Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Comandante Velho Gouveia é o novo director do Instituto de Socorros a Náufragos

Tomou posse como novo director do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) o Comandante Velho Gouveia, que sucede assim ao Comandante Sousa Costa no cargo.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro

Prevêem-se 26 escalas de navios de mercadorias para o período de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa 12 navios porta-contentores, 4 navios carga geral single deck, 4 tanques, 3 graneleiros, 2 navios mistos – carga geral/contentores e 1 frigorifico.

APSS realiza melhorias em infraestruturas e equipamentos do Porto de Setúbal

A APSS tem vindo a realizar, desde novembro, várias intervenções que visam a melhoria de diversos equipamentos e infraestruturas, a repavimentação do acesso ao Cais 2, já concluída, a pintura exterior do Edifício do Mercado de 2ª Venda do Porto de Setúbal, em curso, e pavimentação e pinturas na área de expansão a jusante do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota, em curso.

Ministra do Mar retira UTAP das renegociações dos contratos de concessão portuária

Numa decisão que reverte uma directiva estipulada pelo anterior secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro (em 2014), a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, resolveu afastar das negociações dos contratos de concessões portuárias – de Leixões, Aveiro, Lisboa e Setúbal – a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP).

DGRM obtém certificação do Sistema de Gestão da Qualidade relativo às Atividades Operacionais do Estado de Bandeira

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, obteve no dia 22 de Dezembro a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade relativo às funções operacionais do Estado de Bandeira, no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2015. O sistema foi auditado pela “SGS Portugal” e contempla a componente de certificação de marítimos e de certificação de navios, quer nas novas construções quer nos navios em serviço e, ainda, a monitorização da frota dos Registos de Navios de Portugal.

ECSA saúda revisão de Directiva sobre Janela Única Marítima Europeia

Revisão da Directiva visa simplificar e harmonizar procedimentos relativos a navios e mercadorias com o objectivo de aumentar a produtividade no sector do transporte marítimo e a satisfação profissional dos marítimos.

AÇORES

Porto de Ponta Delgada cresceu 8% no 3º trimestre

O Porto de Ponta Delgada cresceu 8,1% no movimento de mercadorias durante o terceiro trimestre deste ano. Segundo revela o INE, é um dos maiores aumentos dos portos nacionais, só ultrapassado pelos portos de Lisboa e Aveiro.
Foram mais de 382 mil toneladas de mercadorias nacionais e internacionais, sendo 109 mil carregadas e 273 descarregadas.

APRAM

Cocktail de Natal juntou trabalhadores e teve uma presença especial

O cocktail de Natal juntou a Administração e os trabalhadores da APRAM, tendo contado com a presença do Presidente do Governo Regional, que fez questão de agradecer o empenho e a dedicação de cada um, aos Portos da Madeira.

Autoridades treinam combate à poluição no Porto de Aveiro

A Capitania e a Polícia Marítima de Aveiro participaram num exercício de combate à poluição no Porto de Aveiro, no âmbito do Plano de Emergência Interno da estrutura portuária local. A preparação do exercício começou no início deste mês com a realização de duas acções de formação de actualização do curso de Operador de Combate à Poluição no Mar, nas instalações da Administração do Porto de Aveiro, e em que participaram dois elementos da Capitania como observadores.

Portos são o oásis no deserto

As plataformas logísticas de utilização pública são, por regra, zonas atrativas para a instalação de empresas, pelos serviços que apresentam, localização privilegiada e boas acessibilidades. Esta é uma realidade em grande parte dos países da Europa mas não em Portugal, onde a grande maioria das plataformas logísticas previstas para o país não saiu do papel. As plataformas portuárias são as que apresentam melhor desenvolvimento, com diversos projetos de expansão previstos.

CONSULTA PÚBLICA

Projeto de revisão do Regulamento de Tarifas de Atividades Dominiais no Porto de Lisboa

Nos termos do disposto na alínea c), do artigo 10.º, dos Estatutos da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., aprovados pelo Decreto-Lei n.º 336/98, de 3 de novembro, torna-se público o início do período de consulta pública do projeto de revisão do regulamento de tarifas de atividades dominiais no Porto de Lisboa.

Mar português debatido na Escola Naval

Num seminário internacional sobre as estratégias marítimas para o século XXI, o mar português foi objecto de análise preferencial pelos oradores, no plano económico, estratégico, ambiental e da segurança.

Ferry entre a Madeira e o continente será realidade no Verão de 2018

O Executivo madeirense garantiu, segundo adiantou o jornal ‘Público’, que a ligação semanal entre a Madeira e o continente via ferry vai mesmo avançar a partir do segundo semestre do próximo ano. Existem, actualmente, 13 armadores interessados em integrar o projecto e o prazo para a apresentação de candidaturas para a concessão da linha de transporte regular de passageiros e mercadorias terminou dia 18 de Dezembro.

Brexit: ECSA pressiona acordo que salvaguarde interesses dos armadores

A associação internacional ECSA (European Community Shipowners’ Associations), que representa os armadores europeus, apelou a um desenvolvimento positivo no âmbito das negociações do intrincado ‘Brexit‘ – a pressão feita pela associação teve em vista a decisão emanada do Conselho Europeu sobre se as negociações para um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido podem entrar na próxima fase.

Proposta de Lei para criação do Sistema Nacional de Embarcações apresentada na Assembleia

Dia 14, na Assembleia da República, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, procedeu à apresentação da Proposta de Lei que autoriza o Governo a criar o Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM).

Como explicou o gabinete do Ministério do Mar, o SNEM trata-se de «um sistema de dados nacional único, que agrega toda a informação relativa a navios, embarcações, marítimos, bem como outra informação relacionada com actividades marítimas».

RECORD HISTÓRICO

5 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Aveiro

Pela primeira vez na sua longa história o movimento de mercadorias no Porto de Aveiro ultrapassou 5 milhões de toneladas num só ano.
Quando o navio Telma Kosan descarregou cloreto de vinilo na ponte-cais 23 operada pela Cires no Terminal de Granéis Líquidos, o Porto de Aveiro ultrapassava pela primeira vez o limiar dos 5 milhões de toneladas.

O crescimento registado, que já se cifra em 10% relativamente ao ano anterior, é alimentado por todos os terminais portuários.

Porto de Lisboa já ganhou mais de 2 milhões de toneladas face a 2016

Nos dados agora divulgados, a AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes) dá particular destaque ao Porto de Lisboa que registou a melhor evolução entre todos os portos do sistema portuário nacional: O porto da capital movimentou mais 2,1 milhões de toneladas do que no mesmo período do ano passado, valor que representa um crescimento homólogo de 26%!

Porto de Setúbal comemorou o seu 94.º aniversário

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) assinalou esta segunda-feira, dia 18, o 94.º Aniversário do Porto de Setúbal. O dia ficou marcado pela celebração da data especial que contou com o Conselho de Administração da APSS e uma centena de colaboradores da empresa em convívio num lanche no Auditório do Edifício Sede.

Ampliação da Marina do Funchal é para avançar rapidamente

A ampliação da marina do Funchal é um investimento para avançar “muito rapidamente”. A garantia é do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

O chefe do Executivo madeirense garante que “o projeto está pensado”. Para já, a prioridade é a construção do novos hospital, seguindo-se ampliação do porto do Funchal e posteriormente da marina, declara Miguel Albuquerque.

Portos nacionais movimentam «o valor mais elevado de sempre» nos primeiros dez meses do ano

Os portos nacionais registaram nos primeiros dez meses deste ano um volume de carga movimentada de cerca de 81,3 milhões de toneladas, um valor que de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) foi "o valor mais elevado de sempre".

Em comunicado a AMT explica que "o movimento de Contentores registou também a melhor marca de sempre ao ultrapassar o volume de 2,5 milhões de TEU. Sines continua a liderar o movimento portuário, com uma quota de 52,2%, e também o movimento global de contentores, com uma quota de 56,6%."

Total: 4077