Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Multimilionário brasileiro lança maior porto das Américas

A chamada Auto-Estrada para a China é um dos primeiros projectos de infra-estruturas no Brasil construídos a uma escala só comparável ao país ao qual foi buscar o nome. Conhecida oficialmente como Açu Superport, estas instalações prolongam-se mar adentro na costa do estado do Rio de Janeiro e são o elemento mais ambicioso da carteira de Eike Batista, o homem mais rico do Brasil.

CONFERÊNCIA DE 6 DE MAIO DO PROJECTO MARCO POLO II

Apresentações já disponíveis na web

Já se encontram disponíveis no site do Projecto Marco Polo II as apresentações relacionadas com a conferência realizada em Salamanca a 6 de Maio de 2011. O programa contemplava apresentações da rede Cylog (sobre o modelo de gestão integrada de plataformas logísticas em Castela e Leão), da PLAE – Plataforma Logística da Aquitânia-Euskadi (sobre a promoção do Corredor Ferroviário Atlântico) e do ACTE (sobre optimização da rede de “nós” logísticos).

PORTO DE AVEIRO

Pórtico da Eurocrane destinado a Sète já está no convés do Fairplayer

O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax com destino ao porto francês de Sète já se encontra no convés do navio Jumbo “Farplayer”. A operação, que em Portugal nunca tinha sido efectuada, esteve a cargo da Socarpor (Aveiro), e demorou cerca de uma semana mais do que o previsto, devido a circunstâncias várias inerentes a uma operação com um grau de complexidade elevado.

 

Kallas quer portos mais transparentes e abertos

Na conferência anual da ESPO, European Sea Ports Organisation, que decorre em Chipre, o comissário de Transportes Siim Kallas afirmou que a Europa vai fazer todo o possível para eliminar os últimos obstáculos ao acesso aos serviços portuários.

Setúbal «limpou» endividamento bancário

Um após outro, os principais portos nacionais estão a reduzir a nada o seu endividamento, confirmando-se como excepções no Sector Empresarial do Estado. Agora foi a vez da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
No início de 2007, o endividamento bancário da APSS atingia os 10,7 milhões de euros. No início de 2011 ficava-se pelos 800 mil euros e a empresa presidida por Carlos Gouveia Lopes antecipou o seu pagamento, reduzindo a zero o passivo.

 

Exportações aumentaram 17% no primeiro trimestre

As exportações aumentaram 17 por cento no primeiro trimestre do ano em comparação o mesmo período do ano passado. As importações também cresceram 8,5 por cento, refere o INE. Esta evolução resultou num saldo para a balança comercial de 342 milhões de euros.
A subida das exportações em 17 por cento, apesar do aumento das importações em 8,5 por cento, representa uma atenuação do saldo negativo da balança comercial para 4.271 milhões de euros.
 

PORTO DO FUNCHAL

Maio com três navios de expedição

Maio poderá ser o mês dos navios de expedição na Madeira, tendo hoje, 10 de Maio, aportado o Plancius, procedente de Cabo Verde, com 35 passageiros e 38 tripulantes que desembarcaram no Porto do Funchal, uma vez que o navio seguiu para estaleiro.
Sob o comando de Han Tiemes, este cruzeiro teve por objectivo a observação de pássaros em locais como as ilhas Falklands, o sul da Georgia, Ushuaia, na Argentina, Santa Helena, Cabo Verde e Madeira.

FIGUEIRA DA FOZ

Simulacro de combate à poluição em meio aquático

Um simulacro de combate à poluição em meio aquático decorreu durante dois dias na Figueira da Foz (3 e 4 de Maio), e envolveu 270 participantes da Marinha Portuguesa e de 19 entidades civis e militares.
O exercício, denominado “Foz 2011”, partiu de um cenário simulado envolvendo o embate nocturno do navio mercante “Mondego” no molhe norte do porto da Figueira da Foz, com derrame, durante quatro horas, de 500 metros cúbicos de combustível que se dispersou pelo mar e rio e atingiu as praias adjacentes.
 

Candidatos a deputados pelo círculo eleitoral do Porto visitam Leixões

O Porto de Leixões recebeu hoje, dia 10 de Maio, a visita dos candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral do Porto. A comitiva foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, Matos Fernandes, que deu a conhecer aos candidatos os investimentos recentemente realizados no porto de Leixões, bem como o excelente desempenho no que toca às exportações, que representam já 55% do volume de movimentação de mercadorias.

E-80

Transporte ibérico de mercadorias ainda com poucas soluções

A Ibercargo já opera em quatro corredores ibéricos com as suas locomotivas interoperáveis; a CP Carga e a Renfe Mercancias garantem que a sua colaboração é um sucesso; a Refer e a Adif entendem-se cada vez melhor entre si e com os operadores; e todavia a ferrovia tarda em ganhar quota de mercado no transporte terrestre de mercadorias à escala ibérica. Um dilema que esteve presente na 1.ª conferência do Projecto E-80, realizada em Salamanca, e em que participaram, entre outros, representantes da Ibercargo, da CP Carga, da Renfe Mercancias, da Adif, da SNCF, da Luís Simões e da Transitex.

 

EXPORTAÇÕES

«Porto de Aveiro é exemplo de investimento público» - considera Helena André

A ministra do Trabalho considerou hoje o Porto de Aveiro "um exemplo" onde o investimento público pode atrair investimento privado, apontando a infraestrutura portuária como um instrumento essencial no serviço às exportações do país.Numa visita de trabalho ao Porto de Aveiro, Helena André apontou-o ainda como tendo um papel decisivo enquanto "elo de ligação entre o mundo, Portugal e o resto da Europa".
"Todo o potencial que existe neste porto, o que já está a ser utilizado e o de crescimento para o futuro, é muito importante para o desenvolvimento económico da região mas também para o desenvolvimento económico do país", sublinhou a ministra.

 

ADRIANO MOREIRA ASSINA PETIÇÃO PARA CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA AS POLÍTICAS DO MAR

«O mar é uma das janelas de liberdade de Portugal»

O Professor Adriano Moreira acaba de assinar a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. Adriano Moreira revela a importância desta iniciativa na frase “o mar é uma das janelas de liberdade de Portugal”.

TEM INÍCIO HOJE E PROLONGA-SE ATÉ AMANHÃ

Estoril recebe quarta edição da Logitrans

Começa hoje, dia 10 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril, a quarta edição da Logitrans, o salão profissional da logística, transportes, equipamentos e armazém. Organizado pela IFE - International Faculty for Executives, aqui serão abordados temas ligados às exigências do mercado da logística.

EM MUNIQUE, ATÉ 13 DE MAIO

Mais uma edição da Transport Logistic

A Transport Logistic 2011, evento logístico que atrai expositores e visitantes de todo o mundo, teve início ontem em Munique, contando com 38 eventos onde estarão presentes 273 especialistas.

PETER RAMSAUER E A TRANSPORT LOGISTIC:

«A economia precisa de todos os meios de transporte»

A poucos dias da Transport Logistic, a maior feira mundial de transportes e logística que se desenrola a cada dois anos em Munique, o ministro dos transportes alemão, Peter Ramsauer, concedeu uma entrevista publicada no site oficial da feira, onde analisou a situação atual do sector dos transportes e logística.
Prevendo mais uma feira de Munique com grande sucesso e muitos visitantes, o ministro alemão frisou que o seu governo não quer "colocar de lado um meio de transporte em deterimento de outro ou ter qualquer tipo de tratamento preferencial. Precisamos de todos os meios de transporte se queremos um crescimento no tráfego, especialmente no transporte de mercadorias".

 

COMEÇA ESTA TERÇA-FEIRA, COM 2000 EXPOSITORES DE 60 PAÍSES

Leixões «lidera» representação nacional na Transport Logistic

Portugal conta apenas três representantes na maior feira mundial dedicada à logística, que se inicia hoje em Munique (Alemanha). O Porto de Leixões é o único porto nacional presente na feira. Uma vez mais, e na linha de iniciativas similares anteriores, a representação de Leixões é assegurada através de uma parceria entre a APDL e os concessionários do terminal de contentores (TCL) e do terminal de carga geral e granéis (TCGL).

 

Torrestir marca presença no Transport Logistics 2011

O Grupo Torrestir está presente no Transport Logistic 2011, o maior certame internacional de transportes e logística que atrai expositores e visitantes de todo o Mundo. A aposta no Transport Logistics está apoiada na estratégia que o Grupo Torrestir tem vindo a desenvolver no mercado internacional, explica Fernando Manuel Torres, business manager do grupo.

 

DE 11 A 14 DE JUNHO

APTMCD promove 5º Curso Focal Gloss

A APTMCD, em estreita colaboração com a Escola Europeia de Short Sea Shipping – 2E3S, com o Porto de Barcelona, com a Grimaldi Nápoles e com o IPTM, na esteira do sucesso dos anteriores cursos para portugueses (frequentados já por mais de uma centena e meia de “alunos”), vai efectuar mais um curso MOST - Motorways of the Sea Training, dirigido a todos os profissionais e/ou interessados no Sector Marítimo e Portuário.

OS PIRATAS DA SOMÁLIA

Quem são os criminosos do mar hoje, por onde andam e o que fazem

Quem são os criminosos do mar hoje, por andam e o que fazem? Como agem? A revista brasileira "Veja" disponibiliza infografia respondendo a estas e outras perguntas sobre um tema que atormenta a comunidade internacional.

Actividades do «Creoula» em 2011

Conheça o planeamento operacional do Navio de Treino de Mar CREOULA para o ano de 2011.
O CREOULA participa nas comemorações do Dia da Marinha 2011 em Setúbal, em Maio próximo; vai mais uma vez estar ao serviço da EMAM, desta vez apoiando a estrutura de missão nas Desertas, Madeira, Formigas e Açores. Destaque também para uma viagem ao Mediterrâneo Ocidental em Agosto... Estão ainda previstas diversas viagens na costa portuguesa.
 

Total: 4021