Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM inverteu processo de infração que decorria no Tribunal Europeu

A DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos conseguiu inverter o processo de incumprimento que decorria no tribunal europeu contra Portugal (Case C-383/17), instaurado devido às reiteradas falhas nas obrigações de reporting relativas à monitorização das OR, de acordo com as convenções internacionais aplicadas aos navios da marinha mercante (navios SOLAS).

Fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolve atividades de cooperação militar com a Mauritânia

Durante a visita ao porto de Nouakchott, na Mauritânia, a fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolveu ações de treino e de cooperação com as Forças Armadas da Mauritânia, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres.

Grupo ETE investe em novos equipamentos para terminais de Lisboa e Sines

O Grupo ETE anunciou esta quarta-feira a aquisição de novos equipamentos para três dos seus terminais: para o TMPB (Terminal Multiusos do Poço do Bispo) e o TSA (Terminal de Santa Apolónia), ambos no Porto de Lisboa; e para o TMS (Terminal Multipurpose de Sines).

Transporte fluvial de mercadorias com debate marcado para o III Congresso do Tejo

A terceira edição do Congresso do Tejo decorre nos dias 16 e 17 de Fevereiro, tendo este ano como foco o tema “Mais Tejo, Mais Futuro – Um Compromisso Nacional”. O certame realiza-se na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, e o transporte fluvial de mercadorias promete ser um dos tópicos em discussão.

Economia do mar precisa de 160 mil trabalhadores

Nos próximos 15 anos, o cluster do mar terá de duplicar o seu número de profissionais em Portugal, para fazer face ao crescimento do sector e para que o país possa posicionar-se competitivamente, numa indústria que é apontada como estratégica pelo Governo. Serão necessários pelo menos 160 mil profissionais até 2033 em Portugal, segundo as contas de Miguel Marques, sócio da consultora PwC que realiza anualmente o barómetro da economia do mar, LEME.

Governo quer alargar Zona Piloto para renováveis oceânicas

O Governo decidiu alterar o regime jurídico da Zona Piloto para as energias renováveis offshore. Foi aprovada em Conselho de Ministros uma resolução que define medidas destinadas à actualização do regime jurídico da Zona Piloto para energias renováveis oceânicas. Segundo comunicado oficial, o objectivo é viabilizar o projecto Windfloat de energia eólica offshore, “que implica o alargamento do âmbito da Zona Piloto”.

MADEIRA

Prazo para apresentação de proposta para ferry prolongado por 30 dias

O Governo Regional da Madeira decidiu prolongar por mais 30 dias o prazo para a apresentação de propostas para o ferry que vai fazer a ligação entre o Continente e a Região Autónoma. O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, explica que esta decisão de prolongar o concurso se deve a um pedido de uma empresa.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 10 a 16 de Fevereiro

Prevêem-se 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 10 a 16 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios porta-contentores, 7 navios carga geral single deck, 3 tanques, 3 navios mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros, 1 carga geral multi deck e 1 frigorifico.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 12 a 16 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 12 a 16 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 4 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 7 | Transporte Especial: 2

Terminais de Lisboa brilham em mais um ano de «resultados excepcionais» da Yilport

Os terminais da Yilport Iberian registaram um aumento de 5,8% em 2017, com um total de 1.176.496 TEU manuseados entre os diversos terminais em Portugal e Espanha – Yilport Leixões, Yilport Liscont, Yilport Sotagus, Yilport Setúbal, Yilport Figueira da Foz, Yilport Ferrol e Yilport Huelva.

A revista da Yilport destaca ainda que o principal impulso destes resultados nos terminais ibéricos veio do Porto de Lisboa, onde o terminal Yilport Liscont movimentou 233.497 TEU – num crescimento de 25% face a 2016 – e o Yilport Sotagus manuseou 160.886 TEU – aumento de 37%! Aliás, o resultado da Liscont já tinha sido destaque entre os terminais com participação da Eurogate.

COM A MELHOR MARCA DA SUA HISTÓRIA

Record nacional nos portos comerciais com a ajuda de Aveiro

Os portos do continente terminaram o ano de 2017 com o registo do volume de carga mais elevado de sempre, atingindo 95,9 milhões de toneladas, o que corresponde a mais 2,2% do que no anterior máximo, registado em 2016. O Porto de Aveiro ajudou a estes números, com a melhor marca da sua história, ultrapassando em 10,7 por cento o seu anterior record, datado de 2015.

Cais da Ponta do Sol será requalificado e reabilitado

A Administração dos Portos da Madeira vai lançar concurso público este ano para a empreitada de requalificação e reabilitação do Cais da Ponta do Sol, cuja obra será comparticipada pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional da RAM 14-20.

Em outubro de 2017 foi aberto concurso para a elaboração do projeto técnico que terá de ser feito por especialistas na área da reabilitação de obras antigas, de forma a evitar a descaraterização da infraestrutura existente, permitindo que venha a ser classificado como património municipal.

ENTREVISTA A ANA PAULA VITORINO

«Ser mulher não me prejudica. Tenho tido uma excelente relação com os pescadores e estivadores»

Ana Paula Vitorino é filha de pais alentejanos, mas nasceu em Lourenço Marques, actual Maputo, onde viveu até aos 12 anos. Desempenhou várias funções durante os governos socialistas até assumir a pasta de Ministra do Mar no governo de António Costa. Casada com Eduardo Cabrita, passa todos os tempos livres em Almoster, Santarém.

LANÇADO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL

Porto de Setúbal moderniza VTS

O Porto de Setúbal vai modernizar o VTS do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, um dos objetivos inscritos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, tendo já lançado o concurso público internacional, em conjunto com o Porto de Lisboa.

CMA CGM oferece nova ligação entre o Porto de Lisboa e o porto camaronês de Kribi

 A CMA CGM anunciou hoje alterações no seu serviço EURAF 5, que escala semanalmente o Porto de Lisboa na ligação entre o Norte da Europa e a Costa Oeste de África. O EURAF 5 da CMA CGM passará a contar com uma nova escala no porto de Kribi (Camarões), isto para além de melhores tempos de trânsito desde Janeiro de 2018 – de 10 dias entre o Norte da Europa e Douala (Camarões).

 

QUASE 3 MILHÕES DE TEU

Portos nacionais conseguiram melhor ano de sempre nos contentores

O ano de 2017, além de histórico para o contexto marítimo-portuário nacional, fica também marcado pelo registo no mercado nacional de contentores, revelou a AMT no relatório que analisa o desempenho dos portos lusos durante o ano passado. Assim, a carga contentorizada seguiu as pisadas da performance global, apresentando «igualmente o valor mais elevado de sempre»

CE e Comité das Regiões debateram aquicultura europeia

No dia 2 de Fevereiro, a Comissão Europeia (CE) e o Comité das Regiões (CR) organizaram uma conferência em Bruxelas sobre o êxito da aquicultura europeia, durante a qual foram apresentadas as novas orientações da CE para o sector, visando a sua conformidade com as regras ambientais da União Europeia (UE).

RECORD

Portos do continente conseguiram máximo de 95,9 milhões de toneladas em 2017

Os portos do Continente terminaram o ano de 2017 com o registo do volume de carga mais elevado de sempre, atingindo 95,9 milhões de toneladas, o que corresponde a mais 2,2% que no anterior máximo, registado em 2016.

Adjudicação da JUL poderá acontecer em Fevereiro

A Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP) e do Conselho de Administração do Portos de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, admitiu que o contrato de adjudicação para a definição e criação da Janela Única Logística (JUL) deverá ser assinado “provavelmente durante o mês de Fevereiro”.

A responsável fez o anúncio durante uma conferência na Academia de Marinha, admitindo que o prazo de pronúncia do concurso já terminara e que existiam condições para a elaboração do relatório final por parte da entidade adjudicante, que é a APP.

APDL apresentou investimentos do Douro Inland Waterway 2020 e nova política tarifária

Teve lugar no dia 2 a primeira reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro, na qual a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou os investimentos do Douro Inland Waterway 2020 assim como a nova política tarifária.

Total: 3938