Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portugal quer o leme de rede de 391 portos

A consultora portuguesa Beta-i lidera um consórcio que pretende ligar uma rede de 391 portos e acrescentar inovação à sua atividade. O plano aguarda agora apoios de Bruxelas, mas já conta com vários parceiros.

Lançado o site do Observatório Multidisciplinar Europeu do Fundo do Mar e da Coluna de Água

A 1 de Outubro foi lançado o website do Observatório Multidisciplinar Europeu do Fundo do Mar e da Coluna de Água, Portugal (EMSO - PT).

EMSO-PT é uma Infraestrutura de Investigação Europeia de Grande Escala, constituída por observatórios submarinos multidisciplinares e outras infraestruturas de suporte para processamento de dados, com o objetivo de disponibilizar informação científica de forma continuada e gratuita, sobre processos ambientais marinhos relacionados com a interação entre a geosfera, a biosfera e a hidrosfera.

MARCO VALE

«Booking digital» será o grande desafio das agências de navegação

Ao abordar as oportunidades e desafios trazidos pelo advento da digitalização no sector marítimo, no âmbito do tema ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade‘, Marco Vale afirmou que o booking online será essencial para o progresso do sector – a celeridade e comodidade proporcionada ao cliente que pretende colocar a sua carga contentorizado em um determinado navio será crucial, e um grande desafio para as agências de navegação.

ZONA DE ACTIVIDADES LOGÍSTICAS E INDUSTRIAIS DO PORTO DE AVEIRO

Empreitada de dragagem e remoção de inertes da ZALI está concluída

Os trabalhos de dragagem e remoção de inertes da ZALI encontram-se concluídos, numa empreitada que decorreu dentro dos prazos estipulados.
Superada esta etapa, vai em breve ser lançado o concurso para infraestruturação da 2.ª fase da Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, compreendendo a construção de arruamentos e a sua infraestruturação com redes de águas, esgotos, e prevenção de incêndios.

Portos portugueses andaram «sempre na linha da frente do processo de digitalização»

«Nos portos, andámos sempre na linha da frente na questão da digitalização: recordo que os portos deixaram de ter papel há quase 15 anos», vincou José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, durante webinar da ADFERSIT.

O especialista portuário abordou o tema da digitalização portuária e logística, lembrando que Portugal tem já um passado de evoluções de invejar. «Desde 2005 que não circula um papel nas operações de movimentação da carga. Isso colocou-nos na linha da frente dos portos europeus, detendo um processo que, hoje em dia, muitos deles ainda não conseguiram colocar em funcionamento. Houve uma grande resiliência nossa nessa altura, trazendo a alfândega para dentro dos processos do porto. Foi um grande passo, um caminho interessante», observou.

ANA CUNHA:

Obras no Porto das Pipas decorrem, em várias frentes, dentro da normalidade

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou as obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, e os estaleiros, na Praia da Vitória, onde estão a ser fabricados os caixotões para o prolongamento daquele porto, que serão transportados por via marítima até Angra do Heroísmo.

Sines faz contas a modelos de captação de novos negócios e Aeroporto de Beja entra na equação

Intervindo no webinar ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, realizado pela ADFERSIT, José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, adiantou que o Porto de Sines se encontra a alargar os horizontes em termos de modelos de captação de negócios, estudando a viabilidade de novos projectos no qual o Aeroporto de Beja possa ser peça útil no xadrez logístico da região.

Autoeuropa duplica comboios com carros para o Porto de Setúbal

A Autoeuropa vai duplicar o transporte de veículos por comboio. A partir de segunda-feira, 5 de outubro, passará a haver quatro ligações entre a linha de montagem e o Porto de Setúbal. A informação foi obtida pelo Dinheiro Vivo junto de fontes ferroviárias e foi, entretanto, confirmada, junto de fonte oficial da fábrica de Palmela.

O reforço do transporte de carros por comboio arranca pouco mais de um ano depois da reativação da linha de comboio entre a Autoeuropa e o Porto de Setúbal, em setembro de 2019.

6 DE OUTUBRO

Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e a Diretora Geral de Política do Mar, Helena Vieira, convidam todos os agentes com atividades e interesse na Economia do Mar, da região do Algarve, a participarem virtualmente na 1ª Sessão de Apresentação Pública e debate da nova proposta para a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. Esta sessão está enquadrada na Consulta Pública a decorrer até ao dia 2 de Novembro de 2020.

Governo estabelece regime de embarque e desembarque de marítimos

O Governo estabeleceu o regime de embarque e desembarque de marítimos, determinando que as embarcações não podem navegar sem ter a bordo a tripulação constante no certificado de lotação, segundo um diploma agora publicado em Diário da República.

Portugal convida empresas do Japão a concorrerem ao terminal de Sines

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português transmitiu quarta-feira ao homólogo do Japão o interesse de Portugal em ver empresas japonesas concorrer à construção do segundo terminal do Porto de Sines.

Yilport Leixões, com 410 mil TEU até Julho, aumenta quota de mercado para os 26,5%

Prossegue, a bom ritmo, a consolidação de uma tendência cada vez mais notória na tecido portuária nacional: o aumento de quota de mercado de Leixões e da concessionária Yilport Leixões, no panorama contentorizado português. Nos primeiros sete meses do ano, esta quota voltou a crescer.

MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS, PEDRO NUNO SANTOS:

«Queremos que o Porto de Sines permita industrializar Portugal»

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação considera que o Porto de Sines deve permitir a industrialização de Portugal e se queremos «melhores salários temos de graduar o tecido produtivo».

Pedro Nuno Santos falava, esta quarta-feira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico da Administração do Porto de Sines 2020-2030, em Sines, onde se referiu ao Estado como «um parceiro fundamental» sobretudo numa altura em que «os investidores privados, perante a situação que hoje se vive no mundo, retraem o seu investimento».

«O que queremos em Sines é indústria. Queremos que Sines possa ter mais gente e ser um pólo de desenvolvimento da região do Alentejo» disse ainda.

Plano Estratégico do Porto de Sines quer captar 3% das cargas ibéricas

O Porto de Sines quer captar 3% da quota das cargas ibéricas, expandir a actividade logística e liderar a satisfação dos 'stakeholders', no âmbito do plano estratégico da infraestrutura portuária, apresentado oficialmente esta quarta-feira.

A infraestrutura portuária propõe-se "alcançar uma quota de 3% no total das cargas ibéricas associadas ao comércio externo (importação/exportação), excluindo os produtos do segmento energético e as operações de 'transhipment'", e assegurar que a expansão de novas atividades económicas contribui com mais de 40% para os movimentos do porto.
 

JÁ PARTICIPOU?

Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 está em consulta pública

A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, o instrumento de política pública que apresenta a visão, os objectivos, as áreas de intervenção e as metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano para a próxima década. foi colocada em consulta pública esta segunda-feira, dia 28 de Setembro. A participação pode ser feita até 2 de Novembro.

MARCO VALE (MSC) E O SEGMENTO DE CONTENTORES EM SINES:

«Perspectivas para o futuro são excelentes»

Para Marco Vale as perspectivas de crescimento do negócio de contentores em Sines são «excelentes» e o futuro poderá mesmo ser risonho para a parceria entre a gigante MSC e o porto alentejano.
Durante a sua intervenção do webinar ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, promovida pela ADFERSIT, o managing director da MSC Portugal reflectiu sobre os «eixos de crescimento» de um terminal de contentores.

ESTA QUARTA-FEIRA

Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidirá a Sessão Pública de Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines no dia 30 de setembro p.f., pelas 10:00H.

As opções estratégicas para os próximos anos do maior porto nacional em termos de carga movimentada, compreendem três eixos estratégicos fundamentais que visam reforçar o papel do Porto de Sines no shipping internacional, num mercado cada vez mais competitivo e tendo em conta os desafios da digitalização e descarbonização.

ESTE DOMINGO

APDL assinala o Dia Mundial do Turismo e aplaude todos os profissionais do sector

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com um aplauso a todos os profissionais de um dos sectores que mais tem sofrido com a quebra de receitas verificada nos últimos meses.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, infraestruturas sob jurisdição da APDL, têm vindo a ser fortes impulsionadores do desenvolvimento económico na Região Norte de Portugal. Só na última década, Leixões foi porta de entrada de mais de 700 mil turistas a bordo de 795 navios de cruzeiro. Já o curso fluvial duriense tem vindo a receber mais de 1 milhão de turistas anualmente.

7 PRIMEIROS MESES DO ANO

Porto da Figueira da Foz cresce 3% face a 2019

O movimento acumulado de mercadorias no Porto da Figueira da Foz, no período de janeiro a julho de 2020, foi 1.141.209 toneladas, apresentando um crescimento 3% face ao mesmo período de 2019.

18 DE NOVEMBRO

Portugal Exportador 2020: evento terá versão presencial e digital

Em 2020 com novidades: o Portugal Exportador terá uma versão presencial e digital, com a introdução de uma nova plataforma digital a ser anunciada brevemente.

O caminho para a exportação faz-se no dia 18 de Novembro, no PT Meeting Center da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

Total: 4680
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235