Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Adjudicada Auto-Grua para os Portos do Pico

Foi adjudicada à ALMOVI – Máquinas e Equipamentos, Lda., com prazo de entrega de 180 dias a contar da data de assinatura do contrato, uma Grua Todo o Terreno de Estaleiro (Rough Terrain Crane) para prestar serviços nos Portos da Ilha do Pico.

AÇORES | COM VÍDEO

Autoridades regionais de saúde controlam navios de cruzeiro

Os passageiros e tripulações de navios de cruzeiro que escalam os Açores estão a ser monitorizados pelas autoridades de saúde. O Governo Regional definiu que os passageiros provenientes de zonas de transmissão ativa de Coronavírus ficam impedidos de desembarcar.

SGS PORTUGAL:

Abastecimento de GNL em Sines representa «ponto de viragem histórico»

A SGS Portugal representou, na condição de entidade independente, o fornecedor de Gás Natural Liquefeito (GNL) e atestou a qualidade e quantidade de GNL no primeiro abastecimento camião-para-navio realizado em Portugal Continental, caracterizado pelo abastecimento de um navio, no Porto de Sines, com recurso a um camião-cisterna parqueado no cais de ancoragem. Um feito que, vincou a entidade, «representa um ponto de viragem no histórico no sector energético português».

CLÁUDIO PINTO (APS) E A JUL:

Portos «têm de olhar cada vez mais para terra» em busca da «sustentabilidade»

O ‘Mar e a Logística’ estiveram recentemente em debate. No Instituto Politécnico de Setúbal, integrado nas sessões de antecipação do Congresso ERTICO-ITS 2020, um evento de cariz europeu que pretende abordar a importância dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) nas cidades e regiões, o debate contou com as participações de Rui Baptista, Logistics Business Manager da Autoeuropa, Pedro Ponte, Director de Concessões da APSS, e Cláudio Pinto, do departamento de Gestão de Sistemas de Informação da APS.

A 3 de Março todos os caminhos do Mar 2020 foram dar à Nazaré

O Comité de Acompanhamento do programa Mar 2020, órgão presidido pela autoridade de gestão do programa, que reúne as várias entidades que participam na gestão do programa, os principais agentes do sector, parceiros sociais, organismos da administração pública, entidades locais e a Comissão Europeia, reuniu-se no dia 3 de março nas instalações da nova unidade industrial da empresa Luis Silvério e Filhos, na Nazaré, projeto em fase de conclusão apoiado pelo Mar 2020.

AÇORES

Governo Regional aprova procedimento para reparação do Porto de Santa Maria

O Governo dos Açores anunciou ter aprovado o lançamento de um procedimento para reparação do manto de proteção do cais comercial de Vila do Porto e da Marina, em Santa Maria, um investimento de 15 milhões de euros.

Mar 2020 faz acontecer com Igualdade de Género

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora este domingo, 8 de março, destaca-se a indústria de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura em que dos 728 postos de trabalho que se estima criar no âmbito dos projetos apoiados pelo Mar 2020, 460 (68%) são emprego feminino.

Obra do cais fluvial da Castanheira arranca em 2020

O investimento na plataforma logística da Castanheira que até há poucos anos parecia uma miragem para a instalação de um cais fluvial por parte do grupo ETE voltou a dar notícias. Ao Valor Local, o presidente da Câmara, Alberto Mesquita, revela que a obra vai avançar em 2020, segundo indicação que lhe foi fornecida pela empresa.

Corona Ships

Cerveja sabe-se que só há uma, havendo já muita gente, nomeadamente nos EUA, que a trocou por outras marcas, sugestionados com o problema do COVID-19.

Mas navios há muitos, muitos “Corona’s” navegando por esses mares e rios fora.
"Corona Seaways", "Corona J", "Corona Victory", "Corona Dynamic", "Corona Citrus", "Corona Ace", “Corona Splendor", "Corona Lions", "Corona Triton” e mais uma infinidade deles…

Se o surto não dos der tréguas nos próximos meses – esperemos bem que as dê -, o que farão os proprietários dos navios? Vamos ter um surto de navios rebaptizados, por mor de um problema de saúde pública à escala mundial?

Porto de Lisboa aplica Plano de Contingência para o COVID-19

Ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional, e sendo o Porto de Lisboa um Porto Designado, foi elaborado um Plano de Contingência para Emergências de Saúde Publica de Âmbito Nacional.
Este plano tem como objetivo garantir a articulação e harmonização de procedimentos entre as várias Autoridades do Porto de Lisboa, de forma a dar uma resposta eficaz a uma eventual situação de COVID-19 que se venha a verificar a bordo de um navio que se encontre ou venha a entrar no Porto, ou nas instalações portuárias.

CORONAVÍRUS COVID-19 - DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE

Procedimentos para portos e viajantes por via marítima

Orientações específicas da Direção Geral da Saúde para portos e viajantes por via marítima.
Documentos disponíveis aqui
 

Hapag-Lloyd lança ferramenta para monitorizar remotamente contentores refrigerados

A Hapag-Lloyd, um armador que opera 231 modernos navios porta- contentores, acaba de acrescentar ao seu portfólio de serviços uma ferramenta para controlar remotamente e em tempo real os seus contentores frigoríficos.
O serviço, designado de “Hapag-Lloyde LIVE”, «vai aumentar a transparência» da supply chain de frio, oferecendo aos clientes diversos dados sobre as condições e localização do contentor. O serviço vai ser lançado inicialmente para um número restrito de clientes e, gradualmente, será alargado à totalidade dos 100.000 contentores refrigerados da empresa, à medida que os mesmos sejam equipados com o sistema.

Mais um navio da Marinha em fim de vida. Corveta João Roby vai ser abatida

Este ano é a segunda vez que o Estado-Maior da Armada confirma o abate de um navio. No final de janeiro, foi o grande navio reabastecedor Bérrio , agora é uma das duas únicas corvetas, ainda em missões de segurança e busca e salvamento, a ter os dias contados. Trata-se da NRP João Roby, ao serviço da Marinha desde 1975.

Covid-19 já custou 1,56 mil milhões ao transporte marítimo. Equivale a um ano de operações do Porto de Sines

O transporte marítimo de mercadorias e a logística relacionada enfrentam dificuldades um pouco em todo o mundo por causa da epidemia do novo vírus corona (Covid-19). A consultora sueca Sea Intelligence estima que a epidemia já engoliu 1,7 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros) de receitas à indústria, ou seja, equivale a um ano de operação do Porto de Sines.

MSC AMBRA

Porto de Sines recebe o maior navio do mundo

O Terminal de Contentores do Porto de Sines – Terminal XXI, recebeu este sábado, 29 de Fevereiro, a escala do MSC AMBRA, o maior navio do mundo em operação comercial no segmento da carga contentorizada.

Pertencente à nova geração de navios porta-contentores, o MSC AMBRA tem uma capacidade de 23.756 TEU (twenty-foot Equivalent Unit, medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor, unidade equivalente a 20 Pés), 400m de comprimento fora-a-fora, 61,5m de boca e um calado de 16,5m. Para além de uma maior capacidade, esta nova classe de navios destaca-se por ser mais eficiente e sustentável em termos ambientais, oferecendo uma maior estabilidade e segurança na navegação.

Evergreen lança a GreenX, uma plataforma digital de soluções de logística de contentores

A plataforma GreenX fornece um portal digital que permite aos clientes obterem cotações instantâneas e fazerem reservas prioritárias num ecossistema digital seguro. Desde o seu lançamento (no mês passado), a plataforma recebeu perto de dois milhares de inscrições, registo que, denota a Evergreen, espelha o interesse dos clientes nesta «solução digital one-stop» de booking.

Yilport Leixões cresce +2,3% em 2019 e alcança novo recorde anual de 685 mil TEU

Os dados são já oficiais e a concessionária Yilport Leixões – e, por inerência, o Porto de Leixões – tem motivos para celebrar: a operadora do Terminal de Contentores de Leixões atingiu, no exercício de 2019, «um novo recorde absoluto na movimentação de contentores, com um total de 685 810 TEU», anunciou a empresa detida pela holding turca Yilport. O registo de 2019 espelha um crescimento homólogo de +2,3%.

HMM Algeciras, com 23.964 TEU, será o porta-contentores com maior capacidade do mundo

As mais recentes novidades no segmento do transporte marítimo contentorizado vêm da Coreia do Sul: a transportadora Hyundai Merchant Marine (HMM) anunciou que contará no decorrer deste ano (Abril mais precisamente), na sua frota, com o maior navio porta-contentores do mundo. O ‘HMM Algeciras’ terá uma capacidade de carga de 23.964 TEU, um registo máximo neste segmento de transporte marítimo.

Reforçados os meios em operação nos trabalhos de desassoreamento na Ria de Aveiro

As intervenções de desassoreamento em curso em vários locais da Ria de Aveiro foram reforçadas recentemente com mais equipamentos, informação avançada pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, ‘dona da obra’, num ponto de situação da empreitada.

Uma draga que já efetuou testes em frente ao porto de abrigo da Torreira e dois equipamentos acessórios passaram a operar nos trabalhos de dragagem e de contenções marginais em zonas de acentuada erosão.

Associação de Comércio Externo do Brasil visitou o Porto de Sines

No dia 26 de fevereiro, representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro visitaram o Porto de Sines, dando continuidade aos trabalhos de promoção do comércio entre empresas brasileiras e o Porto de Sines que têm vindo a ser desenvolvidos.

Total: 4336