Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Turexpo Galicia vai ter 90 expositores internacionais

A segunda edição da Feira Internacional de Turismo da Galiza (Turexpo Galicia) arranca esta sexta-feira, em Silleda (Pontevedra), com a presença de 90 operadores turísticos internacionais, oriundos de 22 países, e com 20 outros nacionais. A feira decorre até domingo.
A Bolsa de Contratação Turística, que este ano contará com mais operadores, será o ponto alto do evento e “a maior alguma vez realizada”.
 

AUTO-ESTRADAS MARÍTIMAS VERDES

Responsáveis comunitários discutem-nas hoje em Sines

A PSA Sines é anfitriã do 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen que se realiza esta quinta-feira no Auditório do Porto de Sines, um encontro em que serão avaliadas as tecnologias verdes e analisadas as formas de desenvolver corredores de transporte sustentáveis logística e ambientalmente através do Velho Continente.

INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES DE EUROS

Pólo do Mar vai albergar 37 empresas

Ao comemorar 100 anos, a Universidade do Porto faz uma aposta no mar, acreditando que este recurso tem elevado potencial económico, o que a leva a investir quatro milhões de euros no Pólo do Mar.
Integrado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), o Pólo do Mar é uma parceria com a Câmara de Matosinhos e com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que está a funcionar em instalações provisórias, no Porto de Leixões, tendo seis empresas incubadas.
 

PORTO DA NAZARÉ

Aprovadas verbas para reabilitação dos armazéns de aprestos

Foi aprovada a candidatura a fundos comunitários, no valor de 650 mil euros, para a reabilitação e ampliação dos armazéns de aprestos do Porto da Nazaré. O anúncio foi feito por Ricardo Esteves, representante do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM), a armadores e pescadores da Nazaré, durante a sessão da entrega de coletes de salvação que teve lugar dia 19 de Março.

Presidente da AICEP no Porto de Leixões

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, visitou hoje, dia 21 de Março, o Porto de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país, bem como os dados que revelam o crescimento de Leixões, nomeadamente na exportação de mercadorias.

Beluga aposta em nova classe de embarcações

A Beluga Shipping divulgou maiores detalhes sobre as novas unidades da classe PS3, actualmente em estágio de desenvolvimento. De acordo com a companhia, as embarcações devem elevar as operações com carga de projecto a um novo nível, em confluência com a demanda crescente advinda do sector da energia renovável.

Nissan desenvolve embarcação verde

A Nissan anunciou o lançamento do The City of St. Petersburg, uma nova embarcação ro-ro (roll on-roll off) de 21 mil dwts, com capacidade para 2 mil dos carros eléctricos produzidos pela companhia.
De acordo com a empresa, o navio foi projectado sob o conceito de eco-friendly design, com o intuito de evitar danos ao meio ambiente. Construído pela japonesa Kuokuyo Shypyard, dispõe de uma proa em formato semi-esférico para cortar a resistência do ar em 50%, reduzindo assim o consumo de combustível em cerca de 800 toneladas ao ano.

Oceana aplaude os avanços que estão a acontecer na energia eólica marinha em Portugal e Espanha

Durante 2010 foram instalados, na Europa, novos aerogeradores marinhos, pelo que a potência instalada ascendia, no fim do ano, a 2.946 MW. Esta quantidade de MW encontra-se distribuída por 9 países do norte do continente, com uma clara liderança do Reino Unido. No entanto, ainda não existe nenhum parque eólico offshore no Mediterrâneo, em parte pelo menor recurso eólico disponível, em parte pelas grandes profundidades perto da costa e em parte pela pouca iniciativa e impulso dos diferentes governos.

Ferry ro-pax «Volcán del Teide» estreia-se na linha Portimão-Funchal-Canárias

Este fim de semana o ferry "Volcán del Teide" estreia-se na linha Las Palmas de Gran Canária, Tenerife, Funchal e Portimão, substituindo por uma viagem / rotação o "Volcan de Tijarafe”. Chegará ao Funchal, numa primeira escala, a 19, e na segunda-feira dia 21, sendo a escala em Portimão no domingo, dia 20.

Praia artificial de Mangualde com retorno de 13 milhões de euros

A praia artificial de Mangualde, que vai ser inaugurada a 15 de Junho, terá um impacto de 13 milhões de euros na região durante os próximo seis anos. As contas são da consultora Wkb, a quem a empresa responsável pela praia, Live It Well Events, encomendou um estudo do impacto económico que a Live Beach terá naquela zona do Interior.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MARÇO

Basílio Horta visita o Porto de Leixões

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, vai visitar o Porto de Leixões (APDL) esta segunda-feira, dia 21, pelas 11 horas, com o objectivo de conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país.

Fórum do Mar e Arco Ribeirinho Sul apresentam projecto para nova Marina de Almada

O Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Arco Ribeirinho Sul apresentaram o projecto para a nova Marina de Almada, cujo investimento será feito em regime de concessão e integralmente suportado por capitais privados. Nos antigos estaleiros da Lisnave vai nascer aquela que será a primeira marina localizada na Margem Sul do Tejo.

«Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano

Em Novembro, o “Queen Elizabeth”, o navio-almirante da Cunard, escalará o porto de Leixões. Uma estreia só possível com o novo cais de cruzeiros. A pouco mais de um mês da inauguração do novo cais de cruzeiros do porto de Leixões, a APDL promove uma primeira conferência sobre as perspectivas para o turismo na área metropolitana e na região Norte.

 

 

Traficantes usam portos brasileiros para movimentação de drogas

Quatro toneladas de drogas apreendidas em portos brasileiros com destino à Europa, em 2010, apontam para a expansão do tráfico usando infra-estruturas brasileiras, com a presença crescente no país de máfias italianas, indicam investigações da Polícia Federal.

 

RIO DE JANEIRO

Indústria naval gera 10.300 novos empregos

Um dos principais pólos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio de Janeiro, prepara-se para uma nova expansão do sector. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Económico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.

JAPÃO

Três portos suspendem serviços

Com a situação caótica provocada pelo terramoto que atingiu o Japão, três portos do país têm as suas atividades suspensas. Outros seis complexos portuários, no entanto, continuam as suas operações, ainda que de maneira limitada. Os portos de Sendai, Onaham e Hachinohe estão fechados porque os terminais sofreram danos provocados pelos tsunamis.
 

APSS requalifica a zona de Stª Catarina

A APSS procedeu à requalificação da zona portuária de Stª Catarina através da demolição das antigas instalações da SALMEX, situadas junto à EN 10.4. A empreitada constituiu na identificação prévia e rigorosa dos diversos elementos construtivos componentes do edifício, ou seja os futuros resíduos, escolha do destino a dar-lhes, trituração dos materiais seleccionados para este tipo de tratamento, e regularização dos terrenos envolventes, com recurso à incorporação da maior quantidade possível de materiais triturados.
 

PCP Açores quer delegação do IPTM no arquipélago

O PCP Açores quer que seja criada uma delegação do IPTM nos Açores, dotada dos necessários meios técnicos e humanos, mas sobretudo, dotada da autonomia gestionária para que processos simples, que deviam ser rápidos e pouco onerosos, não dependam de decisões demoradas tomadas em Lisboa.
 

Comissão Arco Atlântico reúne-se em Sines

Durante dois dias a Mesa Política da Comissão Arco Atlântico esteve reunida nas instalações da Administração do Porto de Sines, nos dias 10 e 11 de Março, num encontro dedicado à estratégia europeia para esta zona geográfica que reúne 27 regiões, desde a Andaluzia à Escócia, que cooperam em diversos temas.

SEGUNDO O MINISTRO DA AGRICULTURA

Capacidade piscatória aumenta mesmo com menos embarcações

O ministro da Agricultura subscreve a política da União Europeia sobre a preservação das espécies marinhas. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, António Serrano indica que “a sustentabilidade das reservas piscatórias é a grande tese da União Europeia”. Para a sustentar, a Europa dos 27 conta com os pescadores, “os principais aliados para a preservação dos stocks”, destaca o membro do Governo.

Total: 3842