Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Governo rejeita portos na fusão entre Refer e EP

O Governo descarta que esteja a ponderar incluir as administrações portuárias na empresa que irá resultar do processo de fusão entre as gestoras das redes ferroviária (Refer) e rodoviárias nacionais (Estradas de Portugal). Contactado o gabinete do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, fonte oficial rejeitou "liminarmente a informação de que a empresa resultante da fusão entre a Refer e a EP alguma tivesse previsto a integração de quaisquer administrações ou gestões portuárias no seu perímetro".

Almoço-debate conclui que terminal no Barreiro «é exequível»

Realizou-se quinta-feira, no Barreiro, um almoço-debate sobre o futuro terminal de contentores do Barreiro, que juntou personalidades como João Carvalho (IMT), José Laranjeira Anselmo (DG-MOVE), Carlos Humberto de Carvalho (presidente da CM Barreiro) e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo.

Nasce a APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A.

A partir do dia 1 de Janeiro de 2015, a empresa centenária APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA, passou a denominar-se APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., em resultado da fusão por incorporação da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A., que se extingue, na APDL, S.A.

Porto de Setúbal chegou aos oito milhões de toneladas em 2014

O porto de Setúbal atingiu, pela primeira vez num exercício anual, a marca dos 8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de um milhão por ano desde 2012: 6 milhões alcançados em 2012, 7 milhões em 2013 e agora 8 milhões em 2014.

2015

Ano decisivo para os terminais de contentores do Barreiro e de Sines

O projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa deverá ver confirmada em 2015 a sua localização no Barreiro. Se não ocorrer qualquer imprevisto, este será o ano que, conforme intenção expressa do actual Governo, marcará o arranque do concurso público internacional para atribuir a concessão a um dos diversos grupos internacionais alegadamente interessados em efectuar este investimento de várias centenas de milhões de euros.

FIGUEIRA DA FOZ

O futuro do porto comercial já não está ameaçado

“Não me parece que o relatório ponha em causa o desenvolvimento do porto”, disse Hermano Sousa, presidente da comunidade portuária, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que se fez representar na reunião pelo vice-presidente, Paulo Mariano. “Creio que, na sequência da reunião, o grupo de trabalho do litoral ficou a entender a importância do porto”, acrescentou.

ETE/ETF notifica Autoridade da Concorrência para aquisição do Terminal Multipurpose de Lisboa

O consórcio composto pelo Grupo ETE e pela ETF (do Grupo Sousa) venceu o concurso de concessão do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML) e notificou agora a Autoridade da Concorrência sobre o objetivo de adquirir o controlo do Terminal. Recorde-se que a concessão está prevista durar até fevereiro de 2021.

Estaleiros de Viana recebem encomenda para dois navios patrulha

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou a construção de dois novos navios patrulha oceânica (NPO), no âmbito da nova Lei de Programação Militar.

RUI PAIVA, SOBRE O PORTO DE AVEIRO

«Temos condições e meios para continuar a crescer»

O Porto de Aveiro termina o ano em alta. O recorde de movimentação de mercadorias foi batido ainda em Novembro mas a administração acredita que há margem para continuar a crescer.

SETÚBAL E AVEIRO NO TOPO

Portos portugueses bateram recordes

O movimento de mercadorias registado nos sete principais portos do Continente entre Janeiro e Novembro deste ano atingiu um volume de 75,35 milhões de toneladas, o valor mais elevado de sempre, pelo que se espera que a contabilização de todo o ano de 2014 proporcione um novo máximo histórico neste capítulo. Este crescimento do movimento da carga deveu-se aos portos de Setúbal e de Aveiro, com subidas, respectivamente, de 18,2% e de 15,7%, nos onze meses do ano até agora completos.

Governo Regional concede aval de 10 ME à «Portos dos Açores»

O Conselho do Governo dos Açores decidiu conceder um aval para um empréstimo de 10 miIhõesde euros (ME) àempresa Portos dos Açores, visando reestruturar o financiamento desta sociedade anónima.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO:

Novo terminal é projecto para avançar com qualquer governo

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro acredita que “o projecto do novo terminal de contentores no concelho é para manter, seja qual for o governo”. Carlos Humberto informa que “o único local que está a ser estudado na Área Metropolitana de Lisboa (AML) é o Barreiro”, ansiando “pela evolução do processo”; apesar de “considerar que as coisas estão bem encaminhadas, diz que ainda falta muito para a sua conclusão”.

Leixões movimenta 70 locomotivas com destino à África do Sul

O Porto de Leixões está a movimentar 70 locomotivas que serão exportadas em navios do armador alemão MACS – Maritime Carrier Shipping – para a Cidade do Cabo, na África do Sul, até ao final de 2016.
A empresa responsável pela exportação, a Vossloh Rail Vehicles, de Valência, em Espanha, está a produzir um lote global de 50 locomotivas de 85 toneladas e 20 de 113 toneladas e escolheu o porto de Leixões para exportar a sua carga.

Barreiro volta a chamar pelos contentores de Lisboa

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) entregou, na passada sexta-feira, o parecer do Município face à Proposta de Definição de Âmbito relativo ao Estudo de Impacte Ambiental para a instalação do Terminal de Contentores no conselho. Antes de remeter o documento para a Agencia Portuguesa do Ambiente, num encontro com jornalistas, Carlos Humberto, presidente da CMB, voltou a abordar o projeto portuário.

FIGUEIRA DA FOZ

Acessibilidade marítima vai ser alvo de estudo

A Câmara Municipal, a administração do porto e a Comunidade Portuária vão avançar com um estudo de viabilidade técnico-financeira do projecto de melhoria da acessibilidade marítima.
Esta “parceria” suportará o custo deste estudo, sem prejuízo de ver se há possibilidade de que seja co-financiado. A decisão foi tomada numa reunião na autarquia figueirense e tem em vista a possibilidade de vir a candidatar o porto da Figueira à inclusão na Rede CORE (da Rede Transeuropeia de Transportes). É que sem essa inclusão fica vedada a possibilidade de «acesso a fundos comunitários», afirma o presidente da Comunidade Portuária, salientando Hermano Sousa que essa é a «grande preocupação».

Porto de Setúbal: Crescimento de 61% nos contentores

O Porto de Setúbal movimentou, até novembro, cerca de 7,5 milhões de toneladas. Um dos destaques vai para a carga contentorizada, onde atingiu os 96 mil TEU, a que corresponde um aumento de 61,1% no volume de tráfego, o que constitui a maior taxa de crescimento de sempre nos portos do continente, no período em análise.

Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro

O operador privado que ganhar o concurso para a exploração do futuro terminal de contentores do Barreiro (TCB) deverá ter um período de exploração de 100 anos. O cenário é avançado pelo Diário Económico de 19 de Dezembro.

Porto de Setúbal supera os 7 milhões de toneladas

O Porto de Setúbal ultrapassou, em novembro, os 7 milhões de toneladas movimentadas, que constituía o recorde absoluto anual do porto. O mês de novembro fechou com 7,5 milhões de toneladas, mais 18,2%, comparado com igual período no ano transacto, e mais 7 % relativamente ao anterior recorde absoluto anual, alcançado em 2013.

Porto de Sines homenageia Eugénio Borralho

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) homenageou, no passado domingo, dia 14 de dezembro, o Dr. Eugénio Borralho, no âmbito das comemorações do Aniversário do Porto de Sines. Numa cerimónia em que esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o Conselho de Administração da APS, presidido por João Franco, foi descerrada a placa toponímica que atribui o nome de Eugénio Borralho à via portuária de acesso ao Terminal XXI.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA

Adjudicação Provisória

O Conselho de Administração da APL, S.A. deliberou adjudicar a concessão de serviço público da atividade de movimentação de carga geral contentorizada e fracionada no Terminal Portuário atualmente identificado como “TML – Terminal Multipurpose de Lisboa” ao agrupamento ETE/ETF.

Total: 3656