Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Governo apresentou plano de reforma dos portos à troika

A Comissão Europeia diz que o Governo português apresentou um plano de reforma dos portos durante a décima avaliação da ajuda a Portugal mas que, para já, o documento mantém-se em segredo. Isto porque, segundo Bruxelas, será publicado "depois de colocado em consulta para avaliação pelas partes interessadas".
A Comissão Europeia diz que a divulgação deste relatório irá contribuir para "um elevado nível de transparência e mostra o empenhamento do Governo neste sector".

Estivadores de Lisboa aprovam acordo para reintegrar trabalhadores

Os estivadores de Lisboa aprovaram esta segunda-feira por unanimidade o acordo com as associações patronais que consagra a reintegração dos trabalhadores despedidos em 2013, disse o presidente do sindicato, António Mariano.

Governo garante que porto de águas profundas de Lisboa não terá dinheiro público

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, reiterou que não haverá dinheiro público num porto de águas profundas em Lisboa, projeto que só pode avançar com investimento privado.

TCL

2014 arranca com record de 49.400 TEU

Cumprindo o que é já uma tradição, o TCL começou o Ano Novo com um resultado recorde, em número de contentores e TEU movimentados.
Em janeiro, o Terminal de Contentores de Leixões movimentou 31.442 contentores, o que representou um crescimento homólogo de 5%.

Porto de Viana do Castelo registou ligeira quebra em 2013

No Porto de Viana do Castelo, o ano de 2013 fechou com resultados muito próximos dos do ano anterior, se bem que com uma ligeira quebra na movimentação (-1%). Ao todo, foram movimentadas pouco mais de 496 mil toneladas no ano passado, número que ficou aquém das quase 503 mil manuseadas em 2012.

PORTO DE LISBOA

Operadores portuários e sindicato de estivadores chegaram a acordo

Os operadores portuários e o sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa chegaram a acordo na sexta-feira para terminar com a greve dos trabalhadores, disse à Lusa o presidente do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM).

Ponte móvel de Leixões interdita ao trânsito automóvel e peões a partir desta terça-feira

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A. informa que a ponte móvel do Porto de Leixões vai estar interdita ao trânsito automóvel e de peões a partir das 08h00 do dia 18 de Fevereiro, terça-feira, e durante cerca de uma semana, salvo se as condições meteorológicas não o permitirem.

PORTO DE LISBOA

Terminal da Liscont com recorde de movimentação

No ano de 2013, o terminal de contentores do porto de Lisboa concessionado à Liscont, movimentou um total de 261 mil TEU, valor que representa um crescimento homólogo de 15,8% e um novo recorde anual. Os resultados têm maior destaque num ano em que o terminal foi afectado pr vários períodos de greve.

Associações de Operadores Portuários de Lisboa acusam sindicato de fingir desconvocar a greve

Em comunicado, as Associações A-ETPL (Associação – Empresa de Trabalho Portuá (ETP) Lisboa), AOP (Associação Marítima e Portuária) e AOPL (Associação de Operadores do Porto de Lisboa) acusam o Sindicato dos Estivadores de manter a greve às operações portuárias em Lisboa apesar de "ter emitido um comunicado em que dá conta de um suposto levantamento da greve para viabilizar uma reunião esta sexta feira, dia 14 de fevereiro, no Instituto da Mobilidade e Transportes".

HOJE, 14 DE FEVEREIRO

Instituto Hidrográfico comemora o Dia do Hidrógrafo

Hoje, pelas 10h30, no âmbito das comemorações do “Dia do Hidrógrafo”, será efetuada a apresentação de mais um produto da série "Qual é a tua Onda?", denominado “…na Navegação de Recreio”, no Auditório Duarte Pacheco Pereira, no edifício sede deste Instituto, em Lisboa.

Espanhóis passam a exportar pelo porto de Lisboa

Em plena convulsão resultante das greves dos estivadores, o porto de Lisboa começou, na última semana, a exportar produtos de empresas agro-industriais da Extremadura espanhola.

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Acessibilidades ao porto de mar devem ser prioridade

A Comunidade Portuária de Viana do Castelo, a Administração do Porto de Viana do Castelo e a Câmara Municipal vão enviar ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, ao Presidente da CCDR-Norte e ao Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado um memorando onde pedem que sejam priorizadas as acessibilidades marítimas ao porto de mar, os meios de elevação do porto comercial e os acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo.

Normas de Segurança Marítima e Portuária do Porto de Aveiro

Encontra-se disponível na área de “Tarifários e Regulamentos” do Portal do Porto de Aveiro, a versão para 2014 das “NORMAS DE SEGURANÇA MARÍTIMA E PORTUÁRIA DO PORTO DE AVEIRO”, após a devida aprovação.
Entre outros aspectos, o documento estabelece os procedimentos para demanda do Porto, utilização do serviço de pilotagem, rebocadores, fundeadouros e permanência no Porto, bem como as normas relativas à prevenção de poluição e de regulação da Pesca e Prática de Mergulho.”
 

Estivadores do Porto de Lisboa à beira do despedimento

"A decisão do Sindicato dos Estivadores de Lisboa de prosseguir com greves à margem da Lei do Trabalho Portuário - lei que aquele Sindicato contesta mas que os empregadores estão obrigados a observar - e desenquadradas de qualquer objectivo negociável, está a provocar a perda acelerada de proveitos da A-ETPL, empresa de trabalho portuário do porto de Lisboa, que se debate com sérios problemas de tesouraria, os quais podem ditar a sua falência a muito curto prazo, a exemplo do ocorrido em 2013 no porto de Aveiro, também por exigências sindicais", alertam as três associações de operadores portuários de Lisboa em comunicado.

PORTO DE AVEIRO | 25 DE FEVEREIRO

Hasta Pública por licitação verbal para arrematação de um lote de 100.000 toneladas de inertes

Hasta Pública por licitação verbal para arrematação de um lote de 100.000 toneladas de inertes (lote L), no dia 25 de Fevereiro de 2014, pelas 11:30.

APSS melhora iluminação pública

A APSS concluiu os trabalhos de melhoramento da iluminação pública na sua área de jurisdição, junto ao Jardim Engº Luís da Fonseca , concretamente na Praça da República, Rua Cláudio Lagrange e Rua da Artilharia nº 11, em Setúbal. Trata-se de uma intervenção que pretende beneficiar o sistema de iluminação desta zona, permitindo aos habitantes a utilização do espaço público no período noturno com melhores condições de segurança pública.

Portos de Aveiro e Figueira da Foz com o melhor registo de sempre em mercadorias

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram, em 2013, o melhor registo de sempre em mercadorias movimentadas, anunciou hoje a administração dos dois portos.
O Porto de Aveiro "suplantou o recorde verificado em 2010", registando quase quatro milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, o que significa um "crescimento de 19,7% em relação a 2012".

Operadores acusam estivadores de provocar quebras de 68% no porto de Lisboa

Os estivadores do Porto de Lisboa continuam em greve e segundo um comunicado da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) enviado quarta-feira, estas paralisações promovidas pelo sindicato dos estivadores constituem um impacto negativo para a actividade económica nacional.

PORTOS DOS AÇORES

Anúncio de venda do navio «Hacinin Ahmet»

A Portos dos Açores, S.A. (Autoridade Portuária da Região Autónoma dos Açores) está a proceder, por autorização do Tribunal Judicial de Ponta Delgada, à venda da embarcação “Hacinin Ahmet”.

REBONAVE recebe Prémio PME EXCELÊNCIA e adquire novo rebocador oceânico

A REBONAVE Reboques e Assistência Naval, SA, que opera no Porto de Setúbal, recebeu o ‘Estatuto PME Excelência 2013’. Uma atribuição que distingue a empresa pelo seu desempenho e indicadores de gestão no contexto da estrutura empresarial nacional. Ainda em 2013, a REBONAVE renovou, no âmbito do Programa FINCRESCE do IAPMEI, o Estatuto de ‘PME Líder 2013’ pelo quinto ano consecutivo, uma distinção atribuída a empresas nacionais com perfis de desempenho superiores.

Total: 3660