Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COLABORE, RESPONDENDO AO INQUÉRITO

Constituição de um ISAC no Sector de Transportes Marítimos

Este questionário integra um trabalho académico que propõe a constituição de um ISAC no Setor de Transportes Marítimos, para assegurar o apoio na definição e implementação das medidas de cibersegurança aos operadores, fomentar a partilha de informação, fomentar a partilha de boas práticas, prestar esclarecimentos no foro jurídico e, simultaneamente, verificar o cumprimento da legislação e requisitos de cibersegurança em vigor.

Sines lidera com quota nacional de 55,1%

Contentores crescem +3,7% em Janeiro-Abril

A AMT divulgou os dados da movimentação portuária nos portos do Continente referentes ao período Janeiro-Abril – um dos destaques é a subida verificada no segmento dos Contentores, «que apresentou +3,7% do volume de TEU».

Este resultado homólogo positivo tem por base as «variações positivas da generalidade dos portos», sem contar com o Porto de Lisboa, que, assinala a AMT, denotou uma descida homóloga de -6 mil TEU. Neste segmento, o grande destaque vai directamente para os crescimentos dos portos de Leixões e Sines (+26,7 e +12,4 mil TEU, respectivamente), os bastiões do sector contentorizado em Portugal.

Janeiro-Abril: portos de Leixões e Aveiro atingiram «melhores marcas de sempre»

Os dados referentes à movimentação portuária no Continente durante os primeiros quatro meses do ano indicam que os portos de Leixões e Aveiro registaram um desempenho histórico, ao atingirem «as melhores marcas de sempre» nesse período, ressalvou a AMT.

Leixões e Aveiro registaram, respectivamente, crescimentos de +4,7% (+294 mil toneladas) e +1,7% (+30,3 mil toneladas). O porto aveirense obteve um significativo crescimento de +24% no segmento da Carga Geral (obtendo um total de 543,6 mil toneladas), com destaque para a preponderância absoluta da Carga Fraccionada, que apresentou uma subida homóloga de +23,9%. Também os Granéis Líquidos cresceram, +4,9%, fixando-se nas 519 mil toneladas, compensando a descida homóloga de -11,6% verificada nos Granéis Sólidos (754 mil toneladas).

Porto de Lisboa reforça relações com clientes

O Porto de Lisboa deu início a uma iniciativa dirigida a clientes, que envolve a visita a 10 concelhos, 36 empresas de 15 sectores de actividade económica diferentes, com o objectivo de reforçar as relações entre o porto e os seus parceiros.

Estas visitas arrancaram com deslocações aos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã e Peniche e contactos com empresas do sector alimentar.

PORTO DE SINES

Piloto da JUL estará em pleno funcionamento no final do Verão

O projeto-piloto da Janela Única Logística (JUL) que irá começar a ser testado no Porto de Sines deverá ficar concluído e a funcionar, com informação real, no final deste verão. Em declarações à Transportes em Revista, José Simão, diretor-geral da DGRM, referiu que «a JUL foi montada na APRAM, nos Portos da Madeira, e agora estamos a estabilizar o seu arranque. Em paralelo, vamos começar os primeiros testes no Porto de Sines em junho e intensificá-los em julho e agosto. No final do verão, o piloto estará a funcionar já em testes com informação real. Isso significa que, por exemplo, todos os comboios que entrem e saiam do Porto de Sines já sejam tramitados na JUL. Em seguida iremos avançar para o Porto de Leixões, que tem uma componente rodoviária muito forte. Posteriormente, será feito o “roll out” para os restantes portos nacionais».

Algarve produz 95% do sal marinho do País

O Algarve foi responsável por cerca de 95% da produção de sal marinho do País no ano passado. Esta foi a única região do continente que registou um aumento do número de explorações, segundo o anuário ‘Estatísticas da Pesca 2018’, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

TRANSPORT LOGISTIC DE MUNIQUE

Sucesso da presença conjunta de Portugal e Espanha com o projecto de cooperação logística CENCYL

A presença dos parceiros Cencyl na Transport Logistic de Munique, mostrando as infra-estruturas logísticas de Aveiro, Figueira da Foz, Leixões, Guarda, Salamanca e Valladolid, tem constituído um verdadeiro sucesso.

Estudo sobre abastecimento de gás natural na Praia da Vitória concluído este ano

A empresa Portos dos Açores estima ter até ao final deste ano um estudo sobre as potencialidades do Porto da Praia da Vitória no abastecimento de navios a gás natural liquefeito (GNL), para atrair investidores privados nesta área.

MSC Portugal celebrou aniversário da primeira escala no Porto de Sines

A MSC Portugal celebrou na passada sexta-feira, dia 31 de maio, o 15º aniversário da primeira escala no Terminal XXI, em Sines.

Foi a 31 de maio de 2004 que a MSC deu um passo considerado inovador e audaz quando transferiu as escalas dos seus navios de Lisboa para Sines. Na altura fez a sua escala inaugural com o “MSC CRISTIANA”, um navio de 1’095 TEUS de capacidade que, nesse dia, movimentou 186 contentores, correspondentes a 300 TEUS.

Marcelo desafia EUA a concorrerem a presença no Porto de Sines

O Presidente da República desafiou os Estados Unidos a concorrerem a uma presença no Porto de Sines, defendendo que seria importante estrategicamente como porta de entrada para a Europa.

MINISTRA DO MAR ESTA TERÇA-FEIRA NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta terça-feira, dia 04 de junho, na Universidade do Algarve, em Faro.
Pela manhã, às 11h30, Ana Paula Vitorino realizará uma visita à Estação do Ramalhete, infraestrutura da Universidade do Algarve gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), para conhecer de perto os estudos de investigação deste centro dedicados ao cavalo-marinho – em particular o projeto HIPPONUTRE - Cultivo de cavalo-marinho.

PARA MOSTRAR AO MUNDO O SEU POTENCIAL LOGÍSTICO

A cooperação CENCYL (Espanha - Portugal) une forças na Feira de Munique

Os parceiros do Cencyl apresentam na Transport Logistic de Munique as infraestruturas logísticas de Leixões, Figueira da Foz, Aveiro, Guarda, Salamanca e Valladolid, mediante um projecto de cooperação territorial financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do PROGRAMA INTERREG DE COOPERAÇÃO ESPANHA- PORTUGAL DA UNIÃO EUROPEIA.

Portos dos Açores S.A. promove aquisição de defensas para os Portos da Madalena e de São Roque do Pico

A Portos dos Açores, S.A. acaba de lançar um procedimento de concurso público com vista à “aquisição de dez defensas completas e cinco conjuntos de fixações” para os Portos da Madalena e de São Roque do Pico, tendo o respetivo anúncio sido já publicado no Diário da República.

Porto de Lisboa recebeu visita de delegação governamental do Quénia

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação liderada pela assessora económica do Presidente da República do Quénia, acompanhada por representantes do AICEP e da DGPM.

Com o intuito de se vir a elencar eventuais oportunidades de cooperação com Portugal, na área do Mar, esta visita, que teve início com uma breve apresentação do porto de Lisboa e dos terminais de movimentação de mercadorias e cruzeiros, teve especial enfoque no projecto da Janela Única Logística (JUL, adiantou a administração do porto da capital.

APDL marca presença na Feira Transport Logistic de Munique

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai participar na Feira Transport Logistic, o maior certame do setor da Europa que decorre de 4 a 7 de junho em Munique.

A APDL será co-expositor no stand da Associação dos Portos de Portugal (APP) em parceria com o Porto de Sines e no stand da “Red Cencyl Atlantic Corridor” (Espanha/Portugal). Os parceiros da rede Cencyl presentes na feira incluem o Porto da Figueira da Foz, o Porto de Aveiro, as Plataformas da Guarda, Salamanca, Valladolid e a Associação Cylog.

Leixões registou o melhor quadrimestre de sempre na movimentação de carga

Entre janeiro e abril deste ano, o Porto de Leixões movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria, numa variação homóloga de 5% que representa o melhor registo de sempre em período homólogo

Em termos gerais, os movimentos acumulados de janeiro a abril de 2019, por comparação aos períodos homólogos, são máximos, entre outros, no total de carga, na carga contentorizada e na carga ro-ro, em contentores, quer em número, quer em TEUs, na GT (Gross Tonnage, que significa “arqueação bruta”) total e, também, no número de passageiros. Os valores de número de navios e de GT relativos a navios de cruzeiro foram também os mais elevados de sempre.

FÁTIMA LOPES ALVES, PRESIDENTE DA APA, S.A.:

«Participação do Porto de Aveiro no CASCADE 2019 foi muito positiva»

Fátima Lopes Alves, Presidente da APA, S.A., dá nota “muito positiva” à participação do Porto de Aveiro e da comunidade portuária no “Cascade 2019”: “A Administração do Porto de Aveiro considera muito positiva a sua participação no exercício ‘Cascade 2019’, que possibilitou testar as capacidades e treino das suas próprias equipas, bem como a boa interacção e articulação de todas as entidades envolvidas. Regista-se consecutivamente um notório empenho das empresas instaladas nos terminais do Porto de Aveiro, que participaram neste exercício.”
 

Identificados 98 hectares disponíveis para viveiros na Ria Formosa

Foram identificados na região do Algarve 98,7 hectares disponíveis para a instalação de viveiros, dos quais 76 hectares se localizam na ria Formosa, segundo consta do Plano para Aquicultura em Águas de Transição, que se encontra em consulta pública até ao dia 16 do próximo mês.

No documento, elaborado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, é referido que "o Algarve é a região que apresenta as melhores condições para a prática de aquicultura das espécies indígenas de água salgadas e de transição", nomeadamente bivalves como amêijoa ou berbigão.

«Cascade 2019» teve início esta quarta-feira no Porto de Aveiro

A participação da Administração do Porto de Aveiro no exercício europeu CASCADE’19, teve início esta quarta-feira, dia 29 de maio às 15:08, com o cenário de derrame de fuelóleo no cais n.º 26 no Terminal de Granéis Líquidos. Na manobra de atracação com condições meteorológicas muito adversas, o navio embateu no cais sofrendo um rombo e como consequência ocorreu um derrame de combustível considerável, para a ria.

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR INTERVÉM NAS «CONFERÊNCIAS DO ESTORIL»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta quarta-feira, dia 29 de maio, nas Conferências do Estoril, no Painel – Justiça Ambiental: Alerta a uma ação urgente.

A intervenção da Ministra do Mar está marcada para as 10h00, nas instalações da Universidade Nova – SBE (Carcavelos).

Total: 3938