Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TERMINA HOJE, 8 DE JUNHO

Artemar Estoril 2011

Desde 14 de Maio, o Passeio Marítimo da Costa do Estoril torna-se o palco de novos talentos artísticos: sete esculturas originais, criadas a partir de resíduos retirados do Mar ou que o representem, vão estar em exposição, junto à Praia das Moitas, no Monte Estoril.

AUTOMÓVEIS

Fábricas portuguesas exportam 98,3% da produção

As cinco fábricas automóvel em Portugal aumentaram em 30,4% a produção conjunta nos primeiros quatro meses do ano. Das 66.662 unidades, 98,3% destinaram-se à exportação. "Este acréscimo da produção foi determinado, exclusivamente, pelo crescimento da produção de veículos ligeiros de passageiros, que registou um acréscimo de 13,3%", explica a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Só em Abril foram produzidos mais 9% de veículos que no mesmo mês de 2010, num total de 14.280 unidades.

Google utiliza água do mar para arrefecer novo data center na Finlândia

A gigante Google vai utilizar unicamente água do mar para arrefecer o seu novo centro de processamento de dados, que está a ser erguido em Hamina, na Finlândia. O data center está situado numa antiga fábrica de papel, construída em 1950 junto ao Golfo da Finlândia e adquirida no ano passado pela multinacional.

Lisboa com mais 25% de cargas em Abril

Desde o início do ano, o Porto de Lisboa já movimentou 4,1 milhões de toneladas, mais de 350 mil toneladas, ou perto de 10% acima do realizado no período homólogo de 2010. Em Abril passaram pelo porto da capital perto de 1,2 milhões de toneladas, 25% mais do que no mesmo mês do ano passado. A maior subida verificou-se nos granéis sólidos, que avançaram quase 48% para as 482 mil toneladas.

 

PORTO DE SESIMBRA

Pontão Espadarte entrou em funcionamento

Entrou em funcionamento no Porto de Sesimbra, no dia 3 de Junho, o pontão Espadarte, instalado pela APSS entre as pontes cais 1 e 2 (lado Norte). Trata-se de um equipamento destinado à acostagem de embarcações que se dedicam ao exercício das actividades marítimo-turísticas.

TEM INÍCIO HOJE, EM MILÃO

2.º Workshop organizado pelo consórcio ORECCA

Tem início hoje, 7 de Junho, em Milão, o 2.º Workshop organizado pelo consórcio ORECCA, “Outlining the Vision for Future Renewable Energy Conversion Platforms in Europe”, aberto ao público.
O Centro de Energia das Ondas é uma das 28 entidades que integram o consórcio Europeu ORECCA (Off-shore Renewable Energy Conversion platforms – Coordination Action), liderado pelo Instituto Alemão Fraunhofer Institute for Wind Energy and Energy System Technology (IWES). Este projecto, financiado pelo 7º Programa Quadro, iniciou-se em Março de 2010, e deverá ser concluído em Julho deste ano.
 

Rui Raposo assina petição para criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar

O Presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC), Rui Raposo, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. “O espaço por excelência para serem debatidos os assuntos relacionados com o mar é na Casa da Democracia”, explica o responsável.

Novo canal do Panamá vai mudar rotina da navegação

A expansão do Canal de Panamá, com custo estimado em US$ 5,25 mil milhões, pode ser considerada um dos megaprojectos em curso no mundo. E não só pela óptica da engenharia, dado o porte da obra, que requer trabalhos simultâneos em países das Américas, Europa e Ásia. Mas sobretudo pelo potencial impacto no transporte marítimo internacional, em especial no segmento de contentores, a partir do fim de 2014, quando se espera que a expansão do canal esteja concluída.

ACORDO EUROPEU RELATIVO AO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE MERCADORIAS POR ESTRADA

Apat realiza sessões de esclarecimento sobre o «ADR 2011»

A APAT vai realizar sessões de esclarecimento sobre o tema “ADR 2011” que já se encontra em vigor na ordem jurídica internacional, aguardando-se a respectiva publicação no Diário da República. Estas sessões terão lugar em Perafita – Delegação da APAT, a 8 de Junho e em Lisboa, sede da APAT, a 21 de Junho.

CONSERVA EM PORTUGUÊS

Peixe-espada-preto, a nova iguaria de Sesimbra

O Dia do Pescador (31 maio) foi o escolhido para a apresentação da conserva de filetes de peixe-espada-preto de Sesimbra, em azeite. A nova iguaria será acompanhada por pão tradicional cozido em forno a lenha da Azoia e espumante da região. "É também uma forma de homenagear a coragem e a vida dos pescadores de Sesimbra", diz Anabela Porfírio, sócia da loja SSB, local da iniciativa.

PROGRAMA DE TELEMETRIA DE BALEIAS DOS AÇORES

Marcação de Baleia-comum

O Programa de Telemetria por Satélite de Grandes Baleias foi estabelecido pela Universidade dos Açores, para obter informação sobre o papel que os Açores desempenham na ecologia de três das espécies de rorquais que normalmente frequentam as suas águas, Baleia-azul, Baleia-comum e Baleia-sardinheira, e desvendar quais os processos que influenciam os seus movimentos.

A PREGAR PARA OS PEIXES

Projecto pioneiro em Portugal permite-nos «falar peixês»

Uma nova tecnologia, “FishTalk – Underwater Sound Generator”, que foi desenvolvida por uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), permite reproduzir os sons emitidos pelos peixes debaixo de água, com elevada fidelidade independentemente da profundidade.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores crescem 55%

A movimentação de carga por contentores no Porto de Setúbal continua a ser marcada pelo crescimento, tendo, de Janeiro a Abril de 2011, registado um movimento total de 25,5 mil TEU, que significa um aumento de 55% comparado a igual período de 2010 e metade do movimento anual do ano transacto. O Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport, foi responsável pela maior fatia deste movimento, com 23,8 mil TEU.

ANNUAL TOUR 2011

Adidos de Defesa acreditados em Portugal visitam o Porto da Figueira da Foz

Os Adidos de Defesa acreditados em Portugal estiveram, esta quinta-feira, de visita ao Porto da Figueira da Foz (APFF). A visita foi promovida no âmbito do "Annual Tour 2011" pela região Centro, cujo roteiro incluía também a Base Aérea n.º 5, em Monte Real, a Brigada de Intervenção de Coimbra, bem como autarquias e outras entidades civis.

Hyundai recebe encomenda para dois navios-sonda

A companhia sul-coreana Hyundai Heavy Industries recebeu esta semana US$ 1,2 mil milhões por uma encomenda de dois navios-sonda realizada pela perfuradora Rowan Companies. A negociação tem opção para contratar uma unidade adicional e a previsão é de que as embarcações sejam entregues no segundo semestre de 2013.

EUA

Importação de carga contentorizada aumenta 8,7%

A importação de cargas contentorizadas aumentou 8,7% em Abril, chegando a 1,4 milhões de Teus (unidade de medida equivalente a um contentor de 20 pés). A alta veio logo depois de um queda de 3% no ano a ano registado em Março. Com isso, a previsão é de que as importações crescerão 4,6% este ano, enquanto as exportações devem crescer 10%.

CONTENTORES: Uma resposta para habitação no Haiti?

“Por ser uma estrutura única, os contentores são também muito bons para áreas propensas a abalos sísmicos e excedem o código estrutural nos EUA e em qualquer outro país do mundo,” diz Hecker. “Eles também vêm sendo utilizados noutros países como abrigos de emergência em caso de terramotos. Na medida em que o projeto SEED for desenvolvido, essa com certeza será uma área que iremos incorporar. Com apenas alguns cortes simples em sua estrutura, um contentor pode se tranformar-se facilmente em algo habitável.”
O designer Cameron Sinclair, pelo contrário, acredita que este tipo de solução não seja o ideal para as necessidades dos haitianos.

 

Bélgica recruta em Portugal na área da logística

A Synergie está a seleccionar no mercado nacional cerca de 40 pessoas, na área da logística, para trabalhar na Bélgica. As candidaturas estão abertas até meados do mês de Junho e os candidatos devem possuir experiência (mínimo um ano), domínio da língua inglesa ou francesa, capacidade e rapidez de cálculo mental.

A 13 DE OUTUBRO, EM LISBOA

Fórum Anual da Internacionalização «PORTUGAL EXPORTADOR 2011»

A Associação Industrial Portuguesa – Feiras, Congressos e Eventos; o BES – Banco Espírito Santo e a AICEP Portugal Global organizam o Fórum Anual da Internacionalização PORTUGAL EXPORTADOR 2011, que se realizará no próximo dia 13 de Outubro, no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa da AIP-FCE.

Plástico forma ilhas de poluição nos oceanos

Foi feito para durar e revolucionou a indústria no século XX. Resistente, versátil, prático e barato, o plástico em poucos anos mudou os padrões de consumo e comportamento da Humanidade, invadindo quase todos os aspectos das nossas vidas, da alimentação à higiene, do transporte ao vestuário, do trabalho ao lazer. Mas esta revolução já começa a cobrar a sua conta ambiental, menos de 100 anos volvidos sobre a explosão do seu uso, no esforço de guerra dos anos 40 do século passado.

Total: 4123