e regulação do setor portuário por parte da Tutela motivou a iniciativa.

Total: 3768