Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JAPÃO

O poder avassalador do tsunami

Não será habitual, nem tão pouco sabemos se se tratou de uma estreia na geolocalização de navios oferecida pelo marinetraffic.com. Um navio galgando o cais do porto de Kamaishi. É um registo fotográfico que atesta a força avassaladora do recente tsunami no Japão.
O “Asia Symphony”, de bandeira panamiana, tem de porte bruto GT 6175 toneladas (dimensões 97x17m).
As fotos são de 12 de Março de 2011.
 

Novo contentor é dobrável e feito de plástico

Uma nova empresa, a Cargoshell oferece uma alternativa aos convencionais contentores de metal. Por ser feito de plástico reforçado com fibras, o Cargoshell é mais leve do que os contentores comuns. Por causa disso, os motores de camiões ou meios de transporte fazem esforço menor e, portanto, queimam menos combustível, o que resulta em uma menor emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, o produto é dobrável e, quando vazio e dobrado, ocupa 75% menos espaço do que quando está aberto.

 

REGISTANDO A QUARTA MAIOR CARTEIRA DE ENCOMENDAS DE NAVIOS PETROLEIROS DO MUNDO

Brasil terá o seu primeiro sistema de navegação digital

O Brasil possui a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo, segundo dados do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore). Diante da demanda crescente, a empresa Technomaster, em parceria com a CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia - RS), desenvolveu o SISNAVEGA, um sistema de navegação inteligente com tecnologia digital equiparado aos mais modernos do mundo, que apresenta ainda mais integração.

Lançada petição para linha por navio ferry entre Ponta Delgada-Açores, Madeira e Continente

Por iniciativa de um grupo de açorianos está a correr na rede uma petição ao Governo Regional dos Açores para criar condições de logística no Porto de Ponta Delgada, em especial uma rampa RO/RO para as operações de navio ferry.

 

HOJE, 15 DE MARÇO, EM CIUDAD RODRIGO

Empresas portuguesas e espanholas trocam ideias e experiências

Esta terça-feira, 15 de Março, realiza-se a Jornada de Cooperação Empresarial, no Hotel Conde Rodrigo II, na Cidade Rodrigo, em Espanha. Esta iniciativa, promovida pelo CEC - Câmara do Comércio e Indústria do Centro, reúne 65 empresas portuguesas e espanholas, dos clusters agro-indústria/alimentar e transportes/logística, no âmbito do Projecto ACTION. Partilhar experiências, identificar oportunidades de cooperação e debater a colaboração transfronteiriça são os principais objectivos.

China muda perfil do comércio internacional, nem sempre para melhor

Há dez anos atrás, a China não era o principal parceiro comercial de nenhuma das economias que formam o Grupo dos 20. Hoje, é o maior parceiro comercial de seis delas (Austrália, Japão, Coreia do Sul, Índia, Rússia e África do Sul), substituiu os Estados Unidos como o maior mercado para exportações de uma sétima (Brasil) e tornou-se um dos maiores importadores de todos os demais países do grupo.

VÍDEOS JÁ DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

Reunião de trabalho com empresas exportadoras da área de influência do Porto de Aveiro

Já se encontram disponíveis, no Canal do Porto de Aveiro no Youtube, os vídeos reportando a reunião de trabalho com empresas exportadoras da área de influência do Porto de Aveiro, realizada a 11 de Março de 2011 e presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Tendo como tema central “Porto de Aveiro: Contributo para a Competitividade das Exportações das Indústrias da Região Centro”, contou ainda com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, tendo sido moderada por António Nogueira Leite, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro.
 

RECONFIGURAÇÃO DA BARRA DE AVEIRO

« Um projecto que beneficia a economia nacional e regional» - considera António Mendonça

A cerimónia de apresentação do concurso público para ampliação do Molhe Norte do Porto de Aveiro decorreu esta sexta-feira, 11 de Março, no Hotel de Ílhavo, tendo sido presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que realçou, em declarações aos jornalistas, o esforço financeiro feito para suportar este projecto de obra em Aveiro, "um projecto que beneficia a economia nacional e regional directamente”.
 

Obras do Porto de Sines suscitam o interesse de empresários chineses

As obras projectadas para o Porto de Sines estão a suscitar "grande interesse" na China, disse Luís Sáragga Leal, sócio-fundador da Sociedade de Advogados PLMJ, num primeiro balanço de dez dias de contactos com dezenas de empresas chinesas em Pequim.

TCL já leva 6,3% de ganhos nos dois primeiros meses

Cumpridos os dois primeiros meses de 2011, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) soma 79.167 teu movimentados, o que representa um crescimento de 6,3% relativamente ao período homólogo de 2010.
 

ESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro

Esta sexta-feira, dia 11 de Março, pelas 12:00, vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, contando também com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.
 

Presidente da EMSA visita Leixões

Por ocasião da Apresentação do Projecto MIELE (Multimodal Interoperability E-Services for Logistics and Environment Sustainability), no qual participam os portos de Leixões, de Lisboa e o IPTM – Instituto Portuário dos Transportes Marítimos, o Presidente da EMSA (European Maritime Safety Agency), Sr. Willem de Ruiter visitou, a 10 de Março, o Porto de Leixões.

Reestruturação dos serviços de linha regular no Porto de Sines

A MSC (Mediterranean Shipping Company), principal armador a operar no terminal de contentores no Porto de Sines, anunciou que irá proceder, no 2º trimestre, a uma reestruturação dos serviços que ligam o Extremo-Oriente, ao Mediterrâneo e Norte da Europa, passando Sines a ser servido através dos portos do Mediterrâneo.

MOITA

Câmara promove Curso de Pinturas Tradicionais em Embarcações

As decorações típicas que embelezam os barcos do concelho da Moita, com paisagens, cenas religiosas, tradições tauromáquicas, números, letras e flores, de cores garridas, distinguem-nas de todas as outras embarcações que cruzam as águas do Tejo. É uma arte que importa preservar e transmitir às novas gerações e, por isso, a Câmara Municipal da Moita vai promover, pela primeira vez, um Curso de Pinturas Tradicionais em Embarcações.

 

Portugal entre os 18 melhores países do ranking do Fórum Mundial do Turismo

O ranking do Fórum Mundial do Turismo coloca Portugal entre os 18 países mais competitivos do mundo para a progressão de negócios no sector, posição confortável num total de 139 países analisados.

 

Governo cria grupo de trabalho para simplificar transportes marítimos e portos

O Diário da República de 7 de Março dá conta da criação de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar (GTM) para propor medidas de simplificação de procedimentos nos transportes marítimos e nos portos.
O objectivo é “melhorar os serviços prestados pelas entidades públicas com competências” no sector sector marítimo-portuário, sendo-lhe concedido o prazo de cinco meses, e podendo lançar mão de ferramentas como alterações à legislação existente, propostas de novos procedimentos e sugestões de outra índole. No final desse prazo, o Forum Permanente para os Assuntos do Mar deverá pronunciar-se sobre os resultados obtidos.

 

Confraria Marítima de Portugal visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 5 de Março, a visita da Confraria Marítima de Portugal. Os trinta Confrades presentes no evento foram recebidos por João Franco, Administrador da APS, que apresentou os principais indicadores operacionais que fazem desta infra-estrutura portuária líder nacional em tonelagem de carga movimentada.

Turismo de navegação no Brasil mostra tendência de expansão

O turismo de navegação aumentou, em média, no Brasil, 35% por ano, nos últimos oito anos. Somente em 2010, o crescimento foi de 50%, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Rio de Janeiro), Luiz Strauss de Campos.

 

ENTRE 2000 E 2010

Porto de Sines foi a infra-estrutura portuária nacional que mais cresceu

Nesta última década o Porto de Sines consolidou a posição de liderança do mercado nacional de mercadorias movimentadas pelo modo marítimo, comportando um crescimento de 27,8% entre 2000 e 2010, destacando-se, obviamente, o início de operação do Terminal de Gás Natural Liquefeito, em 2003, e do Terminal de Contentores – Terminal XXI no ano seguinte, que contribuíram para que em 2010 o Porto de Sines apresentasse mais 5,5 milhões de toneladas movimentadas do que no ano 2000.

ESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS

Lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro

Esta sexta-feira vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado.
 

Total: 4743
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 [223] 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238