Portos de Portugal
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Porto de Lisboa
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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Kuwait Petroleum prepara entrada em Portugal com aposta no Porto de Sines na equação

Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a empresa petrolífera kuwaitiana Kuwait Petroleum prepara-se para entrar no mercado português por via da aquisição de uma participação de 50% na rede de distribuição de combustíveis do grupo português Vapo.

Além de almejar a duplicação do número de postos de abastecimento, um dos grandes objectivos da empresa Kuwait Petroleum é deter abastecimento directo por intermédio do Porto de Sines. O negócio está avaliado em cerca de 20 milhões de euros.

Acessos ao porto de mar de Viana do Castelo custam 5,3 milhões de euros

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a intenção de adjudicar a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar, por 5,3 milhões de euros, à empresa Construções Amândio Carvalho. A decisão do executivo municipal teve por base o relatório final do júri do concurso público, lançado em Maio, com um preço base de sete milhões de euros.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 12 a 16 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 38 navios de mercadorias para o período de 12 a 16 de Novembro. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 15 | Tanque: 7 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 2 | Transporte de Cimento: 1

Concursos do molhe de Leixões e Terminal do Barreiro lançados até ao fim do ano

Na audição na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa esta sexta-feira, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou que os concursos para a extensão do molhe e aprofundamento da bacia de rotação de Leixões, o terminal do Barreiro e a ampliação do molhe Leste de Sines deverão ser lançados até ao fim de 2018.
São as principais obras de um programa de 1,2 mil milhões de euros para melhorar a rede de portos nacionais.

Após incidente com derrame de ácido fórmico

Análise de água em Leixões garante que não existem riscos para a saúde nem impacto no ecossistema

Na sequência de um pequeno derrame de ácido fórmico no Porto de Leixões a 5 de Novembro, a APDL solicitou uma análise da qualidade da água ao CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. O estudo concluiu que não se verificam vestígios de ácido na água, pelo que não existiu qualquer impacto para o ecossistema nem risco para a saúde pública.

Docapesca começou dragagens do Gilão

A Docapesca já começou a dragagem de manutenção de fundos do rio Gilão, em Tavira, para “garantir as cotas de fundo necessárias à salvaguarda das condições de segurança para a navegação, abastecimento e estacionamento nessa área”, refere a empresa em comunicado, sublinhando que a operação representa um investimento de 281.650 euros.

Lídia Sequeira e a melhoria das acessibilidades marítimas em Setúbal:

«Foram seguidos todos os processos previstos legalmente»

Lídia Sequeira, com o auxílio dos especialistas presentes, respondeu às muitas perguntas colocadas pela plateia, dissipando algumas concepções erradas: «Este não é um novo porto em Setúbal, mas sim a modernização do porto. Hoje em dia, trata-se simplesmente de saber se queremos continuar a ter um novo porto em Setúbal ou não. O que significa um porto em Setúbal? O porto, numa região, seja em Setúbal ou qualquer outra cidade, significa a atracção e instalação de indústria. Acredito que haja quem não queira indústria em Setúbal; essa é uma outra visão de desenvolvimento económico», declarou.

Defende a AGEPOR

Melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal é um «passo certo e necessário»

A AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal pronunciou-se favoravelmente sobre as dragagens no Porto de Setúbal, afirmando ser um “passo certo e necessário para a sua sustentabilidade”, da mesma forma que melhoram ainda “os níveis de segurança” e “competitividade económica e ambiental” daquele porto. Assim, a associação expressa “o seu apoio às dragagens”, na sequência do parecer positivo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

«Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal»

Sessão de Esclarecimento

A APSS realizou terça-feira, 6 de Novembro, no Auditório do seu edifício-sede, uma sessão de esclarecimento relativa ao projecto de “Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal” em que participaram 200 pessoas, na qual foi possível esclarecer um conjunto de questões que vinham sendo objeto de informação insuficiente e incorreta.

Maior porto de carga do mundo intensifica relação com Complexo Industrial e Portuário de Sines

As principais entidades representantes do Complexo Industrial e Portuário de Sines visitaram o Porto de Ningbo, «intensificando as relações entre os Portos para uma cooperação permanente», como revelou esta quarta-feira a aicep Global Parques. Ningbo-Zhoushan é o maior porto do mundo em termos de tonelagem de carga movimentada anualmente.

CARLOS VASCONCELOS:

Regresso do «Comboio Autoeuropa» é aposta forte da Medway para 2019

«Estamos em contactos com potenciais clientes e parceiros para montar este negócio, tendo em conta que existe procura para o serviço». A conexão ferroviária permitirá, pela sua capacidade de interligar o território luso à Alemanha, o envio e recepção de peças por parte da Autoeuropa «com menores emissões poluentes e maior economia», explica Carlos Vasconcelos.

TEMPESTADE LESLIE: IDENTIFICAÇÃO DOS PREJUÍZOS PROVOCADOS NA ÁREA DO MAR

Figueira da Foz - Prazo termina esta quarta-feira, 7 de Novembro

Atendendo ao cenário «de grande complexidade» que se regista no Porto da Figueira da Foz e em outros locais dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, a Ministra do Mar publicou já os Despachos que colocam em curso o levantamento dos prejuízos sofridos, tanto pelas empresas da área da economia do mar que desenvolvem a sua actividade na área portuária da Figueira da Foz, como pelas empresas do segmento da produção, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura dos três distritos acima mencionados, elementos essenciais para a definição dos apoios a conceder.

Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal

Sessão de Esclarecimento esta terça-feira

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. realiza esta terça-feira, 6 de Novembro, uma sessão de esclarecimento relativa ao projeto de “Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal”. Início às 17h00, no Auditório do Edifício-Sede da APSS.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 5 a 9 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 28 navios de mercadorias para o período de 5 a 9 de Novembro. Por classificação: Ro-Ro: 4 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 7 | Navio-Tanque: 6 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1

5.11.2018

NRP Jacinto Cândido faz última navegação após 48 anos ao serviço de Portugal

O NRP Jacinto Cândido irá navegar na próxima segunda-feira, 5 de novembro, pela última vez para realizar uma faina de armamento, munições e explosivos que representa o início do processo de desarmamento do navio.
Esta será a última navegação do navio, que completou, a 16 de junho, 48 anos de vida ao serviço da Marinha e de Portugal.

Setúbal tem gestão partilhada da frente ribeirinha

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a celebração de um protocolo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) para a gestão partilhada de uma área na frente ribeirinha da cidade. A zona em questão estende-se entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua dos Trabalhadores do Mar. O protocolo visa a requalificação da frente ribeirinha, e também “o aprofundamento da melhoria da relação entre a cidade e o seu porto", sublinha a deliberação camarária.

Tagus Vivan lança Bienal do Tejo

O presidente da Tagus Vivan – Confraria Cultural do Tejo Vivo e Vivido, Carlos Salgado, anunciou o lançamento de uma nova iniciativa, a Grande Festa do Tejo, a realizar a partir de 2020 e com carácter bienal. O anúncio foi feito durante uma intervenção no seminário «Mar em Português», promovido pelo jornal Notícias do Mar, em Lisboa.

Fundo Azul abre concurso para plataforma de gestão de dados do Atlântico

Até 30 de Novembro estão abertas as candidaturas à atribuição de apoio financeiro pelo Fundo Azul a projectos “de Investigação, Inovação & Desenvolvimento cujo foco esteja na conceptualização de novos sistemas de gestão, integração, processamento e disponibilização de dados sobre o ambiente marinho”, conforme se refere no edital nº8 deste fundo divulgado pela Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM).

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 3 a 9 de Novembro

Prevêem-se 16 escalas de navios de mercadorias para o período de 3 a 9 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 4 navios tanques, 3 graneleiros, 3 de carga geral single deck, 2 porta-contentores, 1 de carga geral multi deck, 1 transporte de veículos, 1 misto – carga geral/contentores e 1 navio de abastecimento.

EIA do terminal do Barreiro em consulta pública

Ficou esta semana em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) ao projecto revisto do futuro terminal de contentores do Barreiro, realizado para a Administração do Porto de Lisboa (APL) pelas empresas Consulmar, Nemus, Hidromod, Risco e VTM.

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