Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO

Assessorias já custaram quase 300 mil euros

Os processos de reprivatização e depois de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) custaram quase 300 mil euros em várias assessorias contratadas desde 2011, segundo dados recolhidos pela agência Lusa. Em causa estão sete contratos de assessoria, consultados pela Lusa, realizados pela Empordef - holding pública das indústrias de Defesa, que tutela os estaleiros -, e pela administração dos ENVC.

Porto de Setúbal recebeu comitiva do Porto de Duisport

O Porto de Setúbal foi visitado, no dia 12 de setembro, por uma comitiva do Porto de Duisport, que incluiu o Presidente da Administração Portuária, Erich Staake, com o objetivo de tomar contato com o porto e as suas valências, no âmbito de um programa mais alargado de visita a Portugal. A comitiva foi recebida no Auditório da APSS, pelo Presidente do CA, Vítor Caldeirinha, onde, seguidamente, visionaram o vídeo institucional do Porto de Setúbal e assistiram a uma apresentação do porto. A visita terminou com uma deslocação aos terminais portuários.

LEIXÕES

Administração portuária admite medidas coercivas para remover bares do Douro

A Administração dos Portos do Douro e Leixões está a estudar a adopção de "medidas coercivas" para remover do cais do Ouro, no Porto, os destroços de duas embarcações que funcionavam como bares, uma das quais já submersa.

Porto de Setúbal recebe viagem inaugural do navio «Stellar Sunrise»

O Porto de Setúbal recebeu a escala do navio “Stellar Sunrise”, na sua viagem inaugural. É um navio do tipo “Wood Chips Carrier”, do armador Apricot Ship Holding, SA, com 210 metros de comprimento e 43,855 GT, construído no Japão em 2013. No Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à TERSADO, descarregou 43.231 toneladas de estilha de madeira a granel, o que constitui uma das maiores descargas de sempre no porto.

Acção de fiscalização à pesca ilegal de bivalves no Rio Mondego

Segunda-feira, agentes do Comando Local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, empenhados numa acção de fiscalização dirigida à pesca ilegal de bivalves no Rio Mondego, identificaram um mergulhador que se encontrava a exercer a atividade com equipamentos autónomos de mergulho (garrafas de oxigénio) em pleno canal de navegação.

Porto de Leixões movimentou mais de 10 milhões de toneladas até Julho

Nos primeiros sete meses do ano, o porto de Leixões movimentou 10,1 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento de 3% (mais 300 mil toneladas) face a período homólogo do ano passado.

Exportação de 40 000 ton de clínquer pelo Porto de Lisboa para o Brasil

O clínquer proveniente do Terminal de Cimentos da Cimpor, em Alhandra, foi transportado por barcaça até junto do navio “HAWK”, que se encontrava fundeado no Mar da Palha, tendo as operações de carga da mercadoria ficado a cargo do operador de estiva ETE.

Transporte ferroviário de mercadorias ganha importância na Europa

O transporte ferroviário de mercadorias está em recuperação na Europa, sendo agora responsável por 11% do total das mercadorias movimentadas nos 27 países da UE. Já o transporte rodoviário representa 45,3% do total, o transporte marítimo 36,8% e o transporte aéreo apenas 0,1%.

HOJE

Tudo a postos para endireitar o Costa Concordia

Uma gigantesca operação que levou meses a montar vai culminar esta segunda-feira na colocação na vertical do gigantesco navio que naufragou em Itália em 2012.
Recuperamos alguns dos artigos que publicámos referentes a esta tragédia marítima. Recordamos que o portal da APP disponibiliza, na secção "DOSSIERS", perto de uma centena de artigos referentes ao acidente e seus desenvolvimentos.

Operação para endireitar «Costa Concordia» vai começar

A proteção civil italiana dá início esta segunda-feira de manhã a uma operação para colocar na posição correcta o paquete 'Concordia', naufragado há mais de ano e meio na ilha de Giglio, anunciou fonte oficial.
"Se as condições meteorológicas marinhas o permitirem, as operações começam segunda-feira, às 04:00 TMG (05:00 em Lisboa)", declarou Franco Gabrielli, chefe da proteção civil e responsável pela operação, numa conferência de imprensa em Roma.

Assistência aos tripulantes do veleiro UTOPIE

Quarta-feira, ao final do dia, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) e a Capitania do Porto de Peniche prestaram auxílio ao veleiro UTOPIE, de bandeira francesa, que se encontrava à deriva a 4,5 milhas (8,3 Km) a noroeste do Porto de Peniche, com 3 pessoas a bordo de nacionalidade francesa.

Embaixador da Tailândia visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 6 de Setembro, a visita do Embaixador da Tailândia em Portugal, Chakorn Suchiva, acompanhado pelo Primeiro Secretário da embaixada, Kasemsan Thongsiri, com o objetivo de conhecerem o funcionamento desta infraestrutura portuária.

PORTO DE LISBOA

Granéis sólidos com aumento de 36,5% em agosto

Pelo segundo mês consecutivo o porto de Lisboa registou um crescimento acima dos 30% na movimentação de granéis sólidos, correspondendo em agosto a 36,5%, de acordo com números provisórios já apurados.
Em agosto foram movimentadas mais 117 000 toneladas, comparativamente com igual período de 2012, tendo-se registado um forte contributo da movimentação de granéis agro-alimentares, que representam mais de 67%.

Sines tem novo Capitão do Porto

No dia 6 de Setembro teve lugar a cerimónia de tomada de posse do Capitão-de-fragata da classe de Marinha José António Velho Gouveia (ao centro na foto) para o cargo de Capitão do Porto de Sines e Comandante local da Polícia Marítima, em substituição Capitão-de-fragata da classe de Marinha Rui Fernando Arrifana Horta.

Operação conjunta da PM e da ANACOM na costa do Algarve

A Polícia Marítima (PM) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) sob a coordenação do Comandante Regional do Sul da Polícia Marítima levaram a cabo uma operação conjunta, de 03 a 05 de Setembro de 2013, em todos os portos do Algarve e águas interiores marítimas, de modo a combaterem casos de interferências ao nível das comunicações em ambiente marítimo.

Tridente integra Força Naval Permanente da NATO

O NRP TRIDENTE largou esta quinta-feira da Base Naval de Lisboa a fim de integrar a Força Naval Permanente da NATO - Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG 2), a fim de participar na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR" no Mar Mediterrâneo, estando previsto o seu regresso no início do mês de Outubro.

Porto de Setúbal cresce 42% em Agosto

O Porto de Setúbal movimentou, no mês de agosto, 623 mil toneladas de mercadorias, um crescimento de 42%, comparado com as 438 mil toneladas movimentadas em agosto de 2012. Este desempenho coloca o Porto de Setúbal a crescer 3% face ao ano anterior, no acumulado até agosto.

Subconcessão dos Estaleiros de Viana discutida no Parlamento no dia 17

A 17 de Setembro decorre a apreciação parlamentar do decreto-lei com as regras do concurso da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), solicitada pelos deputados do PS.

Porto de Lisboa movimenta mais de 1 milhão de toneladas por mês

  Desde o início do ano até ao final do mês de julho, foram movimentadas no Porto de Lisboa 7,1 milhões de toneladas de mercadorias, o equivalente a uma média mensal superior a 1 milhão de toneladas.
Os principais contributos vieram dos segmentos de mercado estratégicos para o porto: a carga contentorizada, que representa 47% do total de mercadorias, e os granéis agro-alimentares, que representam perto de 30%. Este último regista um crescimento de 1% nos valores acumulados, com um total de 1,9 milhões de toneladas movimentadas.

Governo cria o IEVAS

Divulgamos o Despacho n.º 11215-A/2013. D.R. n.º 166, 2.º Suplemento, Série II de 2013-08-29, que cria um grupo de trabalho com objetivo de apresentar ao Governo as recomendações relativamente ao investimento em Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado

Total: 3523