Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




REPORTAGEM TSF

Em Portugal, «a luz nunca se apaga»

Os faróis são museus vivos, guardam a História, e continuam a desempenhar a sua função de vigilância. Na costa portuguesa, são 53 ao todo. Só em 2017 os faróis portugueses receberam mais de 100 mil visitantes.

Na cabeça da lista está o Farol da Barra, que, embora seja no concelho de Ílhavo, é conhecido como o Farol de Aveiro: só este farol, entre 2014 e 2018, recebeu 55 mil visitantes.

Empresa de construção naval cria 20 novos empregos em Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou quinta-feira, por unanimidade, a instalação de uma empresa de construção naval no parque empresarial da Praia Norte, num investimento de 420 mil euros, que vai criar 20 novos postos de trabalho.

Comboio Vasco da Gama vai ligar Portugal à Alemanha em 2020

Quatro anos depois da privatização da CP Carga, a operadora ferroviária de mercadorias espera chegar aos lucros no fim do ano e vai lançar em 2020 um comboio directo entre Portugal e o centro da Alemanha. Autoeuropa estará entre os clientes.

CIÊNCIA VIVA - 1 DE AGOSTO

O exotismo da biodiversidade na marina do Parque das Nações

As marinas de recreio são portas de entrada para espécies que viajam incrustadas nos cascos das embarcações. São locais privilegiados para observar a biodiversidade aquática, incluindo as espécies nativas e exóticas. Percurso nos passadiços da marina do Parque das Nações, para observação e identificação de organismos que vivem nos flutuadores, cabos e bóias.

Leixões dotado de simulador de manobra e navegação de navios inédito em Portugal

O Porto de Leixões acaba de ser dotado de um Simulador de Ponte de Navio, o “Full Mission Bridge Simulator”, um equipamento de 1,1 milhões de euros inédito em Portugal, que permite o estudo de manobra e navegação em qualquer porto do mundo, com diferentes condições meteorológicas e estados do mar.

Inaugurado este sexta-feira, 26 de julho, pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, este simulador foi adquirido à empresa Wartsila Voyage Limited no âmbito da candidatura Douro’s Inland Waterway 2020 e contou com comparticipação comunitária de 85%.

União Europeia estabelece plataforma única para o sector marítimo revogando a Diretiva de 2010

Esta quinta-feira, 25 de junho, foi publicado o Regulamento “European Maritime Single Window environment (EMSWe)”, que estabelece as bases para a criação de um ambiente digital harmonizado nos Estados-Membros para receção de obrigações de declaração, sempre que um navio entra ou sai de um porto.
Este novo Regulamento representa uma evolução radical e inovadora da Comissão e dos Estados-Membros em relação à anterior diretiva de 2010, já que materializa em concreto vários conceitos e boas práticas para o estabelecimento deste ecossistema de janelas únicas a nível europeu.

AÇORES

Navio da Atlânticoline «Mestre Jaime Feijó» chegou ao Faial

O navio “Mestre Jaime Feijó” “já passou por um processo de certificação e de legalização”, a que se segue, agora, “um procedimento de certificação pela Direção Geral de Recursos Naturais (DGRM)” antes que possa integrar a operação da transportadora marítima açoriana nas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge).

Navio patrulha oceânico regressou após 110 dias de missão

O NRP Viana do Castelo regressou esta sexta-feira à Base Naval de Lisboa após assegurar o dispositivo naval padrão da Marinha na Zona Marítima dos Açores, de abril a julho, período no qual navegou 750 horas e percorreu 6.950 milhas náuticas, cerca de 13 mil quilómetros.

Após mais de três meses em missão, o NRP Viana do Castelo, comandado pela capitão-tenente Vânia Carvalho, realizou ações no âmbito da busca e salvamento, tendo garantido a patrulha e vigilância da Zona Económica dos dos Açores, contribuindo para o exercício da autoridade do Estado no mar nas áreas de soberania e jurisdição nacional, e ainda, marcou presença junto das diversas comunidades das ilhas que constituem o arquipélago.

ATÉ 18 DE AGOSTO

Campanha TransforMar 2019

Já começou a segunda edição da campanha TransforMar, que decorre até 18 de agosto, com 45 dias de acção em praias de norte a sul do país, durante os meses de junho, julho e agosto. “Se tem plástico para reciclar, entregue-o para transformar” é o mote da campanha.

ESTA SEXTA-FEIRA, EM LEIXÕES

Ministra do Mar inaugura Simulador de Ponte de Navio inédito em Portugal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai inaugurar o Simulador de Ponte de Navio, “Full Mission Bridge Simulator”, um equipamento de 1,1 milhões de euros inédito em Portugal. A sessão terá lugar esta sexta-feira, 26 de julho, pelas 11h00, no edifício contíguo ao Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira (Avenida da Liberdade – acesso junto à Marina de Leixões).

O simulador “Full Mission Bridge Simulator” cria cenários de entrada e navegação em qualquer porto ou via fluvial do mundo, com diferentes condições meteorológicas e estados do mar ou rio, permitindo o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante e de tripulações de embarcações de marítimo-turística.

MINISTRA DO MAR INAUGUROU A RENOVADA RAMPA DAS BALEIAS, EM SETÚBAL

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta quinta-feira a renovada Rampa das Baleias, em Setúbal, depois da empreitada de reabilitação levada a cabo pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

A empreitada de reabilitação da rampa varadouro e esporão adjacente em Santa Catarina, comumente designada por “Rampa das Baleias”, vem melhorar a segurança e a qualidade de utilização pública desta infraestrutura de apoio à náutica de recreio.

Investimento de mais de mil milhões no Porto de Sines

Conselho de Ministros dá luz verde ao Terminal Vasco da Gama e à expansão do Terminal XXI

Em reunião do Conselho de Ministros, o Executivo aprovou hoje os diplomas que definem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e a ampliação do actual Terminal XXI. Os dois projectos, há muito desejados pela comunidade portuária nacional e tidos como catalisadores essenciais da evolução contínua do porto alentejano, integram a estratégia de aumento da competitividade portuária, idealizada pelo Ministério do Mar.

Assim, o Decreto-Lei nº 225/2019 aprova as bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores (denominado de Vasco da Gama) no porto de Sines, incluindo o seu projecto e construção. Já o Decreto-Lei nº 328/2019 altera as bases da concessão da exploração, em regime de serviço público, do Terminal XXI para movimentação de contentores no porto.

Porto de Lisboa recebe delegação governamental Chinesa

O Porto de Lisboa recebeu no dia 22 de julho uma delegação chinesa liderada pelo vice-governador da província de Shaanxi, Liang Gui, região ligada ao antigo império e conhecida pelo Exército de Guerreiros de Terracota. A visita desta delegação a Portugal, a pretexto de uma nova ligação aérea direta a estabelecer entre os dois países a partir de agosto, incluiu também uma passagem pelo porto de Lisboa com o intuito de conhecer o porto da capital.

ESTA QUINTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR INAUGURA A RENOVADA RAMPA DAS BALEIAS E VISITA NOVO SISTEMA VTS DO PORTO DE SETÚBAL

 A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura esta quinta-feira, dia 25 de julho, pelas 15h00, a renovada Rampa das Baleias (Rampa de Santa Catarina), em Setúbal, depois da intervenção levada a cabo pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

A cerimónia de reabertura da Rampa das Baleias, infraestrutura muito utilizada pela comunidade piscatória local, decorrerá na própria rampa, na zona de Santa Catarina (Setúbal). Mais tarde, pelas 17h00, a Ministra do Mar visita a Torre VTS (Vessel Traffic System) do Porto de Setúbal, para a apresentação do novo e modernizado sistema instalado para controlo do tráfego marítimo.

 

 

Comunidade Portuária de Leixões fala em quebra-mar de 300 metros como «real necessidade»

O prolongamento em 300 metros do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, em Matosinhos, é uma “real necessidade” para “agarrar o futuro” e crescer porque, se não acontecer, “definhará e desaparecerá do mapa”, considerou hoje a Comunidade Portuária.

INVESTIMENTO PÚBLICO DE 7,38 MILHÕES EUROS NO PORTO DE AVEIRO

Lançado concurso público para construção de cais acostável no Porto de Aveiro

Esta segunda-feira, 22 de julho, foi publicado em Diário da República e também no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio do concurso público internacional para a construção de um cais acostável de navios no Porto de Aveiro.
O cais destina-se a servir a Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, uma sub-holding da A. Silva Matos, unidade situada no Porto de Aveiro.

Novo navio «Mestre Jaime Feijó» já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

O novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’, construído para substituir o acidentado Mestre Simão, já saiu das Astúrias e já vem a caminho dos Açores, anunciou a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.

Ana Cunha, que falava em Ponta Delgada, adiantou ainda que se prevê que o “Mestre Jaime Feijó, chegue aos Açores, concretamente à Horta, antes do final desta semana”.

NOVA EXPO

Vai ser possível pedalar do Parque das Nações até Oeiras

A zona ocidental de Lisboa, onde funcionavam os antigos armazéns da Docapesca, vai ser requalificada e já lhe chamam a "nova Expo". Esta segunda-feira foi apresentado o projecto que inclui um troço do percurso que irá ligar o Parque das Nações a Oeiras. Recebeu o nome de "Ciclovia do Mar" e consiste em quilómetro e meio de um trajeto entre Pedrouços e Cruz Quebrada que se encontrava interdito ao público.

O intuito é reabilitar uma área "abandonada há décadas", como lembrou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação do projeto do "Campus do Mar". O investimento é de 300 milhões de euros, a maior parte de iniciativa privada.

NASCE O OCEAN CAMPUS

PROJECTO DE 300 MILHÕES DE EUROS REQUALIFICA ZONA RIBEIRINHA DE PEDROUÇOS À CRUZ QUEBRADA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira o “Ocean Campus Portugal”, projeto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).

Este projecto, que abrange 64 hectares de área de intervenção, concretiza o objetivo estratégico do Governo de posicionar Portugal como uma referência internacional nos domínios da ciência, da I&D e da tecnologia no que respeita às Ciências Marítimas e Marinhas e à Economia Azul, potenciando um cluster de desenvolvimento associado ao mar, através de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, cujo objetivo principal será gerar inovação e investigação qualificada e fornecer aos serviços que aqui se instalem as melhores condições para competir no mercado global.

ANTERIOR MÁXIMO ULTRAPASSADO EM 2.18%

Porto de Aveiro regista melhor primeiro semestre de sempre

O movimento acumulado do Porto de Aveiro no primeiro semestre de 2019 foi 2 712 152 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias neste período do ano. O anterior máximo, estabelecido em 2018, foi ultrapassado em 2.18%.
Tanto no fluxo de exportação como no de importação foram alcançadas variações positivas de relevo. As exportações atingiram 800 605 toneladas, mais 1,71% do que em 2018 e as importações cresceram 2,38%, para 1 911 547 toneladas.

Total: 3973