Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 3 a 7 de Dezembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 16 navios de mercadorias para o período de 3 a 7 de Dezembro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Tanque: 1 | Transporte Especial: 4 | Transporte de Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Cimento: 1 | Navio Frigorífico: 1

PORTO DE LEIXÕES

Terminado com grande sucesso o primeiro embarque dos automóveis da Autoeuropa

O Porto de Leixões terminou na tarde de sexta-feira, 30 de novembro, pelas 17 horas, o primeiro embarque dos automóveis da Autoeuropa, operação que decorreu com grande sucesso.

“O sucesso desta operação revela que Leixões está, de facto, preparado para fazer parte das soluções e para responder às necessidades de movimentação e exportação de viaturas automóveis”, afirma a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

APDL nega existência de 150 trabalhadores eventuais no Porto de Leixões

Em comunicado divulgado sexta-feira, a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclarece que não é verdade que existam 150 trabalhadores eventuais no Porto de Leixões, refutando assim a informação avançada pela RTP na terça-feira, dia 27 de Novembro.

DGRM desmente noticias sobre TUPEM relativo a dragagens no Sado

A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que não foi tomada qualquer decisão sobre nenhum TUPEM (título de utilização privativa de espaço marítimo) relativo a dragagens no rio Sado e desmente as notícias divulgadas sobre esta matéria. A DGRM reforça que todas as notícias vindas a público nesse sentido são completamente falsas.

«Não foi possível chegar a acordo» com os estivadores do Porto de Setúbal

Após três dias de negociações no Ministério do Mar, a Operestiva anunciou que “não foi possível chegar a um acordo”. Num comunicado enviado às redacções, a empresa disse ainda que esta falha se deveu à “intransigência dos representantes sindicais quanto aos portos de Leixões e de Sines”. Já o Ministério do Mar acusa os representantes do sindicato dos estivadores de utilizarem os trabalhadores “como moeda de troca para uma luta de poder sindical”.

MINISTÉRIO DO MAR

COMUNICADO: «A PRECARIEDADE NO PORTO DE SETÚBAL PODIA TER ACABADO HOJE»

A precariedade no Porto de Setúbal podia ter acabado hoje. Essa era a vontade explícita deste governo e de todas as partes sentadas à mesa das negociações.
Nestes três dias todas as partes concordaram em alterar o regime laboral no porto de Setúbal acabando com a precariedade;
Todas as partes concordaram em fixar quadros permanentes e aceitaram as principais condições contratuais. Como concordaram e aceitaram a intervenção da Administração Portuária e do IMT. Conseguimos mesmo garantir que os operadores, publicamente, revissem as suas condições aumentando as vagas inicialmente oferecidas.

Porto de Sines realiza simulacro de segurança

Decorreu esta sexta-feira, 30 de Novembro, um simulacro de segurança no Porto de Sines que teve como objetivo treinar a articulação e comunicação entre diversas autoridades e agentes económicos que operam nesta infraestrutura portuária.

PORTO DE LISBOA

MV «STENA BLUE SKY» abastece bancas ao largo

O Porto de Lisboa recebeu o navio tanque gás liquefeito STENA BLUE SKY, agenciado pela Navex, para abastecimento de combustível ao largo (bancas). Este navio, que se encontra fundeado entre a Ponte 25 de Abril e Belém, possui 97.754 t. de GT, 285.4 metros de comprimento, 43.44 metros de boca, 11.8 metros de calado, 28 tripulantes e bandeira do Reino Unido.

Embaixador Cai Run:

Portugal é importante para a «One Belt One Road»

Descrevendo a ideologia por detrás da obra literária ‘A Governança da China’, o embaixador Cai Run realçou a importância de Portugal no contexto da mega-iniciativa chinesa da One Belt One Road – «Portugal é importante para a One Belt One Road, o projecto chinês para incentivar o comércio e a prosperidade a nível global, inspirando-se na antiga rota da seda que ligava a Europa ao Extremo-Oriente», afirmou.

Investimentos no Porto de Sines apontam para criação de 1600 novos empregos

Os investimentos previstos no Porto de Sines devem vir a criar, num futuro próximo, cerca de 1600 novos empregos e são tidos, pela dimensão que encerram em si, como principais destaques no âmbito do desenvolvimento económico da região e do país.
Quem o diz é Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, que salienta a importância da infra-estrutura portuária para este concelho do litoral alentejano.
 

CONTENTORES

Sines (com quota nacional recorde de 58,2%) e Leixões forçam remontada

O relatório da AMT, que analisa os dados da movimentação de mercadorias nos portos do Continente, dá especial enfoque ao segmento da carga contentorizada: entre Janeiro e Setembro foram processados 1,4 milhões de unidades e 2,25 milhões de TEU, valores que indicam «uma recuperação» no movimento global de contentores.

Esta «relativa recuperação», como caracteriza a AMT no documento, «deve-se às variações positivas de Leixões e de Sines no que respeita ao número de contentores, onde Sines regista o valor mais elevado de sempre, e Leixões é o responsável pelo bom desempenho em volume de TEU», detalha a entidade.

Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso

O Ministério do Mar informou esta quinta-feira que tiveram início as operações de dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim, numa intervenção orçada em 350 mil euros.

A empreitada, feita com caráter de urgência dado o problema de assoreamento na infraestrutura poveira, vai retirar 40 mil metros cúbicos de sedimentos na barra e canal de acesso ao porto de pesca.

Leixões recebe automóveis da Autoeuropa

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iniciou dia 26 a receção de 700 automóveis provenientes da Autoeuropa. Deste modo manifesta satisfação pela confiança depositada pela Autoeuropa na infraestrutura e nos operadores portuários.

ESTIVADORES

Reunião «produtiva» mas negociações continuam

A Ministra do Mar garantiu esta segunda-feira, em Lisboa, haver abertura do sindicato, dos operadores e da administração dos portos para resolver o problema da precariedade em Setúbal. Ana Paula Vitorino considera que a reunião foi "produtiva", mas as negociações vão continuar.

João Carvalho vai presidir ao Grupo Europeu de Reguladores da ferrovia

João Carvalho será o novo presidente do IRG – Rail – Grupo Europeu de Reguladores Independentes a partir de 1 de janeiro de 2019. A nomeação do presidente do conselho de administração da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes para esta organização europeia foi oficializada no decorrer da segunda reunião plenária anual do IRG-RAIL, que decorreu em Turim.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Ministra do Mar convida 13 entidades para reunião sobre conflito no Porto de Setúbal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, convidou 13 entidades para aquela que será a primeira reunião entre o Governo, a administração do Porto de Setúbal e os sindicatos para discutir a situação dos estivadores.
A reunião está agendada para as 17h00 desta segunda-feira, no Ministério do Mar, em Algés, concelho de Oeiras, “para discussão do quadro das relações laborais no Porto de Setúbal”, informa o Ministério do Mar.

ADMINISTRAÇÃO DA APS:

Porto de Sines opera a 100%

Na sequência de notícias recentemente divulgadas por alguns órgãos de comunicação social, dando conta da "paralisação total dos portos nacionais", em virtude da greve dos trabalhadores da estiva, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA vem repor a verdade dos factos, confirmando que os cinco terminais especializados do Porto de Sines operam a 100%, sem quaisquer atrasos ou paralisações.

Como habitualmente, a APS exerce de forma atenta e vigilante a sua função de Autoridade Portuária, sempre determinada em manter os elevados índices de eficiência operacional que caracterizam a actividade do Porto de Sines.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 26 a 30 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 26 a 30 de Novembro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 5 | Tanque: 4 | Transporte Especial: 2 | Transporte de Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Cimento: 2

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 30 de Novembro

Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 24 a 30 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa 9 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 4 tanques, 2 carga geral multi deck, 2 graneleiros e 1 misto – carga geral/contentores.

Destacamos esta semana o navio “ARNICA”, classificado como graneleiro, agenciado pela Control Union Portugal, Lda.. Proveniente do porto brasileiro de Santos, o navio tem 31.759 t. de GT, 189,99 metros de comprimento, 12,72 metros de calado, 19 tripulantes a bordo e bandeira da Libéria.

Portugal «ganhou o reconhecimento» a estar ligado «aos corredores económicos da Rota da Seda»

O estudo ‘A Nova Rota da Seda Torna-se a Ponte Terrestre Mundial: Um Futuro Compartilhado para a Humanidade’, levado a cabo pelo Instituto Schiller e que actualiza a versão inicial (datada do ano de 2014), projecta a visão de que a Península Ibérica detém um valor estratégico de conectividade bastante significativo para a mega-iniciativa chinesa.

Total: 4631
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 [59] 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232