Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CE e Comité das Regiões debateram aquicultura europeia

No dia 2 de Fevereiro, a Comissão Europeia (CE) e o Comité das Regiões (CR) organizaram uma conferência em Bruxelas sobre o êxito da aquicultura europeia, durante a qual foram apresentadas as novas orientações da CE para o sector, visando a sua conformidade com as regras ambientais da União Europeia (UE).

RECORD

Portos do continente conseguiram máximo de 95,9 milhões de toneladas em 2017

Os portos do Continente terminaram o ano de 2017 com o registo do volume de carga mais elevado de sempre, atingindo 95,9 milhões de toneladas, o que corresponde a mais 2,2% que no anterior máximo, registado em 2016.

Adjudicação da JUL poderá acontecer em Fevereiro

A Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP) e do Conselho de Administração do Portos de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, admitiu que o contrato de adjudicação para a definição e criação da Janela Única Logística (JUL) deverá ser assinado “provavelmente durante o mês de Fevereiro”.

A responsável fez o anúncio durante uma conferência na Academia de Marinha, admitindo que o prazo de pronúncia do concurso já terminara e que existiam condições para a elaboração do relatório final por parte da entidade adjudicante, que é a APP.

APDL apresentou investimentos do Douro Inland Waterway 2020 e nova política tarifária

Teve lugar no dia 2 a primeira reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro, na qual a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou os investimentos do Douro Inland Waterway 2020 assim como a nova política tarifária.

Porto de Setúbal

Ro-Ro com o melhor resultado da década | Carga contentorizada consolida

O Porto de Setúbal teve em 2017 o melhor resultado da década na movimentação de veículos (ro-ro*), com 223.671 unidades, correspondentes a um crescimento superior a 30% face a 2016 (171.591 unidades).

A carga ro-ro registou um impulso dinamizado pela exportação, no último trimestre do ano, do novo modelo fabricado pela Volkswagen Autoeuropa, o T-ROC (aumento de 37%, com mais 26.204 veículos que no ano anterior), e também pelo aumento da importação de automóveis (cerca de 25%).

DGRM e APP realizam workshop sobre Transformação Digital

Durante dois dias, técnicos das áreas de informática e sistemas de informação das Administrações Portuárias e da DGRM participaram num workshop sobre Transformação Digital e Governação dos Sistemas de Informação.
O evento teve como público-alvo a equipa técnica do projeto JUL – Janela Única Logística, no sentido de debater e estudar as melhores práticas atuais na digitalização de processos e organizações, bem como as mais recentes tendências tecnológicas.

Concurso dos acessos ao porto de mar de Viana lançado até Junho

O deputado do PS eleito pelo distrito de Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, revelou que a ministra do Mar anunciou o lançamento do concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar da cidade até ao final do primeiro semestre deste ano e o início da obra "até final de 2018".

Ruben Eiras toma posse como Director-Geral de Política do Mar

A Direcção-Geral de Política do Mar acolheu a cerimónia de tomada de posse do seu novo Director-Geral, Ruben Eiras. Proveniente do Gabinete da Ministra do Mar, onde exerceu as funções de Técnico Especialista para as áreas de economia, energia e indústria.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 5 a 9 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 22 navios de mercadorias para o período de 5 a 9 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 5 | Tanque: 2 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 1

MSC vai ligar Sines a Nova Iorque em 7 dias

A MSC – Mediterranean Shipping Company vai lançar, já no mês de Março, um novo serviço que promete tempos de trânsito entre a Europa e os Estados Unidos da América, em apenas sete dias. O serviço MedUSEC vai partir do Terminal XXI do Porto de Sines em direção a Nova Iorque, reduzindo em até quatro dias a viagem entre os dois continentes.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 3 a 9 de Fevereiro

Prevêem-se 26 escalas de navios de mercadorias para o período de 3 a 9 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios porta-contentores, 3 navios de carga geral single deck, 3 tanques, 3 navios mistos – carga geral/contentores, 2 de carga geral multi deck, 1 frigorifico, 1 graneleiro e 1 ro-ro/contentores.

MSC Portugal juntou 220 colaboradores no encontro anual de quadros e debateu o «Shipping 4.0»

 A MSC – Mediterranean Shipping Company Portugal realizou o seu habitual encontro anual de quadros. O certame deste ano juntou 220 colaboradores da empresa no Hotel Crown Plaza, no Porto, e teve como tema principal o “Shipping 4.0”.

Portugal acolhe Shipping Week em Setembro

Portugal vai receber a Shipping Week, entre os dias 17 e 21 de setembro, uma iniciativa da Shipping Innovation e do Ministério do Mar. O evento será presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e será constituído por vários eventos de diferentes organizações especializadas do setor marítimo-portuário. Em comunicado, o Ministério indica que “a Portugal Shipping Week tem por objetivo mostrar Portugal como um centro marítimo global de transporte e logística”.

PORTO DE SINES

Carga Contentorizada continua a crescer a dois dígitos em 2017

2017 ficou marcado pelo reforço do contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI, no total movimentado em porto. De facto, e pela primeira vez desde a sua entrada em exploração em 2004, este terminal assumiu o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação, sendo responsável por cerca de 42% do total movimentado em Sines. No que diz respeito ao número de TEUs, por Sines passaram 1,67M TEU, o que corresponde a uma evolução homóloga de 10,3%.

EM MARÇO

Governo lança concurso para obras no corredor ferroviário Sines-Setúbal-fronteira

O governo português lança, no mês de Março, o concurso público para o programa de obras no corredor ferroviário de mercadorias entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira espanhola. A notícia corre já os meios de comunicação internacionais e são adiantadas três intervenções fundamentais: a relativa ao trilho entre o Norte de Évora e o Freixo, a que concerne a linha entre o Freixo e Alandroal e a conexão entre Alandroal e a Linha do Leste.

Portos movimentaram 96 milhões de toneladas em 2017

Numa apresentação feita naa Academia de Marinha, a Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP) e do Conselho de Administração do Portos de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, referiu que os portos nacionais movimentaram 96 milhões de toneladas de mercadorias em 2017. E recordou que os 12,2 milhões de toneladas movimentados pelo Porto de Lisboa nesse ano (mais 19% do que em 2016) constituem o melhor resultado do porto desde 2011.

MAR 2020 terminou 2017 com 156 milhões de euros de compromissos pelo FEAMP

Em 2017, o Programa Operacional Mar 2020 registou um total acumulado de 2.540 candidaturas, das quais 1.318 já estão aprovadas, “o que representa cerca de 156 milhões de euros comprometidos pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP)”, refere um documento proveniente do programa.

Porto da Praia é o ideal para entreposto de GNL

O Porto da Praia da Vitória será o ideal para a instalação de um entreposto de Gás Natural Liquefeito (GNL), mas o combustível alternativo poderá chegar a quase todas as ilhas dos Açores, através de contentores, adiantou, em declarações a DI, João Vargas, vogal do conselho de administração da Portos dos Açores, à margem da "Conferência do Mar", organizada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

DGRM desenvolve novo sítio na internet, mais simplificado e dirigido aos clientes

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, colocou já em funcionamento o seu novo sítio na internet, que pretende facilitar a vida aos seus clientes. Mais simples e intuitivo, o novo sítio foi desenvolvido a pensar nos cidadãos e empresas, aliando a simplicidade da navegação com uma maior rapidez e acessibilidade aos conteúdos.

ESTA QUINTA-FEIRA, 1 DE FEVEREIRO

FIEC e PWC de Portugal lançam colectânea de estudos sobre Economia do Mar

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi escolhida pela PricewaterhouseCoopers & Associados de Portugal para lançar estudos inéditos no Brasil sobre o setor de Economia do Mar. Parte da coletânea de estudos que será lançada chama-se Leme: Barômetro PWC da Economia do Mar (Ceará). O lançamento, em parceria com a empresa que presta serviços profissionais de auditoria, fiscalidade e assessoria de gestão orientados por indústria, acontecerá esta quinta-feira, 1/2, às 14h30, na Sala VIP (cobertura da sede da FIEC), em Fortaleza, com a presença de especialistas que ajudaram a elaborar o estudo das Rotas Estratégicas, do presidente da FIEC, Beto Studart, e do representante da PWC de Portugal, Miguel Marques.

Total: 3902