Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
COVID-19
Aquicultura e pesca com licenças expiradas permitidas até fim do ano
A atividade de aquicultura ou pesca com recurso a armações exercida sem títulos e licenças que aguardam renovação, devido a impedimentos relacionados com a covid-19, vai ser aceite até 31 de dezembro, segundo um despacho agora publicado.
A exceção vigora “até que sejam retomados e concluídos” os procedimentos administrativos necessários ao exercício daquela atividade, lê-se no despacho, que pretende dar uma solução para os títulos e licenças que habilitam ao exercício daquelas atividades, cujos processos de renovação estão a decorrer e deram entrada, antes de caducarem, na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
APAT sugere que Governo crie grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19
Em comunicado, a APAT sugere ao Executivo a criação de um «grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19», capaz de «reunir sob o mesmo objectivo» os vários agentes que compõem o tecido logístico: «todos os players Logísticos, desde transportadores, Operadores Logísticos, distribuidores, Transitários, entidades públicas, entre outros, de forma a que o regresso seja mais eficaz, tornando a cadeia mais eficiente, destruindo assim todas as suas inaptidões, tornando-a mais competente e tornando a economia nacional igualmente mais competitiva», explicou a associação.
![]() |
ICS pede a todo o sector do «Shipping» que preste homenagem aos marítimos no 1º de Maio
Através de uma circular, a Câmara Internacional de Navegação (ICS – International Chamber of Shipping) solicitou às empresas suas associadas, armadores, gestores, operadores portuários e quaisquer parceiros nacionais relevantes que incentivem os capitães dos navios a tocarem as buzzinas das suas embarcações quando estejam em portos, às 12 horas locais, esta sexta-feira, 1 de Maio, Dia do Trabalhador.
![]() |
Mais de um terço da frota comercial nacional é composta por navios químicos
O IMT disponibiliza agora um relatório estatístico, baseado no conceito de inteligência artificial, que faz o tracking e compilação da informação referente aos armadores nacionais e respectivos navios, próprios e afretados. O relatório permite conhecer igualmente a posição diária dos navios. Segundo o relatório, 38% da frota total de navios (53 navios, na posse de 15 armadores) são de transporte de produtos químicos.
![]() |
Retomados os trabalhos da empreitada de desassoreamento na Ria de Aveiro
A Polis Litoral Ria de Aveiro dá nota de terem sido retomados, a 13 de Abril, os trabalhos da empreitada de Desassoreamento na Ria de Aveiro, após a obra ter estado suspensa desde 18 de março, decorrente da declaração do Estado de Emergência, do Estado de Calamidade e da Cerca Sanitária ao Município de Ovar.
Atualmente, os trabalhos decorrem em várias frentes, com a necessária adoção das medidas previstas no Plano de Contingência aprovado para a doença pelo novo coronavírus (COVID-19), salientando-se a execução de dragagens no Canal de Ovar, junto ao Carregal e no Canal de Mira, em frente à Costa Nova.
![]() |
Empresas de Sines unem-se e oferecem equipamento de Raio X móvel ao Hospital do Litoral Alentejano
Um conjunto de empresas diretamente ligadas ao complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se e adquiriram um equipamento de Raio X móvel para o Hospital do Litoral Alentejano (HLA).
Este equipamento, no valor de 72 mil euros, é fundamental para dotar a Unidade de Cuidados Intensivos do HLA de uma ferramenta essencial no diagnóstico e tratamento da população da região, incluindo nos procedimentos vigentes relativos ao combate ao COVID-19.
![]() |
Exposição na área da marinha mercante na Grécia
A "Posidonia – The International Shipping Exhibition", a maior exposição na área da marinha mercante a nível mundial, foi adiada e será realizada entre 26 e 30 de outubro de 2020, em Atenas, no Metropolitan Expo.
![]() |
JOÃO BORGES DE ASSUNÇÃO
«As exportações podem ser as primeiras a recuperar»
“Podemos criar cenários, mas é impossível prever o que vai acontecer à economia portuguesa no segundo trimestre deste ano”, diz João Borges de Assunção, o responsável pelo Católica Lisbon Forecasting Lab NECEP da escola de negócios Católica-Lisbon.
![]() |
MADEIRA
APRAM com 5,5 milhões para pequenos portos
O Governo Regional reformulou o contrato-programa com os Portos da Madeira (APRAM) assinado em 2019, que passa a ser de 5,5 milhões de euros, mas mantém a “determinação” de executar um plano de intervenções em várias infra-estruturas portuárias, onde se destaca a reparação e requalificação dos pequenos portos e cais da Região.
![]() |
Dachser liga Alemanha à China em 14 dias com transporte ferroviário de 42 contentores
A Dachser assumiu a responsabilidade do transporte do primeiro comboio completo que a BASF enviou para a China. Formada por 42 contentores carregados com produtos químicos da empresa, a composição partiu do terminal de Ludwigshafen, na Alemanha, tendo como destino a cidade chinesa de Xian. O transit time de apenas 14 dias representou uma poupança de mais de 2 semanas comparativamente ao envio por via marítima.
![]() |
Governo dos Açores suspende operação sazonal de transporte marítimo de passageiros
A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou, em Ponta Delgada, a suspensão, este ano, da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas no arquipélago dos Açores.
Ana Cunha revelou, em conferência de imprensa, que “o Governo dos Açores entende que não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO:
Brasil pode instalar um hub no Porto de Sines
José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve participou, esta sexta-feira, na Videoconferência “Os portos de Portugal em tempos de Covid-19”, programada pelo Fórum Nacional Brasil Export/Nordeste Export. Trata-se de encontro exclusivo para os patrocinadores do Brasil Export e integrantes dos Comitês Orientadores.
Entusiasmado com uma parceria maior, entende que o país poderá instalar um hub no Porto de Sines como porta de entrada para a Europa, visando ampliar as oportunidades de negócios para as exportações brasileiras.
![]() |
DA CHINA PARA O PORTO DE SINES, DOIS SENTIDOS ABRAÇOS
Obrigado Xiamen. Estamos juntos! | Thank you Xiamen. We stand together!
Em finais de Novembro de 2019, o Porto de Sines recebeu uma Delegação da província chinesa de Xiamen, liderada pelo Vice-Presidente do Município, Han Jingyi. Integraram ainda a comitiva o Vice-Presidente da Alfândega daquela região, Zhang Dongdong e o Presidente do Porto de Xiamen, Chen Zhi Ping.
Apesar dos poucos meses decorridos, estabeleceram-se já laços fraternos e de cooperação entre o Porto de Sines e Xiamen. Sinal disso mesmo, os dois vídeos que trabalhadores do Porto de Xiamen enviaram aos seus colegas de Sines, vídeos com palavras encorajadoras, manifestando o seu apoio, de forma sentida, face ao momento que vivemos.
De notar o pormenor delicioso dos colegas de Xiamen terem feito questão de gravar as mensagens em português.
![]() |
Portos dos Açores vai melhorar acessibilidade e estacionamento no Terminal Marítimo da Madalena
A Portos dos Açores está a desenvolver um projeto com o objetivo de melhorar a acessibilidade e o estacionamento junto do Terminal Marítimo de Passageiros João Quaresma, na Madalena.
A garantia foi dada à Rádio Pico por Miguel Costa, presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, que informou que vão passar a existir duas faixas de rodagem em frente ao terminal, uma dedicada a táxis e veículos de turismo e a outra para o público em geral.
![]() |
Navios com Bandeira Portuguesa já podem ter guardas armados a bordo
De acordo com o previsto Decreto-Lei n.º 159/2019, de 24 de outubro, já é permitido que os navios que arvoram a bandeira portuguesa possam ter segurança armada a bordo, desde que seja para as áreas de alto risco identificadas pela IMO e tenham planos aprovados para o efeito. Ao abrigo do número 2 do Artigo 53.º deste Decreto-Lei, já é permitido que os navios possam ter planos anti-pirataria para as Áreas de Alto Risco definidas pela IMO (International Maritime Organization), sem a necessidade de qualquer regulamentação.
![]() |
Janela Única Logística arrancou no Porto da Figueira da Foz
O Porto da Figueira da Foz disponibilizou esta quarta-feira, 22 de abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta inovadora plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.
![]() |
Transinsular mantém ligações regulares para os Açores apesar dos constrangimentos provocados pela Covid-19
A empresa de transportes marítimos Transinsular, do Grupo ETE, anunciou que está a “manter o abastecimento regular” de mercadorias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira apesar dos “constrangimentos” provocados pela pandemia Covid-19.
Segundo a empresa, “embora se sinta uma redução da carga transportada a nível nacional, a empresa mantém os seus navios operacionais, bem como a rede de agentes em pleno funcionamento, proporcionando a contínua resposta na distribuição de mercadorias e abastecimento das populações”.
![]() |
GRUPO ETE
MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE, POR TODOS NÓS, NÃO FICAM EM CASA!
O Grupo ETE publicou vídeo no Youtube, agradecendo o esforço e a abnegação de todos os que não ficam em casa, para que muitos outros possam continuar protegidos.
Em actividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes no sector marítimo, portuário e fluvial.
![]() |
Indústria automóvel prepara a retoma da produção em Portugal
Após várias semanas com fábricas paradas devido às restrições impostas pelo Coronavírus, os fabricantes automóveis em Portugal pretendem agora retomar gradualmente a produção entre Abril e Maio.
A Renault Cacia foi a primeira a avançar, tendo já retomado a produção parcialmente, que estava suspensa desde 18 de Março. Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da empresa, afirmou à agência Lusa que, actualmente, tem 300 dos 1165 funcionários a trabalhar, e espera que esse número continue a aumentar em Maio.
Por sua vez, a Volkswagen já anunciou as datas da retoma das produções nas suas fábricas ao redor do mundo. Na Autoeuropa, em Palmela, a actividade está suspensa desde 17 de Março, mas no dia 8 de Abril, a fonte da Comissão de Trabalhadores tinha anunciado que a administração iria promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de Abril.
![]() |
Porlis contrata mais 22 trabalhadores e abre últimas 15 vagas
A Empresa de Trabalho Portuário do Porto de Lisboa (Porlis) contratou mais 22 trabalhadores, que se juntam aos 18 recentemente contratados, e abre na segunda-feira as últimas 15 vagas, anuncia a companhia.