Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APP | DN MAR

Optimizar a participação privada

José Luís Cacho garante que "as políticas públicas que foram seguidas nos últimos 15 anos de transformar os portos em modelos empresariais estão a dar os seus frutos".

AÇORES

«Mestre Simão» chegou à Horta

Ai está o "Mestre Simão"! O primeiro dos dois ferrys de 40 metros encomendados pela Atlântico line aos estaleiros Armon Burela, em Espanha. Deu entrada no dia 23 às 8:45 no porto da Horta, sua futura casa, ou não fosse também seu porto de registo, comandado pelo Mestre José Fernando. A recebê-lo o rebocador adstrito ao porto , "Ilha de S. Luís", que de forma simbólica deu as boas-vindas ao novo inquilino.

Porto de Sines presente no Open Days 2013

O Porto de Sines participou no “Open Days – 11th European Week of Regions and Cities”, que teve lugar em Bruxelas de 7 a 10 de Outubro de 2013, com a presença de José Carlos Simão, director de sistemas, planeamento e comunicação da APS.

HASTA PÚBLICA, POR LICITAÇÃO VERBAL

Atribuição do direito de uso privativo de uma sala no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz

Esta quarta-feira, 23 de Outubro de 2013, às 10h30, na sede da APFF decorre uma hasta pública, por licitação verbal, para a arrematação do direito de atribuição da licença para a utilização de uma sala, destinada a loja ou serviços de apoio à náutica de lazer e de recreio, no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz.

Terminais públicos do Porto de Setúbal crescem 14% até setembro

Os Terminais de Serviço Público do Porto de Setúbal registaram, em valores acumulados até setembro de 2013, um crescimento de 14% na movimentação de carga, comparando com o mesmo período em 2012, com um total movimentado de cerca de 3 milhões de toneladas.

MAIS DE 13 MILHÕES DE TONELADAS MOVIMENTADAS

Leixões cresce 5,3% até Setembro

Até ao final do mês de setembro, o Porto de Leixões cresceu 5,3% no volume de mercadoria movimentada face ao período homólogo anterior totalizando cerca de 13,2 milhões de toneladas. O balanço positivo nestes 9 meses resulta do aumento da Carga Geral Fracionada (+16,9%), dos Granéis Líquidos (+10,1%), da Carga Contentorizada (+1,6%) e da Carga Ro-Ro (+115,5%).
 

Porto de Sines cresce 76,5% nos contentores

O Porto de Sines movimentou nos primeiros nove meses do ano 692.011 TEU através do Terminal XXI, correspondendo a um crescimento homólogo de 76,5%. Relativamente ao total de mercadorias foram movimentadas 27.4 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 29% relativamente a 2012. Os segmentos de carga que apresentaram uma melhor prestação foram os graneis líquidos e a carga geral.

Porto de Lisboa regista crescimento de 42,4% nas escalas de porta-contentores

No mês de Setembro, o porto de Lisboa registou um aumento de 42,4% no número de escalas de navios porta-contentores, os quais corresponderam a mais 33,8% do Gross Ronnage – GT, face ao período homólogo em 2012. Ao longo do mês, o porto da capital recebeu 121 escalas de navios porta-contentores, ou seja mais 36 que em Setembro de 2013.

Setúbal recebeu primeira escala de navio representado pela Tarros Portugal

A 9 de Outubro o Porto de Setúbal recebeu a escala do navio “Marguerite A”, da Tarros Line, que marcou a estreia deste armador como representante directo da linha em território nacional, sob a designação Tarros Portugal.

NAVIOS PARA 17 PAÍSES

Lisnave resiste à crise e mantém número de navios reparados

A Lisnave encerrou o primeiro semestre deste ano com 49 navios reparados nos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, mantendo o nível conseguido no período homólogo do ano passado, apesar de se continuar a sentir uma crise generalizada dos transportes marítimos mundiais.

PORTOS PORTUGUESES EM DESTAQUE NO DN

Alavancas de uma economia nacional em crise

A visibilidade do sistema portuário nacional tem vindo a aumentar. Quem o garante é José Luís Cacho, presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP): "É de salientar o desempenho que os portos tiveram nos últimos dez anos. Se há alguma coisa que é boa no Estado, uma delas será seguramente os portos, empresas sólidas, sem problemas de endividamento, que têm vindo a crescer muito acima do crescimento da economia."

Porto de Setúbal recebe 1.ª escala nacional da LINEA MESSINA

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 3 de outubro, o navio “Jolly Bianco”, naquela que foi a primeira escala da LINEA MESSINA em portos nacionais, desde que esta linha italiana decidiu expandir a Portugal o seu network que se estende desde a Africa Ocidental até Moçambique e Africa do Sul passando pelo Médio Oriente, Golfo Pérsico e Paquistão. Como já vem sendo tradicional, sempre que uma nova linha escala o Porto de Setúbal, o Presidente do Conselho de Administração da APSS fez uma visita de cortesia ao navio.

Contentores no Porto de Lisboa crescem 18,3% em Setembro

O Porto de Lisboa registou em setembro um crescimento de cerca de 18,3% no número de contentores movimentados, comparativamente com igual período de 2012. Para este resultado muito contribuiu a performance positiva dos terminais TCSA e TCA, no que diz respeito ao número de contentores movimentados.

Bruxelas quer aumentar transporte de mercadorias nos rios e canais da Europa

A Comissão Europeia propõe medidas com vista a melhorar o transporte fluvial na Europa, por considerar que é possível e aconselhável recorrer mais aos cerca de 37 mil quilómetros de vias navegáveis interiores para a circulação de mercadorias.

RITA OLIVEIRA, CEO DA SHIFT THINKERS NA REVISTA NAU XXI

Fez do oceano a sua causa e acredita que o mar é elemento diferenciador do país

Rita Oliveira surge em destaque na Revista NAU XXI. A CEO da Shift Thinkers fez do oceano a sua causa e acredita que o mar é elemento diferenciador do país.

CACIA 13

CDOS simula acidente ferroviário e sismo de grande intensidade

O Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro está a preparar um simulacro 'inspirado' num acidente ferroviário. O exercício está marcado para 26 de Outubro e intitula-se "Cacia 13". Vai simular uma colisão entre um comboio de mercadorias proveniente do Porto de Aveiro e uma composição que circula na linha do Norte.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Subconcessão decidida até final da próxima semana

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa Nacional, adiantou que o júri do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deverá decidir até ao final da próxima semana se aceita ou não a proposta da empresa Martifer.
"Até ao final da próxima semana o júri fará a validação ou não, acreditamos que possa fazê-lo, da proposta que foi apresentada pela Martifer", referiu o governante.

Porto de Setúbal cresce 8% até Setembro

O Porto de Setúbal movimentou, no mês de setembro, 675 mil toneladas de mercadorias, valor que contribuiu para consolidar em 8% o crescimento no acumulado da carga movimentada desde o início do ano de 2013 até ao final do terceiro trimestre, face a igual período no ano de 2012.

Açores mais perto de plataforma de abastecimento de gás natural

Os Açores assumem-se cada vez mais como localização preferida para a instalação de uma plataforma de abastecimento de gás natural, no âmbito do projecto COSTA.

Martifer ganha subconcessão dos Estaleiros de Viana

O grupo Martifer ganhou a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O júri do concurso excluiu a outra concorrente – a A.K. Portugal, do russo Andrey Kiselev, por ter apresentado uma garantia bancária que não cumpria os requisitos mínimos.

Total: 3523