Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Obras no cais norte do Porto do Funchal

Devem ser inauguradas antes de Outubro as obras no cais norte do porto do Funchal, da responsabilidade da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento. É pelo menos esse o objectivo, como revelou o Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva.

SANTA LUZIA, TAVIRA

IPTM remove embarcações parcialmente afundadas e estrutura de embarque degradada

Desde há muito que os habitantes de Santa Luzia e os visitantes da capital do polvo se habituaram, desgostosamente, a ver parcialmente afundados na frente ribeirinha da localidade barcos da ligação fluvial às ilhas-barreira situadas em frente.
De acordo com o IPTM, que detém competência nesta matéria, “a remoção das embarcações avança já este mês” e, mais do que isso, “os trabalhos a realizar englobam também a remoção integral da estrutura do cais”.
 

TCL aposta em chegar aos 500 mil TEU este ano

Superar a barreira dos 500 mil TEU é o objectivo “mínimo” fixado pelo TCL para o ano corrente, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Lopo Feijó, administrador da concessionária.
No ano passado o TCL ultrapassou os 482 mil TEU, tendo crescido 6% e fixado um novo recorde em Leixões e, na verdade, entre os operadores de terminais de contentores nacionais.
 

Sines prevê chegar aos 480 mil TEU este ano

Depois de ter crescido mais de 50% em 2009, para os 380 mil TEU, Sines planeia dar mais um salto este ano e chegar aos 480 mil TEU, avançou Lídia Sequeira ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Governo prepara Simplex para o mar

O Governo está a preparar um processo de simplificação administrativa para facilitar a aprovação de projectos ligados ao mar, revelou o secretário de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, Marcos Perestrello.

PORTUGAL EM DIRECTO, RTP 1

Pesca artesanal valorizada em Sesimbra

Em Sesimbra, a pesca artesanal está a ser cada vez mais valorizada e é grande a procura por parte das grandes superfícies.
Destaque no programa "Portugal em Directo", RTP 1, 1 de Fevereiro de 2011.
 

DENÚNCIA DE JOSÉ FESTAS, NO EXPRESSO

«Há interesses obscuros na venda de coletes»

A obrigatoriedade dos pescadores usarem coletes salva-vidas sempre que entrarem para as embarcações já está em vigor desde o início do ano, mas José Festas discorda com o modelo que está homologado, alertando para o perigo do equipamento, insuflável, furar e tornar-se inútil.
 

TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DO IPTM

Secretário de Estado dos Transportes quer medidas de reestruturação

Os conselhos directivos dos Institutos da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) e Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que hoje tomaram posse, vão ter de apresentar ao Governo medidas de reestruturação, anunciou hoje o secretário de Estado dos Transportes.

 

Ro-Ro cresce no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal viu 2010 ser um ano de consolidação da liderança na movimentação de carga Roll-on Roll-off (ro-ro), com cerca de 82% do total dos portos nacionais, movimentando a quase totalidade dos veículos ligeiros novos. O crescimento do segmento foi de 28%, em comparação a 2009, com cerca de 170 mil unidades ro-ro movimentadas (Nos terminais ro-ro e Multiusos Zona 1).

Porto de Viana do Castelo cresce 30% em 2010

O Porto de Viana do Castelo registou o movimento de 524 mil toneladas durante o ano de 2010, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao ano anterior. Do total de cargas movimentadas, 34% referem-se a mercadorias carregadas e 66% correspondem a mercadorias descarregadas. Salienta-se que no ano de 2010 as mercadorias exportadas representaram cerca de 1/3 do movimento global do porto, sendo que no ano anterior representavam apenas 1/4.

PORTO DE SINES

Embaixador do Japão visita os terminais portuários e a ZILS

O Embaixador do Japão em Portugal, Nobutaka Shinomiya, visitou no passado dia 27 de Janeiro o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com o objectivo de conhecer as potencialidades oferecidas por estas infra-estruturas.

 

Investir no Japão

A Embaixada do Japão em Portugal disponibiliza, no seu site, uma série de informações úteis para os interessados em avançar com negócios no Japão. Uma súmula das relações bilaterais entre os dois países, a lista das localidades portuguesas geminadas com cidades nipónicas e organismos ligados ao Japão também se encontram no sítio web desta representação diplomática.

TERMINAL XXI DO PORTO DE SINES CONTINUA A RECEBER OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO

«MSC Rosa M» é o oitavo porta-contentores de 14.000 TEU em viagem inaugural

No passado dia 29 de Janeiro o Terminal XXI do Porto de Sines recebeu o navio porta-contentores “MSC Rosa M” na sua viagem inaugural, vindo do Extremo Oriente. Com bandeira do Panamá, e à semelhança dos anteriores sete navios que escalaram este terminal na sua viagem inagural, o “MSC Rosa M” exige um calado máximo de -16 metros, tendo capacidade para transportar 14.000 TEU.

REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DA DOCA DE PEDROUÇOS

Porto de Lisboa investe 10 milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa conta investir 10 milhões de euros na requalificação da zona da Doca de Pedrouços. Declarações do Comandante Eduardo dos Santos, Director de Operações Portuárias e de Segurança da Administração do Porto de Lisboa.

HOJE, NA FIL, WORKSHOP INTERNACIONAL PARALELO À NAUTICAMPO

Portugal aposta em marinas e portos de recreio

“Marinas e Portos de Recreio - Aposta competitiva para Portugal” é o tema do seminário que decorre hoje, dia 2 de Fevereiro, no auditório 1 do centro de reuniões da FIL, no Parque das Nações, em paralelo à Nauticampo, que só termina dia Domingo, dia 6.

 

PORTO DE LISBOA VAI RECEBER A MAIS IMPORTANTE REGATA DE CIRCUMNAVEGAÇÃO DO MUNDO

Nova marina vai custar 10 milhões

A Administração do Porto de Lisboa vai investir 10 milhões de euros na requalificação da zona da doca de Pedrouços. O objectivo é construir uma marina e reabilitar infraestrturas marítimas e terrestres a tempo de receber uma das mais importantes regatas do mundo.
O projecto de reconverter a desqualificada zona de Pedrouços foi acelerado pela confirmação da passagem por Portugal, em 2012, da Volvo Ocean Race, a mais importante regata de circumnavegação do mundo.
 

CABEÇA DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

APTO adjudica empreitada que ascende a quase 3 milhões de euros

A Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A., adjudicou a empreitada para reparação da cabeça do molhe do porto das Lajes, na ilha das Flores, Açores, num investimento que ascende a € 2.849.750,50 (dois milhões, oitocentos e quarenta e nove mil, setecentos e cinquenta euros e cinquenta cêntimos).
A empreitada em causa estará a cargo do consórcio Somague Engenharia, S.A. e Somague Ediçor, Engenharia, S.A., desenvolvendo-se na extremidade nordeste do cais comercial das Lajes das Flores, a qual se apresentava desgastada face ao efeito produzido por diversos temporais de grande intensidade ocorridos nos últimos anos.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS com endividamento zero

A APSS, SA amortizou, em 24 de Janeiro, o último empréstimo bancário, passando a ter uma situação financeira de endividamento zero. Em 2005, o valor da dívida remunerada era superior a 12 milhões de euros.

Ministro António Mendonça no Porto de Sines

A 28 de Janeiro o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça esteve no Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, para inaugurar o Porto de Abrigo, presidir à cerimónia de aumento ao efectivo de uma nova viatura de segurança e lançar a primeira pedra da obra de ampliação do Molhe Leste, visitando ainda as obras de expansão do Terminal XXI.

AVEIRO

Golfinho andou a passear em águas interiores da Ria

A tripulação do salva-vidas da Marinha em Aveiro observou terça-feira de manhã, a presença, inédita, de um roaz (golfinho comum) a navegar num canal interior da Ria, próximo da lota velha. O exemplar, com cerca de dois metros, acompanhou a embarcação da Polícia Marítima, que estava em exercício, durante hora e meia, deixando de se avistar junto da zona conhecida como ´Cale de Bulhões´.
Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, não havia qualquer registo anterior de golfinhos naquelas águas “já interiores da laguna, o que causou surpresa”.
 

Total: 3911